Edifier W830BT: fone bluetooth que não decepciona

O Edifier W830BT é um fone de ouvido que estou usando pelos últimos dois meses e que vai permanecer no meu setup por mais um bom tempo. Digo isso porque escolher um fone de ouvido bluetooth está ficando mais fácil nos últimos tempos, existem bem mais modelos com bom custo benefício, mas que ainda carecem de uma qualidade de áudio que só agrada os mais chatos.

Por conta do nosso trabalho no YouTube, eu acabo testando vários modelos de headphone, mas sempre que o teste acaba, eles ficam de lado, ou porque chegaram modelos novos ou pelo simples fato deles não serem aquilo tudo que a gente precisa no momento.

Bateria

Até a chegada do W830, por exemplo, eu usava o Bluedio TN porque ele tem muita bateria. Não é tanta bateria como este aqui, mas considerando que é um fone pra atividades físicas e que não pode ser muito pesado, 10 horas de reprodução é uma boa marca.

Só que com este fone da Edifier eu consegui uma semana inteira sem carregar. As especificações dão conta de 95 horas de bateria, mas pare pra pensar. Eu fico de segunda a sexta entre oito e nove horas trabalhando na frente do PC com o fone conectado o tempo todo ouvindo música ou vendo algum vídeo. Com isso, daria para ficar perto de uns 9 a 11 dias, ou quem sabe mais, o que é realmente muito bom.

O que eu faço no entanto é deixar carregando no domingo de noite pra ter certeza que durante a semana a bateria não vai esgotar na hora do trabalho. Simples assim. E dura a semana inteira sem problema algum.

Caso a bateria acabe e você precise do fone, pode usar a entradinha p2 do lado esquerdo. O cabo que vem na caixa, inclusive, é de muito boa qualidade.

Conforto e design

Um outro ponto que pega muito em um headset é o fato dele ser confortável depois de várias horas de uso. Eu uso óculos e é bem comum testar fones de ouvido que ficam pegando na perna do óculos, que acaba ficando desconfortável depois de um tempo. No caso desse modelo, este problema é minimizado pelo fato da earcup, ou a almofadinha, ser maior que a minha orelha – e provavelmente maior do que a sua também -, então o incômodo de ter a orelha pressionando a perna do óculos na minha cabeça, não existe.

Ainda sobre a almofada, ela tem uma densidade muito boa e depois de mais de 2 meses usando, ainda não deu sinais de descascar ou algo do tipo. Elas também funcionam como um isolador de som, mas dependendo do ambiente em que você estiver, vai acabar ouvindo o ruído externo sim. Isola muito bem, mas não é como nos fones mais caros com sistema de cancelamento ativo, como o WH1000 da Sony, que é o monstrão nesse quesito.

Os botões de volume e o de power, que também funcionam para pareamento, ficam na lateral direita. No lado esquerdo, somente o p2 e o micro usb, pra ser carregado. Seu corpo é feito em plástico e metal nas hastes, o que deixa ele no peso ideal, nem muito leve e frágil e nem muito resistente e pesado.

Achei confortável no geral e o fato de ter as hastes móveis, ainda facilita no encaixe perfeito na cabeça e a facilidade de ser dobrado pra guardar. Vale lembrar que ele também tem uma case pra transporte que é muito boa.

Conectividade

Como a maioria dos fones bluetooth, pra parear este fone com seu celular ou computador, você aperta o botão principal até ele o led ficar alternando entre o azul e vermelho. Depois disso, vai no seu aparelho e pesquisa por Edifier W830BT, clica pra conectar e pronto. Se seu celular for compatível com a tecnologia NFC, é só aproximar o sensor da lateral esquerda do fone que também rola de conectar.

A conexão é muito estável e usando na minha casa, deu pra ir na cozinha, com uma parede no caminho e distante em uns 10 metros, mais ou menos, sem perder conexão. Na rua, onde tem mais interferência eletromagnética, também não notei problema nenhum quando conectado com meu celular.

Diferente dos outros modelos fitness que eu andei testando, este aqui está longe de ter uma recepção prejudicada quando eu viro a cabeça ou coloco o celular na mochila, por exemplo.

Por ter o protocolo de comunicação aptX da Qualcomm, quando ele está conectado com dispositivos compatíveis, ele reduz significativamente a taxa de bits sem afetar a qualidade do áudio, o que acaba com os problemas de latência.

Qualidade de áudio

Sendo bem técnico aqui, este fone tem drivers de 40 milímetros com uma faixa de frequência que vai dos 20 aos 20 mil hertz, com impedância de 24 ohms e uma sensibilidade sonora de 96 decibéis.

Todos esses números podem ser resumidos em graves fortes, médios e agudos sem nenhuma distorção ou metalizado, mas muito bem equalizados.

Os graves são encorpados mas não são super enfatizados. A presença do grave é um pouco mais neutra, o que acaba sendo bom, porque não abafa as outras frequências.

Ouvindo uma música você consegue separar facilmente a bateria do baixo, e sendo bem sincero, pra maioria das pessoas, está ótimo. Talvez os audiófilos de plantão vão sentir falta de um grave mais presente.

Nos médios, fica faltando um pouco de clareza, já que ele fica mais perto dos graves. Por ser bem suave e livre de fadiga, acaba funcionando muito bem entre músicas pops modernosas e aquelas que exigem um midrange mais detalhado.

Os agudos são bem suaves e nunca causariam fadiga auditiva. Eles não se estendem muito, mas têm presença e não são completamente abafados. Felizmente, os agudos têm um tom bem equalizado, sem serem duros ou metálicos.

O palco sonoro é relativamente comum, nada de especial, mas nem por isso é ruim. É o suficiente para distinguir diferentes instrumentos, com uma apresentação mais divertida e frontal.

Conclusão

Então pra fechar, vale a pena comprar o Edifier W830BT? Considerando que no Brasil você encontra ele na faixa dos 500 reais, sendo bem sincero, eu acho difícil encontrar um modelo mais barato que entregue a mesma qualidade de construção e qualidade sonora desse Edifier aqui. Ele também está disponível nas lojas de importados, mas você perde a garantia, então, se isso não for um problema pra você, acaba compensando ainda mais.

Ele não é um fone de ouvido para o audiófilo experiente, ele é mais focado para pessoas médias, como eu e você, que procuram um fone de ouvido bluetooth de boa qualidade. Para este propósito, não tem como dar ruim, porque ele é fácil de usar, ótimo pra ouvir, além de bloquear relativamente bem os ruídos externos.

Eu diria que ele é perfeito para usar em escritório ou no trajeto de casa pro trabalho.

Como vocês viram, a bateria é impressionantemente boa, tem uma construção muito confortável, além de toda parte de qualidade sonora.

8.5 Total Score

User Rating: 5 (2 votes)
1 Comment
  1. Estou em duvida entre este fone e o Sony CH700N, qual dos dois você acredita ser melhor? Irei utilizar em casa foco, em utilizar para musicas, escritório e deslocamento diário.

Leave a reply