O que é um roteador Mesh? Multilaser Cosmo AC1200

O Multilaser Cosmo AC1200 é um roteador Mesh que aumenta bastante o alcance do seu Wi-Fi, mas antes de falar sobre ele, acho que vale a pena explicar o que é um roteador Mesh e como ele se diferencia de um repetidor comum.

O que é um roteador Mesh?

Roteadores Mesh são equipamentos que trabalham de forma modular, ou seja, você pode ir acrescentando mais uma dessas caixinhas indefinidamente, ou pelo menos até seu dinheiro acabar. Só que a característica mais importante deles é o fato de serem capazes de lidar com dois tipos de sinal: um interno que passa por todos os módulos da rede, criando uma espécie de malha de comunicação entre eles, e outra externa, que é o sinal Wi-Fi normal que o seu celular encontra.

É uma rotina bem diferente de um repetidor comum, que precisa se conectar à rede Wi-Fi, como se fosse qualquer outro aparelho, para só depois copiar os dados para uma outra. Basicamente é um processo mais pesado, e ainda tem um ponto chato: é necessário uma nova rede “clone” da principal. Ou seja, tem de ficar trocando de rede da sala para a cozinha e afins. Em todos os casos isso não só é incômodo como te faz perder velocidade de conexão.

Multilaser Cosmo AC1200

No caso do Mesh você não perde nada? Você continua tendo uma diminuição de velocidade, mas as perdas ficam equivalentes ao que o Wi-Fi perde pela distância. Com isso, esse roteador aqui da Multilaser, o Cosmo AC1200, que utiliza tal tecnologia resolve alguns problemas que temos.

A casa aqui é antiga, e consequentemente tem paredes grossas, um ambiente bem difícil para qualquer tipo de sinal. Tivemos que comprar um roteador mais parrudo e colocá-lo com um cabo na sala porque o sinal que chegava do quarto era horrível para fazer uma live ou pra baixar e testar algo de forma rápida. Mesmo assim, ainda sobraram alguns pontos cegos nos locais mais distantes.

Na sala principal, onde o Cosmo e o roteador estão ligados, a velocidade da rede Mesh ficou idêntica ao Wi-Fi normal, o esperado, já que eles ficam conectados por um cabo, então não tem nada que justifique grandes perdas nesse momento.

Nas salas mais próximas, onde o roteador principal ainda alcançava, a velocidade pelo Cosmo ficou um pouquinho menor, o que eu também esperava, pois, mesmo que ele tenha várias tecnologias modernas embutidas, o modelo principal continua sendo mais parrudo.

O quadro muda quando vamos mais algumas paredes para frente e o nosso Wi-Fi começa a perder bastante velocidade, enquanto que o Cosmo, graças a aquela comunicação paralela, consegue se manter melhor. Pelos meus cálculos rápidos, a perda fica entre os 30% e 40%, chegando em 50% depois de mais algumas paredes.

Mesh vs Repetidor

Quando comparado com o repetidor da D-Link de 200 reais, a diferença foi enorme. Esse equipamento ficou limitado a 20% da velocidade na mesma sala que ele estava montado, e praticamente morreu nas salas adjacentes. A quantidade de internet que você acaba “jogando fora” por conta da sua ineficiência é tão grande que dificilmente eu recomendaria algo assim pra alguém.

Infelizmente, o Cosmo da Multilaser vem apenas com 2 caixinhas, então não pude testar se um segundo pulo diminuiria ainda mais a velocidade da internet, mas é de se esperar que continue bom. Você pode ir comprando de par em par e colocar quantas quiser na sua casa.

De qualquer forma a cobertura na casa ficou muito mais completa na rede Mesh, alcançando bem até aqueles pontos mais difíceis no fundo da casa, e o legal é que, como o Cosmo foi feito para ser distribuído por aí, o seu design é bem mais amigável que um roteador parrudão estilo nave especial, e dá pra se misturar com o resto de sua decoração sem problemas.

Além disso, como eu comentei, o Cosmo possui várias tecnologias modernas que ajudam a manter a qualidade do sinal, as principais são a capacidade de Beamforming, que foca a força do sinal na direção que estão precisando de mais dados e evita desperdícios, e o sistema QoS para priorizar aparelhos que estão demandando mais dados. Além delas também é possível configurar pelo app o controle parental, “roaming rápido” e uma porção de outras opções legais para explorar.

Conclusão

Além de aumentar a rede, o Cosmo também é um roteador mais parrudo que aquele básico de provedora. Para mim, que sou leigo do assunto, não senti falta de nenhuma função específica. A instalação também me agradou, foi só conectar na rede pré-configurada, abrir o app, escolher o nome, senha e pronto, configurado. Para expandir a rede também é super fácil, se ele não se ligar a rede sozinho, você pode ir até a opção “adicionar Cosmo” nas configurações e utilizar a câmera do celular para ler o QR code. Super rápido, super tranquilo.

Para concluir a conversa, as perdas toleráveis de velocidade e poder sempre se manter na mesma rede tornam as conexões Mesh uma das melhores opções para aumentar o alcance do seu Wi-Fi. O fato dele funcionar como um roteador melhor também ajuda a justificar o preço que não é tão baixo assim, apesar do Cosmo ser bem mais barato que várias outras opções do mercado.

7.5 Total Score

User Rating: Be the first one!
1 Comment
  1. Muito bom o review. Se possivel comparar o Cosmo com o Twibi Fast e Twibi Giga da Intelbras.

Leave a reply