Qual a melhor cadeira para auto? | Bebês e Crianças!

As cadeiras e assentos para automóveis são lei para crianças menores de 10 anos. Com o código de transito apoiando o uso deste equipamento, uma grande variedade de modelos surgiu no mercado.

Além disso, conforme o bebê ou a criança cresce, é necessário trocar o modelo ou simplesmente realizar adaptações.

Como este é pode ser um tema um pouco complicado e fica difícil saber qual é o melhor modelo de cadeira para auto em cada um dos casos, elaboramos um guia que serve para cada uma das idades.

Abordaremos também algumas das funcionalidades que você precisa ficar de olho para não acabar gastando em excesso ou colocar em risco a vida das crianças.

Vamos lá?

Características para ficar de olho

 

Facilidade de instalação: a maioria dos assentos até 4 anos já acompanha uma base de plástico que serve para que o assento seja acoplado no carro. Com isso, você pode, através de uma chave rápida, desacoplar a cadeirinha e utilizá-la como “cesto”.

É possível também comprar uma base adicional e deixá-la posicionado em outro carro!

Cicadeira-para-auto-chicco-21670-MLB7537417834_122014-Onto de cinco pontas: o cinto de cinco pontas é o que há de melhor em segurança. Nele, são utilizados uma cinta para ombro, uma de cada lado da coxa e uma cinta no meio das pernas. Este tipo de cinto também possui mais opções de ajustes.

Ajustes variados e simples: Conforme sua criança cresce, vão sendo necessárias adaptações no tamanho do assento, como ele fica preso em seu carro e na forma em que o cinto se prende à criança.

Se cada mudança for complicada, o incomodo será grande. Equipamentos de qualidade permitem que você faça ajustes nas correias, suportes e no cinto pela frente do assento, sem precisar virá-lo ou levantá-lo.

Materiais de fácil limpeza: Crianças e bebês andam de mãos juntas com a sujeira. Seja por comer em cima do assento ou problemas com enjoo, uma boa dica é ficar de olho em materiais que ajudam na limpeza. Modelos destacáveis e que são capazes de serem lavados em máquinas são as melhores opções.

Proteção contra impacto lateral: Alguns modelos de assentos para auto possuem laterais especiais que dissipam energia em impactos. Eles são mais comuns em modelos até 4 anos e servem para proteger a cabeça e o corpo do seu bebê. Se você puder pagar um pouco mais por esse tipo de proteção, vale a pena!!


Até 1 ano

Recém-nascidos ou crianças de 13kg ou 1 ano, devem utilizar assentos completos em formato de cesto, também chamados de burigotto ou bebê conforto. O equipamento deve estar virado para a janela traseira e o assento deve possuir uma leve inclinação.
Esta posição foi determinada com a premissa de proteger o bebê de ferimentos na coluna cervical durante algum tipo de acidente.

Este tipo de assento é onde mais vale que o equipamento possua uma base capaz de ser acoplada e desacoplada, para uso como “cesto”. Fique de olho nesta funcionalidade!!

bebe-conforto-burigotto-touring-seBurigotto Touring SE

A burigotto é uma conhecida marca de assentos para recém nascidos. O Modelo Touring SE possui estrutura em plástico leve e resistente, cinto de segurança com protetor acolchoado para os ombros. Ele já vem com capota removível para proteger seu bebê em locais fora do carro e também ja acompanha uma alça de apoio. Infelizmente, o equipamento não acompanha o suporte para carro, mas trabalha com instalação simples através do cinto de 3 pontas.


De 1 até 4 anos

Crianças com até 4 anos ou peso entre 9 e 18kg devem utilizar uma cadeira de segurança voltada para a frente do carro. O uso adequado é na posição vertical e no banco de trás.

Neste tipo de assento, a base removível não é mais tão importante, mas a redução de impacto lateral continua importante. Como o seu filho passará um grande período utilizando este equipamento, o cinto de 5 pontas e acessórios que permitam maiores opções de ajustes é o que você deve procurar.

Uma boa dica é ajustar todos os cintos com a folga de um dedo e posicional o clipe peitoral do cinto de cinco pontas na altura da axila da criança. Com isso, ela provavelmente ficará confortável.

qual a melhor cadeira para auto

Voyage G1

O Voyage G1 é uma cadeirinha para automóvel que possuí 2 opções de altura de reclínio. Ele já conta com cinto de segurança de 5 pontos, e fivela de engate rápido.

Protetores acolchoados nos cintos tornam o equipamento bastante confortável. Além disso, o equipamento foi aprovado pelo INMETRO.


De 4 a 10 anos / < 1,45metros

As crianças com peso entre 18 e 36 kg ou que correspondem aproximadamente a idade de 4 a 10 anos de idade devem sentar em um assento de elevação preso no banco traseiro com cinto de três pontos. O assento elevado vai permitir com que ela tenha altura para poder usar o cinto de três pontos.

Existem diversos modelos de assento que vão desde 9kg ( a classificação anterior ), utilizam cintos de 5 pontas e se transformam em assentos conforme a sua criança cresce e passa a utilizar o cinto de 3 pontas do próprio carro.

cadeira-de-automovel-prime-baby-security-azul-9-ate-36-kgPrime Baby Security

Este modelo de cadeira de automóvel é exatamente o que comentei acima: ela começa com um sistema de cinto de cinco pontas, vai se adaptando conforme o crescimento da criança e se torna uma base modificável que passa a ser usada para elevar a criança e possibilitá-lo a usar o cinto de 3 pontas.

Além disso, o cinto de 5 pontas do equipamento possui 5 regulagens diferentes e com material acolchoado para aumentar o conforto. Uma boa pedida para todos os gostos!


Fontes: 

  • http://www.babycenter.com/0_how-to-buy-an-infant-car-seat_5754.bc?showAll=true
  • http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL180653-9658,00-VEJA+QUAL+E+O+ASSENTO+IDEAL+PARA+SEU+FILHO.html
  • imagem: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/cadeira-para-auto-chicco-21670-MLB7537417834_122014-O.jpg

adescolhaseguratv
Nenhum Comentário

    Deixe seu Comentário!