Geladeira Panasonic é boa? | Análise

As Geladeiras Panasonic estão presentes nas maiores lojas do país, em vários modelos e opções de preço.

Para aqueles que querem comprar uma geladeira, a dúvida que fica é: Geladeiras Panasonic são realmente boas?

Para uma analise mais completa, vamos começar pela história da empresa, análise do seu índice no reclame aqui, “dar uma geral” nas opiniões presentes pela internet sobre o tema e analisar alguns dos produtos mais vendidos da empresa.

Então preparem-se!!

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!

A Panasonic

A Panasonic Corporation é uma empresa de grande porte nas áreas de desenvolvimento e fabricação de produtos eletrônicos. Eles nasceram e tem sede em Osaka, no Japão. Em 2007 a empresa faturou cerca de 77 bilhões de dólares ( basante, não?)

A empresa iniciou suas operações no Brasil em 1967, com a importação e comercialização de pilhas. Com o tempo, a empresa ampliou seu mercado no Brasil e passou a trabalhar com pilhas, baterias especiais e eletroeletrônicos mais avançados, bem como alguns eletrodomésticos.

Atualmente, a empresa possui fábricas em São José dos Campos e Manaus, com mais de 2000 funcionários.

Satisfação e Comentários

reclameaqui panasonicA Proteste fez um teste com as principais geladeiras do mercado em 2012 onde verificou que a melhor geladeira dentre os 11 modelos analisados era uma Panasonic, de modelo NR-B461XZ. Os principais motivos para essa escolha foram o menor índice de consumo de energia e sua estabilidade de temperatura.

A empresa respondeu à revista afirmando que a redução de energia está bastante alinhada com a estratégia de sustentabilidade da empresa e que é aplicado para seus outros modelos. PONTO PARA ELA!

Quando olhamos o índice ReclameAqui da empresa (analisamos 02/2015 até 07/2015) é possível perceber que a empresa entra em contato com seus clientes (90% de respostas), consegue encontrar uma solução em quase 2/3 dos casos, mas continua com uma taxa baixa de clientes que voltariam a fazer negócio.

Neste ponto, é importante lembrar que estamos tratando da empresa como um todo, e não apenas de refrigeradores.

A Electrolux, concorrente direta da empresa, tem números muito parecidos na plataforma, superando por pouco a Panasonic, mas traçando uma linha de resultados muito parecida entre as empresas de eletrodomésticos, e demonstrando que a Panasonic está muito perto do topo.


Modelos

Panasonic BB52

refrigerador-panasonic-bb52-423-litros-2-portas-frost-free-inverse-brancoCom 423 litros de tamanho, o refrigerador Panasonic BB52 tem espaço o bastante para guardar todos os itens necessários para o dia-a-dia. Ela é uma geladeira 2 em 1, já que conta com um freezer de capacidade de 120 litros na parte de baixo.

O refrigerador também conta com um painel eletrônico onde é possível determinar a temperatura de cada uma das partes, optando também por níveis econômicos de energia.

Um dos diferenciais deste modelo e da própria Panasonic é o gasto energético. Este modelo, por exemplo, gasta em média 39,9 kwh por mês, número abaixo da média de consumo para refrigeradores frost free.


Frost Free – Inverse 432L

geladeira-refrigerador-panasonic-frost-freeinverse-432l-french-door-e-painel-digital-d513-084217900O refrigerador Inverse é um modelo um pouco mais arrojado do que o demonstrado acima. Com a tecnologia de multiportas, que permite você pegar o que precisa sem fazer com que todo o sistema perca rendimento, a empresa espera criar uma redução de 13% no consumo de energia.

Este também é um modelo de refrigerador que conta com um freezer em sua base, um padrão bem comum da Panasonic.

Com uma capacidade total de 432 litros, divididos entre 87litros de freezer e 345 de refrigerador, essa Panasonic possui um design em aço escovado bastante interessante e um consumo médio mensal de 52,8 kWh.

 


Conclusão

Em teste realizado pelo jornal AGORA, a geladeira da Panasonic foi definida como a mais eficiente em comparação direta com outras marcas.

A marca continua produzindo equipamentos com taxas de gasto energético baixo e qualidade acentuada, visto os reviews realizados nas principais lojas e se esforça para atender seus clientes em sites como reclame aqui.

Com isso, é possível afirmar que vale a pena sim comprar uma geladeira Panasonic. 

Fontes: 

  • http://www.agora.uol.com.br/grana/ult10105u1176137.shtml
  • http://www.panasonic.com.br/about/corporate/history/index.aspx
  • http://www.reclameaqui.com.br/indices/432/electrolux-do-brasil-refrigeradores-fogoes-lavadoras-microo/
  • http://www.reclameaqui.com.br/indices/444/panasonic/

 

bot-descontech

44 Comentários
  1. Reply Aislan dezembro 1, 2015 at 3:48 am

    Muito boa a sua matéria, porém ainda estou com o pé atrás para comprar uma geladeira!

    • Reply CATIA DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 3:02 pm

      COMPREI UM REFRIGERADOR PANASONIC 423 LT, CODIGO NRBB52PV2WA 110W NA LOJA EFACIL , MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

      PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE TRATAR DE UM VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO ENTRE A PARTE TRAZEIRA DO REFRIGERADOR POR DENTRO E POR FORA , NÃO PERCEPTIVEL E QUANDO ELE COMEÇA A FUNCIONAR MUITO ELE PODE ESQUENTAR E ENTRAR EM CURTO , FAZENDO COM QUE FUNCIONE MAL E O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL , PARA PEDIR QUE A PANASONIC ME CONTACTA-SE PORQUE EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FALAR COM A PANASONIC POR EU SÓ TER CELULAR E A PANASONIC NÃO ATENDE CELULAR E NÃO TEM UM NUMERO QUE SEJA DE ATENDIMENTO PARA QUEM, NÃO TEM LINHA FIXA QUEIRA LIGAR E RECLAMAR. SENDO QUE A LOJA EFACIL FALOU QUE PEDIRIA PARA A PANASONIC ME CONTACTAR O QUE NÃO ACONTECEU AI APOS AGUARDAR CERCA DE 10 DIAS RETORNEI PARA EFACIL SOLICITANDO UMA POSIÇÃO QUANTO AO QUE FOI TRATADO , A ATENDENTE FALOU QUE ABRIRIA UMA OCORRENCIA QUE TEVE O NUMERO 1438401E PEDIU PARA EU ENVIAR O LAUDO TECNICO ANTERIOR DO CONCERTO , ME DIRIGI A REIS POR TELEFONE E A DONA ROSA FALOU QUE NÃO PODERIA ME DAR O LAUDO TECNICO QUE EU DEVERIA PEDIR A PANASONIC , SENDO QUE ELES CONCERTARAM , MAIS NÃO DEIXARAM NADA EM MINHA CASA APÓS O CONCERTO , NEM UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU , POR NÃO TER O LAUDO FUI AO PROCON RECLAMAR , AI O PROCON PEDIU PRA EU LIGAR PRA PANASONIC E PEDIR UMA CÓPIA DO LAUDO , QUE ELES SÃO OBRIGADOS A DEIXAR UMA CÓPIA DO SERVIÇO REALIZADO , AI LIGUEI PRA PANASONIC, PEDINDO O LAUDO TECNICO DO SERVIÇO REALIZADO ANTERIORMENTE QUE VAI CONFIGURAR QUE O DEFEITO SE TRATA DE DEFEITO OCULTO A PANASONIC DISSE QUE O LAUDO TÉCNICO É PESSOAL E QUE NÃO TEM COMO ME FORNECER UMA CÓPIA, VOLTEI AO PROCON E PROCON FALOU QUE PARA CONFIGURAR O DEFEITO OCULTO TEM QUE TER O LAUDO TECNICO DO PRIMEIRO SERVIÇO QUE É OBRIGAÇÃO DA PANASONIC ME DAR, A PANASONIC NÃO PODE OMITIR O DEFEITO QUE OCORREU DA PRIMEIRA VEZ, E POR OUTRO LADO A EMPRESA QUE FEZ O SERVIÇO REIS REFRIGERAÇÃO DEVERIA TER DEIXADO UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU.
      ASSIM SNEDO LIGUEI PARA A PANASONIC NOVAMENTE DIZENDO QUE O PROCON PEDIU QUE ELS ABRISEM UM CHAMADO DE DEFEITO OCULTO PORQUE SEM LAUDO TECNICO ELES TEM QUE CONFIAR ME MINHAS PALAVRAS , SÓ QUE RECEBI COMO RESPOSTA QUE A PANASONIC , NÃO VAI DAR E SE EU QUISER PARA EU IR A JUSTIÇA CÍVIL PEDIR LAUDO E CONCERTO DO BEM, ACHO UM ABSURDO VC COMPRAR UM BEM DURAVEL QUE PAGUEI NO COMEÇO DE 2015, O VALOR DE R$ 2.538,21.
      PARA A PANASONIC PODE NÃO SER NADA PARA MIM FORAM MESES TRABALHANDO E JUNTANDO DINHEIRO PARA ADQUIRIR UM PRODUTO QUE APRESENTA ANUALMENTE O MESMO DEFEITO, O PROCON ME INFORMOU QUE DE POSSE DO LAUDO PARA EU ME DIRIGIR AO FORUM DE MINHA CIDADE E ACIONAR AS EMPRESAS , EFACIL , PANASONIC E REIS REFRIGERAÇÃO E É O QUE FAREI. SÓ QUE VOU TER QUE CHAMAR 3 ASSISTENCIAS TECNICAS PARA RELATAR O QUE ESTA ACONTECENDO PARA QUE FIQUE CLARO QUAL E´O PROBLEMA E QUANTO A REIS O TECNICO FALOU QUE ISSO É MESMO UM DEFEITGO OCULTO SÓ QUE TEM QUE IR PRA JUSTIÇA PORQUE A PANASONIC QUER VENDER , MAIS NÃO QUER RESOLVER OS PROBLEMAS DOS CLENTES MUITAS VEZES OS TECNICOS TEM QUE FAZER MAGICA UMA VERGONHA A PANASONIC LEVAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO E FAZER ISSO , PANASONIC NUNCA MAIS, QUERODEIXAR AQUI O QUE ME FOI PASSADO EPLO PROCON A PANASINIC E PARA A EFACIL QUE É SOLIDÁRIA COM A PANASONIC , O CDC E´PARA SER CUMPRIDO LEIAM.

      Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva do produto ao consumidor.

      Já no caso dos vícios ocultos, os prazos para reclamação serão os mesmo que os acima assinalados, porém, a grande diferença se dará no momento em que estes prazos começam a contar. Diferentemente dos defeitos aparentes, nos vícios ocultos a própria Lei estipula que os prazos são contados a partir do momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.

      O CDC se preocupou em fazer essa diferença, pois não se espera que um produto relativamente novo ou ainda mesmo que já usado por um certo tempo apresente defeitos. E para isso, deve o consumidor levar em consideração o tempo médio de vida útil do produto. Por exemplo, não se espera que um produto como um computador ou um tablet funcione somente por um ano (geralmente o prazo de garantia dado pelo fornecedor) e logo após venha a apresentar defeitos.

      • Reply rogerio setembro 9, 2017 at 8:03 pm

        como é bom pesquisar antes de comprar, quase caio nessa furada!

  2. Reply sonia de carvalho março 16, 2016 at 3:28 pm

    Ainda estou em duvida

    • Reply CATIA DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 3:05 pm

      PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE TRATAR DE UM VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO ENTRE A PARTE TRAZEIRA DO REFRIGERADOR POR DENTRO E POR FORA , NÃO PERCEPTIVEL E QUANDO ELE COMEÇA A FUNCIONAR MUITO ELE PODE ESQUENTAR E ENTRAR EM CURTO , FAZENDO COM QUE FUNCIONE MAL E O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL , PARA PEDIR QUE A PANASONIC ME CONTACTA-SE PORQUE EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FALAR COM A PANASONIC POR EU SÓ TER CELULAR E A PANASONIC NÃO ATENDE CELULAR E NÃO TEM UM NUMERO QUE SEJA DE ATENDIMENTO PARA QUEM, NÃO TEM LINHA FIXA QUEIRA LIGAR E RECLAMAR. SENDO QUE A LOJA EFACIL FALOU QUE PEDIRIA PARA A PANASONIC ME CONTACTAR O QUE NÃO ACONTECEU AI APOS AGUARDAR CERCA DE 10 DIAS RETORNEI PARA EFACIL SOLICITANDO UMA POSIÇÃO QUANTO AO QUE FOI TRATADO , A ATENDENTE FALOU QUE ABRIRIA UMA OCORRENCIA QUE TEVE O NUMERO 1438401E PEDIU PARA EU ENVIAR O LAUDO TECNICO ANTERIOR DO CONCERTO , ME DIRIGI A REIS POR TELEFONE E A DONA ROSA FALOU QUE NÃO PODERIA ME DAR O LAUDO TECNICO QUE EU DEVERIA PEDIR A PANASONIC , SENDO QUE ELES CONCERTARAM , MAIS NÃO DEIXARAM NADA EM MINHA CASA APÓS O CONCERTO , NEM UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU , POR NÃO TER O LAUDO FUI AO PROCON RECLAMAR , AI O PROCON PEDIU PRA EU LIGAR PRA PANASONIC E PEDIR UMA CÓPIA DO LAUDO , QUE ELES SÃO OBRIGADOS A DEIXAR UMA CÓPIA DO SERVIÇO REALIZADO , AI LIGUEI PRA PANASONIC, PEDINDO O LAUDO TECNICO DO SERVIÇO REALIZADO ANTERIORMENTE QUE VAI CONFIGURAR QUE O DEFEITO SE TRATA DE DEFEITO OCULTO A PANASONIC DISSE QUE O LAUDO TÉCNICO É PESSOAL E QUE NÃO TEM COMO ME FORNECER UMA CÓPIA, VOLTEI AO PROCON E PROCON FALOU QUE PARA CONFIGURAR O DEFEITO OCULTO TEM QUE TER O LAUDO TECNICO DO PRIMEIRO SERVIÇO QUE É OBRIGAÇÃO DA PANASONIC ME DAR, A PANASONIC NÃO PODE OMITIR O DEFEITO QUE OCORREU DA PRIMEIRA VEZ, E POR OUTRO LADO A EMPRESA QUE FEZ O SERVIÇO REIS REFRIGERAÇÃO DEVERIA TER DEIXADO UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU.
      ASSIM SNEDO LIGUEI PARA A PANASONIC NOVAMENTE DIZENDO QUE O PROCON PEDIU QUE ELS ABRISEM UM CHAMADO DE DEFEITO OCULTO PORQUE SEM LAUDO TECNICO ELES TEM QUE CONFIAR ME MINHAS PALAVRAS , SÓ QUE RECEBI COMO RESPOSTA QUE A PANASONIC , NÃO VAI DAR E SE EU QUISER PARA EU IR A JUSTIÇA CÍVIL PEDIR LAUDO E CONCERTO DO BEM, ACHO UM ABSURDO VC COMPRAR UM BEM DURAVEL QUE PAGUEI NO COMEÇO DE 2015, O VALOR DE R$ 2.538,21.
      PARA A PANASONIC PODE NÃO SER NADA PARA MIM FORAM MESES TRABALHANDO E JUNTANDO DINHEIRO PARA ADQUIRIR UM PRODUTO QUE APRESENTA ANUALMENTE O MESMO DEFEITO, O PROCON ME INFORMOU QUE DE POSSE DO LAUDO PARA EU ME DIRIGIR AO FORUM DE MINHA CIDADE E ACIONAR AS EMPRESAS , EFACIL , PANASONIC E REIS REFRIGERAÇÃO E É O QUE FAREI. SÓ QUE VOU TER QUE CHAMAR 3 ASSISTENCIAS TECNICAS PARA RELATAR O QUE

      Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva do produto ao consumidor.

      Já no caso dos vícios ocultos, os prazos para reclamação serão os mesmo que os acima assinalados, porém, a grande diferença se dará no momento em que estes prazos começam a contar. Diferentemente dos defeitos aparentes, nos vícios ocultos a própria Lei estipula que os prazos são contados a partir do momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.

      O CDC se preocupou em fazer essa diferença, pois não se espera que um produto relativamente novo ou ainda mesmo que já usado por um certo tempo apresente defeitos. E para isso, deve o consumidor levar em consideração o tempo médio de vida útil do produto. Por exemplo, não se espera que um produto como um computador ou um tablet funcione somente por um ano (geralmente o prazo de garantia dado pelo fornecedor) e logo após venha a apresentar defeitos.

      Além disso, de acordo com o artigo 18 do CDC, no caso de o produto apresentar defeito, o consumidor pode reclamar tanto ao fabricante quanto à loja onde comprou a mercadoria, o que for mais conveniente ao consumidor, tendo em vista a responsabilidade solidária entre eles.

      Desta forma, caso o problema apresentado pelo produto seja caracterizado como vício oculto, o consumidor pode e deve reclamar, exigindo ao fornecedor que sane o vício sem qualquer custo adicional ao consumidor.

  3. Reply CARMEN LUCIA MARIANO BERTIN março 20, 2016 at 6:08 pm

    COMPREI UM REFRIGERADOR FROST FREE PANASONIC INOX 437 LITROS E UM MICROONDAS PANASONIC INOX 30 LITROS.
    SIMPLESMENTE INCRIVEIS. OTIMOS. ESTOU ADORANDO.

    AO CONTRARIO DO ANTERIOR, ELECTROLUX,
    SEM PRATELEIRINHAS INUTEIS, GAVETINHAS INUTEIS, UTENSILIOS INUTEIS EM ACRILICO QUE SE QUEBRAM.
    TUDO MUITO PRATICO, RETO E FACIL DE LIMPAR E LINDO. TUDO O QUE UMA DONA DE CASA PRECISA E PRONTO!

    • Reply CATIA DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 3:09 pm

      COMPREI UM REFRIGERADOR PANASONIC 423 LT, CODIGO NRBB52PV2WA 110W NA LOJA EFACIL , MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

      PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE TRATAR DE UM VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO ENTRE A PARTE TRAZEIRA DO REFRIGERADOR POR DENTRO E POR FORA , NÃO PERCEPTIVEL E QUANDO ELE COMEÇA A FUNCIONAR MUITO ELE PODE ESQUENTAR E ENTRAR EM CURTO , FAZENDO COM QUE FUNCIONE MAL E O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL , PARA PEDIR QUE A PANASONIC ME CONTACTA-SE PORQUE EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FALAR COM A PANASONIC POR EU SÓ TER CELULAR E A PANASONIC NÃO ATENDE CELULAR E NÃO TEM UM NUMERO QUE SEJA DE ATENDIMENTO PARA QUEM, NÃO TEM LINHA FIXA QUEIRA LIGAR E RECLAMAR. SENDO QUE A LOJA EFACIL FALOU QUE PEDIRIA PARA A PANASONIC ME CONTACTAR O QUE NÃO ACONTECEU AI APOS AGUARDAR CERCA DE 10 DIAS RETORNEI PARA EFACIL SOLICITANDO UMA POSIÇÃO QUANTO AO QUE FOI TRATADO , A ATENDENTE FALOU QUE ABRIRIA UMA OCORRENCIA QUE TEVE O NUMERO 1438401E PEDIU PARA EU ENVIAR O LAUDO TECNICO ANTERIOR DO CONCERTO , ME DIRIGI A REIS POR TELEFONE E A DONA ROSA FALOU QUE NÃO PODERIA ME DAR O LAUDO TECNICO QUE EU DEVERIA PEDIR A PANASONIC , SENDO QUE ELES CONCERTARAM , MAIS NÃO DEIXARAM NADA EM MINHA CASA APÓS O CONCERTO , NEM UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU , POR NÃO TER O LAUDO FUI AO PROCON RECLAMAR , AI O PROCON PEDIU PRA EU LIGAR PRA PANASONIC E PEDIR UMA CÓPIA DO LAUDO , QUE ELES SÃO OBRIGADOS A DEIXAR UMA CÓPIA DO SERVIÇO REALIZADO , AI LIGUEI PRA PANASONIC, PEDINDO O LAUDO TECNICO DO SERVIÇO REALIZADO ANTERIORMENTE QUE VAI CONFIGURAR QUE O DEFEITO SE TRATA DE DEFEITO OCULTO A PANASONIC DISSE QUE O LAUDO TÉCNICO É PESSOAL E QUE NÃO TEM COMO ME FORNECER UMA CÓPIA, VOLTEI AO PROCON E PROCON FALOU QUE PARA CONFIGURAR O DEFEITO OCULTO TEM QUE TER O LAUDO TECNICO DO PRIMEIRO SERVIÇO QUE É OBRIGAÇÃO DA PANASONIC ME DAR, A PANASONIC NÃO PODE OMITIR O DEFEITO QUE OCORREU DA PRIMEIRA VEZ, E POR OUTRO LADO A EMPRESA QUE FEZ O SERVIÇO REIS REFRIGERAÇÃO DEVERIA TER DEIXADO UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU.
      ASSIM SNEDO LIGUEI PARA A PANASONIC NOVAMENTE DIZENDO QUE O PROCON PEDIU QUE ELS ABRISEM UM CHAMADO DE DEFEITO OCULTO PORQUE SEM LAUDO TECNICO ELES TEM QUE CONFIAR ME MINHAS PALAVRAS , SÓ QUE RECEBI COMO RESPOSTA QUE A PANASONIC , NÃO VAI DAR E SE EU QUISER PARA EU IR A JUSTIÇA CÍVIL PEDIR LAUDO E CONCERTO DO BEM, ACHO UM ABSURDO VC COMPRAR UM BEM DURAVEL QUE PAGUEI NO COMEÇO DE 2015, O VALOR DE R$ 2.538,21.
      PARA A PANASONIC PODE NÃO SER NADA PARA MIM FORAM MESES TRABALHANDO E JUNTANDO DINHEIRO PARA ADQUIRIR UM PRODUTO QUE APRESENTA ANUALMENTE O MESMO DEFEITO, O PROCON ME INFORMOU QUE DE POSSE DO LAUDO PARA EU ME DIRIGIR AO FORUM DE MINHA CIDADE E ACIONAR AS EMPRESAS , EFACIL , PANASONIC E REIS REFRIGERAÇÃO E É O QUE FAREI. SÓ QUE VOU TER QUE CHAMAR 3 ASSISTENCIAS TECNICAS PARA RELATAR O QUE ESTA ACONTECENDO PARA QUE FIQUE CLARO QUAL E´O PROBLEMA E QUANTO A REIS O TECNICO FALOU QUE ISSO É MESMO UM DEFEITGO OCULTO SÓ QUE TEM QUE IR PRA JUSTIÇA PORQUE A PANASONIC QUER VENDER , MAIS NÃO QUER RESOLVER OS PROBLEMAS DOS CLENTES MUITAS VEZES OS TECNICOS TEM QUE FAZER MAGICA UMA VERGONHA A PANASONIC LEVAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO E FAZER ISSO , PANASONIC NUNCA MAIS, QUERODEIXAR AQUI O QUE ME FOI PASSADO EPLO PROCON A PANASINIC E PARA A EFACIL QUE É SOLIDÁRIA COM A PANASONIC ,

      Vale lembrar, também, que o fornecedor responde pelos vícios ocultos decorrentes da própria fabricação

  4. Reply Ana Cristina Costi abril 11, 2016 at 11:09 pm

    Eu comprei pela beleza e me dei mal..
    Com 9 meses de uso ela apresentou um barulho tão forte no motor que precisei desliga/lá. Estou sem geladeira, aguardando uma solução da Panassonic!?

    • Reply Paula maio 2, 2016 at 3:44 pm

      Oi Ana, qual modelo você adquiriu? Estou pensando em comprar uma pela economia de energia …

    • Reply CATIA DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 3:05 pm

      COMPREI UM REFRIGERADOR PANASONIC 423 LT, CODIGO NRBB52PV2WA 110W NA LOJA EFACIL , MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

      PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE TRATAR DE UM VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO ENTRE A PARTE TRAZEIRA DO REFRIGERADOR POR DENTRO E POR FORA , NÃO PERCEPTIVEL E QUANDO ELE COMEÇA A FUNCIONAR MUITO ELE PODE ESQUENTAR E ENTRAR EM CURTO , FAZENDO COM QUE FUNCIONE MAL E O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL , PARA PEDIR QUE A PANASONIC ME CONTACTA-SE PORQUE EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FALAR COM A PANASONIC POR EU SÓ TER CELULAR E A PANASONIC NÃO ATENDE CELULAR E NÃO TEM UM NUMERO QUE SEJA DE ATENDIMENTO PARA QUEM, NÃO TEM LINHA FIXA QUEIRA LIGAR E RECLAMAR. SENDO QUE A LOJA EFACIL FALOU QUE PEDIRIA PARA A PANASONIC ME CONTACTAR O QUE NÃO ACONTECEU AI APOS AGUARDAR CERCA DE 10 DIAS RETORNEI PARA EFACIL SOLICITANDO UMA POSIÇÃO QUANTO AO QUE FOI TRATADO , A ATENDENTE FALOU QUE ABRIRIA UMA OCORRENCIA QUE TEVE O NUMERO 1438401E PEDIU PARA EU ENVIAR O LAUDO TECNICO ANTERIOR DO CONCERTO , ME DIRIGI A REIS POR TELEFONE E A DONA ROSA FALOU QUE NÃO PODERIA ME DAR O LAUDO TECNICO QUE EU DEVERIA PEDIR A PANASONIC , SENDO QUE ELES CONCERTARAM , MAIS NÃO DEIXARAM NADA EM MINHA CASA APÓS O CONCERTO , NEM UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU , POR NÃO TER O LAUDO FUI AO PROCON RECLAMAR , AI O PROCON PEDIU PRA EU LIGAR PRA PANASONIC E PEDIR UMA CÓPIA DO LAUDO , QUE ELES SÃO OBRIGADOS A DEIXAR UMA CÓPIA DO SERVIÇO REALIZADO ,

      O CDC se preocupou em fazer essa diferença, pois não se espera que um produto relativamente novo ou ainda mesmo que já usado por um certo tempo apresente defeitos. E para isso, deve o consumidor levar em consideração o tempo médio de vida útil do produto. Por exemplo, não se espera que um produto como um computador ou um tablet funcione somente por um ano (geralmente o prazo de garantia dado pelo fornecedor) e logo após venha a apresentar defeitos.

      Além disso, de acordo com o artigo 18 do CDC, no caso de o produto apresentar defeito, o consumidor pode reclamar tanto ao fabricante quanto à loja onde comprou a mercadoria, o que for mais conveniente ao consumidor, tendo em vista a responsabilidade solidária entre eles.

      Desta forma, caso o problema apresentado pelo produto seja caracterizado como vício oculto, o consumidor pode e deve reclamar, exigindo ao fornecedor que sane o vício sem qualquer custo adicional ao consumidor.

      Vale lembrar, também, que o fornecedor responde pelos vícios ocultos decorrentes da própria fabricação

  5. Reply Solange maio 24, 2016 at 12:17 am

    Oi, também estou interessada em comprar uma Panasonic, modelo NR-BT49. O meu receio é sobre a qualidade e preço da assistência técnica.

    • Reply CATIA DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 3:06 pm

      COMPREI UM REFRIGERADOR PANASONIC 423 LT, CODIGO NRBB52PV2WA 110W NA LOJA EFACIL , MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

      PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE TRATAR DE UM VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO ENTRE A PARTE TRAZEIRA DO REFRIGERADOR POR DENTRO E POR FORA , NÃO PERCEPTIVEL E QUANDO ELE COMEÇA A FUNCIONAR MUITO ELE PODE ESQUENTAR E ENTRAR EM CURTO , FAZENDO COM QUE FUNCIONE MAL E O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL ,CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU.
      ASSIM SNEDO LIGUEI PARA A PANASONIC NOVAMENTE DIZENDO QUE O PROCON PEDIU QUE ELS ABRISEM UM CHAMADO DE DEFEITO OCULTO PORQUE SEM LAUDO TECNICO ELES TEM QUE CONFIAR ME MINHAS PALAVRAS , SÓ QUE RECEBI COMO RESPOSTA QUE A PANASONIC , NÃO VAI DAR E SE EU QUISER PARA EU IR A JUSTIÇA CÍVIL PEDIR LAUDO E CONCERTO DO BEM, ACHO UM ABSURDO VC COMPRAR UM BEM DURAVEL QUE PAGUEI NO COMEÇO DE 2015, O VALOR DE R$ 2.538,21.
      PARA A PANASONIC PODE NÃO SER NADA PARA MIM FORAM MESES TRABALHANDO E JUNTANDO DINHEIRO PARA ADQUIRIR UM PRODUTO QUE APRESENTA ANUALMENTE O MESMO DEFEITO, O PROCON ME INFORMOU QUE DE POSSE DO LAUDO PARA EU ME DIRIGIR AO FORUM DE MINHA CIDADE E ACIONAR AS EMPRESAS , EFACIL , PANASONIC E REIS REFRIGERAÇÃO E É O QUE FAREI. SÓ QUE VOU TER QUE CHAMAR 3 ASSISTENCIAS TECNICAS PARA RELATAR O QUE ESTA ACONTECENDO PARA QUE FIQUE CLARO QUAL E´O PROBLEMA E QUANTO A REIS O TECNICO FALOU QUE ISSO É MESMO UM DEFEITGO OCULTO SÓ QUE TEM QUE IR PRA JUSTIÇA PORQUE A PANASONIC QUER VENDER , MAIS NÃO QUER RESOLVER OS PROBLEMAS DOS CLENTES MUITAS VEZES OS TECNICOS TEM QUE FAZER MAGICA UMA VERGONHA A PANASONIC LEVAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO E FAZER ISSO , PANASONIC NUNCA MAIS, QUERODEIXAR AQUI O QUE ME FOI PASSADO EPLO PROCON A PANASINIC E PARA A EFACIL QUE É SOLIDÁRIA COM A PANASONIC , O CDC E´PARA SER CUMPRIDO LEIAM.

      Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva do produto ao consumidor.

      Já no caso dos vícios ocultos, os prazos para reclamação serão os mesmo que os acima assinalados, porém, a grande diferença se dará no momento em que estes prazos começam a contar. Diferentemente dos defeitos aparentes, nos vícios ocultos a própria Lei estipula que os prazos são contados a partir do momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.

      O CDC se preocupou em fazer essa diferença, pois não se espera que um produto relativamente novo ou ainda mesmo que já usado por um certo tempo apresente defeitos. E para isso, deve o consumidor levar em consideração o tempo médio de vida útil do produto. Por exemplo, não se espera que um produto como um computador ou um tablet funcione somente por um ano (geralmente o prazo de garantia dado pelo fornecedor) e logo após venha a apresentar defeitos.

      Além disso, de acordo com o artigo 18 do CDC, no caso de o produto apresentar defeito, o consumidor pode reclamar tanto ao fabricante quanto à loja onde comprou a mercadoria, o que for mais conveniente ao consumidor, tendo em vista a responsabilidade solidária entre eles.

      Desta forma, caso o problema apresentado pelo produto seja caracterizado como vício oculto, o consumidor pode e deve reclamar, exigindo ao fornecedor que sane o vício sem qualquer custo adicional ao consumidor.

      Vale lembrar, também, que o fornecedor responde pelos vícios ocultos decorrentes da própria fabricação

  6. Reply EDVALDO junho 2, 2016 at 8:35 am

    PESSOAL, COMPREI HÁ 10 MESES UM REFRIGERADOR INVERTER- MODELO 52 (COM O FREEZER EM CIMA)….NÃO TENHO DO QUE RECLAMAR, TANTO NA EFICIENCIA, QUANTO NA ECONOMIA….PRODUTO ATÉ AGORA PERFEITO.

    • Reply CATIA DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 3:07 pm

      COMPREI UM REFRIGERADOR PANASONIC 423 LT, CODIGO NRBB52PV2WA 110W NA LOJA EFACIL , MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

      PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL , PARA PEDIR QUE A PANASONIC ME CONTACTA-SE PORQUE EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FALAR COM A PANASONIC POR EU SÓ TER CELULAR E A PANASONIC NÃO ATENDE CELULAR E NÃO TEM UM NUMERO QUE SEJA DE ATENDIMENTO PARA QUEM, NÃO TEM LINHA FIXA QUEIRA LIGAR E RECLAMAR. SENDO QUE A LOJA EFACIL FALOU QUE PEDIRIA PARA A PANASONIC ME CONTACTAR O QUE NÃO ACONTECEU AI APOS AGUARDAR CERCA DE 10 DIAS RETORNEI PARA EFACIL SOLICITANDO UMA POSIÇÃO SENDO QUE ELES CONCERTARAM , MAIS NÃO DEIXARAM NADA EM MINHA CASA APÓS O CONCERTO , NEM UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU , POR NÃO TER O LAUDO FUI AO PROCON RECLAMAR , AI O PROCON PEDIU PRA EU LIGAR PRA PANASONIC E PEDIR UMA CÓPIA , A PANASONIC NÃO PODE OMITIR O DEFEITO QUE OCORREU DA PRIMEIRA VEZ, E POR OUTRO LADO A EMPRESA QUE FEZ O SERVIÇO REIS REFRIGERAÇÃO DEVERIA TER DEIXADO UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU.
      ASSIM SNEDO LIGUEI PARA A PANASONIC NOVAMENTE DIZENDO QUE O PROCON PEDIU QUE ELS ABRISEM UM CHAMADO DE DEFEITO OCULTO PORQUE SEM LAUDO TECNICO ELES TEM QUE CONFIAR ME MINHAS PALAVRAS , SÓ QUE RECEBI COMO RESPOSTA QUE A PANASONIC , NÃO VAI DAR E SE EU QUISER PARA EU IR A JUSTIÇA CÍVIL PEDIR LAUDO E CONCERTO DO BEM, ACHO UM ABSURDO VC COMPRAR UM BEM DURAVEL QUE PAGUEI NO COMEÇO DE 2015, O VALOR DE R$ 2.538,21.
      PARA A PANASONIC PODE NÃO SER NADA PARA MIM FORAM MESES TRABALHANDO E JUNTANDO DINHEIRO PARA ADQUIRIR UM PRODUTO QUE APRESENTA ANUALMENTE O MESMO DEFEITO, O PROCON ME INFORMOU QUE DE POSSE DO LAUDO PARA EU ME DIRIGIR AO FORUM DE MINHA CIDADE E ACIONAR AS EMPRESAS , EFACIL , PANASONIC E REIS REFRIGERAÇÃO E É O QUE FAREI. SÓ QUE VOU TER QUE CHAMAR 3 ASSISTENCIAS TECNICAS PARA RELATAR O QUE ESTA ACONTECENDO PARA QUE FIQUE CLARO QUAL E´O PROBLEMA E QUANTO A REIS O TECNICO FALOU QUE ISSO É MESMO UM DEFEITGO OCULTO SÓ QUE TEM QUE IR PRA JUSTIÇA PORQUE A PANASONIC QUER VENDER , MAIS NÃO QUER RESOLVER OS PROBLEMAS DOS CLENTES MUITAS VEZES OS TECNICOS TEM QUE FAZER MAGICA UMA VERGONHA A PANASONIC LEVAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO E FAZER ISSO , PANASONIC NUNCA MAIS, QUERODEIXAR AQUI O QUE ME FOI PASSADO EPLO PROCON A PANASINIC E PARA A EFACIL QUE É SOLIDÁRIA COM A PANASONIC , O CDC E´PARA SER CUMPRIDO LEIAM.

      Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva do produto ao consumidor.

      J

  7. Reply ana elisa baião junho 10, 2016 at 5:13 pm

    Esse mesmo modelo que está na matéria (NR-BB52PV2XA) é meu maior desgosto e arrependimento. A assistencia técnica da panasonic é o que há de pior – falta de educação, de qualificação e nunca foi dada uma solução pro meu produto que parou de funcionar com 6 meses de uso. O freezer simplesmente parou de funcionar. O técnico vai a sua casa e não deixa um relatório, um papel… nunca vi coisa igual. Eles me enrolaram até acabar a garantia. Não sei nos outros estados mas no RJ assistencia técnica é horrorosa. Isso tudo sem mencionar o fato de que as gavetas saem do lugar o tempo todo, o painel eletronico muda, dispara e apita sozinho, varios problemas de serie extensamente relatados em sites como o reclama aqui. Eles te respondem mas não resolvem o problema. Deus me livre de repetir o erro!
    (mensagem repetida para correção do modelo)

  8. Reply Roger junho 29, 2016 at 7:03 pm

    Trabalho em uma loja de eletrodomésticos e posso falar que as Panasonics são nossas melhores geladeiras e maquinas de lavar , muitas das reclamações que vejo em sites sobre ela são encontradas em outras marcas também, agora a relação de espaço para uso diário e consumo de energia são incríveis, você deve considerar que a geladeira é o eletrodomésticos que mais gasta, fica ligado vinte e quatro horas direto o ano todo, e caso não tenha espaço adequado você pode se ver obrigado a comprar um freezer ou frigobar para apoio, sem falar da tecnologia de ponta que possui visto que é japonesa e venhamos e convenhamos melhor tecnologia em geral no planeta esta atualmente no japão, e no caso de se ter que comprar um outro eletrodoméstico como freezer ou frigobar você alem de precisar de mais espaço ainda terá um aumento no consumo elétrico de sua residencia, sobre assistência, como falei anteriormente já encontrei relatos semelhantes as reclamações sobre ela em outras marcas, então aconselho fortemente a compras das suas linhas de produtos e o contato com a empresa compartilhando experiencia e ajudando no desenvolvimento da mesma a qual já acredito ser a melhor em custo beneficio no brasil atualmente.

  9. Reply Vania julho 6, 2016 at 5:20 pm

    Nossa, acabei de comprar uma BT54 através do site efacil e ainda não chegou. Confesso que estou receosa, mas arrisquei. As pessoas tbém reclamam de outras marcas, sempre comprei Brastemp, nunca me dei mal, mas agora penso VERDE, então escolhi essa. Espero qe dê tudo certo, se não, PAU NELES!!!!

    • Reply Vania julho 11, 2016 at 5:47 pm

      Desisti, não vou pagar pra ver. Infelizmente tem muita reclamação e não gostaria que uma assistencia técnica consertasse um refrigerador novo. Produto de longa duração com problemas logo no início. Vou partir para a Brastemp mesmo.

  10. Reply Mierles julho 18, 2016 at 7:59 am

    Antes de comprar fiz uma pesquisa a mais econômica realmente é panasonic e em questão de garantia e quebra são todos iguais então fui pelo custo beneficio comprei ontem e vamos ver como fica, se der algum problema volto e informo.

  11. Reply Rafael agosto 2, 2016 at 9:37 am

    Ola, atualmente trabalho no ramo de garantia estendida. O Índice de sinistralidade do refrigerador Panasonic após o término de garantia do produto é baixíssimo comparado as concorrentes atuais Brastemp e Eletrolux.
    O refrigerador Panasonic tem como eficiência a consumo de energia, maior freezer da categoria, tecnologia de ponta, sem contar que para quem possui uma cozinha americana, não vai ficar incomodado pelo barulho do motor acionando o compressor ou então os famosos estalos da Eletrolux que parece que tem alguém invadindo sua residencia.
    Agora a questão de você comprar um produto e ele vir apresentar problema… Bom, isso acontece e vai de sorte, existem muitos relatos de carros que compram sai de fábrica e apresentam inúmeros tipos de defeitos. Não existe em nenhum lugar do mundo um produto 100% garantido que não irá apresentar defeito, lógico sempre que compramos temos a expectativa de que o produto não apresente defeito, atinja nossas expectativas e caso necessário um atendimento de pós vendas de qualidade, principalmente pelo custo elevado que pagamos pelo produto. Mas hoje em dia como sabemos o setor de prestação de serviços é muito ruim num geral, desde concessionarias, empresa de moveis, comercio varejista, ou até a mão de simples que contratamos para nossas residencia, pedreiro, azulejista, eletricista…. .Enfim….. Voltando ao foco tinha uma Eletrolux e optei a troca pela Panasonic Inverse Preta. Pela resistência dos materiais utilizado nas prateleiras e portas, tecnologia, baixo índice de reclamações, espaço interno, economia e designer.

    • Reply MARIA DA GUIS LIMA abril 4, 2017 at 9:12 pm

      Gostaria de saber da satisfação do refrigerador preto da Panasonic.

  12. Reply Edinaldo Pereira Dos Santos outubro 10, 2016 at 3:04 pm

    Estou querendo comprar uma panasonic black glass, mas estou com dúvida em aplicar mais de 4 mil reais e me dar mal…

    • Reply CATIA DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 2:59 pm

      COMPREI UM REFRIGERADOR PANASONIC 423 LT, CODIGO NRBB52PV2WA 110W NA LOJA EFACIL , MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

      PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE TRATAR DE UM VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO ENTRE A PARTE TRAZEIRA DO REFRIGERADOR POR DENTRO E POR FORA , NÃO PERCEPTIVEL E QUANDO ELE COMEÇA A FUNCIONAR MUITO ELE PODE ESQUENTAR E ENTRAR EM CURTO , FAZENDO COM QUE FUNCIONE MAL E O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL , PARA PEDIR QUE A PANASONIC ME CONTACTA-SE PORQUE EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FALAR COM A PANASONIC POR EU SÓ TER CELULAR E A PANASONIC NÃO ATENDE CELULAR E NÃO TEM UM NUMERO QUE SEJA DE ATENDIMENTO PARA QUEM, NÃO TEM LINHA FIXA QUEIRA LIGAR E RECLAMAR. SENDO QUE A LOJA EFACIL FALOU QUE PEDIRIA PARA A PANASONIC ME CONTACTAR O QUE NÃO ACONTECEU AI APOS AGUARDAR CERCA DE 10 DIAS RETORNEI PARA EFACIL SOLICITANDO UMA POSIÇÃO QUANTO AO QUE FOI TRATADO , A ATENDENTE FALOU QUE ABRIRIA UMA OCORRENCIA QUE TEVE O NUMERO 1438401E PEDIU PARA EU ENVIAR O LAUDO TECNICO ANTERIOR DO CONCERTO , ME DIRIGI A REIS POR TELEFONE E A DONA ROSA FALOU QUE NÃO PODERIA ME DAR O LAUDO TECNICO QUE EU DEVERIA PEDIR A PANASONIC , SENDO QUE ELES CONCERTARAM , MAIS NÃO DEIXARAM NADA EM MINHA CASA APÓS O CONCERTO , NEM UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU , POR NÃO TER O LAUDO FUI AO PROCON RECLAMAR , AI O PROCON PEDIU PRA EU LIGAR PRA PANASONIC E PEDIR UMA CÓPIA DO LAUDO , QUE ELES SÃO OBRIGADOS A DEIXAR UMA CÓPIA DO SERVIÇO REALIZADO , AI LIGUEI PRA PANASONIC, PEDINDO O LAUDO TECNICO DO SERVIÇO REALIZADO ANTERIORMENTE QUE VAI CONFIGURAR QUE O DEFEITO SE TRATA DE DEFEITO OCULTO A PANASONIC DISSE QUE O LAUDO TÉCNICO É PESSOAL E QUE NÃO TEM COMO ME FORNECER UMA CÓPIA, VOLTEI AO PROCON E PROCON FALOU QUE PARA CONFIGURAR O DEFEITO OCULTO TEM QUE TER O LAUDO TECNICO DO PRIMEIRO SERVIÇO QUE É OBRIGAÇÃO DA PANASONIC ME DAR, A PANASONIC NÃO PODE OMITIR O DEFEITO QUE OCORREU DA PRIMEIRA VEZ, E POR OUTRO LADO A EMPRESA QUE FEZ O SERVIÇO REIS REFRIGERAÇÃO DEVERIA TER DEIXADO UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU.
      ASSIM SNEDO LIGUEI PARA A PANASONIC NOVAMENTE DIZENDO QUE O PROCON PEDIU QUE ELS ABRISEM UM CHAMADO DE DEFEITO OCULTO PORQUE SEM LAUDO TECNICO ELES TEM QUE CONFIAR ME MINHAS PALAVRAS , SÓ QUE RECEBI COMO RESPOSTA QUE A PANASONIC , NÃO VAI DAR E SE EU QUISER PARA EU IR A JUSTIÇA CÍVIL PEDIR LAUDO E CONCERTO DO BEM, ACHO UM ABSURDO VC COMPRAR UM BEM DURAVEL QUE PAGUEI NO COMEÇO DE 2015, O VALOR DE R$ 2.538,21.
      PARA A PANASONIC PODE NÃO SER NADA PARA MIM FORAM MESES TRABALHANDO E JUNTANDO DINHEIRO PARA ADQUIRIR UM PRODUTO QUE APRESENTA ANUALMENTE O MESMO DEFEITO, O PROCON ME INFORMOU QUE DE POSSE DO LAUDO PARA EU ME DIRIGIR AO FORUM DE MINHA CIDADE E ACIONAR AS EMPRESAS , EFACIL , PANASONIC E REIS REFRIGERAÇÃO E É O QUE FAREI. SÓ QUE VOU TER QUE CHAMAR 3 ASSISTENCIAS TECNICAS PARA RELATAR O QUE ESTA ACONTECENDO PARA QUE FIQUE CLARO QUAL E´O PROBLEMA E QUANTO A REIS O TECNICO FALOU QUE ISSO É MESMO UM DEFEITGO OCULTO SÓ QUE TEM QUE IR PRA JUSTIÇA PORQUE A PANASONIC QUER VENDER , MAIS NÃO QUER RESOLVER OS PROBLEMAS DOS CLENTES MUITAS VEZES OS TECNICOS TEM QUE FAZER MAGICA UMA VERGONHA A PANASONIC LEVAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO E FAZER ISSO , PANASONIC NUNCA MAIS, QUERODEIXAR AQUI O QUE ME FOI PASSADO EPLO PROCON A PANASINIC E PARA A EFACIL QUE É SOLIDÁRIA COM A PANASONIC , O CDC E´PARA SER CUMPRIDO LEIAM.

      Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva do produto ao consumidor.

      Já no caso dos vícios ocultos, os prazos para reclamação serão os mesmo que os acima assinalados, porém, a grande diferença se dará no momento em que estes prazos começam a contar. Diferentemente dos defeitos aparentes, nos vícios ocultos a própria Lei estipula que os prazos são contados a partir do momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.

      O CDC se preocupou em fazer essa diferença, pois não se espera que um produto relativamente novo ou ainda mesmo que já usado por um certo tempo apresente defeitos. E para isso, deve o consumidor levar em consideração o tempo médio de vida útil do produto. Por exemplo, não se espera que um produto como um computador ou um tablet funcione somente por um ano (geralmente o prazo de garantia dado pelo fornecedor) e logo após venha a apresentar defeitos.

      Além disso, de acordo com o artigo 18 do CDC, no caso de o produto apresentar defeito, o consumidor pode reclamar tanto ao fabricante quanto à loja onde comprou a mercadoria, o que for mais conveniente ao consumidor, tendo em vista a responsabilidade solidária entre eles.

      Desta forma, caso o problema apresentado pelo produto seja caracterizado como vício oculto, o consumidor pode e deve reclamar, exigindo ao fornecedor que sane o vício sem qualquer custo adicional ao consumidor.

      Vale lembrar, também, que o fornecedor responde pelos vícios ocultos decorrentes da própria fabricação

  13. Reply Susu outubro 16, 2016 at 7:25 pm

    Eu também estou querendo comprar uma Panasonic bBlack Glass. Já encontrei por R3.700,00. Alguém tem alguma coisa a falar dessa geladeira?

    • Reply CATIA DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 2:59 pm

      COMPREI UM REFRIGERADOR PANASONIC 423 LT, CODIGO NRBB52PV2WA 110W NA LOJA EFACIL , MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

      PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE TRATAR DE UM VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO ENTRE A PARTE TRAZEIRA DO REFRIGERADOR POR DENTRO E POR FORA , NÃO PERCEPTIVEL E QUANDO ELE COMEÇA A FUNCIONAR MUITO ELE PODE ESQUENTAR E ENTRAR EM CURTO , FAZENDO COM QUE FUNCIONE MAL E O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL , PARA PEDIR QUE A PANASONIC ME CONTACTA-SE PORQUE EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FALAR COM A PANASONIC POR EU SÓ TER CELULAR E A PANASONIC NÃO ATENDE CELULAR E NÃO TEM UM NUMERO QUE SEJA DE ATENDIMENTO PARA QUEM, NÃO TEM LINHA FIXA QUEIRA LIGAR E RECLAMAR. SENDO QUE A LOJA EFACIL FALOU QUE PEDIRIA PARA A PANASONIC ME CONTACTAR O QUE NÃO ACONTECEU AI APOS AGUARDAR CERCA DE 10 DIAS RETORNEI PARA EFACIL SOLICITANDO UMA POSIÇÃO QUANTO AO QUE FOI TRATADO , A ATENDENTE FALOU QUE ABRIRIA UMA OCORRENCIA QUE TEVE O NUMERO 1438401E PEDIU PARA EU ENVIAR O LAUDO TECNICO ANTERIOR DO CONCERTO , ME DIRIGI A REIS POR TELEFONE E A DONA ROSA FALOU QUE NÃO PODERIA ME DAR O LAUDO TECNICO QUE EU DEVERIA PEDIR A PANASONIC , SENDO QUE ELES CONCERTARAM , MAIS NÃO DEIXARAM NADA EM MINHA CASA APÓS O CONCERTO , NEM UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU , POR NÃO TER O LAUDO FUI AO PROCON RECLAMAR , AI O PROCON PEDIU PRA EU LIGAR PRA PANASONIC E PEDIR UMA CÓPIA DO LAUDO , QUE ELES SÃO OBRIGADOS A DEIXAR UMA CÓPIA DO SERVIÇO REALIZADO , AI LIGUEI PRA PANASONIC, PEDINDO O LAUDO TECNICO DO SERVIÇO REALIZADO ANTERIORMENTE QUE VAI CONFIGURAR QUE O DEFEITO SE TRATA DE DEFEITO OCULTO A PANASONIC DISSE QUE O LAUDO TÉCNICO É PESSOAL E QUE NÃO TEM COMO ME FORNECER UMA CÓPIA, VOLTEI AO PROCON E PROCON FALOU QUE PARA CONFIGURAR O DEFEITO OCULTO TEM QUE TER O LAUDO TECNICO DO PRIMEIRO SERVIÇO QUE É OBRIGAÇÃO DA PANASONIC ME DAR, A PANASONIC NÃO PODE OMITIR O DEFEITO QUE OCORREU DA PRIMEIRA VEZ, E POR OUTRO LADO A EMPRESA QUE FEZ O SERVIÇO REIS REFRIGERAÇÃO DEVERIA TER DEIXADO UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU.
      ASSIM SNEDO LIGUEI PARA A PANASONIC NOVAMENTE DIZENDO QUE O PROCON PEDIU QUE ELS ABRISEM UM CHAMADO DE DEFEITO OCULTO PORQUE SEM LAUDO TECNICO ELES TEM QUE CONFIAR ME MINHAS PALAVRAS , SÓ QUE RECEBI COMO RESPOSTA QUE A PANASONIC , NÃO VAI DAR E SE EU QUISER PARA EU IR A JUSTIÇA CÍVIL PEDIR LAUDO E CONCERTO DO BEM, ACHO UM ABSURDO VC COMPRAR UM BEM DURAVEL QUE PAGUEI NO COMEÇO DE 2015, O VALOR DE R$ 2.538,21.
      PARA A PANASONIC PODE NÃO SER NADA PARA MIM FORAM MESES TRABALHANDO E JUNTANDO DINHEIRO PARA ADQUIRIR UM PRODUTO QUE APRESENTA ANUALMENTE O MESMO DEFEITO, O PROCON ME INFORMOU QUE DE POSSE DO LAUDO PARA EU ME DIRIGIR AO FORUM DE MINHA CIDADE E ACIONAR AS EMPRESAS , EFACIL , PANASONIC E REIS REFRIGERAÇÃO E É O QUE FAREI. SÓ QUE VOU TER QUE CHAMAR 3 ASSISTENCIAS TECNICAS PARA RELATAR O QUE ESTA ACONTECENDO PARA QUE FIQUE CLARO QUAL E´O PROBLEMA E QUANTO A REIS O TECNICO FALOU QUE ISSO É MESMO UM DEFEITGO OCULTO SÓ QUE TEM QUE IR PRA JUSTIÇA PORQUE A PANASONIC QUER VENDER , MAIS NÃO QUER RESOLVER OS PROBLEMAS DOS CLENTES MUITAS VEZES OS TECNICOS TEM QUE FAZER MAGICA UMA VERGONHA A PANASONIC LEVAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO E FAZER ISSO , PANASONIC NUNCA MAIS, QUERODEIXAR AQUI O QUE ME FOI PASSADO EPLO PROCON A PANASINIC E PARA A EFACIL QUE É SOLIDÁRIA COM A PANASONIC , O CDC E´PARA SER CUMPRIDO LEIAM.

      Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva do produto ao consumidor.

      Já no caso dos vícios ocultos, os prazos para reclamação serão os mesmo que os acima assinalados, porém, a grande diferença se dará no momento em que estes prazos começam a contar. Diferentemente dos defeitos aparentes, nos vícios ocultos a própria Lei estipula que os prazos são contados a partir do momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.

      O CDC se preocupou em fazer essa diferença, pois não se espera que um produto relativamente novo ou ainda mesmo que já usado por um certo tempo apresente defeitos. E para isso, deve o consumidor levar em consideração o tempo médio de vida útil do produto. Por exemplo, não se espera que um produto como um computador ou um tablet funcione somente por um ano (geralmente o prazo de garantia dado pelo fornecedor) e logo após venha a apresentar defeitos.

      Além disso, de acordo com o artigo 18 do CDC, no caso de o produto apresentar defeito, o consumidor pode reclamar tanto ao fabricante quanto à loja onde comprou a mercadoria, o que for mais conveniente ao consumidor, tendo em vista a responsabilidade solidária entre eles.

      Desta forma, caso o problema apresentado pelo produto seja caracterizado como vício oculto, o consumidor pode e deve reclamar, exigindo ao fornecedor que sane o vício sem qualquer custo adicional ao consumidor.

      Vale lembrar, também, que o fornecedor responde pelos vícios ocultos decorrentes da própria fabricação

  14. Reply Rosa Maria Alves outubro 19, 2016 at 2:20 pm

    eu tenho uma geladeira panasonic frostfree modelo bt47FF otima em todos os sentidos melhor geladeira que ja tive ,eu tive uma brastemp e uma eletrolux,sai para essa panasonic e não me arrependo muito boa

  15. Reply Alberto novembro 28, 2016 at 4:57 pm

    Tenho uma electrolux infinity de mais de 500 litros. antes de comprar dei uma pesquisada e encontri muita reclamação. Bom resolvo arriscar e só tenho uma reclamação….uns estalos bem altos que so percebemos durante a noite. Bom como ela consome 73kwh/mes resolvi comprar uma panasonic de 483 l que consome 45kw/mes. como na experiencia com a Electrolux, vou pagar pra ver, poi não existe produto com 100% de aprovação…pela economia acho que vale o risco!!!

  16. Reply leandro janeiro 23, 2017 at 6:35 pm

    passei o dia todo pensando e pesquisando se compro uma panasonic bt 47, não vi nem uma reclamação sobre ela

    • Reply Rodolpho janeiro 24, 2017 at 7:16 pm

      da uma olhada em minha Reclamação logo a baixo amigo !

      • Reply CATIA DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 2:59 pm

        COMPREI UM REFRIGERADOR PANASONIC 423 LT, CODIGO NRBB52PV2WA 110W NA LOJA EFACIL , MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

        PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE TRATAR DE UM VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO ENTRE A PARTE TRAZEIRA DO REFRIGERADOR POR DENTRO E POR FORA , NÃO PERCEPTIVEL E QUANDO ELE COMEÇA A FUNCIONAR MUITO ELE PODE ESQUENTAR E ENTRAR EM CURTO , FAZENDO COM QUE FUNCIONE MAL E O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL , PARA PEDIR QUE A PANASONIC ME CONTACTA-SE PORQUE EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FALAR COM A PANASONIC POR EU SÓ TER CELULAR E A PANASONIC NÃO ATENDE CELULAR E NÃO TEM UM NUMERO QUE SEJA DE ATENDIMENTO PARA QUEM, NÃO TEM LINHA FIXA QUEIRA LIGAR E RECLAMAR. SENDO QUE A LOJA EFACIL FALOU QUE PEDIRIA PARA A PANASONIC ME CONTACTAR O QUE NÃO ACONTECEU AI APOS AGUARDAR CERCA DE 10 DIAS RETORNEI PARA EFACIL SOLICITANDO UMA POSIÇÃO QUANTO AO QUE FOI TRATADO , A ATENDENTE FALOU QUE ABRIRIA UMA OCORRENCIA QUE TEVE O NUMERO 1438401E PEDIU PARA EU ENVIAR O LAUDO TECNICO ANTERIOR DO CONCERTO , ME DIRIGI A REIS POR TELEFONE E A DONA ROSA FALOU QUE NÃO PODERIA ME DAR O LAUDO TECNICO QUE EU DEVERIA PEDIR A PANASONIC , SENDO QUE ELES CONCERTARAM , MAIS NÃO DEIXARAM NADA EM MINHA CASA APÓS O CONCERTO , NEM UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU , POR NÃO TER O LAUDO FUI AO PROCON RECLAMAR , AI O PROCON PEDIU PRA EU LIGAR PRA PANASONIC E PEDIR UMA CÓPIA DO LAUDO , QUE ELES SÃO OBRIGADOS A DEIXAR UMA CÓPIA DO SERVIÇO REALIZADO , AI LIGUEI PRA PANASONIC, PEDINDO O LAUDO TECNICO DO SERVIÇO REALIZADO ANTERIORMENTE QUE VAI CONFIGURAR QUE O DEFEITO SE TRATA DE DEFEITO OCULTO A PANASONIC DISSE QUE O LAUDO TÉCNICO É PESSOAL E QUE NÃO TEM COMO ME FORNECER UMA CÓPIA, VOLTEI AO PROCON E PROCON FALOU QUE PARA CONFIGURAR O DEFEITO OCULTO TEM QUE TER O LAUDO TECNICO DO PRIMEIRO SERVIÇO QUE É OBRIGAÇÃO DA PANASONIC ME DAR, A PANASONIC NÃO PODE OMITIR O DEFEITO QUE OCORREU DA PRIMEIRA VEZ, E POR OUTRO LADO A EMPRESA QUE FEZ O SERVIÇO REIS REFRIGERAÇÃO DEVERIA TER DEIXADO UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU.
        ASSIM SNEDO LIGUEI PARA A PANASONIC NOVAMENTE DIZENDO QUE O PROCON PEDIU QUE ELS ABRISEM UM CHAMADO DE DEFEITO OCULTO PORQUE SEM LAUDO TECNICO ELES TEM QUE CONFIAR ME MINHAS PALAVRAS , SÓ QUE RECEBI COMO RESPOSTA QUE A PANASONIC , NÃO VAI DAR E SE EU QUISER PARA EU IR A JUSTIÇA CÍVIL PEDIR LAUDO E CONCERTO DO BEM, ACHO UM ABSURDO VC COMPRAR UM BEM DURAVEL QUE PAGUEI NO COMEÇO DE 2015, O VALOR DE R$ 2.538,21.
        PARA A PANASONIC PODE NÃO SER NADA PARA MIM FORAM MESES TRABALHANDO E JUNTANDO DINHEIRO PARA ADQUIRIR UM PRODUTO QUE APRESENTA ANUALMENTE O MESMO DEFEITO, O PROCON ME INFORMOU QUE DE POSSE DO LAUDO PARA EU ME DIRIGIR AO FORUM DE MINHA CIDADE E ACIONAR AS EMPRESAS , EFACIL , PANASONIC E REIS REFRIGERAÇÃO E É O QUE FAREI. SÓ QUE VOU TER QUE CHAMAR 3 ASSISTENCIAS TECNICAS PARA RELATAR O QUE ESTA ACONTECENDO PARA QUE FIQUE CLARO QUAL E´O PROBLEMA E QUANTO A REIS O TECNICO FALOU QUE ISSO É MESMO UM DEFEITGO OCULTO SÓ QUE TEM QUE IR PRA JUSTIÇA PORQUE A PANASONIC QUER VENDER , MAIS NÃO QUER RESOLVER OS PROBLEMAS DOS CLENTES MUITAS VEZES OS TECNICOS TEM QUE FAZER MAGICA UMA VERGONHA A PANASONIC LEVAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO E FAZER ISSO , PANASONIC NUNCA MAIS, QUERODEIXAR AQUI O QUE ME FOI PASSADO EPLO PROCON A PANASINIC E PARA A EFACIL QUE É SOLIDÁRIA COM A PANASONIC , O CDC E´PARA SER CUMPRIDO LEIAM.

        Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva do produto ao consumidor.

        Já no caso dos vícios ocultos, os prazos para reclamação serão os mesmo que os acima assinalados, porém, a grande diferença se dará no momento em que estes prazos começam a contar. Diferentemente dos defeitos aparentes, nos vícios ocultos a própria Lei estipula que os prazos são contados a partir do momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.

        O CDC se preocupou em fazer essa diferença, pois não se espera que um produto relativamente novo ou ainda mesmo que já usado por um certo tempo apresente defeitos. E para isso, deve o consumidor levar em consideração o tempo médio de vida útil do produto. Por exemplo, não se espera que um produto como um computador ou um tablet funcione somente por um ano (geralmente o prazo de garantia dado pelo fornecedor) e logo após venha a apresentar defeitos.

        Além disso, de acordo com o artigo 18 do CDC, no caso de o produto apresentar defeito, o consumidor pode reclamar tanto ao fabricante quanto à loja onde comprou a mercadoria, o que for mais conveniente ao consumidor, tendo em vista a responsabilidade solidária entre eles.

        Desta forma, caso o problema apresentado pelo produto seja caracterizado como vício oculto, o consumidor pode e deve reclamar, exigindo ao fornecedor que sane o vício sem qualquer custo adicional ao consumidor.

        Vale lembrar, também, que o fornecedor responde pelos vícios ocultos decorrentes da própria fabricação

  17. Reply Rodolpho janeiro 24, 2017 at 7:12 pm

    Boa noite amigos, comprei `a 02 anos uma geladeira modelo Refrigerador Inverter 02 Portas Frost Free Panasonic 435 Litros Aço Escovado – NR-BT49PV2X – sendo que faz uns 15 dias reparei que ela estava gelando cada vez menos, isso repentinamente sem nenhum motivo, chamei a autorizada e tive a triste noticia que o refrigerador estava com problemas e o custo de manutenção não vali a pena divido o elevado custo de reparo e corria o risco que ao desmontar e remontar não ficar 100% perfeita . defeito relatado pelo técnico( troca de toda a tubulação por onde passa o gás que faz o resfriamento da geladeira e talvez o motor por ter travado pela falta de gás e travado, só saberia me dizer depois que levasse o equipamento para a assistência e que teria uma garantia de 03 meses caso eu fosse fazer o serviço. e teve um momento que o técnico comentou nunca vi isso para ter dado este problema esta tubulação só pode ter sido feita de material de baixa qualidade.
    é justo um produto que é um bem durável que é para durar no minimo uns 08 anos estragar com apenas 02 anos de uso ?? Decepcionante e triste ao mesmo tempo pois vou ter que comprar um outros refrigerador em uma época que não poderia estar gastando.

    Ela pode ser linda maravilhosa cheia de recursos e economizar mais de 35% em energia mais se o produto não for durável de que me adianta????

  18. Reply José Fernando janeiro 29, 2017 at 10:49 pm

    Troquei minha geladeira frostfree Brastemp Clean que estava comigo desde 1998 e nunca deu nenhum problema e funcionava perfeitamente por uma Panasonic BT47 inox, apenas por uma questão de economia, pois a Brastemp era muito gastona. Por enquanto tudo ok com ela. Estou satisfeito.

  19. Reply Maria Luiza Marcon fevereiro 13, 2017 at 1:23 pm

    Único reparo: sem iluminação no compartimento freezer!

  20. Reply Maria Luiza Marcon fevereiro 13, 2017 at 1:23 pm

    Porque não tem iluminação no freezer?

  21. Reply CARLOS MONTEIRO DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 2:58 pm

    COMPREI UM REFRIGERADOR PANASONIC 423 LT, CODIGO NRBB52PV2WA 110W NA LOJA EFACIL , MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

    PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE TRATAR DE UM VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO ENTRE A PARTE TRAZEIRA DO REFRIGERADOR POR DENTRO E POR FORA , NÃO PERCEPTIVEL E QUANDO ELE COMEÇA A FUNCIONAR MUITO ELE PODE ESQUENTAR E ENTRAR EM CURTO , FAZENDO COM QUE FUNCIONE MAL E O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL , PARA PEDIR QUE A PANASONIC ME CONTACTA-SE PORQUE EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FALAR COM A PANASONIC POR EU SÓ TER CELULAR E A PANASONIC NÃO ATENDE CELULAR E NÃO TEM UM NUMERO QUE SEJA DE ATENDIMENTO PARA QUEM, NÃO TEM LINHA FIXA QUEIRA LIGAR E RECLAMAR. SENDO QUE A LOJA EFACIL FALOU QUE PEDIRIA PARA A PANASONIC ME CONTACTAR O QUE NÃO ACONTECEU AI APOS AGUARDAR CERCA DE 10 DIAS RETORNEI PARA EFACIL SOLICITANDO UMA POSIÇÃO QUANTO AO QUE FOI TRATADO , A ATENDENTE FALOU QUE ABRIRIA UMA OCORRENCIA QUE TEVE O NUMERO 1438401E PEDIU PARA EU ENVIAR O LAUDO TECNICO ANTERIOR DO CONCERTO , ME DIRIGI A REIS POR TELEFONE E A DONA ROSA FALOU QUE NÃO PODERIA ME DAR O LAUDO TECNICO QUE EU DEVERIA PEDIR A PANASONIC , SENDO QUE ELES CONCERTARAM , MAIS NÃO DEIXARAM NADA EM MINHA CASA APÓS O CONCERTO , NEM UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU , POR NÃO TER O LAUDO FUI AO PROCON RECLAMAR , AI O PROCON PEDIU PRA EU LIGAR PRA PANASONIC E PEDIR UMA CÓPIA DO LAUDO , QUE ELES SÃO OBRIGADOS A DEIXAR UMA CÓPIA DO SERVIÇO REALIZADO , AI LIGUEI PRA PANASONIC, PEDINDO O LAUDO TECNICO DO SERVIÇO REALIZADO ANTERIORMENTE QUE VAI CONFIGURAR QUE O DEFEITO SE TRATA DE DEFEITO OCULTO A PANASONIC DISSE QUE O LAUDO TÉCNICO É PESSOAL E QUE NÃO TEM COMO ME FORNECER UMA CÓPIA, VOLTEI AO PROCON E PROCON FALOU QUE PARA CONFIGURAR O DEFEITO OCULTO TEM QUE TER O LAUDO TECNICO DO PRIMEIRO SERVIÇO QUE É OBRIGAÇÃO DA PANASONIC ME DAR, A PANASONIC NÃO PODE OMITIR O DEFEITO QUE OCORREU DA PRIMEIRA VEZ, E POR OUTRO LADO A EMPRESA QUE FEZ O SERVIÇO REIS REFRIGERAÇÃO DEVERIA TER DEIXADO UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU.
    ASSIM SNEDO LIGUEI PARA A PANASONIC NOVAMENTE DIZENDO QUE O PROCON PEDIU QUE ELS ABRISEM UM CHAMADO DE DEFEITO OCULTO PORQUE SEM LAUDO TECNICO ELES TEM QUE CONFIAR ME MINHAS PALAVRAS , SÓ QUE RECEBI COMO RESPOSTA QUE A PANASONIC , NÃO VAI DAR E SE EU QUISER PARA EU IR A JUSTIÇA CÍVIL PEDIR LAUDO E CONCERTO DO BEM, ACHO UM ABSURDO VC COMPRAR UM BEM DURAVEL QUE PAGUEI NO COMEÇO DE 2015, O VALOR DE R$ 2.538,21.
    PARA A PANASONIC PODE NÃO SER NADA PARA MIM FORAM MESES TRABALHANDO E JUNTANDO DINHEIRO PARA ADQUIRIR UM PRODUTO QUE APRESENTA ANUALMENTE O MESMO DEFEITO, O PROCON ME INFORMOU QUE DE POSSE DO LAUDO PARA EU ME DIRIGIR AO FORUM DE MINHA CIDADE E ACIONAR AS EMPRESAS , EFACIL , PANASONIC E REIS REFRIGERAÇÃO E É O QUE FAREI. SÓ QUE VOU TER QUE CHAMAR 3 ASSISTENCIAS TECNICAS PARA RELATAR O QUE ESTA ACONTECENDO PARA QUE FIQUE CLARO QUAL E´O PROBLEMA E QUANTO A REIS O TECNICO FALOU QUE ISSO É MESMO UM DEFEITGO OCULTO SÓ QUE TEM QUE IR PRA JUSTIÇA PORQUE A PANASONIC QUER VENDER , MAIS NÃO QUER RESOLVER OS PROBLEMAS DOS CLENTES MUITAS VEZES OS TECNICOS TEM QUE FAZER MAGICA UMA VERGONHA A PANASONIC LEVAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO E FAZER ISSO , PANASONIC NUNCA MAIS, QUERODEIXAR AQUI O QUE ME FOI PASSADO EPLO PROCON A PANASINIC E PARA A EFACIL QUE É SOLIDÁRIA COM A PANASONIC , O CDC E´PARA SER CUMPRIDO LEIAM.

    Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva do produto ao consumidor.

    Já no caso dos vícios ocultos, os prazos para reclamação serão os mesmo que os acima assinalados, porém, a grande diferença se dará no momento em que estes prazos começam a contar. Diferentemente dos defeitos aparentes, nos vícios ocultos a própria Lei estipula que os prazos são contados a partir do momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.

    O CDC se preocupou em fazer essa diferença, pois não se espera que um produto relativamente novo ou ainda mesmo que já usado por um certo tempo apresente defeitos. E para isso, deve o consumidor levar em consideração o tempo médio de vida útil do produto. Por exemplo, não se espera que um produto como um computador ou um tablet funcione somente por um ano (geralmente o prazo de garantia dado pelo fornecedor) e logo após venha a apresentar defeitos.

    Além disso, de acordo com o artigo 18 do CDC, no caso de o produto apresentar defeito, o consumidor pode reclamar tanto ao fabricante quanto à loja onde comprou a mercadoria, o que for mais conveniente ao consumidor, tendo em vista a responsabilidade solidária entre eles.

    Desta forma, caso o problema apresentado pelo produto seja caracterizado como vício oculto, o consumidor pode e deve reclamar, exigindo ao fornecedor que sane o vício sem qualquer custo adicional ao consumidor.

    Vale lembrar, também, que o fornecedor responde pelos vícios ocultos decorrentes da própria fabricação

  22. Reply CATIA DA SILVA fevereiro 16, 2017 at 2:58 pm

    COMPREI UM REFRIGERADOR PANASONIC 423 LT, CODIGO NRBB52PV2WA 110W NA LOJA EFACIL , MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A

    PRODUTO FOI ENTREGUE EM 16/04/2015, SENDO QUE EM FINAL DE FEVEREIRO DE 2016 O REFRIGERADOR DEU PROBLEMA , MUITO BARULHO DENTRO DO FREZEER QUE E´NA PARTE INFERIOR DO REFRIGERADOR , E FICOU COM AS LUZES DE LED PISCANDOI, LIGUEI PRA EMPRESA EFACIL E ELES MANDARAM A PANASONIC ME ATENDER ,. FUI ATENDIDO PELA PANASONIC QUE MANDOU A ASSISTENCIA TECNICA NA MINHA CASA E FOI DETECTADO QUE DENTRO DO FRIZZER EXISTE UM VENTILADOR QUE FICA LIGADO PARA NÃO DEIXAR COM QUE CRIE GELO NA PARTE INTERNA DO REFRIGERADOR , E QUE QUANDO ELE APRESENTA DEFEITO CONFORME ME INFORMOU O TECNICO , NA MAIORIA DFAS VEZES É DEFEITO OCULTO POR SE TRATAR DE UM VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO ENTRE A PARTE TRAZEIRA DO REFRIGERADOR POR DENTRO E POR FORA , NÃO PERCEPTIVEL E QUANDO ELE COMEÇA A FUNCIONAR MUITO ELE PODE ESQUENTAR E ENTRAR EM CURTO , FAZENDO COM QUE FUNCIONE MAL E O REFRIGERADOR CRIA MUITO GELO DENTRO DELE E ACABA TRAVANDO ESTE VENTILADOR QUE FICA ESCONDIDO POR DENTRO DAS PEÇAS DA REFRIGERADOR MAIS COMO O GELO TRAVA ELE , OCORRE TAMBÉM AQUECIMENTO DOS FIOS ELETRICOS DO REFRIGERADOR OCASIONANDO A QUEIMA DAS LAMPADAS DE LED E FICA COM O PAINEL NA PORTA PISCANDO, DEPOIS DE ME RELATAR TUDO ISSO, FOI PEDIDO AS PEÇAS PARA CONCERTO E O SERVIÇO EXECUTADO DENTRO DA GARANTIA TENDO SIDO EXECUTADO PELA ASSITENCIA TECNICA REIS REFRIGERAÇÃO DE CABO FRIO, SENDO QUE O MESMO PROBLEMA RETORNOU IGUALZINHO . FIZ O MESMO PROCEDIMENTO LIGUEI PARA A EFACIL , PARA PEDIR QUE A PANASONIC ME CONTACTA-SE PORQUE EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO FALAR COM A PANASONIC POR EU SÓ TER CELULAR E A PANASONIC NÃO ATENDE CELULAR E NÃO TEM UM NUMERO QUE SEJA DE ATENDIMENTO PARA QUEM, NÃO TEM LINHA FIXA QUEIRA LIGAR E RECLAMAR. SENDO QUE A LOJA EFACIL FALOU QUE PEDIRIA PARA A PANASONIC ME CONTACTAR O QUE NÃO ACONTECEU AI APOS AGUARDAR CERCA DE 10 DIAS RETORNEI PARA EFACIL SOLICITANDO UMA POSIÇÃO QUANTO AO QUE FOI TRATADO , A ATENDENTE FALOU QUE ABRIRIA UMA OCORRENCIA QUE TEVE O NUMERO 1438401E PEDIU PARA EU ENVIAR O LAUDO TECNICO ANTERIOR DO CONCERTO , ME DIRIGI A REIS POR TELEFONE E A DONA ROSA FALOU QUE NÃO PODERIA ME DAR O LAUDO TECNICO QUE EU DEVERIA PEDIR A PANASONIC , SENDO QUE ELES CONCERTARAM , MAIS NÃO DEIXARAM NADA EM MINHA CASA APÓS O CONCERTO , NEM UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU , POR NÃO TER O LAUDO FUI AO PROCON RECLAMAR , AI O PROCON PEDIU PRA EU LIGAR PRA PANASONIC E PEDIR UMA CÓPIA DO LAUDO , QUE ELES SÃO OBRIGADOS A DEIXAR UMA CÓPIA DO SERVIÇO REALIZADO , AI LIGUEI PRA PANASONIC, PEDINDO O LAUDO TECNICO DO SERVIÇO REALIZADO ANTERIORMENTE QUE VAI CONFIGURAR QUE O DEFEITO SE TRATA DE DEFEITO OCULTO A PANASONIC DISSE QUE O LAUDO TÉCNICO É PESSOAL E QUE NÃO TEM COMO ME FORNECER UMA CÓPIA, VOLTEI AO PROCON E PROCON FALOU QUE PARA CONFIGURAR O DEFEITO OCULTO TEM QUE TER O LAUDO TECNICO DO PRIMEIRO SERVIÇO QUE É OBRIGAÇÃO DA PANASONIC ME DAR, A PANASONIC NÃO PODE OMITIR O DEFEITO QUE OCORREU DA PRIMEIRA VEZ, E POR OUTRO LADO A EMPRESA QUE FEZ O SERVIÇO REIS REFRIGERAÇÃO DEVERIA TER DEIXADO UMA CÓPIA DO QUE MINHA ESPOSA ASSINOU.
    ASSIM SNEDO LIGUEI PARA A PANASONIC NOVAMENTE DIZENDO QUE O PROCON PEDIU QUE ELS ABRISEM UM CHAMADO DE DEFEITO OCULTO PORQUE SEM LAUDO TECNICO ELES TEM QUE CONFIAR ME MINHAS PALAVRAS , SÓ QUE RECEBI COMO RESPOSTA QUE A PANASONIC , NÃO VAI DAR E SE EU QUISER PARA EU IR A JUSTIÇA CÍVIL PEDIR LAUDO E CONCERTO DO BEM, ACHO UM ABSURDO VC COMPRAR UM BEM DURAVEL QUE PAGUEI NO COMEÇO DE 2015, O VALOR DE R$ 2.538,21.
    PARA A PANASONIC PODE NÃO SER NADA PARA MIM FORAM MESES TRABALHANDO E JUNTANDO DINHEIRO PARA ADQUIRIR UM PRODUTO QUE APRESENTA ANUALMENTE O MESMO DEFEITO, O PROCON ME INFORMOU QUE DE POSSE DO LAUDO PARA EU ME DIRIGIR AO FORUM DE MINHA CIDADE E ACIONAR AS EMPRESAS , EFACIL , PANASONIC E REIS REFRIGERAÇÃO E É O QUE FAREI. SÓ QUE VOU TER QUE CHAMAR 3 ASSISTENCIAS TECNICAS PARA RELATAR O QUE ESTA ACONTECENDO PARA QUE FIQUE CLARO QUAL E´O PROBLEMA E QUANTO A REIS O TECNICO FALOU QUE ISSO É MESMO UM DEFEITGO OCULTO SÓ QUE TEM QUE IR PRA JUSTIÇA PORQUE A PANASONIC QUER VENDER , MAIS NÃO QUER RESOLVER OS PROBLEMAS DOS CLENTES MUITAS VEZES OS TECNICOS TEM QUE FAZER MAGICA UMA VERGONHA A PANASONIC LEVAR O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO E FAZER ISSO , PANASONIC NUNCA MAIS, QUERODEIXAR AQUI O QUE ME FOI PASSADO EPLO PROCON A PANASINIC E PARA A EFACIL QUE É SOLIDÁRIA COM A PANASONIC , O CDC E´PARA SER CUMPRIDO LEIAM.

    Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva do produto ao consumidor.

    Já no caso dos vícios ocultos, os prazos para reclamação serão os mesmo que os acima assinalados, porém, a grande diferença se dará no momento em que estes prazos começam a contar. Diferentemente dos defeitos aparentes, nos vícios ocultos a própria Lei estipula que os prazos são contados a partir do momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.

    O CDC se preocupou em fazer essa diferença, pois não se espera que um produto relativamente novo ou ainda mesmo que já usado por um certo tempo apresente defeitos. E para isso, deve o consumidor levar em consideração o tempo médio de vida útil do produto. Por exemplo, não se espera que um produto como um computador ou um tablet funcione somente por um ano (geralmente o prazo de garantia dado pelo fornecedor) e logo após venha a apresentar defeitos.

    Além disso, de acordo com o artigo 18 do CDC, no caso de o produto apresentar defeito, o consumidor pode reclamar tanto ao fabricante quanto à loja onde comprou a mercadoria, o que for mais conveniente ao consumidor, tendo em vista a responsabilidade solidária entre eles.

    Desta forma, caso o problema apresentado pelo produto seja caracterizado como vício oculto, o consumidor pode e deve reclamar, exigindo ao fornecedor que sane o vício sem qualquer custo adicional ao consumidor.

    Vale lembrar, também, que o fornecedor responde pelos vícios ocultos decorrentes da própria fabricação

  23. Reply Claudia Neto Paiva fevereiro 18, 2017 at 8:35 pm

    Possuo uma Panasonic BB52 em meu laboratório de pesquisa, onde guardo reagentes. É a melhor geladeira/ freezer que já tive. Agora vou comprar uma para a minha casa, pq apesar de ter uma geladeira razoavelmente nova, não é organizada e fácil de achar as coisas como essa.

  24. Reply ILHAS março 23, 2017 at 9:46 pm

    UM MODERADOR NAO CONSEGUE BLOQUEAR ESSA CHATA? CATIA DA SILVA

  25. Reply jose Doniseti março 25, 2017 at 7:09 pm

    Ha mais de três anos troquei minha Brastemp 440l por uma Panassonic, a conta de luz caiu drasticamente, não forma crosta de gelos nas paredes internas.
    Estamos muitos contentes.sou uma pessoa que reclama muito e muito exigente, ficamos felizes pela aquisição.

  26. Reply Karina Regia Lopes abril 19, 2017 at 3:07 pm

    Boa tarde,
    Pensa em uma empresa que só gosta de vender, pensa aqui esta ela Panasonic.
    Comprei uma geladeira linda ,mais de péssima qualidade não recomendo a ninguém pois pagar 3.798,00 em uma geladeira que tem uma durabilidade de 1ano e 5meses acho um pouco de mais, ai vc vai procurar uma autorizada não tem vc envia e-mail 6mese antes da porcaria da geladeira acabar de pifar ,vc não tem retorno, primeiro e ultimo produto desta marca não recomendo a ninguém.
    Fico aqui pensando em minha residência e só eu e meu marido e essa geladeira duraram um ano e seis meses imaginam se fossem mais pessoas já que seria descartável ne.
    Parabéns Panasonic por vender produtos de péssima qualidade ,produtos descartáveis

  27. Reply Lidia Hamad junho 8, 2017 at 8:18 pm

    Bem estou pesquizando informação porque quero comprar a geladeira panassonic NR-BT40BD1W 387 litro. Mas depois que eu eu vi Aqui eu sinceramente vou mudar para a Eletrolux. Comprar um eletrodomestico vai da sorte. mas caso um consumidor tenha a ma sorte de comprar um aparelho que apresenta defeito. a Eletrolux tem uma acistencia muito boa. não deixa ninguém a ver navio. como esta Panasonic. Eu tenho um residencial e tenho 3 geladeira panassonc 260 litro. uma apresentou defeito na borracha. quando descobri o problema faltava somente 10 dias para terminar a garantia. como moro em Itapoá e a assistencia é de Joinville. paguei o deslocamento da cidade. R$ 70,00. eles vieram fizeram o laudo e deram uma copia e disse que assim que recebia a borracha da fabrica viria trocar. vieram apos 20 dias. Já tinha passado a garantia. mas como foi feito o loudo na garantia não precisei pagar a troca da porta que seria R$. 600.00. isso é importante o poz venda. e pelo que eu entendi a panasonic não tem pos venda. vou comprar a Eletrolux porque o pos venda deles pra mim e pra minha irmã do MS. foi nota 10.

  28. Reply Hélia Bastos julho 3, 2017 at 11:45 pm

    Acabei de comprar na cor evox a BT 47. Estava descida comprar a Consul viva bem, mas o vendedor insistiu tanto dizendo que era melhor da Panasonic Mas agora me preocupei.Volto para falar da minha experiência, só espero que seja boa.

  29. Reply fabio julho 5, 2017 at 6:10 pm

    A minha esta com um barulho horrivel, com apenas 8 meses de uso. Nao me respondem o email….Alguem sabe o fone exato para reclamar?

  30. Reply Adilson julho 21, 2017 at 7:30 pm

    Panasonic é muito top, sonho de consumo, comprei uma bt42 depois de muita analise, quando liguei ela fez um ruido chato depois de esquentar passou, sempre tive uma eletrolux dc47 e nunca deu problema, aliás geladeira de todas as marcas, algumas irão dar problema, infeliz daquele q acontece, a brastemp e a eletrolux sao as campeãs de problemas, mas sao as q vendem mais, agora parti para a panasonic, silenciosa e econômica, pode comprar q é top!!!!!

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