AKG N700NC: digno do preço?

O N700NC é o fone mais completo da AKG, que agora, sob a tutela da Samsung trouxe uma linha maior de equipamentos aqui para o Brasil. Com um preço mais premium, o aparelho tenta se posicionar em um mercado já ocupado por duas grandes concorrentes, será que ele consegue ser uma boa opção? É o que eu vou tentar responder com o review de hoje.

Design e construção

O material utilizado nas hastes não parece tão melhor do que outros equipamentos mais baratos, mas a almofadinha que fica acima da cabeça parece bem melhor e mais resistente. O seu desenho, um pouco mais complexo do que a maioria, tem como intuito pressionar bem os auscultadores contra você para não ter jeito do som externo invadir a sua sessão de música.

E sim, ele consegue isso, mas com um preço: essa pressão constante pode incomodar com mais tempo de uso. Pelo menos, deixar ele no pescoço é extremamente confortável. Pode parecer bobeira mas eu sempre fico com o pescoço meio tenso com outros fones.

Esse esforço em eliminar o som externo está atrelado ao conceito desse fone – o NC no seu final vem de “noise cancelling” ou cancelamento de ruídos -, e o preço mostra que esse fone de ouvido aqui vem pra competir com os grandes nomes como o Bose QC35 e o Sony WH-1000X M3, com um preço ligeiramente mais em conta.

No geral, dá para dizer que essa função vai bem, se aproximando desses outros modelos já estabelecidos no mercado. Eu consegui eliminar bastante o ruído do avião, e mesmo no metrô deu pra retirar bastante do som, principalmente com música ligada, mas eu me senti um pouco tonto em alguns momentos em que estava em movimento, andando na rua, onde parece que o fone faz algumas compensações.

Vale comentar que ele não tem muitas opções de regulagem. O modelo da Sony fazia tipo uma pressurização adaptada para a altura que você estava e que me agradou na época em que fiz o review.

Eu acho que um pouco desse incômodo que eu senti com o cancelamento está relacionado ao fato dele pressionar um pouco mais do que a média. Eu tive vários dias onde a função me incomodou e outros dias onde estava tudo bem. Enfim, eu acho bem complicado falar de conforto com cancelamento ativo de ruído, porque é uma função que não vai tão bem comigo.

Qualidade de áudio e bateria

Sobre a qualidade de áudio, eu devo admitir que gostei bastante. O equipamento segura muito bem os agudos, mantendo eles bem nivelados com o resto da música e mantendo-os transparentes. Ele não puxa muito os graves, mantendo eles claros e ainda sim com um pouco de punch. Existem fones de oferecem mais grave, mas que podem acabar embolando. Usar o cabo ajuda a refinar mais os médios e os agudos em detrimento de um pouco dos graves, então vale considerar isso.

Infelizmente, a marca deixou de fora suporte a APTXHD, o que pode ser um pouco limitante para aqueles que adoram um pouco mais de qualidade nas músicas no modo Bluetooth.

A bateria é algo que eu acho muito estranho nesses modelos mais topo de linha. O modelo que eu uso atualmente como meu fone principal tem cerca de 80 horas de uso, então esse é um ponto importante pra mim. O AKG, conta com 23 horas prometidas com o ANC.

Concorrentes diretos mantém esse valor perto das 20 a 30 horas, então ele está na média, mas tem um ponto que me encheu o saco. Ele não desliga sozinho se eu fico muito tempo sem enviar informação para ele, então em 3 semanas eu fiquei pelo menos umas 4,5 vezes com ele totalmente sem bateria na hora que ia pegar pra ouvir.

Só que a coisa piora, porque aqui pelo estúdio a gente tem uns cabos P2 jogados que eu vou pegando quando eu preciso, porque eu sou desorganizado. Só que ele não usa o cabo padrão sei lá porquê. Um lado é 3,5 milímetros mas o conector do fone é de 2,5 milímetros. Eu nunca tenho um cabo desses disponível. Custava colocar um cabo que já é padrão para a maioria das pessoas?

Vale comentar também sobre o modo Ambient Ware que aumenta um pouco do volume externo ao apertar o botão principal e que o equipamento também já se conecta diretamente com os assistentes do celular como Siri e Assistente do Google, além de permitir responder ligações com uma qualidade bem legal. O case é bem bonito e eu achei de um bom tamanho.

Conclusão

O AKG N700NC é um fone bem legal. Boa qualidade de som, bom cancelamento de ruído e ótima construção, mas pra mim ele pecou nos detalhes. Apesar de ser o melhor fone pra ficar no pescoço que eu já usei até hoje, ele não é dos mais confortáveis na cabeça.

Além disso, é burocrático. O cabo não segue o padrão, a bateria não é grande o suficiente para o meu tipo de uso e eu me vi várias vezes sem bateria, até porque, a conexão USB é antiga e não coincide com a usada nos smartphones mais caros que todo mundo que tem dinheiro pra comprar um fone desse já está usando.

7 Total Score

User Rating: Be the first one!
Diga o que você achou

Leave a reply