Qual Melhor Aspirador de Pó? | Guia de Compras

A tarefa de aspirar a casa pode parecer um processo bastante penoso e pode se tornar pior se você optar por um equipamento ruim ( digo por experiência própria!) ou que não se adeque ao seu tamanho (vamos falar um pouco disso mais para a frente).

Digo isso porque a verdade é que economizar na hora de comprar um aspirador de pó só te trará dor de cabeça e é claro, dor nas costas (literalmente!).

O problema é: com tantos modelos no mercado, como saber qual é o melhor aspirador de pó?

Para te ajudar, trouxemos informações sobre como escolher o seu modelo de aspirador de pó, quais são as características que você tem de ficar de olho na hora de escolher o seu modelo e é claro, algumas dicas de modelos que são bem avaliados pelos consumidores – tudo para facilitar sua vida.

Também temos um vídeo!

Se você prefere me ver falando um monte ao invés de ler, nós também temos um vídeo que contempla grande parte do que foi falado aqui!

Se você no entanto, só está procurando os melhores modelos, confira a lista no final do post!

 

COMO ESCOLHER SEU ASPIRADOR

#1. QUANTAS VEZES VOCÊ VAI ASPIRAR?

Alguns de nós simplesmente não temos o tempo necessário para ficar aspirando a casa todo dia, e as vezes nem temos tempo para realizar uma boa limpeza mais do que uma vez por semana (não vale ficar se enganando só para atrasar a limpeza!). De qualquer forma, para fazer uma boa escolha na hora de comprar um aspirador de pó, você tem de ser bem sincero e analisar a sua periodicidade de uso, e é claro, o tamanho da sua casa.

Porque? Se você precisa limpar diariamente ou em dias alternados, por exemplo, um modelo de vara leve é a melhor opção já que a o local não estará tão sujo assim.

Se você limpa uma vez por semana ou mais, é melhor procurar por um modelo vertical, com uma vasilha maior e com um motor mais potente para sustentar todo o percurso.

#2. VERIFIQUE OS ESPAÇOS

Existe outro ponto de atenção que nós nem sempre nos damos conta: o espaço dentro de casa.

Dar uma olhada na sua casa antes de sair para comprar um aspirador de pó é essencial. Primeiro, você precisa checar as tomadas. Como elas estão divididas? São apenas 110v ou existem tomadas 220v? Estão todas funcionando? Você precisará limpar o quintal? Todas essas perguntas ajudarão a definir o tamanho mínimo do cabo de alimentação do seu equipamento. 

Outro ponto de extrema importância é checar o espaço que você tem para guardá-lo. Não adianta comprar um modelo incrível que você esconde dentro do box quando a visita chega para eles não tropeçarem. Ah, e se lembrem sempre que os acessórios também ocupam espaço!

#3. QUANTA POTÊNCIA VOCÊ PRECISA?

A sucção, junto com a ação ciclônica – que atrai a poeira e partículas para dentro da máquina – são os fatores mais importante na hora de escolher um aspirador de pó eficaz.

O fluxo de ar e agitação, ou a capacidade de o aspirador de pó para penetrar e remover a sujeira das fibras do tapete, bem como a capacidade de filtrar – que mede quanto dos detritos são expulsos de volta – tudo tem a ver com sucção.

acessórios aspirador de poProcure por motores entre 1100 a 1600 w para uso residencial. Para uso profissional, considere valores acima destes. Para equipamentos portáteis, 600W já são uma boa qualificação para definir se o equipamento vale a pena ou não.

#4. OUTRAS CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS

A primeira coisa que você tem de olhar quando olha um aspirador de pó são os tipos de bocais que acompanham o equipamento.  Outro ponto bastante importante é perceber como que a vara está saindo do centro do aspirador.

Se você utiliza carpetes ou tapetes, fique ligado se o modelo possui uma escova de giro, capaz de pentear através de fibras para extrair detritos.

Modelos sem fio são ótimo se você estiver limpando grandes espaços, mas certifique-se que o modelo tem um tempo de execução longo o suficiente. Uma média boa  para se procurar são equipamentos com 40 minutos de duração de bateria.

Outro ponto interessante é a capacidade ou não de aspirar água. Modelos de com saco geralmente ficam de fora desta categoria.Se você não tem ideia se o seu equipamento atual é capaz de aspirar água, uma boa opção é transformá-lo com esse vídeo do Manual do Mundo, que vai ajudar você a não ferrar com o seu modelo.

MODELOS

Modelos Verticais

Os modelos verticais são aqueles onde a base do equipamento é a que realiza a aspiração. Eles são menos potentes, justamente porque sua área de ação é maior. A grande vantagem destes modelos é que eles são altamente manobráveis e possuem grandes espaços de armazenamento, que os permitem limpar grandes locais e permanecer operando por longos períodos.

Modelos Horizontais sem Saco

Os modelos horizontais são o tipo mais conhecidos de aspiradores, já que são bastante comuns nas casas brasileiras. Eles normalmente possuem o equipamento central e trabalham com um cano expansível e diferentes bocais para alcançar diferentes locais e necessidades.

Os modelos sem saco são equipamentos maiores (como você pode ver na foto ao lado), mas que possuem o diferencial de não fazer você se preocupar com troca de sacos – que pode ser uma dor de cabeça às vezes.

Na maioria dos casos, você sequer precisa tocar no cano ou no equipamento para fazer a limpeza, já que são instalados botões que abrem a portinhola e permitem você despejar os resíduos em um lixo.

qual melhor aspirador de poModelos Horizontais com Saco

Os modelos horizontais que utilizam sacos são capazes de te deixar menos exposto às partículas quando você joga-las fora (alérgicos, esta é a opção para vocês!!!). Estes modelos são usualmente menores e menos potentes do que os equipamentos sem saco e podem perder ainda mais poder sucção conforme o saco fica cheio, então é bom ficar atento.

Atualmente, esse é o tipo de aspirador de pó que mais possui modelos e que apresenta mais inovações (já que a concorrência é maior). Ele serve bem para casas pequenas.

Modelos Portáteis

Outro tipo de modelos bastante útil são os portáteis, que podem ter fio ou não. Eles são muito usados para pequenos locais, em carros ou para aspirar sofás, camas e outros objetos que precisem de maior mobilidade. Eles são bem baratos e quebram um galho, mas nunca compre este modelo se você precisar limpar o chão.

Em casos como este, você precisaria varrer todo o chão, reunindo a sujeira e só depois usar o aspirador para sugá-los. Apesar de parecer prático, você não estará ganhando muito em praticidade.

Vassoura Elétrica

Recentemente, começaram a aparecer alguns modelos de vassoura elétrica no mercado. Basicamente, elas são iguais aos modelos portáteis, com adições de diferentes bocais e um suporte que os permite serem usados em pé. Eles podem trabalhar com bateria ou ligados na energia elétrica (neste caso, sempre opte por equipamentos com alimentação via tomada!)

MELHORES MODELOS

Electrolux EasyBox

 Horizontal sem Saco  

O Easy Box é provavelmente um dos aspiradores mais vendidos atualmente. aparelho possui 1600W de potencia que pode ser regulada, Filtro em Hepa que consegue reter até 99,5% das impurezas do ar, recipiente transparente para comportar toda a sujeira sugada, onde o mesmo pode ser lavado quando necessário.

Ele ainda conta com regulador de potência e indicador de recipiente cheio.


PRÓS:
  • Custo-Benefício
  • Aviso de recipiente Cheio;
  • É possível lavar o recipiente;
CONTRAS:
  • Não recomendado para quem tem alergia por conta de não utilizar saco coletor;
  • Aspira apenas pó;
  • Sem opção de voltagem dupla;

Eletrolux NAN11

 Horizontal COM Saco  

O NAN11 é uma nova e ótima opção de aspirador para aqueles que preferem a utilização de equipamentos com saco – o que é muito bom para alérgicos.

O equipamento conta com um indicador de que o saco está cheio e o preço de reposição de 3 sacos é de uma média de R$15, ou R$5 cada um. Os usuários comentam que o cabo poderia ser maior e que o equipamento é um pouco mais barulhento do que outros modelos, mas isso não sobrepõe a sua capacidade de aspirar, que foi bastante reconhecida.


PRÓS:
  • Mais barato do que o modelo anterior – bom custo benefício para lugares pequenos!
  • Recomendado para quem tem alergia;
CONTRAS:
  • Menor potência;
  • Aspira apenas pó;
  • A potência fica ainda menor conforme o saco está muito cheio!

 

Eletrolux Boss Hand

 Modelo Portátil  

O Boss Hand é provavelmente o melhor custo benefício entre os aspiradores de pó portátil (eu mesmo tenho um e recomendo para todo mundo).

Como ele trabalha sem saco, é fácil fazer uma limpeza rápida e despejar a sujeira em poucos minutos. Além disso, ele possui cabo de 3m que te permite trabalhar indefinidamente. Talvez você precisa de mais cabo para melhorar o uso do equipamento, mas pelo preço, você pode abrir mão de gastar um pouco com uma extensão.


PRÓS:
  • Portabilidade;
  • Funciona com na tomada – pode ser usado indefinidamente;
  • Custo-Benefício
CONTRAS:
  • Cabo curto (3 metros);

 

Electrolux FlexS

 Modelo Horizontal sem Saco  

 Pó e Água  

 O FlexS é uma ótima opção para quem precisa de um equipamento com opção de sucção de água e um reservatório maior ( neste caso, ele consegue armazenar 7litros de poeira e até 14 litros de água). Com uma potência de 1400w e opção de sopro, este é um equipamento bastante usual pro dia-a-dia de uma casa, até porque acompanha diversos acessórios e 3 bocais. o custo benefício do equipamento também surpreende.


PRÓS:
  • Grande reservatório ( 7 Litros);
  • Função Sopro;
CONTRAS:
  • Tamanho ;
  • Sem opção de voltagem dupla;

 

 

Britânia Dust Off

 Vassoura Elétrica  

Como nem sempre o equipamento mais caro é o melhor, este britânia se tornou unanimidade com os consumidores, batendo equipamento mais caros, como os modelos ergorápido da eletrolux, que tem problemas com a sua bateria.

Este modelo conta com 1,2 litros de armazenamento e até 4,5 metros de cabo. Já conta com acessório para cantos, escova e acessório para pisos e carpetes.


PRÓS:
  • Funciona com na tomada – pode ser usado indefinidamente;
  • Custo-Benefício
CONTRAS:
  • Baixa potência

 

 

adescolhaseguratv
39 Comentários
  1. Reply Thais setembro 23, 2015 at 6:47 pm

    Boa noite
    A página é muito boa, mas gostaria de saber onde eu encontro no produto, no caso a vassoura elétrica, o Watts de ar, visto que eles colocam só os Watts comuns e como fala na reportagem seria muito bom se fosse 200 Watts de ar. Caso eles não coloquem os Watts de ar qual seria a outra sigla seria e qual a numeração?
    Atenciosamente
    Thais

    • Reply escolhasegura setembro 24, 2015 at 9:43 am

      Thais, tudo bem? Realmente é complicado encontrar valores de sucção, vazão de ar e etc. Alguns produtos tem a informação e outros não tem. Para vassouras elétricas, que são basicamente um aspirador portátil acoplado em uma vara, 600W de potência são suficientes e dificilmente você encontrará um equipamento com mais que isso, então se está de olho em um equipamento com essa potência, pode comprar! =D

  2. Reply Rafael setembro 29, 2015 at 5:10 pm

    Olá pessoal! Primeiramente, gostaria de parabenizar pela página!

    Estou procurando um aspirador para limpar meu sofá e tapete. Gostaria de fazer a limpeza em média 1 vez por semana. De acordo com as dicas de vocês, o que se encaixa no meu perfil é o modelo horizontal com saco. Achei bem legal este que vocês indicaram da Eletrolux. Queria saber se é muito difícil achar os sacos para comprar.

    Abraço!

    • Reply escolhasegura setembro 29, 2015 at 7:32 pm

      Rafael, tudo bem?
      Que bom que gostou!
      Sobre os sacos, é bem fácil de achar e bem barato, dá uma olhada: http://oferta.vc/l7Z8.
      Senão quiser comprar na americanas, no próprio site da Eletrolux dá para comprar: http://loja.electrolux.com.br/kit-com-3-sacos-p-berry-csebe-csebe/p

      • Reply Rafael setembro 29, 2015 at 8:27 pm

        Valeu, obrigado pela resposta.
        Você saberia dizer quantos sacos já veem no aspirador?
        Outra coisa… você saberia indicar algum aspirador horizontal sem saco com especificações e preço parecidos com este?

        Abraço!

        • escolhasegura setembro 30, 2015 at 9:40 am

          Rafael,

          Se não me engano o aspirador já vem com 2 sacos, depois você pode ir comprando o pacote com mais 3 sacos que sai R$15,00.

          Sobre o equipamento horizontal sem saco, dá uma olhada neste outro modelo da eletrolux: http://oferta.vc/l9UQ . Ele se mantém na mesma faixa de preço e tem bastante reviews positivos, pode ser uma boa opção se você não quer gastar tanto com o modelo da black & decker.

          O filtro também precisa ser trocado com o tempo, e se você tentar lavá-lo para aumentar a durabilidade, vai ficar com um cheiro horrível de queijo, independente do modelo ou marca (experiencia própria, hahahah!), então dá uma olhada no manual o que você pode fazer ou não, ok?

  3. Reply Luciana outubro 6, 2015 at 12:13 pm

    Olá! Adorei as dicas para a escolha de um modelo de aspirador de pó! Estou pensando em comprar um portátil para fazer uma limpeza diária rápida na sala de brinquedos do meu filho. Gostaria de saber se esses modelos portáteis aspiram bem o chão e fiquei um pouco confusa com a indicação de potência: você fala em 600w como uma boa referência e o ELETROLUX BOSS HAND que você recomendou tem 100w, ele dá conta do recado mesmo? Obrigada!

    • Reply escolhasegura outubro 6, 2015 at 4:36 pm

      Luciana, tudo bem?

      O Boss Hand é um equipamento muito bom, mas não dá para você ficar passando ele no chão. Quer dizer, em questão de potência até dá, mas suas costas vão reclamar bastante, tanto pelo tamanho da boca do equipamento (que vai fazer você perder um tempão) quanto pela necessidade de se agachar ou ajoelhar para passá-lo.
      O que eu faço com ele (foi a minha escolha para limpezas rápidas) é passar uma vassoura no comodo e usá-lo para aspirar o “bolo de sujeira”, assim evito ter de ficar me inclinando ou me ajoelhar para chegar nos cantos. Uso ele bastante para sofás, estofados e tapetes (nesse caso não tem jeito, tem de ajoelhar) e ele funciona bem, mas não dá para ficar utilizando em lugares grandes.

      Espero ter ajudado!

  4. Reply MATHEUS MENDONCA outubro 6, 2015 at 10:14 pm

    Boa noite

    Favor qual dos dias você indica: o A4V da Black&Dercjer ou o Eletrolux easy box.
    Quero para limpeza de casa e de estofados…
    Apesar de um ser mais potente em W os são muito recomendados…
    Obrigado

    • Reply escolhasegura outubro 7, 2015 at 3:19 pm

      Matheus, o EasyBox é uma boa opção se você está procurando um equipamento sem saco. Os dois funcionam bem para casas e estofados.

  5. Reply Sandra outubro 7, 2015 at 11:20 am

    Gostaria de saber se essa vassoura elétrica dá conta, minha casa é pequena e precisamos para juntar pó e cabelos no chão ,vc acha que p isso funciona lega?

  6. Reply Íris outubro 21, 2015 at 8:55 am

    Olá. Gostei do artigo e do vídeo. Para minhas necessidades o que melhor se encaixa é o Dust Off da Britânia. Pesquisando na net encontrei o de 100V com 600W mas parece que vem com menos acessórios do que o de 220V que é com 650W. Poderia me ajudar dizendo as principais diferenças entre eles, por favor?

  7. Reply Ana Paula Teodoro Borba novembro 4, 2015 at 4:26 pm

    Olá. Gostaria de um aspirador para limpeza de estofados e carpetes, de acordo com as dicas de vocês o que mais se encaixa é o eletrolux berry. Porém não gostei da questão do saco de lixo, pois tenho medo de depois n encontrar no mercado para comprar. Tipo pararem de fabricar. Qual outro modelo de aspirador indicado?

    • Reply escolhasegura novembro 5, 2015 at 5:46 pm

      Ana Paula, tudo bem?
      Uma boa opção de equipamento sem saco é o Eletrolux Easy Box. Dá uma olhada nele no link abaixo e vê se atende suas necessidades:
      http://oferta.vc/nvMT

  8. Reply Kamila Oliveira novembro 11, 2015 at 5:56 pm

    Ola! Muito bom o site, parabens!!!
    Gostaria de alguma indicaçao de aspirador de po para casa – aspirar sofa, cortinas – e carro, porem algum que nao fizesse tanto barulho, se possivel. Grata!

  9. Reply k novembro 26, 2015 at 7:02 am

    Infelizmente os dados mais úteis para comparar desempenho de aparelhos não é amplamente divulgada por fabricantes. Dados como fluxo de ar (em litros por segundo), velocidade do ar (em metros por segundo) ou poder de sucção (em pascal). E para nível de ruído, decibéis.

  10. Reply Jaqueline novembro 29, 2015 at 12:45 pm

    Ola adorei as dicas da pagina…
    Estou procurando um aspirador para meu apartamento que o piso e madeira como tenho animais domesticos tenho que manter ele bem limpo para não aparecer pragas. Estamos na duvida qual o mais eficiente para essa tarefa…
    Obrigada

  11. Reply Elaina novembro 29, 2015 at 5:24 pm

    Estou fazendo pesquisa para adquirir um aspirador de pó para facilitar a limpeza de minha casa. è pequena, mas meu tempo é muito curto. Limpar só uma vez por semana.
    Sendo assim, parabenizo está página, pois me foi muito útil para escolha na hora da compra.
    Muito obrigada!

  12. Reply Alessandra dezembro 29, 2015 at 9:56 am

    Olá, achei ótimas as dicas!
    Qual a melhor opção para aspirar embaixo dos móvéis? Moro em apartamento e o espaço não é grande.
    Obrigada!
    Alessandra

  13. Reply Marcelo janeiro 18, 2016 at 3:59 pm

    Não encontro o Berry em lugar algum. Tem outro que seja semelhante a ele. Tem um vice-campeão na sua lista?

  14. Reply Melissa fevereiro 14, 2016 at 10:26 am

    Oláá, muito boa as dicas e já compreendo melhor sobre aspiradores!! Contudo tenho uma pergunta, vou começar a morar sozinha e pretendo aspirar os sofás e o chão dia sim e dia não ( pois tenho uma akita que solta muito pelo), e tenho muita dor nas costas , será que uma vassoura elétrica é a melhor solução?? Obrigada e parabens

  15. Reply Katiarezende março 12, 2016 at 5:22 pm

    Olá gostaria se saber qual é o melhor aspirador ja que meu filho e eu somos alérgicos. Que o aspirador apenas para aspirar meus tapetes que são leves e pequenos e o sofá tb.
    Bjo

  16. Reply Patricia Pires Vaz março 13, 2016 at 12:15 am

    Gostaria de saber qual o melhor aspirador para uma área de 350 metros de carpete sendo este bem espesso. Demora normalmente 1 hora aspirando .

  17. Reply Lucynara abril 11, 2016 at 2:07 pm

    Boa tarde parabéns pelo site. Muitos esclarecimentos porém me faltou uma opção: um aspirado de pó que não use saco, com potencia adequada para limpar tapetes e sofá e que seja BIVOLT existe??? onde posso encontrar qual relação custo beneficio?? Grata

  18. Reply Fernando VAN WOENSEL abril 22, 2016 at 9:39 pm

    Gostaria de saber se o Electrolux Air Speed foi levado em conta na avaliação. Me pareceu bem melhor que o Boss (o dobro de potência) e com algumas funcionalidades a mais, vendido basicamente pelo mesmo preço…

    • Reply escolhasegura abril 25, 2016 at 7:35 am

      Fernando, não chegamos a analisar o air speed. Vou dar uma olhada nele e comparar, quem sabe não entra aqui também.
      Um abraço!!

  19. Reply Ana maio 1, 2016 at 1:33 pm

    Olá! Muito bacana as informações! Mas fiquei na dúvida em qual comprar! Preciso de um aspirador que aspire pelo do meu cão que está caindo muito. Tenho o Neo da Eletrolux e não está resolvendo. Qual seria o mais indicado com maior sucção? Obrigada

  20. Reply Lílian maio 9, 2016 at 7:15 pm

    Olá, amei o site, que veio bem a calhar nesse momento de dúvida cruel: ambos os aspiradores sem saco, ambos com filtro HEPA e os dois com mesmo nível de ruído (84db). Um bem mais pesado, mas com potência de 1600w e fio mais longo (5m). O outro com potência de 1200w e fio de 3m, porém com tecnologia ciclônica e mais levinho. Electrolux Easybox ou Smart? E agora??? Ajuda aí, por favor!…

    • Reply escolhasegura maio 11, 2016 at 8:23 am

      Lilian, tudo bem? Então.. o legal é pensar quantas vezes você vai aspirar por semana e por quanto tempo. Se a frequência de limpeza é grande e os espaços também são grandes você vai cansar mais de ficar puxando um equipamento mais pesado. Se você passa 1x por semana e sua casa é pequena, o de 1600w não é problema por ser mais pesado. E quanto ao fio, se precisar usa uma extensão.

  21. Reply Cassia carvalho maio 15, 2016 at 8:53 am

    Olá gostei muito das dicas queria q vc me tirasse uma dúvida, minha casa é grande e preciso de um aspirador para limpeza geral em minha casa e para os carros tbm , olhei um da eletrolux modelo gt3000 de 1300wts , então estou com uma dúvida cruel qual a melhor opção?

  22. Reply Wellington Rogério maio 25, 2016 at 8:37 pm

    Boa noite! Finalmente um site de imensa utilidade. Estou há tempos procurando e pesquisando um aspirador de pó para o apartamento que posui 160 m2 e com espaços de falsas paredes de gesso que não são laváveis, como os dois banheiros. Eu fiquei na dúvida ainda, para saber se o aparelho vai suportar tanta limpeza. Você acha que o Electrolux Easybox pode ser melhor para limpeza pesada e facilita o serviço pela ação ciclônica, por não ter filtro etc, ou o Flex, por aspirar água e ser mais bruto para espaços grandes (e não consegui entender se ele necessita de saco coletor descartável ou não)? Preciso muito dessa ajuda! De qualquer modo, parabéns mais uma vez!

  23. Reply Leda Soares maio 28, 2016 at 4:53 pm

    Gente! Eu tenho uma vassoura elétrica e adorei. Não preciso baixar muito, ela tira toda pororoca, cabelos. Agora queria uma que passe pano molhado? Vocês conhecem?

    • Reply Flávia Gonçalves junho 2, 2016 at 12:06 am

      qual a sua vassoura elétrica? Trabalha só com fio ou tem bateria?

  24. Reply Flávia Gonçalves junho 2, 2016 at 12:05 am

    Olá! Eu preciso de um aparelho para substituir o mop na limpeza diária. Preciso portanto de um sem fio, de preferencia que tenha um de mão pequeno destacável para limpar os cantos. Quais as opções?

  25. Reply Karen junho 20, 2016 at 3:24 pm

    O aspirador easybox que aparece na reportagem quebra super rápido, o meu durou 6 meses, e olhando sites de reclamação vi que queimar o motor em menos de 1 ano é um problema recorrente, portanto fiquem alertas, a electrolux não é mais a empresa séria de anos atrás.

  26. Reply Celle julho 13, 2016 at 9:43 pm

    Você não falou dos aspiradores verticais…

  27. Reply Rute julho 15, 2016 at 6:27 pm

    Adorei as dicas! Acho que o horizontal com saco seria ideal para mim. Sou alérgica à poeira e a pelos (mas tenho gato pq gosto muito hehehe) e meu cabelo costuma cair muito. Quanto tempo em média recomenda-se trocar esse saco?

  28. Reply Simone Barreto dos Santos Souza agosto 10, 2016 at 11:10 am

    Olá, adorei as dicas, estou pensando em comprar o modelo da Eletrolux ERG12, voce conhece esse modelo, tem alguma referencia para me dar ?

Deixe seu Comentário!