Algumas empresas de notebooks possuem linhas especialmente para negócios, e um desses casos é a Dell com a linha Vostro, que só pode ser adquirida direto pelo site da fabricante. Eu estou hoje com o Vostro 14 5000 em mãos pra explicar um pouco mais dessa diferença entre notebooks “comuns” e empresariais, passando por alguns itens que vão além dele também.
Dell Vostro 14 5000
- Processador Intel i7-10510U
- Memória de 8GB (1x8GB), DDR4, 2666MHz
- SSD de 256GB
- NVIDIA GeForce MX230 com 2GB de GDDR5
- Tela de 15,6″ (1920 x 1080px)
- 802.11ac e Bluetooth 5.0
- 1,49 kg
Notebooks para empresa geralmente são um pouco mais robustos em sua construção. O Vostro 13 3000 é um pouco mais voltado pra esse lado, enquanto a série 5000 que é a que tenho em mãos é mais voltada para portabilidade, então não me pareceu melhor do que um notebook padrão nesse quesito.
Eu mesmo optei pelo Vostro 5470, anos atrás, por ser o menor do segmento naquela época. Hoje com muito mais opções de ultrabook, ele parece mais um Inspiron 13 5000 um pouco mais robusto e com uma cara mais séria.
Mas dá para encontrar também na linha Latitude modelos bem mais robustos, que servem para situações mais extremas. Ele tem um acabamento robusto e geralmente configurações mais completas para situações mais demandantes. Só que claro, uma melhora nesses dois pontos quer dizer que ele também é mais caro.
Voltando para o Vostro 14 5000, o que me agrada é justamente a cor escura, quase um chumbo. Mas o seu diferencial mais claro é a presença de um leitor de digitais mesmo no modelo mais barato, que é o Vostro 14 3000 – enquanto a linha Inspiron não tem.
Segurança é um ponto essencial para corporações, e além do leitor de digitais, esse notebook também tem um chip TPM 2.0, Trusted Platform Module, que serve basicamente para verificar se o computador não foi adulterado antes da inicialização.
Empresas grandes precisam dessa camada adicional para que dados mais sensíveis não caiam em mãos erradas em situações diferentes. Além do vírus comum, uma assistência mal intencionada pode tentar mexer no notebook pra pegar algo e pronto, o TPM já ajuda a criptografar tudo.
Outro ponto que sempre me agradou nos notebooks empresariais era a presença de docks para funcionamento direto com monitores e acessórios. Em casa a gente conecta com o que dá, mas na empresa a ideia é deixar um setup arrumado e completo para todo mundo. Enquanto anteriormente existia uma conexão enorme embaixo do notebook, agora temos a utilização do USB-C.
Só que tem um detalhe importante, porque a maioria das empresas ainda tem equipamentos antigos funcionando, tanto monitores como projetores, então o Vostro basicão tem uma entrada VGA e a Dell oferece adaptadores de USB-C para VGA nos modelos mais caros.
De resto esse é basicamente um notebook comum. Apesar da empresa comentar bastante da webcam, ela é a mesma coisa de sempre, com esse maldito 720p que nunca avança. O desempenho também é padrão e a bateria, que era um dos diferenciais desses corporativos que tinham mais céculas acabou por diminuir e hoje em dia você encontra mais carregamento rápido.
Outro grande diferença de notebooks corporativos é que eles já vem com algum suporte técnico diferenciado adicional. No preço do Vostro 14 5000 já tem 1 ano de suporte Pro da Dell incluso, que dá suporte a hardware e software 24 horas por dia.
Dá para aumentar garantia da bateria, pedir mais 2 anos de assistência local e fazer uma cobertura contra danos acidentais. Mesmo comprando um notebook único, dá para pegar um serviço mais completo de suporte para empresa.
No fim, notebooks para empresas não são tão diferentes assim dos “normais”. Alguns deles tentam ser mais resistentes para durar mais, tem como foco segurança para os dados não vazarem, o máximo de conexões possíveis e geralmente já tem algum serviço de suporte associado porque os colaboradores precisam sempre estar com a máquina funcionando.
Wagner Silva Filho diz
Fujam da Dell!! Eles não tem SAC, nem ouvidoria, nem onde reclamar quando a garantia não consegue consertar os defeitos de fábrica, como é o meu caso. Se vocês pesquisarem, inclusive na Comunidade oficial da própria Dell, vão encontrar dúzias de reclamações como a minha. Estou sendo obrigadoa entrar na Justiça para ter meus direitos respeitados.