Qual é o melhor roteador wireless? | Análise

Com o uso cada vez maior de dispositivos móveis (tanto de tablets e smartphones como de notebooks), aumentou também a necessidade por internet móvel de maior alcance e qualidade.

Por isso, o mercado de roteadores cresceu bastante no mercado caseiro.

Roteadores com maior potência, número de antenas e incremento de funcionalidades começaram a aparecer em preços competitivos e o que era um produto de fácil escolha (“é só pegar um que funcione”), se tornou uma escolha complicada.

Por conta disto, elaboramos um guia rápido com os melhores modelos para cada tipo de utilização!

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!

 

COMO ESCOLHER?

 

O tamanho e o layout da sua casa afetam diretamente a performance do seu equipamento. Se sua casa tem muitas paredes ou mais de um andar, dificilmente um equipamento simples suprirá suas necessidades. Se a maioria dos seus usos está concentrado em um único comodo, provavelmente você não precisara comprar um equipamento muito potente.

 

802.11n ou 802.11 ac? Single band ou Dual Band?

O mercado de equipamentos wireless vem mudando bastante nos últimos anos, e padrões de equipamentos como o 802.11b e 802.11g (que trabalham na banda de 2.4Ghz)  já estão ficando ultrapassados.

O padrão de mercado atualmente são equipamentos 802.11n, que trabalham tanto com bandas 2.4Ghz como banda de 5Ghz, que está presentes em novos equipamentos que possuem a tecnologia 802.11AC, que utiliza apenas a banda de 5Ghz.

Atualmente, até por conta de preço e adaptabilidade, a melhor opção é a utilização de modelos 802.11n, que possuem banda dupla, conseguem se adaptar tanto a equipamentos antigos como novos e é claro, estão com preços mais em conta!

Potência

Os modelos de wireless vão desde 150MB até 1900MB, e apesar de possuírem velocidades irrealistas para 99% do planeta, ajudam a ter um “cheiro” da capacidade do equipamento, já que ele não irá melhorar a conexão com a internet que já temos. Essas velocidades, no entanto, refletem a capacidade de divisão de arquivos entre a rede interna e importam bastante se você precisa fazer streaming, partilhamento de arquivos entre outros.

Para casas maiores que 60 metros quadrados, tente modelos com mais de 1 antena ou velocidades de pelo menos 300MB.

ANÁLISE DE MARCAS E MODELOS

 

1ª Parte

Atendimento (ReclameAqui)

Para entender um pouco as características de cada marca, começamos nossa análise comparando quais são as notas de atendimento de cada uma delas no site ReclameAqui, que consolida diversos tipos de reclamações e intermedeia a resolução dos problemas.  Se o seu problema for resolvido ( ou não), você pode dar uma nota para a marca. Essa é a nota que utilizamos aqui.

No geral, todas as marcas estão muito próximas, tanto em número de reclamações quanto na nota geral, que fica entre 6 e 7, uma nota boa e que geralmente representa uma taxa de “voltaria a comprar” de 60% a 70%,  outra métrica da plataforma.

A única marca que não respondia solicitações pela plataforma é a Linksys, que possui um atendimento no próprio site e por telefone.

 

2ª Parte

Comparação de Modelos

Para nossa análise de modelo, fomos atrás dos equipamentos mais vendidos e comparamos quais foram as avaliações dos usuários, seu preço e algumas configurações para você ter uma ideia de qual equipamento que se adapta melhor a você.

qual-o-melhor-roteador-wireless

 

MELHORES MODELOS

qual-o-melhor-roteador-wireless-tp-link-dir-610O “basicão” mais bem avaliado!

D-Link DIR610 e 615

Se você está precisando de um roteador simples para ser utilizado em casa e está com o orçamento apertado, o D-Link DIR610 é provavelmente a melhor opção. Com uma velocidade máxima de 150MBs a única diferença entre os dois modelos é a presença de uma antena externa de 5dBi no 610 e duas antenas no dBi615 – o equipamento conta com uma instalação rápida e um design novo bastante interessante.

 

 

roteador tp link n750Custo benefício para muitos usuários

TP-Link WDR 4300

Apesar de não ser tão bem avaliado, o  WRD4300 é um roteador de banda dupla que trabalha com 750MB de taxa de sinal.

Esse equipamento é focado para locais onde existem bastante usuários, já que tem uma tecnologia que subdivide o sinal de forma igualitária para todos os usuários da rede. Ele também possui três antenas ( que ajudam a melhorar a potência do equipamento) e 2 entradas de USB para diferentes aplicações.

O WRD 3500, por sua vez, é um roteador de 2 antenas e com velocidade menor, de 450MB.

 


 Quer algo um pouco mais potente?

DLink DIR809

qual-melhor-wireless-dir-809Apesar de não estar em nossa análise, o Dir809 é um novo modelo da Dlink com uma ótima configuração.

Ele conta com opção Dual Band, tecnologia 802.11 AC e é claro 750MB de velocidade.  Além disso, ele conta com 3 antenas de 5dBi.

Se você está procurando um modelo um pouco melhor sem pagar muito por isso, o DIR 809 é uma ótima opção!!


 

Outra opção de Modelo Barato!

roteador-wireless-linksys-e900Linksys E900

Com o linksys E900, a ideia é instalar e começar a usar o quanto antes, já que ele vem com um sistema de instalação prático Cisco Connect. Não tem muito o que falar dele, já que é um equipamento bastante “clean”. Com seus 300MB, este equipamento será o necessário para ser usado em uma casa de tamanho médio. Além disso, o design dele, sem antena, é muito interessado.

 


Potência para empresas e grandes locais

roteador tp linkTP LINK Archer C8

Descrição do Produto: O Roteador AC TP-Link Archer C8 é provavelmente um dos equipamentos mais potentes que você encontra no mercado destinado a consumidores finais ( e não empresas). Ele já utiliza tecnologia 802.11AC e possui velocidade de transferência de dados na rede interna de de até 1.75Gbps (1.3Gbps para a banda de 5GHz e 450Mbps em 2.4GHz).

O equipamento possui também a tecnologia beamforming, que reconhece cada dispositivo conectado e envia o sinal diretamente em suas direções para maior eficácia da rede. Outro ponto importante é a presença de duas portas USB para conexão com impressoras ou servidor FTP.

 


Para empresas que precisam de nuvem:

roteador dlin dir 645D-Link DIR 868L

Se você precisa armazenar arquivos e dividi-los entre algumas pessoas na sua empresa, o DIR 868L pode ser uma ótima opção. Com uma velocidade de transmissão até 1750MB, ele ganha disparado de todos os outros equipamentos, e possibilita um grande número de equipamentos a serem utilizados em conjunto.

Este equipamento também utiliza tecnologia wireless 802.11ac (que possibilita tal velocidade) e trabalha com o smart beam, que prioriza a utilização do wireless para locais onde detecta aparelhos.

Este é outro equipamento bastante bem avaliado e que tem o único problema de ser mais caro. Felizmente, ele é perfeito para quem tem uma empresa e precisa de um equipamento que supra a necessidade de 15 a 20 usuários em conjunto.

 


Fontes:

  • http://www.consumerreports.org/cro/wireless-routers/buying-guide.htm
  • http://www.digitaltrends.com/computing/wireless-router-buying-guide/

 

adescolhaseguratv
23 Comentários
  1. Reply Adriano Lima outubro 10, 2015 at 3:15 am

    Excelente, linguagem clara e realmente tira a dúvida do leitor… Parabéns!

    • Reply escolhasegura outubro 10, 2015 at 10:38 am

      Adriano, obrigado! Que bom que conseguimos ajudar, um abraço!

  2. Reply Lady Salieri outubro 13, 2015 at 10:22 am

    Finalmente, depois de procurar uns 300 sites na internet, achei um que realmente tenha tirado minhas dúvidas. Parabéns à equipe por postar conteúdos que interessam numa linguagem acessível =D

    • Reply escolhasegura outubro 13, 2015 at 11:38 am

      Que bom que conseguimos te ajudar! Atingimos nosso objetivo!
      Um Abraço!

  3. Reply Robson Aguiar janeiro 22, 2016 at 6:43 pm

    Até q enfim apareceu uma pessoa q fala nossa língua e entenda do assunto.

  4. Reply Orlando Souza janeiro 30, 2016 at 5:53 am

    Excelente postagem.

    Linguagem de facil entendimento.

  5. Reply Michel Imme março 22, 2016 at 10:03 am

    Gostei das explicações. Desculpe o amadorismo, mas pelo que entendi, devo trocar meu roteador DI 524 da D Link (150), instalado no térreo, pelo….. (WRD 3500…um roteador de 2 antenas e com velocidade menor, de 450MB. Se você não precisa de aplicações pesadas – linha copiada do texto acima).

    Minha casa tem dois andares, um PC e 4 smartphones; dos 3 quartos no andar superior, apenas um pega o sinal da net e meio lerdo. a minha net tem 10 mega…

    Dessa forma, acho que posso desistir de comprar um repetidor de wifi. é isso? vale a pena ter 15/20 mega?

    agradeço resposta.

    • Reply escolhasegura março 22, 2016 at 10:26 am

      Michel, um equipamento com melhor velocidade e maior número de antenas provavelmente melhorará o alcance do seu wifi se comparado com seu DI524. O complicado é que cada caso é um caso e se você tiver muitas paredes e elas forem grossas nem isso pode resolver – é questão de teste mesmo. O repetidor é um pouco mais barato e também ajuda a melhorar o sinal, mas se ele já for fraco não é de grande ajuda.

      Eu troquei minha internet recentemente para um modelo mais rápido (100mb) e a própria empresa trouxe um modem com wifi de melhor qualidade – então essa é uma opção também – liga para a empresa e vê se consegue um modem melhor que já tenha wifi ou coisa do tipo.

  6. Reply Diógenes março 28, 2016 at 8:33 pm

    Moro em uma casa duplex, onde o modem da operadora (50 MB GVT), fica no 1o. andar, proximo a escada. Tenho uma área no terréo, onde tenho uma tv que uso com cromecast, e o sinal está um pouco precário. Pensei em colocar um roteador, para melhorar o sinal. O roteador seria colocado em local bem proximo a escada, com pouco bloqueio, e o sinal do roteador até a área (10 metros), só teria uma janela de vidro.

    Neste caso terei melhoria do sinal na minha area de diversão ?

    • Reply Cristiano julho 5, 2016 at 11:49 am

      Oi, então, você até terá sim, mas adicione uma antena de recepção pra esticar a transmissão.

  7. Reply Guilherme março 31, 2016 at 3:33 pm

    Melhores dicas que encontrei até agora. Parabéns

    • Reply escolhasegura março 31, 2016 at 10:53 pm

      valeeeeeeu!

  8. Reply mara trindade maio 18, 2016 at 8:23 pm

    Maravilha! Precisamos de mais sites assim!

  9. Reply Rodrigo maio 19, 2016 at 10:52 am

    E tem-se comercializado roteadores simples, mas com potência de hardware de 700mW, 1.000mW… Isso seria o que faltava para cobrir distâncias maiores? Se não, favor explicar.

  10. Reply Leonardo Martins maio 26, 2016 at 11:50 am

    Excelente matéria, ajudou bastante. Parabéns!

  11. Reply PAMELLA junho 23, 2016 at 9:36 am

    Muito bom !! Até eu entendi!

  12. Reply Anderson julho 3, 2016 at 12:52 pm

    Gostei do aprendizado….

  13. Reply Gustavo julho 4, 2016 at 10:19 am

    Atualmente tenho em casa um roteador wireless 802.11n. Como o sinal está caindo muito, penso em trocar por um com a nova tecnologia wireless 802.11ac.
    Vale a pena ? Ela é compatível com todos os equipamentos que utilizo na tecnologia mais antiga ? Utilizo repetidores com tecnologia 802.11n, posso configura-los para repetir o sinal com a tecnologia 802.11ac ?

  14. Reply elke julho 9, 2016 at 1:12 am

    oi eu estou faz tempo pesquisando qual melhor roteador para comprar , mas estou em dúvida ainda em qual comprar , me indicaram da cisco e outro da intelbras até agora a da intebras de todos que pesquisei ro saiu 100 por cento de boa qualidade em tudo o de 300 mb de velocidade , então eu tenho somente 4 comodos da casa e fico mais no quarto qual vc me indica de bom barato e de qualidade?

    • Reply escolhasegura julho 10, 2016 at 9:48 pm

      dá uma olhada no D-LINK 809 (Nota de avaliação 9,6 – Velocidade Máxima de 750mb e preço médio abaixo dos R$200) = http://oferta.vc/seuk

  15. Reply Rodolfo agosto 16, 2016 at 2:05 pm

    Excelente, linguagem clara e realmente tira a dúvida do leitor… Parabéns! (2)

  16. Reply Pedro H. setembro 16, 2016 at 3:15 pm

    Olá, primeiramente parabéns pelo post, muito esclarecedor e muito útil.
    Em segundo lugar, dandonuma pesquisada no mercado, achei com frequência o modelo da Tp Link TL-WR840N, você saberia me dizer qual a diferença entre ele e o Tp Link TL-WR841ND? Eu qual tem melhor alcance e melhor custo benefício? Obrigado!

  17. Reply Marlio outubro 24, 2016 at 11:35 am

    comprei esse modelo da d-link, ele ta bom para residência?

    Roteador D-Link DIR 822 AC 1200Mbps Dualband 4 Antenas externas 5dBi

Deixe seu Comentário!