Com tantas opções de fritadeira sem óleo airfryer no mercado, você provavelmente encontrou a Oster Multifuncional 3,2 L em sua busca. Neste review, nós vamos tirar as suas dúvidas, mostrar se ela é boa e se vale a pena o preço cobrado no mercado, além de dar algumas dicas de como aproveitar melhor sua airfryer.
Oster Multifuncional 3,2 L
- Capacidade: 3,2 L
- Potência: 1500 W
- Consumo real: 1475 W
- Nível de ruído: 58 dB
- Profundidade com o pegador: 36 cm
- Diâmetro sem o pegador: 30 cm
- Diâmetro do cesto: 20 cm
- Altura do cesto: 9,5 cm
- Timer máximo: 30 minutos
Qualidade de construção
Se você já teve a oportunidade de comprar algum produto Oster, provavelmente deve ter recebido um produto de construção bastante robusta e que passa confiança logo no primeiro contato.
Por aqui não é diferente, já que esse modelo possui um bom acabamento e uma escolha de materiais bem competitiva com o que está disponível no mercado. Os botões são bem firmes e possuem acabamento fosco, o que possibilita reduzir um pouco das marcas de dedo, como podemos observar no pegador.
Essa airfryer é um pouco pesada, então pode ser um pouco incômodo para pessoas de idade ou que tenham alguma dificuldade na hora de levantar peso, apesar de 4,5 kg estarem na média para esse tamanho. É só você calcular bem o tamanho para que ela fique em um lugar praticamente definitivo.
O timer poderia ser um pouco maior que 30 minutos, mas é justo falar que ele cobre praticamente qualquer receita que você quiser fazer, além de ser simples colocar um pouco mais de tempo. Não vejo muito sentido pagar mais por um modelo com timer digital, apesar de oferecer mais comodidade e exatidão.
Um diferencial da marca Oster é que costumam colocar alguns detalhes que podem fazer a diferença pra você na hora de escolher um produto, e não foi diferente nesse caso, já que eles resolveram incluir alguns acessórios que não encontramos em outros modelos.
Vantagens e desvantagens
O cesto perfurado com material anti-aderente é o padrão do mercado, e por isso eles adicionaram uma forma que vai te ajudar muito na hora de fazer receitas um pouco mais complexas, como bolos e tortas, além de abrir um leque de opções que você pode explorar.
O mesmo acontece com o grill também incluso, ficando ainda mais fácil de preparar carnes e alimentos que precisam ter um contato mais uniforme em todo o alimento para sua receita ficar perfeita. Embora eu não ache que esse tipo de uso seja ideal para airfryers, eu focaria mais em alimentos frios que já foram preparados, é ótimo ter a opção e não precisar comprar acessórios avulsos que podem nem caber.
Ainda na parte externa, é possível reparar em outro detalhe que pode ajudar na organização da bancada: o cabo de força retrátil. Parece bobeira, mas isso é incomum no mercado, e se sua airfryer ficar posicionada bem próxima da tomada, não vai ficar aquele excesso de cabo tomando espaço na pia e na bancada.
Mas como nem tudo são mil maravilhas, o modelo que testamos está com o encaixe do cesto tão justo que por vezes fica até difícil de puxar. Pode ser uma dificuldade apenas do nosso modelo, mas achamos importante ressaltar. Dependendo da receita, o tranco que dá na puxada pode ser o suficiente para estragar e bagunçar o alimento. Pode ser por conta disso ou não, mas ela foi a que mais esquentou na parte externa, embora isso não seja um problema de verdade.
O último ponto negativo nessa parte de acabamento e construção fica para o acabamento anti-aderente. É importante ressaltar que nenhum modelo do mercado impressiona nesse quesito, mas a Oster definitivamente economizou por aqui. Uma camada muito fina e que descasca com certa facilidade chama a atenção, assim como a tendência de ter sido um pouco mais difícil de limpar que outros modelos.
Preparo de alimentos
No entanto, o que realmente importa na escolha de uma boa airfryer é a qualidade que ela proporciona na hora de preparar a comida. Embora exista pouca diferença entre os modelos do mercado, até porque eles nada mais são que circuladores de ar quente, esse modelo aqui se destacou em nosso teste de batata frita.
Esse teste pega um dos alimentos mais comuns e frequentes para quem possui uma airfryer, além de dar uma boa noção do quanto cabe efetivamente de capacidade no cesto. Aproveite para esquecer os 3,2 L de capacidade informado pela marca, já que para o alimento ficar bem cozido ou “frito” é preciso que o ar circule com liberdade suficiente.
Colocamos uma camada uniforme de batata, e pesamos para saber a quantidade ideal de preparo. Não adianta lotar de alimento no cesto se o que está no meio vai ficar cru, mesmo mexendo o cesto na metade do preparo.
A airfryer da Oster conseguiu comportar 350 g de batata frita congelada, o que não é uma marca que impressiona muito pelo tamanho do cesto, já que alguns concorrentes passam de 400 g com praticamente o mesmo tamanho.
Apesar disso, ela entregou um resultado impressionante, com batatas bem sequinhas e uniformes depois de 20 minutos a 200º C e com uma mexida no cesto na metade do preparo. Como eu disse, a diferença é pequena, mas é importante destacar que ela foi a melhor nesse quesito.
Como toda airfryer, quando você regula a temperatura no termostato, a regulagem é feita com o tempo em que o grill fica aceso. Portanto, tem alguns momentos que para não esquentar demais, a airfryer desliga o grill e mantém só a circulação de ar.
Expliquei isso para mostrar que apesar dela puxar 1500 W da parede a 12 A (o que também exige o plug mais grosso de 20 A), ela consegue otimizar bem o calor e ser uma das mais econômicas para seu tamanho, gastando apenas R$0,27 (considerando um valor de R$0,70 KW/h) para fazer as batatas em 20 minutos. A diferença é bem pequena, mas existe.
Conclusão
A airfryer da Oster não é apenas boa como tem um bom custo benefício no mercado, ainda mais se você realmente for usar os acessórios que ela oferece. Apesar de trazer algumas falhas pequenas, ainda vale a pena considerar na hora de escolher a sua.
A uniformidade com que prepara os alimentos foi o destaque por aqui e pode ser um diferencial se você pretender fazer receitas mais complicadas e que precisam de um aparelho que seja mais exato na consistência do preparo.
Sendo bem realista, apesar de esperar que eles melhorem no material anti-aderente, isso não chega a ser um problema quando observamos suas concorrentes, mas faria dela um negócio ainda melhor se formos considerar que é um eletroportátil que deve durar bons anos em sua cozinha.
Francielle diz
amoooo a minha!
faz produtos sequinhos e crocantes!