Apple iPhone 6S Plus vale a pena?

O iPhone X já está ai dando as caras por esse Brasil varonil, e com a queda de preços você se interessou por um modelo mais antigo? Veio ao lugar certo. Eu já falei anteriormente do iPhone 6S, e até entrei em mais especificações se vocês quiserem entender mais sobre a linha 6S. Mas e o iPhone 6S Plus? Ainda está valendo

Aliás.. Qual melhor pegar? É isso que eu vou tentar responder hoje.

Design

Se você já viu qualquer iPhone 6 pra frente, você já viu todos. Mas brincadeiras a parte, apesar das poucas mudanças, todos os modelos possuem um pequeno diferencial na sua carcaça traseira então qualquer capinha vai entrar mas podem ser que as câmeras fiquem meio tampadas se for do modelo errado. É muito? Não.. mas é.

O 6S é também o último modelo com entrada para fone de ouvido, o que pode ser importante para algumas pessoas então pode acabar se tornando uma boa opção, afinal, com o lançamento do iPhone 8, os preços andam caindo.

Eu falo isso porque os incrementos que ocorreram do 6 pro 6S foram bastante relevantes. Na questão de desempenho, a CPU melhorou em mais de 50% e a GPU quase duplicou em qualidade, ou seja, está mais vantajoso ir de 6S do que de 6, apesar do preço menor. Do 6S pro 7 os incrementos foram menores, apesar de eu achar o layout do iPhone 7 realmente incrível.

Tela

Como os modelos anteriores, o 6S plus tem 5,5 polegadas contra 4,7 do irmão menor. Com isso, ele ganha uma tela Full HD, que tem uma densidade de pixels também maior, ou seja, 326 pixels por polegada no modelo menor e 401 no modelo maior. Resumindo: no dia a dia você consegue ver um YouTube e Netflix com uma qualidade maior e a tela parece ligeiramente mais bonita. É incrível a diferença? Não! Mas você consegue sentir um pouco.

Bateria

Como uma tela de maior resolução também é mais “gastona”, o iPhone 6S Plus tem também um incremento de bateria de 60% se comparado com a versão menor, que possui apenas 1715 contra 2750 miliamperes hora do que temos aqui.

Segundo o GSM Arena, o tempo de bateria fazendo uma ligação no 3G passa de 14 horas para 24horas no iPhone 6S Plus, o tempo total de uso nos testes da própria GSM Arena mostra que o equipamento passa de 64 horas para 85 horas, um incremento de 37%.

Em um teste realizado pelo Techradar, por outro lado, o iPhone 6S chegou a 3 horas e 33 minutos de utilização contra 4 horas e 10 minutos do iPhone 6S plus, um incremento só 15% maior.

Enfim, o que eu quero comentar é que em situações de estresse como o do Techradar a diferença não é tão grande, agora no dia a dia, com o celular ficando mais tempo em stand by ou fazendo tarefas mais simples, você consegue chegar no final do dia e sobrar, coisa que não ocorre no 6S, que teve muitos dias até de faltar.

Se você pegar um iPhone 7, o cenário não muda muito se comparado com o 6S, então se bateria é importante pra você, tem de ficar nos modelos Plus mesmo.

Câmera traseira

O software certamente será atualizado por alguns anos e eu não vou discutir sobre o iOS, porque quem gosta gosta e eu já comentei também no 6S. Aliás, outra diferença importante do 6S para o 6S Plus é a estabilização ótica. Enquanto o iPhone 7 já possui em todos os modelos, no iPhone 6S você só encontra essa função no Plus.

Para quem quer gravar com uma qualidade legal, e eu estou falando aqui até de quem quer gravar uma viagem ou até usar para sei lá, montar um canal, fazer um filminho. A estabilização faz uma diferença muito grande. MESMO.

Com isso, apesar das câmeras serem iguais nos dois modelos você pode sentir uma facilidade maior em conseguir fotos focadas, principalmente em baixa luz no 6S Plus.

Eu fiz algumas gravações pro canal com ele, tanto dentro de casa com boa iluminação quanto na rua com boa iluminação e fiquei surpreso com a qualidade de um celular que já foi lançado há alguns anos atrás. Em baixa luz, claro, o iPhone 7 ganha de longe, então vale ser considerado.

Foi nesse modelo aqui que a gravação em 4K a 30 frames apareceu na linha iPhone, sendo o único problema o armazenamento, já que os equipamentos de entrada vem com apenas 16GB.

Câmera frontal

Na câmera frontal, temos um sensor de 5 megapixels que sempre me impressiona. Como que algo de 5 megapixels consegue mandar bem assim! No 7 temos um incremento para 8 megapixels, o que melhora a qualidade da gravação também e isso pode ser importante para algumas pessoas.

Recapitulando! O 6S Plus é um modelo que ainda é bem competitivo no mercado, que tem uma câmera que por ter estabilização ótica é bem mais útil em vídeos do que a do próprio 6S, que tem uma bateria que consegue suportar um dia, mesmo que você abuse um pouco mais dela e que com o lançamento do iPhone 8 ficou em um preço mais interessante.

Conclusão

Se você não sente a necessidade de ter o último iPhone sempre e topa ter algo bem grande na mão, ele ainda será atualizado por alguns anos e tem um layout que ainda está em vigor. Então sim, se você não pretende tirar fotos noturnas ou gravar com maior qualidade – onde o 7 é melhor, está aqui uma opção legal pra você!

8.5 Total Score

User Rating: 4.33 (6 votes)
1 Comment

Leave a reply