Qual o Melhor Microondas do Mercado? | Guia de Compras


Atualmente, a velocidade e as funcionalidades inteligentes, que são cada vez mais comuns em modelos mais baratos,  andam de mão juntas para transformar o microondas em um segundo forno. Novos sensores automatizam o processo de aquecer comida muito além da usual pipoca ou do café com leite.

Mas com esse aumento de possibilidades, também fica mais complicado realizar uma boa escolha, principalmente se você não tem ideia para o que usará o seu equipamento. 

Você irá encontrar, em modelos mais novos, uma nova lista de opções e funcionalidades antes não imaginável para um utilitário como o microondas. Configurações pré-programadas, banco de dados com receitas interativas, funções de grill, modos de cozinhamento rápido e até mesmo opções para fazer bolos.  A partir de um certo ponto, é importante que você fique atento se está pagando mais apelas pelas funcionalidades ou se há aumento da potencia de aquecimento ou descongelamento, que é a funcionalidade principal deste equipamento.

 

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!


Que Características Considerar?

Tamanho

Como comentei anteriormente, você precisa saber exatamente qual é o espaço que você possui para colocar o seu microondas. Sabendo o seu limite, é hora de entender qual é a quantidade de comida a ser aquecida aqui. Um padrão bem simples é: considere 18-20 litros para uma família de 4 pessoas e acrescente 2 litros para cada novo membro.

Potência

Microondas de médio e grande porte são normalmente classificados em 850 a 1.200 watts; fornos compactos, a cerca de 600 a 800 watts. Mais watts normalmente significam mais poder para cozinhar. Se você tem o costume de utilizar o equipamento regularmente, tente optar por uma versão com mais de 850 watts, mas diferenças de 100 watts não importam muito.

Sensor

Alguns microondas mais recentes possuem um tipo de sensor que mede, a partir do vapor emitido pelo alimento, o momento em que o alimentos está pronto, prevenindo que ele esteja mal esquentado ou queimado. Esse tipo de funcionalidade é muito usual e extremamente importante para aqueles que usam o microondas como forma de trabalho. Se não pesar muito em seu orçamento, opte por um equipamento com essa característica.

Teclas de atalho

Os Microondas antigos tinham apenas um ajuste automático para pipocas e algum outro alimento. Atualmente,  existem diversas outras configurações que ajudam no dia-a-dia, tal como aveia, macarrão, guisado, e grãos, bem como configurações para aquecer ou descongelar.

Isso elimina a necessidade de se preocupar com configurações de tempo e de energia; basta pressionar o botão apropriado. Estas são funcionalidades bastante interessantes, mas questione-se se realmente irá usá-las, senão estará apenas gastando dinheiro à toa.

Bandeja vs. Prato rotatório

Um forno de microondas deve manter os alimentos em movimento para que ocorra um aquecimento uniforme. A maioria dos micro-ondas têm um prato giratório que faz o movimento de rotação. Alguns modelos substituíram a plataforma giratória com uma bandeja retangular que desliza de um lado para o outro. Um prato alongado é muito grande para girar poderia caber em uma bandeja deslizante.

Opções de Limpeza

Considere comprar equipamentos que possuem pratos removíveis, bem como tampas de proteção. Só quem possui microondas antigos sabe o quão sujo eles conseguem ficar.

 

QUAL É O MELHOR MODELO AFINAL?

Para descobrir quais são os melhores fizemos nossa típica análise de 3 principais modelos. Atendimento, avaliação dos usuários e preço.

como-funciona-nossa-analise

 

1ª Análise

ATENDIMENTO

Para a primeira análise vamos usar a análise do reclameAqui, uma página onde você pode reclamar se tiver algum problema com produtos e tentar resolver diretamente com a marca. A nota que vocês estão vendo aqui é a média entre essas análises.

O segmento de microondas não contam com tantos concorrentes quando alguns outros como tablets. A LG domina a nota do reclameAqui, seguida pela brastemp e consul – que possuem a mesma nota por serem da whirlpool. A Electrolux fica na lanterna.

qual-melhor-microondas-nota-reclameaqui


2ª Análise

CONFIGURAÇÃO E AVALIAÇÃO

qual-melhor-microondas-comparacao-de-equipamentos

Para a segunda análise, selecionamos 13 dos equipamentos mais vendidos. A primeira informação que obtivemos, foi a capacidade útil do interior do equipamento, se ele possui grill e qual é a sua potência.

Por fim, temos dados do inmetro, que refletem o Consumo no modo de espera em kWh/mês) –, e a eficiência energética, que no geral indica quanto da energia é realmente transformada em calor. Uma taxa acima de 54% recebe nota A. – ah, esse dado foi feito com base em equipamentos com 127v e a única que não tinha informação era a Midea.

Em análise realizada em 2014, a Proteste definiu o modelo mais bem avaliado como o  Brastemp BMS45, o Electrolux MEF28, que não está na lista, e que ficou em segundo lugar.

O Electrolux Ponto Certo é o mais bem avaliado pelos usuários e possui uma configuração bem mediana. O Panasonic Dia a Dia posui uma das melhores eficiências energéticas junto com o Philco PME25, mas consome bem menos. Por esse motivo ele se torna uma boa opção para quem topa ter um modelo de apenas 12 litros de capacidade útil.

O brastemp BMT 45 é o equipamento com maior espaço interno útil, bem como com a função grill, mas é o mais gastão não está funcionando, gastando mais de 2,4 kW por mês parado!


3ª Análise

MODELOS INDICADOS

 

Custo Benefício – Consul CM020

qual-melhor-microondas-consul-cm020O CM020 foi o equipamento que apesar de não ter a melhor nota ( ficou em 2º lugar por pouco! ) é o modelo com melhor custo benefício – já que tem um preço na faixa dos R$300.

Ele conta com 10 litros de espaço interno e 11 níveis de potência diferentes, que servem para os mais variados tipos de comida.

Outro ponto alto deste equipamento é o seu design- é possível conseguir um equipamento em cinza (simulando inox) por um preço muito mais baixo! Ótima opção para os mais variados casos!

 


micro-ondas-panasonic-nn-st254w-21l-brancoEconomia de Energia  – Panasonic Dia a Dia

O Panasonic Dia a Dia é um modelo que além de uma nota bastante alta de avaliação dos usuários se sobressai frente aos outros microondas por ter um baixo custo energético quando em stand-by, bem como a maior eficiência energética entre todos os modelos analisados.

Se você é uma pessoa preocupada com os gastos energéticos e a eficiência dos seus equipamentos, este modelo possui um espaço interno de até 12 litros, bem como 5 opções pré-programadas e um design em branco que não deixa nada a desejar.


 

microondas brastemp ativeTamanho e Grill – Brastemp BMT45 E BMS45

O Brastemp Ative! é um microondas de bancada com capacidade para 30 litros (25 litros de espaço interno e um design em inox bastante interessante.

Ele acompanha o Smart Food, um sistema com regulagens pré-configuradas e capacidade de realizar pequenas alterações de modo fácil, ajudando você a chegar no ponto correto com qualquer receita.

A função gratinar e a facilidade de uso desse equipamento são os seus diferenciais.

 

 


1 Comentário
  1. Reply evelyn janeiro 20, 2017 at 9:35 am

    Bom dia a minha dúvida é em relação ao interior do microondas, faz alguma diferença se ela for inox?

Deixe seu Comentário!