A WAP Air Fryer Barbecue Digital é um mix de fritadeira, forno e panela que promete versatilidade e um bom churrasco. Eu testei justamente essas duas características para te contar nesse review o que eu achei dela.
Fritadeira Elétrica WAP Air Fryer Barbecue Digital
- Capacidade: 10 L
- Potência: 1800 W
- Largura: 41,0 cm
- Profundidade: 40,0 cm
- Altura do cesto: 28,8 cm
- Timer máximo: 60 minutos
Construção
A gente já viu airfryer simples, airfryer dupla, airfryer com forno, forno com airfryer, airfryer com Alexa, aplicativo, mas essa aqui é uma mistura de airfryer, forno e panela elétrica.
Até por isso ela tem esse visual diferentão e esse tamanho enorme. Não vai caber em qualquer cozinha, e se você tem um apartamento pequeno, é bom saber onde vai guardar antes de comprar.
Por isso, deixa eu começar pelas medidas dela. São 40 cm de comprimento por 41cm de largura e 28,8 cm de altura, com quase 12kg de peso.
E é importante falar do peso, porque não é o eletroportátil mais portátil do mundo, então eu recomendo ter um lugar definido para ele ficar, senão vai dar trabalho pra mudar de lugar.
E eu preciso explicar além, das medidas, porque o design é bem diferente. A maior parte dela é construída em plástico fosco, de toque liso. Tem um visor na parte superior, que é cercado por um plástico espelhado, e o painel de controle na parte inferior mistura preto e prata.
O puxador é cromado, assim como a parte superior do sistema de ventilação, que parece um catalisador e não está ali apenas para completar o design. Na parte traseira ficam a entrada e a saída de ar.
A airfryer abre como uma churrasqueira do estilo americano, e aí você vai reparar que ela tem o sistema de resistência e ventoinha no topo, que é protegido por um plástico, e na base tem uma espécie de chapa, que também oferece calor igual ao sistema de uma panela elétrica.
E o que dá versatilidade pra essa fritadeira são os acessórios. Ela conta com uma chapa, metade lisa e metade ondulada com uma calha para guardar a gordura que escorre e um cesto com fundo furadinho e alças nas duas laterais. Essas duas peças são de teflon e podem ir na lava louças.
Além disso, tem uma grelha, que se encaixa certinho sobre a chapa e vai servir para fazer churrasco, uma tampa de vidro e uma escova de limpeza.
Você vai usar a tampa de vidro para o preparo de assados, cozidos ou ensopados. O curioso é que, dependendo do modo que você escolher, dá pra usar ela aberta. E por falar em modos, deixa eu falar do painel de controle.
Modos de uso
É um pouco diferente do que a gente está acostumado em outras fritadeiras, e eu confesso que demorei pra me acostumar com ele. Sendo bem sincero, nessa semana que eu passei testando a Air Fryer Barbecue, eu apanhei bastante dela pra aprender.
São dois painéis digitais, um para tempo e outro para temperatura. O botão giratório é um seletor dos 12 modos de uso que ela tem. Sim, são 12 modos.
Tem o modo airfryer, padrão, e aí vem os modos de assar, gratinar, forno e desidratar. Na outra ponta fica o cozimento lento, a chapa e os modos de ensopado, vapor e manter aquecido.
Se você contou junto comigo, reparou que eu falei de dez modos. Então falta falar sobre o manual, que você escolhe o tempo e temperatura que você quer, e o último é o barbecue, que eu vou detalhar um pouco mais.
São quatro opções de tempo e temperatura para a função barbecue, você escolhe entre preparos com menor temperatura e mais tempo e um modo de 20 minutos a 230º C, que é mais que o suficiente para selar uma peça de picanha, por exemplo.
Aliás, a temperatura dela varia de 50º C, que serve para desidratar ou manter aquecido, até 230º C, que é o máximo do modo barbecue. E para chegar a essa temperatura, ele precisa de bastante potência. São 1800W para a versão de 127V, e 1700W para o modelo de 220V.
Como eu comentei antes, ela possui alguns modos que permitem o funcionamento com a porta aberta. No próprio manual, a WAP explica a tabela de tempos e temperaturas.
A maioria deles usa a tampa fechada, exceto os modos de vapor, ensopado e cozimento lento, que precisa ser com a tampa aberta, e os modos de manter aquecido ou chapa, que você escolhe se aberto ou fechado.
Aliás, a Wap explica também quais modos usam cada resistência. O Barbuecue usa as duas, enquanto o modo assar usa apenas o de cima pra baixo, assim como a airfryer e o forno.
Preparo de alimentos
No dia a dia, eu usei para pequenos preparos, mas também fiz bastante churrasco com ela, e quero contar um pouco da experiência.
No pão de queijo, eu cumpri exatamente o que dizia a embalagem em termos de tempo e temperatura, e eles ficaram perfeitos. Não queimaram, não ficaram molengas demais e saíram com a cor e o aspecto que eu esperava.
As coxinhas também ficaram perfeitas no tempo e temperatura sugeridas pela embalagem, e a mesma coisa com as batatas fritas. O cesto grande ajuda no caso do pacote de batata, já que não fica um empilhamento muito grande.
Esse tamanhão permite que ela tenha capacidade de 10L, e eu estava quase esquecendo de dizer que o comprimento do cabo de energia é de 80cm e não tem nenhum esconde fios atrás dela. O plug é daquele mais grosso de 20 A, o que é normal pra equipamentos que conduzem calor.
Eu me enrolei um pouco com os botões, porque requer uma curvinha de aprendizado, mas para não acontecer com você, eu vou explicar o passo a passo.
Os modos airfryer, assar, forno, baebecue, manual e chapa têm pré-aquecimento. Se você não quiser usar esse recurso, é só pressionar o botão de pré-aquecimento, e a fritadeira vai direto para o modo que você escolheu.
Mas pra quem quer o modo de pré-aquecimento, primeiro liga o botão liga/desliga. Nessa hora acende o display e as luzes do botão que foi apertado. Se você apertar o botão durante o cozimento, a airfryer desliga.
Quando você liga a fritadeira, o display mostra tempo e temperatura, e aí você escolhe a função que deseja usar, e cada uma delas vai mostrar um tempo e temperatura.
Quando você escolher, aperte o botão timer, e use o botão giratório para escolher o tempo ideal. O tempo máximo vai variar entre 30 e 60 minutos dependendo do modo que você escolher.
Depois de selecionar temperatura e tempo, é só apertar o botão Iniciar/Parar para começar o cozimento. Durante o cozimento, se você apertar de novo o botão, ela entra em modo de espera e o visor vai mostrar o tempo parado. Apertando novamente, ela retoma o preparo.
No final do pré-aquecimento, a airfryer vai fazer um sinal sonoro e a luz do botão de função vai piscar. Você vai ver no display a frase add food, ou “adicionar comida” em português, para você abrir a tampa e acrescentar os ingredientes.
Quando você fechar a tampa de novo, começa o preparo e o timer começa a aparecer no display. Se você precisar abrir novamente, seja para virar ou checar como está a comida, é só abrir a tampa que ela interrompe o cozimento, e quando fechar a tampa de novo, ela retoma sem que você precise apertar o botão.
Modo churrasco
No modo barbecue, você gira o botão até achar a função e depois aperte o botão TEMP para ajustar o modo de temperatura do cozimento, que tem quatro níveis: baixo, médio, alto e máximo. Depois de escolher, aperta o botão liga/desliga para iniciar o preparo.
Aliás, churrasco foi uma das coisas que eu mais fiz nessa airfryer, e uma parte delas do jeito errado. Na primeira vez eu não tinha percebido que ela tinha uma grelha e posicionei a carne direto na chapa.
E o resultado foi o mesmo de outras fritadeiras que eu testei. Pra que a carne fique no aspecto de selada, ela acaba ficando bem passada, e não é o meu modo preferido, nem de longe.
Mas depois de colocar a grelha, eu consegui fazer um bife de picanha naquele ponto que eu gosto, que é ao ponto para menos. Se você pré aquece a fritadeira, na hora que coloca a carne vem aquele chiado característico.
Como o calor vem de cima e de baixo, você não precisa virar a carne, e ela ficou selada, mal passada, em mais ou menos 10 minutos.
Mas tem uma coisa que eu gostei nela, que é a resistência da parte superior ser tão forte que é capaz de produzir luz. E sabendo disso, a WAP deixou a parte frontal visível para você checar o ponto da carne.
Para quem gosta de ensopados e de assar legumes no vapor, tem modos específicos para isso. E foi uma das coisas que eu mais gostei, porque é uma versatilidade que outras fritadeiras mais simples não têm.
Por exemplo, pra preparar um peixe ensopado com batatas, você não precisa do forno normal da cozinha, e isso é uma mão na roda para quem se intimida com o fogão.
Mas o que não é tão simples é a limpeza dela. Preparos de carne deixam bastante gordura em toda a parte interna da fritadeira, e dá um trabalhinho limpar tudo.
O lado bom é que os cestos e a tampa podem ir na lava louças, para quem tem uma. Se não for o caso, uma esponja com detergente neutro dá conta.
Para a parte interna, um pano úmido com álcool vai limpar, mas talvez você precise de um pouco de detergente para conseguir tirar a gordura da proteção à resistência, que fica no topo.
Pra mim, que tenho mãos grandes, ficou difícil acessar as áreas que ficam próximas a essa resistência, e eu senti que o painel digital risca com facilidade, então é bom ter cuidado na limpeza.
Conclusão
Preciso dizer que eu fiquei realmente impressionado com essa airfryer. Sério, ela é muito boa e versátil. Dá pra fazer do churrasco a um legume no vapor, de batata frita a peixe ensopado.
Eu já venho testando airfryers há mais de três anos, e era nítido que o caminho para elas era evoluir para que elas sejam uma grande panela multiuso, que não apenas frite uma batata ou asse uma carne, mas também seja capaz de outros preparos, mais complexos.
Com isso, a Airfryer Barbuecue da Wap é mais versátil que qualquer modelo do tipo Oven, por exemplo. Mas como ela é praticamente única nesse tipo, ela cobra caro por isso.
O melhor preço que eu encontrei foi de R$ 1299 no Mercado Livre. Em defesa dela, eu digo que foi o melhor churrasco que eu comi numa fritadeira, a única que chegou no ponto pra menos ou até mal passada, para quem gosta.
Além disso, ela vai ser competente nos preparos tradicionais de fritadeira e vai te dar outras possibilidades de receitas. Se você tiver espaço na carteira e na cozinha, é um bom eletroportátil para ter em casa.
Deixe um comentário