Notebook Dell Inspiron 14 7000 (7460) vale a pena?

Em um mercado onde está cada vez mais difícil encontrar um notebook com tela Full HD que não seja caro, muito grande ou focado em jogos, o Dell Inspiron 14 7000 se destaca bastante na faixa dos 3000 a 5000 mil reais por conta do seu design, configuração e portabilidade. Mas será que ele vale a pena?

Design

Vou começar pelo que há de melhor no Inspiron 14 7000, o seu design. O equipamento é sólido e sua construção unibody pode até remeter a um notebook da maçã, mas com seu próprio layout um pouco menos arredondado, claro.

A verdade é que ele está bem mais limpo do que modelos antigos da própria Dell ou notebooks de outras séries da empresa, e conta com materiais de melhor qualidade, tal como o tampo emborrachado e a carcaça em alumínio.

Com 14 polegadas, este modelo tem um tamanho equivalente a um notebook convencional de 13 polegadas. Suas bordas são tão finas que a webcam teve que ir pra parte de baixo pra ficar bem acomodada no design.

Achei bem legal essa forma “não convencional” de colocar a webcam na tampa do notebook, já que as bordas quase não existem, mas a verdade é que apesar de bonita, ela piorou consideravelmente o ângulo da webcam.

Construção

Seu corpo é leve. Com apenas 1,6kg ele se torna uma ótima opção para quem precisa levar seu notebook para cima e para baixo na mochila.

Em comparação, o Macbook Air, pesa 1,35kg. Isso o torna ainda mais indicado para quem possui a necessidade de ter o equipamento sempre à mão. É bem portátil e leve!

Esse modelo é muito indicado para quem precisa de portabilidade, mas que não abre mão de um desempenho legal.

Tela

Sua tela de 14″ e resolução Full HD apresenta uma resolução ideal de uso. Os ângulos de visão não fogem muito do padrão e o brilho da tela, no máximo, não é nada além do esperado.

Não me entenda mal, a tela é boa, mas não é a tela com a maior fidelidade de cores e brilho que você vai encontrar por aí. Temos opções melhores, mas, que em contrapartida, custam muito mais caro.

Esse notebook é focado em produtividade e consumo de mídia, não em reprodução 4K HDR de jogos ultramodernos. Pelo preço que se paga, não tem nada mais honesto e justo no mercado nesse quesito.

Conectividade

Já que estou falando do design e construção, vamos as entradas desse notebook.

De um lado, ele conta com o conector de força, uma porta ethernet, saída HDMI, duas portas USB 3.0, uma delas com Power Share e uma entrada de fone de ouvido P2.

O power share, pra quem não sabe ainda, é a capacidade de carregar um celular, por exemplo, sem que o notebook esteja ligado, consumindo somente a bateria do notebook. Pode te salvar quando você mais precisar.

Do lado direito, em contra-partida, não tem quase nada. É só um leitor de cartões SD e mais uma USB 2.0 junto com a trava de segurança Noble, caso você precise.

Fechando o pacote de acessórios, ele conta ainda com uma webcam HD que não é nada surpreendente em termos de resolução, mas que quebram um bom galho.

Desempenho

Esse modelo possui 8GB de memória DDR4 de 2133mhz e pode ser expandido até 32GB, usando dois pentes de 16GB. Seu processador é o Intel Core i5 de 7ª geração, modelo 7200U. E pra alegria geral da nação, conta com um slot de expansão m2 para adicionar um SSD.

Ele ainda possui uma placa de vídeo dedicada, a GTX 940 MX da Nvidia com 4GB de memória DDR5.

São muitos números, mas de forma geral, você vai conseguir usar o notebook numa jogatina casual ou melhorar a renderização do seu projeto audiovisual.

No HD temos seu pior ponto. Temos aqui 1TB de espaço com um desempenho bem abaixo dos demais componentes desse notebook. Um SSD cairia muito bem aqui e esse, com certeza, deveria ser o primeiro upgrade dessa máquina.

Eu tenho usado para editar vídeos e de vez em quando, o Photoshop ou até mesmo o After Effects estão na minha lista. Esses programas são mais exigentes e precisam de um poder maior de processamento.

Para efeito de comparação, é perfeitamente viável jogar um CS:GO com gráficos mais detalhados. Além disso, com essa configuração eu consegui utilizar diversas abas do Chrome em paralelo, assistindo vídeos em outra aba e conversando no Telegram e ainda com o Photoshop aberto. Consigo até encaixar uma renderização de vídeo.

Bateria

Falando em consumo de mídia, posso dar um panorama maior sobre a bateria. Se você está pensando só em acessar a internet pelo Wifi com o brilho no médio e sem usar muito os alto falantes, você consegue umas 5 horas de uso contínuo sem problemas.

Porém, quando o processamento é mais exigido, num render de vídeo, por exemplo, a autonomia cai pra 2hrs, no máximo. É o esperado para uma bateria de 3 células e 42 kWh, que não pode ser removida.

Teclado

Se seu maior interesse é a produtividade, vai gostar dos próximos pontos. O teclado e o touchpad desse teclado são muito confortáveis, algo extremamente útil nesse tipo de dispositivo, que por ter um tamanho geral reduzido, me surpreendeu.

As teclas seguem o padrão brasileiro ABNT2 e a digitação é bem suave. O teclado com retroiluminação proporciona conforto ao digitar durante longas noites de trabalho e concentração.

Seu layout é o padrão encontrado em outros notebooks da marca e me surpreende como conseguiram encaixar teclas tão confortáveis em um dispositivo tão pequeno como esse.

O touchpad possui um tamanho adequado e com as ações multitoques do Windows 10, ele se comporta muito bem. Seu clique não é tão alto, o que é ótimo. Seu acabamento é semelhante a uma superfície metalizada. Poderia ser vidro, mas fugiria da proposta de design.

Algumas pessoas sempre perguntam sobre o toque e o aquecimento do palmrest, esse apoio dos pulsos no notebook.

Não notei nada fora do normal nesse ponto. O notebook esquenta sim quando é mais solicitado mas nada que interfira no uso. Suas ventoinhas na parte de baixo dissipam o calor pra trás do notebook, o que não incomoda em nada quando o uso é mais exigente

Som

Os alto falantes desse notebook possuem uma qualidade bem legal. No volume máximo não distorce muito os graves e por causa de uma tecnologia chamada Waves MaxxAudio® Pro, ele se sai muito bem na equalização dos áudios reproduzidos. Não é um som muito alto, mas definitivamente, um alto falante com qualidade.

Preço

Agora que você já sabe de todas as principais características, vale pontuar quais as outras configurações em que esse modelo é encontrada.

O modelo mais barato vem com 4GB de RAM, Core i3 e Sistema Operacional Ubuntu. Por mais R$150, você adiciona Windows 10 Home Edition à mesma configuração. Essas versões variam entre modelos com 16GB e Core i7 e chegam até R$5.000,00.

Todos eles vem equipados com tela Full HD, placa de vídeo dedicada, Wifi 802.11ac, Bluetooth 4.0, teclado retroiluminado e a mesma bateria. As modificações ficam a cargo somente da memória e processador. Ainda acho que fica faltando uma opção de SSD.

Conclusão

Com tudo isso posto, esse notebook vale a pena? Eu acredito que sim!

Com um processador de última geração, memória RAM em quantidade legal e um HD bem fraquinho, ele ainda pode ser uma boa opção para quem precisa de uma máquina para consumir conteúdo, jogar um pouquinho e até mesmo trabalhar na produção audiovisual.

Seu maior problema, no conjunto, fica na adoção de um HD tão lento e pouco otimizado para usar todo o poder do Windows 10 e os demais componentes desse aparelho.

É como eu disse, com um design tão elegante, portátil e leve, fica difícil de não recomendar este notebook.

O Dell Inspiron 14 7000 não compete com os notebooks de linhas mais específicas como linhas gamer, 2 em 1 ou ultrabooks, mas definitivamente, é o indicado para os usuários mais casuais e que pretendem colocá-lo à prova de fogo em tarefas mais complexas como edição de fotos, vídeos ou alguns joguinhos.

Se quiser algo mais potente, indico outras linhas da mesma fabricante, como a linha XPS ou até mesmo outras fabricantes, como Avell, Acer e Lenovo.

7.5 Total Score
Notebook Dell Inspiron 14 7000 (7460)

Indicado para os usuários mais casuais e que pretendem colocá-lo à prova de fogo em tarefas mais complexas como edição de fotos, vídeos ou alguns joguinhos. Com design robusto e ao mesmo tempo bastante compacto.

User Rating: 3.5 (10 votes)
Diga o que você achou

Leave a reply