Para ajudar quem está na dúvida entre as airfryers da Arno, nós testamos todos os modelos da nova linha para responder se ela é boa e vale a pena no meio de tantas opções no mercado. Depois da nossa bateria de testes, ficou claro que a Arno Airfry Super BFRY é a melhor fritadeira para a maioria das pessoas e muito competente para enfrentar a concorrência.
MELHOR AIRFRYER DA ARNO
Arno Airfry Super BFRY
- Capacidade: 4,2 L
- Potência: 1400 W
- Consumo real: 1350 W (10,8 A)
- Nível de ruído: 61,5 dB
- Profundidade com o pegador: 33,8 cm
- Profundidade sem o pegador: 27 cm
- Diâmetro do cesto: 23 cm
- Altura do cesto: 9 cm
- Timer máximo: 60 minutos
Esse modelo nos impressionou durante nossos testes, porque apesar da Arno Airfry Super BFRY carregar o peso de ser a maior da linha em seu nome, na prática não é exatamente isso o que acontece. Ela é a maior, só em capacidade, e quase do mesmo tamanho que o modelo PFRY que vamos falar depois.
A Super BFRY é a mais versátil e competente de todas, porque em um mercado em que praticamente todas as airfryers ocupam um espaço bem significativo em sua pia ou armário da cozinha, ela pelo menos tem uma maior capacidade de uso para justificar este espaço extra.
Um teste que sempre usamos para ter uma dimensão real da capacidade de uso na prática é a batata frita congelada. Dispomos o alimento da mesma maneira e comparamos, e assim pudemos perceber que por ter um cesto mais largo, ela consegue ter 11,93% mais capacidade que a Moderna PFRY e 80% quando comparamos com a Compacta CFRY.
Felizmente, ela não apenas consegue preparar mais alimento de uma só vez, quanto executa bem na hora do preparo. Com os 450g de batatas que couberam em seu cesto durante nosso teste, pudemos perceber uma boa uniformidade, sem ter batatas queimadas e outras cruas. Se você colocar muito alimento, cabe, mas o preparo não vai ficar bom.
Um dos fatores que ajuda nesse cozimento mais uniforme é o cesto mais largo, que aproveita melhor o tamanho da fritadeira, e a distância ideal do alimento para o grill – fonte de calor.
Assim como toda a linha da Arno, ela é desligada quando retira-se o cesto, e não liga se não estiver encaixado corretamente. Porém, não encare isso como algo que passe segurança para crianças, porque tudo continua quente e é possível encostar diretamente no grill que está no topo da parte interna. Isso na verdade evita que ela fique mal encaixada e tenha uma vedação inadequada.
O cesto consegue ser aberto facilmente, sem aquele encaixe desnecessariamente justo, que bagunça os alimentos que você pode tentar deixar espaçado.
No fundo do cesto tem uma grade removível que fica distante do fundo, dando espaço para a gordura escorrer. Infelizmente, esse modelo não traz qualquer tipo de acessórios, então se você quiser fazer algo mais elaborado, vai precisar comprar uma forma ou grelha avulsa.
O design dela é bem discreto, e ainda existe o modelo em inox se você quiser que combine melhor com a sua cozinha. Assim como praticamente todas as airfryers, possui a tomada mais grossa de 20A.
Você pode ter visto que esse modelo também aparece na versão Arno Airfry Super Digital GFRY, mas que pela diferença de preço, dificilmente vale a pena comprar. Se o preço estiver próximo, cuidado só para ver se não é o modelo com timer analógico que está caro demais. O relógio digital serviria apenas para ser mais exato e cômodo, até porque o analógico não atrapalha em nada, e elas são idênticas no resto – sem contar os atalhos de preparo rápido para alguns pratos.
Esse é um modelo para a família toda e que vale a pena mesmo se for pensada para menos pessoas, porque ela consegue ter um cesto grande o bastante para você se aventurar em receitas mais complexas, como tortas, biscoitos e outras ideias que podem exigir um pouco mais de espaço, assim você não fica na mão. Se por acaso você não tem como escapar da restrição do seu espaço, nossa próxima escolha vai te servir bem.
Com a proposta de ser uma das menores airfyers do mercado, a Arno Airfry Compacta CFRY cumpre muito bem essa tarefa, mas precisamos ressaltar o que faz dela a escolha ideal ou aquela que não vai atender às suas necessidades.
Existem basicamente duas maneiras de se usar uma airfryer: preparando um alimento cru ou reaquecendo algo que estava na geladeira. Seja qual for a maneira que você usa, é bom saber que essa fritadeira sem óleo não é indicada para preparar algo cru que precise de um cozimento mais uniforme.
A grande desvantagem desse modelo é que por ter um cesto de tamanho reduzido, o alimento sofre mais com o calor que circula de forma mais concentrada e fica mais próximo da fonte do grill, o que nos caso das nossas batatas, resulta em batatas cruas e queimadas na mesma leva.
Você pode até baixar a temperatura, mas vai levar mais tempo para cozinhar e ainda precisará reduzir a quantidade, que não é muita. Nesse teste que fizemos onde o resultado não foi bom, foram 250g de batata frita, espalhadas com a mesma uniformidade em todos os testes. Isso mostra que a circulação do calor depende de mais espaço para funcionar da melhor maneira possível.
Por outro lado, se você quer usar a airfryer para preparar alimentos que não ficam bons no microondas, ela é absolutamente perfeita. Tendo em vista sua limitação de ser no máximo para duas pessoas, o fato dela esquentar mais rapidamente faz com que você precise de menos tempo na hora de esquentar alimentos. O frango à passarinho do dia anterior ficou incrível nela.
Sim, essa é uma vantagem de qualquer outra airfryer, mas ela ganha porque faz isso bem e porque é a mais econômica de todas. Sua conta de luz vai agradecer e você vai poder usar ela um pouco mais tranquilo. Outra vantagem é que ela é a única com o plug de 10A – aquela que você não precisa trocar e entra em qualquer tomada da sua casa.
A fritadeira elétrica sem óleo Compacta da Arno é fácil de indicar para quem mora sozinho em um apartamento pequeno. Ocupa pouco espaço e você pode deixar ela sempre disponível na pia ou bancada da cozinha. Isso sem falar que ela é a mais silenciosa de todas os modelos que testamos, o que também pode ser um fator decisivo para alguns.
Aviso: Durante os testes, nós reparamos que nas duas primeiras utilizações foi possível sentir um cheiro forte de plástico queimando. Não sabemos ao certo, mas tivemos a impressão de ser um acabamento plástico mal feito com uma sobra que deve ter sido queimada no interior quando esquentou pela primeira vez. Como depois disso não apareceu mais, fica aqui esse aviso para você ficar atento. Pode ter sido um problema isolado com o modelo que compramos também.
Esse modelo, que em nossa opinião é também o mais bonito – talvez por ser diferente -, ficou por último pela incrível semelhança de resultado com o primeiro modelo. A Arno Airfry Moderna PFRY depende pura e simplesmente da sua faixa de preço no momento em que você for comprar.
Essa crítica se deve ao fato de que à primeira vista, ela parece simplesmente ser o modelo intermediário da Arno, para preencher o vazio entre a Super e Compacta, só que na prática seu tamanho e área que ocupa na bancada são basicamente idênticos ao modelo maior, chegando a perder na profundidade do aparelho.
Isso reflete em uma fritadeira que ocupa o mesmo tamanho do modelo escolhido por nós e quase 12% a menos de capacidade real. Uma vez que o preço delas são bem semelhantes, e por mais que supere essa faixa de 12%, achamos que a Super é mais versátil. Esqueça a medida em litros que informada pela marca, até porque a diferença deveria ser ainda maior, 20% menor em capacidade, e não é.
Os únicos pontos que não são discutíveis, até porque os números não mentem, são o consumo e ruído. Essa daqui opera de forma mais silenciosa e que realmente dá para perceber na prática. O consumo também é ligeiramente menor, o que pode até ser uma prioridade maior que convença o comprador ao lado desse design diferente.
De resto, assim como o modelo Super BFRY, ela carrega a mesma vantagem de ter uma boa circulação de calor, preparando bem os alimentos. O modelo Super ainda consegue ser um pouco mais uniforme no resultado final, mas essa daqui fica na cola.
Não sei se pode ser uma limitação, mas esse modelo traz um cesto ligeiramente oval – enquanto todos os outros são perfeitamente redondos. O resto ela possui, assim como a linha inteira, a mesma grade removível no fundo e também é fácil de limpar.
Todo o resto se aplica do mesmo jeito aqui, e só não colocamos ela em destaque porque o modelo maior consegue ser mais versátil custando pouco a mais na data que testamos. Se por acaso você encontrar ela custando aproximadamente 30% a menos que a Super BFRY, pode ir tranquilo nesse modelo aqui.
Qual é a melhor airfryer Arno?
Não é sempre que podemos indicar com tanta tranquilidade uma linha de produtos de uma mesma marca. Se por acaso você gosta bastante da marca e só está em dúvida entre os modelos, a Arno Airfry Super BFRY consegue ser perfeita pra qualquer um. Se espaço for um problema, só pegar o modelo compacto, sabendo da sua limitação.
Fora isso, a Arno traz uma linha bem competente que oferece variedade de tamanhos e estilos, por mais que a Moderna pudesse ter sido um pouco mais compacta para realmente ser a intermediária da família.
Todos os modelos tem características positivas semelhantes, como a facilidade em abrir a gaveta sem aquele tranco forte – que modelos de outras marcas possuem -, o desligamento automático quando o cesto é retirado ou não está encaixado perfeitamente e o fato de não esquentarem muito na parte externa.
Em nosso guia das melhores fritadeiras airfryers a Arno também marca presença depois desse teste, e é sem dúvida uma boa opção no mercado para quem está procurando uma maneira de fritar sem óleo ou até mesmo explorar a facilidade que um aparelho desse pode oferecer.
MARIA APARECIDA CAMPOS MORENO diz
Tenho a airfry compacta e estou muito satisfeita com o desempenho dela, para mim o diferencial está na grade interna,já tive de outra marca e com certeza a da Arno é a melhor.
Nilda diz
Fui eu quem fiz está pergunta ao Google ! Gostei muito das comparação entre os tamanhos e modelos; Porém continuo na dúvida entre a média e a maior 🤔
Isais Francisco diz
Seguramente a Airflyer da Arno não é a melhor. Basta atentar para a potencia delas. A mais potente tem apenas 1400W, sendo que existe concorrente com potencia de até 1900W. Sabe o que isso significa? Com mais potencia os alimentos fritam com mais rapidez economizando tempo e energia.
Carlos Freitas diz
Tenho uma arno 1600w digital.
Mas duas coisas me incomodam, uma é o pino no centro da grelha. A outra é o vento que ela produz, chega a retirar o recheio da mini pizza. Alguém pode me responder alguma alternativa para esses dois assuntos?
Josiane diz
Acho q não é só da arno, pq da mondial tb faz isso.
Ricardo augusto diz
👍
Junior Rigoleto diz
Gostei da verelhinha. Será que ainda vende?
Millena Fontana diz
Ai que dúvida cruel, estou precisando trocar minha Airflyer e são tantas opções no mercado! Gostei da cor e funcionalidades dessa vermelinha, vou buscar mais informações!