TV 3D vale a pena? | Análise

Comprar uma TV 3D pode parecer uma boa pedida, mas temos de pensar bastante antes de fazer uma escolha, principalmente se não queremos acabar gastando excessivamente.

Vale comprar uma TV 3D?

Como tecnologia 3D é relativamente nova em equipamentos caseiros, possuimos algumas limitações que a tornam uma decisão de comprar ou não tal funcionalidade um pouco mais complicada.

A primeira das limitações é o preço, que é maior nos equipamentos 3D.

O segundo problema é a limitação dos equipamentos associados a sua TV. É preciso que seu DVD tenha a tecnologia e que o filme que você está assistindo, por exemplo, também possua a tecnologia para que tudo funcione de acordo.

No caso de provedores de TV, você pode acabar tendo de adquirir planos diferenciados que contenham programação em 3D. No fim, você tem de ficar bem atento para todo o grupo de itens relacionados que está comprando para não acabar vendo o mesmo filme sempre!

Em contrapartida, equipamentos com opção de tela 3D não possuem nenhuma configuração inferior a equipamentos 2D, só adições. delas é o preço maior dos equipamentos com tal funcionalidade.

OS TIPOS DE 3D

É importante entendermos que as TVs 3D trabalham com os mesmos sistemas utilizados em tvs de tela plana comuns. A única diferrença é utilização de 2 imagens sobrepostas ao mesmo tempo, que permite a sensação de 3D. Para isso, as TVs tiveram de melhorar sua capacidade de processamento, bem como otimizar o uso dessas 2 imagens em simultâneo.

Como estamos trabalhando com telas pequenas e com uma taxa de brilho menor, não é possível utilizar óculos simples como nos cinemas. Por conta disso, dois tipos de tecnologias de 3D. São elas:

3D Ativo

How 3D Active Shutter works for 3D TVs

O 3D ativo é uma tecnologia que fica transformando cada lente do óculos do transparente para o opaco para que você consiga ver apenas uma imagem por vez. Como a velocidade é bastante rápida, você acaba vendo uma imagem só com profundidade. ( Como na imagem ao lado)

Essa tecnologia é chamada de Ativa porque os óculos necessitam de baterias para serem utilizadas e porque eles controlam de forma direta o que cada olho está vendo. Estes equipamentos devem ser sincronizados perfeitamente com a TV.

Estes são equipamento mais caros e que podem causar algum tipo de enjoo em certas pessoas.

Se a televisão possuir uma taxa de atualização de 240hz, a transição fica pouco perceptível.

 

3D PASSIVO

How Passive 3D works for 3D TVs or theater

O 3D passivo é uma tecnologia mais próxima da utilizada nos cinemas ( é até possível utilizar óculos de cinema com este tipo de tv).

A diferença aqui é que invés de mostrar uma imagem por vez, a televisão mostra duas imagens silmutâneas – uma nas linhas horizontais e outra na vertical.

Cada lente do óculos possui um filtro diferente que faz com que você veja apenas uma das imagens.

Este tipo de equipamento é muito mais barato, já que não requerem bateria.

O único problema desta tecnologia é a redução da resolução aparente para um olho só. Em uma TV de 1080p, por exemplo, você terá uma resolução de 540p por cada olho. Isso não influencia tanto na qualidade geral, mas é claramente uma resolução menor do que a versão ativa!

bot-descontech

 

3D Ativo

3D Passivo

Óculos

Relativamente pesados, necessitam de baterias e são mais caros. Os óculos são leves, bem mais baratos e não precisam de baterias.

Imagem e Qualidade

É possível enxergar em resolução completa (1080p), no entanto, a imagem fica um pouco mais escura por conta das lentes que bloqueiam a luminosidade durante a fragmentação da imagem.

Procure por equipamentos com taxa de atualização de 240hz para reduzir o ruído da imagem.

A resolução é cortada pela metade (1080p se transforma em 540p) conforme a cada lente polariza as linhas de pixels para cada um dos olhos. Com essa tecnologia, perde-se um pouco de brilho e resolução.

Preço

O preço da televisão é muito parecido com a tecnologia passiva, o único problema é quando você precisa comprar novos óculos. O preço da televisão é muito parecida com as de tecnologia ativa, mas os óculos adicionais são mais baratas.

Melhor Custo Benefício

Samsung UN40J6400

smart-tv-led-full-hd-40--3d-samsung-un40j6400-2-oculos-tela-slim-3-usb-4-hdmiEsta televisão possui tecnologia 3D ativa, uma resolução full HD de 1080p e 40 polegadas. O equipamento já vem com 2 óculos padrão e uma taxa de atualização de 240hz e processador quad core,  que ajuda bastante na hora de rodar um filme em 3D. Ele também já conta com tecnologia de smart TV e wi-fi.  Tudo isso junto com um preço bastante interessante faz com que essa seja um dos melhores custo benefícios de tv 3D.


Fontes:

  • http://www.ebay.com/gds/Should-I-Buy-a-3D-TV-or-a-2D-High-Definition-Set-/10000000177630719/g.html
  • http://www.cnet.com/news/active-3d-vs-passive-3d-whats-better/
  • http://www.euronics.co.uk/buyers-guides/3d-televisions
  • http://www.rtings.com/tv/learn/3d-tvs-active-3d-vs-passive-3d

bot-descontech

Nenhum Comentário

    Deixe seu Comentário!