Qual o melhor capacete de moto? | Guia e melhores modelos

Você está a procura de um capacete de moto e não tem ideia de qual é o melhor ou de como escolher um que dê conta do recado??

Não dá para brincar na hora da escolha de um capacete para moto! Por isso, elaboramos o maior guia do escolha segura (até o momento) embasado com diversas fontes de informação especializada sobre o tema. Vamos lá?

“A escolha do capacete certo pode salvar sua vida naqueles 30 segundos onde tudo acontece. A escolha do capacete errado pode tornar sua vida miserável depois de uma inesperada ocorrência naquela volta de 10 minutos. ” ~RevZilla.


1. Escolha o tamanho certo

Pode parecer besteira, mas comprar um capacete que se adequa a sua cabeça é o ponto mais importante na hora da sua escolha. Em um acidente, vale muito mais estar com um equipamento adequado ao seu corpo e de qualidade mediana do que um super capacete que não encaixa bem em você.

Além disso, no dia-a-dia, equipamentos que não se adequam corretamente a você podem ser um transtorno, já que pontos de pressão excessiva ou barulho excessivo são um dos problemas mais comuns e que produzem grandes dores de cabeça.

Fonte: RevZilla

1.1. Qual é a forma da sua cabeça?

Basicamente, existem três tipos de cabeças: o oval longo, oval intermediário e oval redondo. A maioria dos capacetes de qualidade já possui peças intercambiáveis que permitem que sejam adaptados para cada tipo de cabeça, enquanto os mais baratos são basicamente no formato oval redondo.

Para descobrir qual é a forma da sua cabeça não existe muito segredo: ou utilize um espelho ou peça para outra pessoa olhar sua cabeça de cima e dar um veredito. Se você for um oval longo ou oval redondo, certamente saberá na hora!

Se estiver em dúvida quanto ao formato, provavelmente deve estar localizado no oval intermediário.

1.2. Qual é o tamanho da sua cabeça?

A forma mais fácil de descobrir qual é o tamanho da sua cabeça é medir a circunferência da sua cabeça logo acima de suas sobrancelhas com uma fita métrica. Com essa informação, você será capaz de fazer um cruzamento de informações com o capacete que deseja comprar. Algumas marcas podem ter formas um pouco menores ou maiores, então é importante fazer testes ou ler análises de outras pessoas para ter certeza.

Para ter certeza do tamanho, verifique se o capacete não esta exercendo pressão demais ou se está deixando que sua cabeça se mexa livremente. 

Existem diversas tecnologias e opções de capacete que se adaptam a diversos tipos de cabeça – existem alguns com peças intercambiáveis ou com bombas de ar, que permitem melhor regulagem.

O capacete deve ficar um pouco livre acima das sobrancelhas e ligeiramente apertado nas suas bochechas. Lembre-se de que equipamentos novos são um pouco apertados no início, mas laceiam com o tempo (só não deixe estar incomodo)

A MXparts, site especializado sobre o tema,  elaborou a imagem abaixo para facilitar o processo de medição:

Fonte: MxParts

Outro ponto importante é: se você estiver com problemas para se adaptar ao capacete e decidir fazer mudanças em casa, perderá a garantia do seu equipamento, então é bom pensar antes!! 

2. Escolha seu modelo

Bem, agora que você já sabe qual deverá ser o tamanho e o tipo do seu capacete, está na hora de encarar os diversos modelos que existem no mercado atualmente. Cada um deles tem diferentes usos e características. A ideia é que você escolha o tipo que se adequa mais as suas necessidades.

2.1 Turismo / Face inteira

capacete turismoOs capacetes para turismo são o tipo mais comum do mercado e possuem diversas categorias de preço e de qualidade. Você encontrará desde capacetes simples que acompanham motos de baixo valor como equipamentos com design e materiais futuristas, que provem grande quantidade de segurança.

Este modelo funciona bem para qualquer tipo de uso. 

Este modelo de capacete normalmente enfrenta viagens de longas distancias e precisa ser bom em diversos fatores. Pontos a serem olhados são o balanço, a ergonomia e a redução do som, já que um pequeno incomodo pode crescer conforme mais tempo é dispendido utilizando o capacete.

Outro ponto bastante importante é a ventilação do equipamento, que deve estar no topo do capacete, seja pela redução de barulho como pela diminuição do vento direto no rosto.

 Melhores Modelos 

Shoei Neotec Matt – ONDE COMPRAR

Norisk FF389 – ONDE COMPRAR

Zeus 3000a –  ONDE COMPRAR


capacete tres quartos2.2. Três quartos

Capacetes de três quartos são modelos abertos que cobrem apenas a sua cabeça, deixando livre o seu rosto. Apesar da maior liberdade e da sensação de vento no rosto, o grande problema deste equipamento é a falta de proteção ocular. Além disso, encontros indesejados com pequenos animais podem ocorrer.

Para resolver isso, já existem alguns capacetes três quartos que acompanham viseira, que diminuem os malefícios do equipamento. Com isso, podemos focar nos seus benefícios: uma bom aumento da área de visão e boa capacidade de comunicação.

bot-descontech

 Melhores Modelos 

Shark Evoline – ONDE COMPRAR


2.3. Modular / Articulável / Escamoteável

modular capaceteOs modelos modulares cresceram bastante nos últimos anos por conta da versatilidade que eles provém (você tem varias opções de nomes para chamá-lo também!). Desenhados para ter como diferencial a mobilidade da proteção facial, eles são capazes de permanecer com cobertura facial completa ou serem utilizados como capacetes de face aberta, ou capacetes três quartos.

A mobilidade da peça inferior do capacete não só permite mais opções de uso como facilita vestir o equipamento, se comparado com os capacetes de face inteira. Existem modelos onde a peça é apenas móvel, enquanto em outros, é possível retirar a peça completamente.

Infelizmente, estes modelos tem a tendencia de serem mais pesados que os modelos demonstrados anteriormente, e como ele não é inteiramente selado, possui uma taxa de ruído bem maior do que os modelos de face inteira. Além disso, vento e chuva são bons inimigos para uma boa volta.

 Melhores Modelos 

Norisk FF370 – ONDE COMPRAR


capacete-moto-off-road2.5 Corrida / Off-Road

Capacetes de corrida são desenhados para usos extremos, sendo geralmente, bastante leves e confortáveis sem sacrificar a segurança do equipamento. Utilizam-se de materiais como fibra de carbono entre outros compostos. A grande questão deste tipo de capacete é prover um equipamento de segurança que não atrapalhe – tanto no visual como no físico ( dores, incômodos e etc).

Para isso, esses equipamentos trabalham com ótima ventilação, largas viseiras e uma compensação de segurança na altura da boca. A redução de barulho, no entanto, fica para trás, já que não é um fator critico no esporte.

 Melhores Modelos 

Capacete Agv Ax-8 ONDE COMPRAR

Fox V1 Race  ONDE COMPRAR


3. Verifique a certificação de segurança

selo_inmetro-capaceteO primeiro ponto de segurança que devemos estar atentos é que o uso de capacetes três quartos só é recomendado para curtas distâncias e a velocidades moderadas. Se você precisa pegar uma rodovia ou fazer viagens longas, utilize um equipamento que cubra toda sua face, seja ele um modelo de turismo ou escamoteável.

Depois, é necessário checar se o capacete está bem afivelado. Para isso, existem dois tipos de feixe: a cinta jugular – que normalmente vem com um sistema de engate rápido – ou o sistema de anel duplo. O anel duplo, apesar de mais trabalhoso de afivelar e desafivelar é mais seguro e não tem o risco de abrir durante um acidente.

Por fim, é importante checar se o capacete está dentro da norma NBR7471 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que confere dimensões, peso e qualidade e certificação do INMETRO.

Ps: Fique atento à falsificações do selo em equipamentos de baixa de qualidade.


4. Outros pontos de atenção

4.1 Forro

Pode parecer besteira focar dar uma grande importância para o forro de um capacete, mas não é! Esta é a parte que estará em contato direto com sua cabeça, e se você ficar incomodado com ele, andar de moto será um pé no saco.

Um forro de qualidade deve possuir vedação e cuidados especiais na região em torno da orelha, para que ela não se machuque, mas também não deve ser excessivo a ponto de se tornar incomodo. Outro ponto interessante é que dependendo da qualidade do forro, ele é capaz de se adaptar mais facilmente a sua cabeça e ficar confortável e menos tempo. Outro ponto bastante importante é que um bom forro deve ser um tecido que deixe a pele respirar, e se houver algum tipo de suor, deve ser capaz de absorve-lo.

4.2 Materiais

Quando você considera os materiais de um capacete não dá para abrir mão de qualidade por preço, ou você “pagará o preço”. Os materiais externos devem ser bastante resistentes ao mesmo tempo que leves, para não dificultar seu uso. Para isso, uma combinação de Kevlar, fibra de carbono ou plásticos de fibra composta são a melhor opção.

Os materiais do interior do equipamento, no entanto, devem ser capazes de absorver e dispersar a energia de impacto, sendo que várias camadas de poliestireno ou EPS são a melhor opção.

4.3 Peso

O peso de um capacete é vital, principalmente se você faz longas viagens de moto ou passa muito tempo utilizando-a. Ele não deve ser pesado a ponto de colocar pressão excessiva em sua cabeça e pescoço, ou você terá dores constantes.

O capacete mais leve atualmente é o Airoh Aviator 2.1 Carbon, com 890 gramas, mas a verdade é que eles está MUITO fora curva. Modelos de 1,5kg já são leves o suficiente para não incomodar, enquanto equipamentos com mais de 2.2kg podem ser um problema para você.


Fontes:

  • http://www.helmetadvisor.com/types-of-motorcycle-helmets/
  • http://www.revzilla.com/motorcycle-helmet-guide
  • http://motoclube.com/artigos/como-escolher-capacete-para-moto
  • https://www.mxparts.com.br/blog/saiba-como-escolher-o-capacete-de-moto-ideal/
  • http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2014/02/21/capacete-a-seguranca-comeca-ao-escolher-certo/
  • http://www.webbikeworld.com/motorcycle-helmets/motorcycle-helmet-shapes.htm

bot-descontech

1 Comentário
  1. Reply Alex Matos novembro 9, 2017 at 1:37 pm

    Parabéns pelas dicas, acertar no capacete é fundamental para segurança e conforto.

Deixe seu Comentário!