A airfryer Philips Walita Conectada Série 5000 é uma fritadeira intermediária, com display digital e conectada, que promete ser a queridinha daqueles que desejam misturar comida e tecnologia. Vou contar como foi a minha experiência com essa airfryer depois de uma semana com ela para fazer essa avaliação.
A Philips Walita é a marca que inaugurou o mercado de fritadeiras sem óleo, e se você chama esse eletrodoméstico de airfryer, é por causa dessa marca.
E isso fez com que a marca se tornasse referência nesse segmento, em um momento que suas concorrentes ainda patinavam. Então, mesmo sendo mais caras, as fritadeiras da Philips Walita ainda eram bem melhores.
Mas essa distância foi diminuindo com o tempo, e o principal, as concorrentes entenderam que era possível entregar produtos de qualidade sem cobrar uma fortuna.
Isso motivou a empresa a renovar sua linha de produtos para tentar retomar essa liderança no segmento. Então temos novas fritadeiras, e o fato curioso. A mais cara disponível no site da Philips Walita custa R$ 849, que é a Conectada XL, com 2000 W de potência.
Essa que a gente testou foi a RI9255, que é uma espécie de intermediária premium. Ela tem os recursos da RI9280, que é a mais cara, mas com menor potência e capacidade.
Construção e design
Ela é basicamente toda preta, exceto pelo puxador dourado do cesto. O acabamento é black piano, feito por esse polipropileno brilhante, que parece ser um pouco mais denso que o de outras concorrentes que eu já testei.
Eu mantenho meu nariz torcido para esse material, pela facilidade de riscar e por aparentar sujeira com facilidade. Eu ainda prefiro o plástico fosco com aspecto mais emborrachado, mas o que eu posso dizer, em duas semanas usando essa fritadeira é que ela aguentou o tranco durante o uso.

O logo da Philips Walita fica na parte superior, e o teto dessa airfryer é feito em plástico fosco.
No centro fica o display digital, e eu já quero falar sobre ele. A tela tem boa definição, é fácil enxergar os menus e o toque na tela é muito responsivo. Você encosta no comando e ela obedece na mesma hora.
E o que tem nesse display digital? Centralizada ficam as informações de tempo e temperatura, que variam de 80º a 200º C e até 60 minutos. Tem os comandos de mais e menos para cada um desses e luzes indicadoras para tempo, temperatura e o de Wi-Fi, que eu vou comentar depois.
Abaixo deles ficam todos as predefinições, como frango, carne, peixe, bolos e o botão liga/desliga que também inicia ou interrompe os preparos.

Voltando para a construção, na parte de baixo a gente tem o cesto e a cuba, e desencaixar essa parte é simples, sem travamento. O puxador tenta emular um tom de dourado, mas parece alaranjado.
A cuba maior é bem robusta, em metal revestido com teflon, e para manter a tradição, o fundo dele lembra uma estrela, e ajuda na circulação do ar.
Minha primeira decepção com esse modelo está no cesto. Se você já viu outras análises de airfryer que eu trago aqui, já me viu elogiando os cestos com o fundo de metal trançado que a Philips Walita trazia nos modelos anteriores.
E eu confesso que fiquei frustrado quando vi que a marca adotou o mesmo cesto das suas concorrentes, de metal inteiro revestido com teflon com buraquinhos na parte inferior.
O ar não circula tão bem no cesto de teflon por conta da barreira maior que o próprio material tem. E o pior é que até mesmo o modelo mais caro também tem esse material de cesto. Pra não serem caras demais, as fritadeiras da Philips Walita perderam alguns recursos.
Tudo bem que a relação entre cesto e cuba é boa e ele não cede com muito peso, o que é ótimo.

Mas para compensar essa perda do metal trançado, a fabricante colocou uma trava de alça, que é um plástico transparente que protege o botão que trava o cesto e a cuba. Isso é mais segurança contra eventuais acidentes.
E eu falo isso com alguma experiência, porque eu já tive outra airfryer e tive que pagar caro quando a minha caiu porque desencaixou.
Na parte traseira fica o cabo de energia, que mede 80 cm. Outra perda dessa geração em relação às anteriores é o organizador de fios, que escondia o componente dentro da airfryer, evitando que você precisasse enrolar o fio.
Eu falei do cesto e da cuba e esqueci de mencionar a capacidade deles. Essa é uma airfryer de 4,1 L, mas que tem área útil de 2,6 L. Ela tem 38,5cm de altura por 35,5 de largura e profundidade, e pesa 5,6 kg. Sua potência é de 1400W.
Conectividade
Mas o que faz da Philips Walita Série 5000 um modelo diferente das concorrentes é a sua conectividade. Num momento em que tudo está conectado e pode ser controlado pelo celular, as airfryers entraram na onda.
Então, ao ligar, você baixa o aplicativo HomeID, da Philips, e faz o pareamento com a fritadeira. Eu consegui rápido, mas entendo que esse processo pode ser demorado por uma característica desse tipo de conexão, que só aceita redes de 2,4 GHz.

Nesse caso, se for o mesmo nome de rede para as duas, ela pode demorar para localizar, mas o processo foi fácil. Ao ligar aparece o botão de Wi-Fi piscando e você segue os passos no aplicativo.
Ele vai pedir para conectar à uma rede de configuração, confirmar que o botão esteja piscando e depois vai localizar e emparelhar o dispositivo em pouco tempo.
E o que você ganha conectando sua fritadeira? O primeiro é poder saber tempo e temperatura diretamente na tela do seu celular.
O segundo é usar as predefinições apenas com um clique. Por exemplo, se eu quiser fazer batatas fritas frescas, aquelas in natura, ele me diz que 27 minutos a 180º C são o suficiente para o preparo. E eu posso iniciar e acompanhar diretamente no aplicativo.

Eu posso também criar a minha própria predefinição. Então, todas as receitas que eu costumo fazer com frequência já ficaram salvas no meu celular, e é só eu colocar os ingredientes na fritadeira e controlar por lá.
A outra facilidade é o controle via Alexa, que me avisa quando a receita fica pronta. Inserir a skill da Philips foi fácil, e só precisei seguir o passo a passo, sem prestar muita atenção, e funcionou.
O app HomeID ainda tem receitas sugeridas para airfryers, que você pode salvar no seu caderno de receitas, favoritar ou compartilhar. Mas o mais legal é que você pode enviar a receita para a fritadeira e iniciar o preparo no seu celular.
Mas eu preciso te dizer que o app não é brasileiro, então falta ainda uma curadoria nacional, seja nas sugestões de receitas, nos chefes inspiradores que estão no app e na tradução.

Um exemplo: na aba procurar, o primeiro ícone diz “O meu airfryer”, e por aqui a gente convencionou a se referir a esse eletrodoméstico no feminino, até pela concordância com a fritadeira.
Só que é na aba comprar que os problemas estão mais visíveis. Se você quiser comprar um liquidificador, juices, aircooker ou outra airfryer, vai ser redirecionado para o site nacional da Philips Walita, com preços em reais e entrega em todo o país.
Mas se você quiser comprar acessórios para airfryer, que é o primeiro link, vai ser direcionado para uma página em inglês com preços em libras. Bom, ainda um pouco bagunçado.
Preparo de alimentos
E como foram esses dias usando essa airfryer de verdade? Eu achava que seria uma besteira o fato de ela ser conectada. Mas pra quem, como eu, vive com o celular na mão, ficou fácil usar as predefinições direto no aplicativo.
Porque era só ligar a airfryer na tomada, colocar os ingredientes, ir para sala ou escritório e depois iniciar o preparo usando o celular. É uma comodidade que, depois que você se acostuma, fica legal demais.

Mas se a conectividade é algo fora da curva, no uso ela se comportou como outros modelos que têm as mesmas características, especialmente na relação entre potência e tamanho de cesto.
Eu já tive um modelo da Philips Walita antes dessa, que entregava preparos mais rápidos, seja na batata frita congelada, na picanha bovina ou no filê mignon suíno.
Na batata e no filê mingon suíno eu precisei de dois ou três minutos a mais do que o que eu estava acostumado. Isso é um mau sinal? Não. Porque aconteceu a mesma coisa nos outros modelos que eu testei, de diferentes marcas.
A picanha, por outro lado, ficou perfeita no tempo que eu estou acostumado, de sete minutos para cada lado, abrindo para virar a carne na metade do tempo.
E foi aí que entrou outro recurso bem-vindo. Agora ela interrompe o cozimento quando você abre o cesto, o que deixa o preparo mais seguro.

Se você acompanhar no celular, ainda vai ver os segundos exatos do preparo, porque o visor digital mostra apenas os minutos. No último minuto, você acompanha a contagem regressiva em segundos e, se precisar, pode manter seu prato aquecido por mais 30 minutos apertando um botão que fica ao lado das predefinições.
Limpar a airfryer é fácil porque o cesto e a cuba são antiaderentes. Então você precisa de água, a parte macia da esponja e detergente neutro para limpar o cesto, e um pano molhado para tirar as marcas de dedo do plástico.
O único ponto é que a resistência aqui está exposta, e isso é uma dureza quando entra gordura. Então eu recomendo uma limpeza cuidadosa ali depois que esfriar para evitar justamente o acúmulo de gordura nessa parte.
Conclusão
Mas vale a pena comprar a Philips Walita RI9255? Eu entendo os movimentos que a marca fez para que suas fritadeiras ficassem mais acessíveis, já que ela acabou abrindo espaço para concorrentes justamente por ser mais cara que as outras.
Então, diminuir o preço era necessário e alguns cortes na construção foram necessários. De todos, o que eu mais sinto é a troca do cesto de metal trançado pelo de teflon.
Poxa, esse para mim era um diferencial importante. Mas talvez ele aumentasse o preço, e aí não faria sentido, para a fabricante, o movimento de se popularizar.
Mas eu realmente gostei de usar uma airfryer conectada. Sejamos francos: você precisa de uma fritadeira com Alexa e aplicativo de celular? Não, mas a comodidade de ter os comandos na palma da mão ou na sua Echo criam uma comodidade.
Nos preparos, em si, ela se equivale a várias outras na faixa dos R$400. Sua potência não é o destaque, mas ela tem uma construção razoável, é segura e no final tem um recurso exclusivo.
E isso custa, atualmente, R$559 à vista no momento em que eu produzo esse roteiro, ou R$599 em até 10 parcelas no site da Philips Walita. Por esse valor, faz sentido apostar na Série 5000 L pelo diferencial da conectividade. Mas se a grana está mais curta, a Série 3000 é capaz de entregar resultados muito parecidos no preparo, mas sem aplicativo e com botões manuais de tempo e temperatura.
Deixe um comentário