Ar Condicionado Portátil é Bom? | Melhores Modelos

Possuir um ar condicionado portátil virou uma febre nesses últimos anos, seja pelo calor acima da média neste ano e no ano passado, pela maior oferta de equipamentos de qualidade ou simplesmente versatilidade de movimentar esse equipamento.

Apesar deste aumento das vendas, muita gente ainda tem a seguinte dúvida: Vale a pena um modelo portátil?

A resposta padrão é: depende das suas necessidades.

Para responder esta pergunta então, vamos passar por um guia rápido de compras. Se este for o equipamento certo para você, seguiremos com uma análise comparativa das marcas para determinar qual é a melhor e é claro, uma análise detalhada dos melhores modelos.

Preparados?

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!

 

QUAL É O PÚBLICO ALVO?

#1 – Não posso / Não quero alterar a estrutura da minha residência

Seja por morar de aluguel, não poder alterar a fachada do seu prédio/condomínio ou simplesmente estar com preguiça de fazer uma grande reforma em sua casa, uma das principais motivações para se comprar um ar condicionado portátil é não ter de realizar a complexa e incomoda instalação de um ar comum.

#2- Minha casa é pequena

Os modelos de ar condicionado portáteis são bastante indicados para ambientes até 20m². Você irá encontrá-los com potências que variam entre 12000 BTUs, 9000 BTUs e 7000 BTUs. Se você precisar utilizar o equipamento em lugares maiores, será necessário comprar mais de um ou optar por um equipamento de parede mesmo.

#3- Quero usá-lo em mais de um cômodo

Outro grande motivador de compra de um aparelho portátil é a capacidade de movimentá-lo para diferentes cômodos, fator que ia ser impossível com um equipamento de parede. Neste caso, é importante que você foque em encontrar equipamentos de fácil mobilidade e com rodas de qualidade.

PARA FICAR DE OLHO!

ar condicionado portatil splitPara produzir ar gelado, todo ar condicionado – incluindo o portátil – precisa também eliminar ar quente. A ideia básica é que o ar frio deve ser levado para dentro da casa, enquanto o ar quente deve ser levado para fora. Como cada equipamento irá fazer isso é que torna modelo diferente do outro.

O Ar Condicionado Portátil faz esse processo através de um tubo que deve ser acoplado à sua janela. Todos os equipamentos já vem com este adaptador.

 

É importante lembrar que para ter melhor eficiência a janela tem de ficar fechada, ok?

Outro ponto importante é que todos os equipamentos necessitam eliminar água durante o processo de resfriamento do ar. A maioria dos modelos possuem cerca de 20litros de armazenamento, o que torna necessário a eliminação à cada 3 dias. Se o equipamento possuir um tanque maior, o processo demorará mais para acontecer, mas é sempre bom ficar de olho, ok??

 

ANÁLISE COMPARATIVA

1ª Parte

ReclameAqui

Para entender um pouco as características de cada marca, começamos nossa análise comparando quais são as notas de atendimento de cada uma delas no site ReclamaAqui, que consolida diversos tipos de reclamações e intermedeia a resolução dos problemas.  Se o seu problema for resolvido ( ou não), você pode dar uma nota para a marca. Essa é a nota que utilizamos aqui.

A Marca De’Longhi é a primeira colocada de nossa análise com uma boa nota de atendimento e um número de reclamações baixo. Depois temos a Cadence, Consul e Olimpia ( que é administrada pela MCassab) com notas acima de 6 – o que é bastante bom também. A Carrier e a Electrolux decepcionam um bocado com sua taxa abaixo de 50% de voltariam a comprar.

qual-o-melhor-ar-condicionado-portatil-analise2

2ª Parte

Comparação dos Modelos

Para nossa análise de modelo, fomos atrás dos equipamentos mais vendidos e comparamos quais foram as avaliações dos usuários, seu preço e algumas configurações para você ter uma ideia de qual equipamento que se adapta melhor a você.

No geral, é possível encontrar preços entre R$1000 e R$2000, sendo que os equipamentos mais baratos geralmente possuem uma vazão de ar menor, apesar de ter o mesmo gasto energético (potência). Alguns modelos de baixo preço também são mal avaliados pelos usuários, então é bom ficar de Olho.

PS: O Electrolux PO10F, apesar de ser o equipamento mais potente analisado possui muitas reclamações de barulho.

PS2: O Consul Facilite C1A12AB apesar de ser um modelo mediano, não possui um método bom de esvaziar a água que fica no equipamento, então foram relatados incômodos!!

qual-o-melhor-ar-condicionado-portatil-analise

MELHORES MODELOS

qual-o-melhor-ar-condicionado-portatilOlimpia Slendid Piú

O Olimpia Splendid é um ar condicionado portátil de 12.000 BTUs, ou seja, que é capaz de trabalhar com ambientes de até 20m² e que possui uma vazão de ar de 480m³/h.

Este foi o equipamento mais bem avaliado pelos usuários, com nota 8,3/10. Ele também conta com um preço intermediário.

Além de ser um dos modelos mais vendidos, o Splendid Piú possui uma boa relação de eficiência e gasto energético, que é de 1,05kWhz.

O único problema deste modelo é que mesmo pesando 26kg, ele não conta com rodinhas, o que pode dificultar sua movimentação.

 


Comfee MPS-09CRV

comfee 9k ar condicionado portatilEste modelo de Ar Condicionado possui 9.000 BTUs de potência, tornando-o ideal para locais com até 15m². Com um design bastante robusto e que transparece qualidade, o Comfee 9K tem como grande diferencial o Ultra Filter, que retém até 99% das bactérias, e a função ECO, que economiza energia e adequa-se à variação de temperatura do corpo durante o sono.

Outra grande façanha deste equipamento é que ele não precisa de dreno, pois possui um sistema de auto-evaporação da água, onde o próprio produto elimina a água gerada.

Ele é a melhor opção para aqueles que não precisam de um equipamento tão potente, mas que possua funcionalidades adicionais.


Springer Nova MPN-12CRV

115883325_1GGEste equipamento da Springer é um modelo bastante potente ( com vazão de ar de 448m³/h), mas que tem um gasto energético mais alto do que os outros analisados (1,4Kw/h).

De qualquer forma, este é um modelo bastante avaliado e que possui um design bastante interessante.

 

 

 

adescolhaseguratv
3 Comentários
  1. Reply jihad novembro 10, 2015 at 10:50 am

    Tem como fazer uma nova analise entre olimpia, delonghi e consul

  2. Reply Nappa abril 14, 2016 at 2:40 pm

    Eu gostaria de saber mais sobre o COMFEE MPS-09CRV.
    Ele evapora a água mesmo? Eu vi que ele possui dreno, inclusive algumas pessoas já deixam a mangueira acoplada ao dreno ou então compram mangueiras maiores para deixarem pra fora de casa. O manual peca em informações. Lá diz para usar a mangueira para tirar a água pelo dreno, porém diz para fazer isso “quando necessário”. O aparelho avisa? Como eu vou saber que precisa retirar a água??
    Outra coisa que percebi é que ele consome muita energia elétrica.
    É preciso usar com moderação, ainda mais nesse calor louco que tem feito ultimamente… O relógio daqui de casa começa a rodar muito rápido quando o aparelho está em modo de resfriar. Por isso eu deixo ele uns 15 minutos para resfriar o quarto e depois mudo para o modo de ventilar.
    Poderia por gentileza fazer ou indicar um review do aparelho?
    Obrigado!

  3. Reply Fatima outubro 10, 2016 at 3:23 pm

    Quais possuem “Inverter”?
    Qual o gás utilizado?
    E as características do filtro utilizado.

Deixe seu Comentário!