Depois de testar as fritadeiras comum e a conectada da Philips Walita, chegou a hora de aumentar o desafio, digo, a capacidade. Essa aqui é a Philips Walita Essential XL Conectada, a maior e mais cara dessa linha. O que ela tem de diferença para a de tamanho menor? Eu te conto depois da vinheta!
Philips Walita Essencial XL Conectada RI9280
- Capacidade: 6,2 L
- Potência: 2000 W
- Profundidade: 40,3 cm
- Largura: 31,5 cm
- Altura: 30,7 cm
- Peso: 5,5 kg
- Timer máximo: 60 minutos
Eu gosto de lembrar que se você chama fritadeira sem óleo de airfryer, a responsabilidade é da Philips Walita.
A marca foi a primeira a trazer esse eletrodoméstico e, principalmente, a primeira a falar sobre a tecnologia de cocção, com o ar circulando em alta velocidade através de um ventilador e uma resistência, e isso faz com que o alimento “frite” mesmo sem óleo.
E por muito tempo essa tecnologia foi praticamente exclusiva da marca, e ela cobrava bem caro pelas suas fritadeiras. No entanto, surgiram outras competidoras, que passaram a fazer airfryer mais baratas. E quase tão boas quanto as da Philips Walita.
Ou seja, os competidores forçaram a empresa a mudar a abordagem das suas fritadeiras. Não dava mais para manter os preços lá no alto, se outras marcas conseguiam fazer tão bem quanto a Philips Walita.
Então, essa nova linha que a gente está testando aqui no canal representou uma mudança de posicionamento. A marca cortou algumas coisas, reduziu o preço e entregou uma família de produtos que custa menos de R$ 1.000, com atributos bem parecidos com o de outras concorrentes.
Construção e design
Olha, eu poderia simplesmente repetir tudo que eu já disse sobre a Philips Series 5000L. Isso porque elas são praticamente idênticas na construção. Ela tem toda a base arredondada, e sua construção é feita em polipropileno brilhante, nesse acabamento black piano.
Eu comentei no review da Series L que eu achava o polipropileno mais resistente na Philips Walita, mas me enganei, porque duas semanas de testes e uma rodada de gravações aqui no EscolhaSegura já foram suficientes para deixar as primeiras marcas na fritadeira.
Isso reforça minhas críticas ao material. Como eu sempre digo nos reviews de airfryer, o polipropileno pega marcas de dedo com facilidade e os arranhões ficam bem visíveis. Eu prefiro plástico preto fosco, por dar mais durabilidade. As marcas não aparecem com a mesma facilidade.
Mas se for pra ser polipropileno, eu prefiro o branco. E sabe por que? Porque a minha primeira airfryer da marca, que hoje está na casa da minha sogra, é branca e até hoje parece nova.
Reclamação feita, deixa eu voltar para construção. Ela é toda preta, apenas o logo da Philips Walita fica em branco no topo. Logo abaixo fica o painel touchscreen, que é basicamente o mesmo da Series 5000L.
Antes de falar dele, vale fazer um parênteses, porque existe uma outra fritadeira XL da Philips Walita que não é conectada. E a única diferença estéticas entre elas é que o painel da não conectada não tem o símbolo de Wi-Fi. Agora você já sabe.
Voltando para o display, deixa eu dar mais detalhes. A tela tem boa definição, é fácil enxergar os menus e o toque na tela é muito responsivo. Você encosta no comando e ela obedece na mesma hora.
As informações de tempo e temperatura ficam centralizadas no topo dessa tela, e variam de 80º C a 200º C, com temporizador de até 60 minutos.
Tem os comandos de mais e menos para cada um desses e luzes indicadoras para tempo, temperatura e Wi-Fi, que definem o nome de airfryer conectada dela.
Abaixo deles ficam todas as pré definições, como frango, carne, peixe, bolos e o botão liga/desliga que também inicia ou interrompe os preparos.
Tem também um botão de manter aquecido, que é muito importante. Serve para aquele momento que você termina o preparo, mas acontece algo que não permite que você almoce naquela hora.
Espaço interno e cesto
Falei da construção idêntica, mas o que muda da Series 5000L para a XL é o tamanho. Essa aqui tem cesto com capacidade total de 6,2 L, e capacidade útil de 4,6 L.
E esse aumento de capacidade impacta diretamente no tamanho dela, que é bem maior, e na sua potência. São 30 cm de altura por 31,5 cm de largura e profundidade de 50 cm. Ela pesa 5,5kg e tem potência de 2000 W.
Ter essa potência significa diretamente que ela é melhor que os outros modelos? Não exatamente, porque a gente está falando de outra relação entre potência e capacidade. Ela precisa ser mais forte para, em tese, dar conta de preparos maiores.
E ainda na construção, tem uma coisa que eu sempre vou sentir falta dos modelos antigos da Philips Walita, que é o cesto feito com fundo de metal trançado, que, pela minha experiência, deixa o preparo mais rápido, já que é menos obstrução para o processo de cocção.
Esse aqui, assim como todo o restante da linha, tem um cesto inteiro de teflon, com furos na parte inferior. A vantagem é que fica mais fácil de limpar a fritadeira depois de preparos mais gordurosos, mas a desvantagem é uma obstrução maior da passagem de ar, porque o metal trançado dá mais vazão que os furos no teflon.
Por outro lado, a relação entre cesto e cuba é muito boa, e para compensar a perda do metal trançado, a fabricante colocou uma trava de alça, que é um plástico transparente que protege o botão que trava o cesto e a cuba. Isso é mais segurança contra eventuais acidentes.
Faltou falar sobre o cabo de energia de 80 cm e largura de 4,8mm, que é o adequado para eletroportáteis que operam entre 10 A e 20 A.
Aliás, ela possui o plug grosso de 20 A, e a Philips Walita avisa que não recomenda o uso de adaptadores, mas se não houver outra alternativa, que use apenas modelos certificados pelo Inmetro.
Nesse modelo não tem um esconde fios, como tinha em modelos antigos da marca, então você já precisa pensar numa forma de organizar o cabo de energia quando não estiver usando
Conectividade
Um ponto importante dessa fritadeira é que, diferente de modelos da maior parte das concorrentes, ela é conectada, e traz isso no seu nome. E é relativamente simples fazer essa conexão entre fritadeira e internet.
Ao ligar, aparece o botão de Wi-Fi piscando e você segue os passos no aplicativo. Você baixa o aplicativo HomeID, da Philips, e faz o pareamento com a fritadeira. Eu consegui rápido, mas entendo que esse processo pode ser demorado por uma característica desse tipo de conexão, que só aceita redes de 2,4 GHz.
Ele vai pedir para conectar a uma rede de configuração, confirmar que o botão está piscando e depois vai localizar e emparelhar o dispositivo em pouco tempo, até dois minutos.
Pode parecer bobeira, mas tem algumas vantagens de ter uma fritadeira conectada. A primeira é saber tempo e temperatura diretamente na tela do seu celular.
Ou ainda controlar sua airfryer via Alexa, que avisa quando a receita fica pronta. Ajustar a skill da Philips dentro do aplicativo da Amazon Alexa foi fácil, e só precisei seguir o passo a passo, e funcionou.
Tem outra vantagem, que é usar as pré definições apenas com um clique. Por exemplo, se eu quiser fazer batatas fritas frescas, aquelas in natura, ele me diz que 27 minutos a 180º C são o suficiente para o preparo. E eu posso iniciar e acompanhar diretamente no aplicativo.
Também dá para criar um ajuste personalizado. Eu já deixei salvas todas as receitas que eu costumo fazer com frequência, e é só eu colocar os ingredientes na fritadeira e controlar por lá.
O app HomeID ainda tem receitas sugeridas para airfryers, que você pode salvar no seu caderno de receitas, favoritar ou compartilhar. Mas o mais legal é que você pode enviar a receita para a fritadeira e iniciar o preparo no seu celular.
Mas eu preciso te dizer que o app não é brasileiro, então falta ainda uma curadoria nacional, seja nas sugestões de receitas, nos chefes inspiradores que estão no app e na tradução. Eu expliquei tudo isso no Review da Serie 5000L, mas resumindo, algumas das funções, como comprar acessórios para airfryer, ainda não estão disponíveis para o Brasil.
Preparo de alimentos
Quem quer uma airfryer de maior capacidade tem dois tipos de uso: preparos de comidas maiores ou fazer duas comidas simultaneamente. E eu usei essa fritadeira exatamente para isso.
Claro que preparos simultâneos são desafiadores porque normalmente são coisas que têm tempos e temperaturas diferentes.
Por exemplo: um frango à milanesa congelado tem um tempo diferente de uma batata frita. Então o que seriam 15 minutos para batata a 200 graus e 25 para o frango em 180 graus se tornaram 22 minutos a 200 graus para os dois.
Outro exemplo é a carne. Numa fritadeira menor, eu escolho o filé mignon suíno, que é uma peça menor em altura e peso. E nessa eu consegui preparar um pernil. Sem muito segredo, é o mesmo tempero que eu faço com outras carnes de porco. Alho em pó ou triturado, mais sal, pimenta, suco de um limão, uma dose de páprica defumada e alecrim para dar um toque.
Assa essa peça por 25 minutos com temperatura a 200º C e depois corta em tiras, e assa por mais 5 minutos de cada lado para que ela não fique mal passada. Pronto.
Na outra ponta, vale o cuidado com preparos menores, vamos dizer assim. Para assar um pão de queijo daqueles pequenos, vale diminuir a temperatura para que ele não fique torrado, e acompanhar o preparo a partir do décimo minuto.
O lado bom é que ela interrompe o preparo quando você abre o cesto, o que deixa o preparo mais seguro, especialmente se você tem crianças em casa.
No último minuto, pelo visor, você acompanha a contagem regressiva em segundos.
E limpar a airfryer é fácil porque o cesto e a cuba são antiaderentes. Então você precisa de água, a parte macia da esponja e detergente neutro para limpar o cesto, e um pano molhado para tirar as marcas de dedo do plástico.
Só vale o cuidado porque a resistência fica exposta, e isso é complicado quando entra gordura. Então eu recomendo uma limpeza cuidadosa ali depois que esfriar para evitar justamente o acúmulo de gordura nessa parte.
Conclusão
No funcionamento, essa airfryer é idêntica à outra da 5000L. Muda a capacidade e a potência, e obviamente o tamanho. Mas as pré definições, funções e o design não mudam.
Então é basicamente escolher: eu preciso de mais ou menos tamanho? Qual é o meu perfil de uso? Isso vai determinar se você realmente precisa de uma fritadeira capaz de suportar mais de 6 litros de capacidade.
E isso vai interferir no preço, porque a XL Conectada custa R$ 899, enquanto a conectada de tamanho padrão sai por R$ 559 à vista.
Se você precisa de uma airfryer grande, mas não faz questão da conectividade, o mesmo modelo, com painel digital e sem Wi-Fi, está por R$ 699. Uma bela economia de R$ 200.
Eu fiz o racional de preço antes de bater o martelo porque, sim, a XL Conectada é uma excelente airfryer. Tem preparos consistentes, uma construção sóbria, apesar do acabamento em polipropileno black piano ser um ponto fraco e ainda ter a vantagem de ser conectada, o que dá praticidade e comodidade.
Mas ainda assim, você talvez não precise da fritadeira mais cara da Philips Walita. Por isso eu te dei duas opções dentro da própria marca para o caso de você querer economizar um pouquinho.
Deixe um comentário