Moto G7 Play vs Moto G7 Power vs Moto G6 Play

Se você ficou interessado ou interessada na nova linha de aparelhos da Motorola e estava pensando em pegar o mais baratinho desse ou do ano passado, deixa eu te explicar as diferenças dos modelos mais baratos para você fazer a melhor escolha possível.

Para começo de conversa, o Moto G7 Play não é o sucessor do Moto G6 Play. O que acontece é que o Moto G7 Power é basicamente o Play anterior. Você consegue ver isso claramente no layout do aparelho que é basicamente o mesmo, só que com uma cor mais azulada.

O novo Play sucede o Moto E5 Plus, mas tudo bem, como o G7 Play foi lançado a 1000 reais e o G6 Play foi lançado por 1100, eles logo ficarão com preços parecidos, então vale a gente comentar rapidinho sobre as diferenças entre eles, e colocar o power na jogada para você descobrir o que ganha pagando um pouco a mais.

Desempenho

Onde o G7 Play ganha é basicamente no processador. O Snapdragon 632 é melhor que do Moto G6 Plus, o mais caro da geração anterior e tem um desempenho melhor que o Snapdragon 430 do Play anterior. Isso faz com que abrir aplicativos e navegar por toda a interface seja mais fluido no modelo mais novo, mas fica claro que você terá de reiniciar os aplicativos mais vezes, já que a memória desse modelo mais barato é de apenas 2 GB de RAM contra 3 GB do modelo do ano anterior.

Como sempre, o modelo mais caro e mais recente, o G7 Power pega o melhor dos dois mundos com o mesmo processador 632 e 3 GB de RAM, mas ainda com 32 GB de armazenamento – característica compartilhada por todos aqui.

Para aqueles que jogam, a sétima geração pode te permitir aproveitar todos os jogos disponíveis na Play Store, mesmo que em resolução menor. Essa experiência no entanto, é prejudicada por uma tela de menor qualidade que parece atrasar no envio das informações no caso do G7 Play. Por isso mesmo, é necessário tomar cuidado ao pegar esse modelo, que também é o menor com 5,7 polegadas e um brilho bem baixo.

O G6 Play também não tem a melhor das iluminações de tela, mas já possui uma qualidade de cores melhor e é maior, o que me dá uma experiência um pouco melhor, mesmo que os jogos no processador dele acabem por ter algumas quedinhas de frame.

Para o dia a dia vale a pena a troca. Agora, o G7 Power adiciona um brilho bem intenso que permite que você use esse celular mesmo na rua.

Software e usabilidade

Os outros benefícios do G7 Play são um pouco mais subjetivos. Primeiro que ele vem com o Android Pie como o G7 Power, que traz algumas funções novas mas nada disruptivo. O update pode chegar logo, mas mesmo que não chegue não acho que seja fator de compra.

O conector agora é USB-C em toda a linha e pode ser bom ou ruim dependendo de como está o seu setup e dos seus amigos que terão de te emprestar cabos.

Câmeras e bateria

E por fim, os dois modelos mais novos gravam em 4K, coisa que eu não recomendo muito com só 32 GB de armazenamento. A perda de estabilização nos dois casos não me agrada.

Aliás, deveriam ter um processamento melhor no modelo mais novo, mas quando comparamos os dois modelos Play, o balanço de brancos está muito mais preciso e podemos fazer ajustes posteriores, mas não só perdemos bastante nitidez em troca de um HDR melhor na traseira como a frontal é basicamente pior no modelo da linha 7.

Nesse caso, o G6 Play ainda ganha um pouco do novo Play e como em todos os outros casos, o G7 Power tem bons incrementos em qualidade dos sensores e adição de funções como o cinemagraph e outros.

O mesmo acontece com a bateria. Temos quase uma escadinha G7 Play com 3.000 mAh, G6 Play com 4.000 mAh e o G7 Power com 5.000 mAh. Todos com um bom gerenciamento, mas se essa é uma função que importa pra você, fica claro que o mínimo é o Play anterior. O único que tem TV entre os três é o Moto G7 Power e nenhum deles consegue pegar redes 5 Ghz e nem utilizar o NFC.

Conclusão

O resumo da conversa é que a experiência geral do Moto G6 Play é melhor que a do Moto G7 Play e que o modelo atualizado só vale a pena se estiver pelo menos 150 reais mais barato que o antigo.

O moto G6 Play foi um dos modelos que recomendei no ano passado e se você quer um upgrade dele vale a pena olhar o G7 Power, que é um modelo focado em bateria e que é melhor em quase todos os quesitos.

Diga o que você achou

Leave a reply