Se você é o tipo de pessoa que se incomoda com alterações de temperatura ou que tem uma casa que é muito quente ou muito fria, uma opção é colocar um ar condicionado e a TCL nos enviou o modelo Elite Series A1 para que a gente testar e explicar tudo que ele é capaz nos mínimos detalhes.
Esse artigo é um publieditorial apoiado pela empresa SEMP TCL, para apresentar os benefícios e economia do modelo de ar-condicionado TCL Elite Series A1.
TCL Elite Series A1
- Modelo testado: TAC-09CHSA1-INV
- BTU/h: 9 mil/12 mil/18 mil/24 mil/32 mil
- Ciclo: quente e frio
- Tecnologia: inverter
- Tensão de alimentação: 220V
- HD Silver Ion + Carvão Ativado
- Modo Silêncio
- 2 anos de garantia (técnico credenciado)
Eu tenho que começar esse vídeo admitindo que o meu apartamento é bastante agradável na maior parte do ano, são realmente nos extremos em que fica mais complicado. Em dias quentes até venta, mas não tanto quanto eu gostaria e em dias frios ele não pega mais sol depois do meio dia.
O Elite Series A1 chegou em uma boa hora, já que fazia tempo que não ficava tão frio quanto nesse inverno em São Paulo.
Inverter com opção de ar quente
Está aí o primeiro ponto interessante. Essa série é composta por três modelos: um ar condicionado apenas frio. Um modelo inverter que também apenas refrigera e esse daqui, o CHSA1 que é inverter e tem duas opção – quente e frio.
O investimento adicional pra ele ter o quente vale de mais a pena levar em conta. Quando falamos de um aquecedor, por exemplo, ao comprar um equipamento daqueles pequenos, bem padrão, temos acesso à um equipamento pequeno e que puxa 1500 W/h, enquanto o Elite A1 Series puxa quase metade disso, 770 W/h hora, com uma eficiência bem maior.
Para entender um pouco mais sobre isso, preciso primeiro explicar que esse ar condicionado tem 4 opções de potência: 9000, 12.000 mil, 18.000 e 24.000 BTUs/hora, sendo que o instalado aqui é o de 9.000 BTUs por conta do pequeno espaço que tenho no quarto. Essa configuração é recomendada para até 15 metros quadrados, e na lista abaixo você encontra a melhor opção para você.
O segundo ponto de economia é no fato dele ser inverter. Mas o que quer dizer isso? O compressor é quem gela ou esquenta, é o coração do ar condicionado – e ele utiliza um pistão.
Modelos inverter tem mais opções de velocidade nesse pistão, que regulam conforme ele chega perto da temperatura desejada. Um modelo não inverter basicamente ou está ligado ou desligado, e o empurrão necessário pra tirar o pistão do ponto parado para o movimento é grande. Isso quer dizer que o inverter é mais silencioso, mais eficiente e em alguns momentos mais econômico.
Com isso, apesar das duas versões de 9000 BTUs do Elite Series A1 contarem com o mesmo gasto de energético de 815 W/h para o modo de resfriamento, o modelo inverter tem uma vazão de ar de 8 metros cúbicos por minuto, contra 6,33 do modelo não inverter.
Economia e eficiência
Só que todas essas informações ocorrem na potência total. Onde mora mesmo a eficiência é no Modo ECO, onde o ar passa a funcionar em baixas e médias frequências do compressor. É ai onde a marca afirma ser possível economizar até 75% quando comparado com um modelo on/off.
Só vale ressaltar que esse modo de economia trava a temperatura ambiente em até 25º C para o modo de aquecimento e no mínimo 26º C para o modo de resfriamento – valores bem confortáveis, e que exigem menos do equipamento.
Esse modo também foi um dos que mais me agradou, já que é ótimo para deixar funcionando durante a noite sem exagerar muito. No próprio controle você já tem duas opções. É possível usar o timer para deixar o Modo ECO ou qualquer outro modo funcionando pelo tempo que quiser subindo de 30 em 30 minutos até a opção máxima de 24 horas.
O modo noturno é o modo silencioso e não tem limitação de temperatura, mas diminui a velocidade total do ar condicionado. Ela também pode ser associada com o timer.
Tem ainda mais duas funções legais, como a opção do display apagar qualquer luz que o equipamento esteja emitindo e o Siga-me que envia as abas do ar condicionado para o local exato onde está o controle.
Eu não sei se vocês já perceberam, mas algo interessante do A1 series é que você tem praticamente duas opções para qualquer função, deixando o aparelho escolher ou fazer manualmente.
Isso se aplica também ao botão potência. Você pode clicar no Modo ECO para deixar que o ar pense sozinho e limite com base na temperatura ou você pode ir lá e reduzir a potencia para 50% escolhendo a opção L2. Tem muita coisa para escolher nesse modelo e eu gostei dessa versatilidade, até por que é o que você usa no dia a dia.
Qualidade de ar e limpeza
Só que a TCL anda falando bastante de alguns outros pontos que não são tão aparentes, como o modo auto limpeza. Nele, o ar condicionado realiza um processo de congelamento e aquecimento a altas temperaturas da serpentina interna para eliminar vírus e bactérias de forma eficaz, esterilizando, limpando e prevenindo a formação de mofo e umidade na unidade interna.
O mais bacana é que o próprio equipamento te avisa depois de 500 horas de uso que você precisa fazer uma limpeza dessa, apesar de claro, você poder fazer a qualquer hora e de provavelmente esquecer que o barulho se trata disso quando ele ocorrer.
O processo é feito automaticamente e para ficar com o trocador limpo, os aparelhos fazem o congelamento interno, seguido de degelo, secagem e, finalmente, a esterilização a 56 °C. Isso elimina até 90% dos vírus e bactérias.
Além disso, temos um sistema de filtragem HD Silver Ion + Carvão Ativado que contém partículas de íons de prata. São dois acessórios que vem junto com o ar condicionado, que precisam ser repostos de 2 em 2 meses e que são capazes de reter bactérias, poeira e odores, melhorando a qualidade do ar.
Esse é um ponto que depende bastante de quem está escolhendo e o local de utilização, já que é imprescindível lembrar que você precisa trocar esses filtros. Eu, por exemplo, vou precisar criar uns alertas no calendário por que sou esquecido.
Estimativa de gasto mensal
A gente passou por bastante coisa, mas ainda falta voltar no ponto do gasto energético. Eu sei que os valores da energia estão aumentando e mudando constantemente, mas usar o ar condicionado por 3 horas todos os dias do mês pode mexer em mais ou menos 50 reais sua conta de luz, um valor até que razoável pelo benefício que traz.
O valor que vem na etiqueta, de 17,1 kWh/mês é referente a 1 hora de uso todos os dias do mês, dai é só multiplicar ai pelo preço na sua região. No caso daquele aquecedor pequeno que comentei, ele passa fácil de 40kwh mês para entregar um valor de aquecimento bem menor.
A única diferença é que você precisará instalar, né? Eu felizmente moro em um apartamento recente e que já tinha um pouco de estrutura. Contratamos um instalador autorizado da TCL e isso fez com que a garantia do equipamento passasse para 2 anos, um ponto bem positivo e que vale ser considerado. Mas claro, cada um precisa entender se a estrutura da casa permite um equipamento desses.
Conclusão
O resumo desse mês de uso é que eu gostei mais do ar condicionado do que eu esperava. Eu não gosto de ligar durante à noite, mas preparar o quarto para dormir anda sendo ótimo, e mal posso esperar o calor para usar mais.
O Elite Series A1 é ótimo para quem é entusiasta como eu e curte mexer nos mínimos detalhes, já que tem muita opção, e o Modo ECO me deixou menos preocupado com a conta no fim do mês.
Angelo diz
Não tive a mesma sorte, exatamente o mesmo aparelho que instalei dia 06 Set 2021, apresenta barulho, na verdade um Ronco que parece uma turbina ou reduzida de moto, toda vez que tem que Gelar ou Aquecer, tanto faz, e sempre quando liga tem este ronco que as vezes fica minutos intermitente. O instalador disse que é normal que pra ele não tem problema, se fosse em um escritório ou loja, tudo bem, mas no quarto pra dormir é difícil. Já acionei a assistência no site da TCL mas não obtive resposta.
Weks diz
Comprei um aparelho desse. … Controle difícil de entender… Pq não colocam as palavras fáceis de entender ??? está escrito em português ,, mas nem parece ..