Seja por ter um pouco de medo na hora de deixar a panela no fogo ou para aproveitar a facilidade, uma panela de pressão elétrica pode ser uma ótima pedida para 2020. Com a oscilação atual de preço, mais do que nunca é importante fazer a escolha certa na hora da compra, e é por isso que vamos falar se vale a pena pegar a panela de pressão elétrica da Electrolux. Será que ela é boa mesmo ou só carrega o nome de uma marca conhecida?
Panela de Pressão Elétrica Electrolux PCC20
- Capacidade: 6 L
- Capacidade real: 3,4 L
- Potência: 1000 W
- Medidas (A/L/P): 32 x 31 x 30,5 cm
- Diâmetro da panela: 22,5 cm
- Altura da panela interna: 15 cm
Qualidade de construção
Talvez poucas coisas sejam tão importantes em uma panela de pressão elétrica do que a primeira impressão que você tem na qualidade da construção do produto. Afinal, quando falamos em panela de pressão, talvez segurança seja uma das principais palavras que vem à cabeça.
Felizmente a Electrolux traz um conjunto que passa a confiança de que você não precisa se preocupar. De uma maneira geral, esses modelos mais completos compartilham isso, então não chega a ser um grande diferencial.
Na parte externa, o material em inox que envolve a panela poderia ser um pouco mais grosso, já que por ser meramente estético, é bem fácil dar alguma batida fraca na lateral e deixar o produto marcado, apesar de não interferir em seu funcionamento.
O restante é basicamente todo em plástico, só que bastante rígido. Passa a impressão de um material bastante sólido e que ainda assim consegue ser limpo com uma certa facilidade.
Ainda sobre a limpeza, é bom ver que por aqui a maior parte do que fica sujo na tampa, consegue ser retirado para que a lavagem possa ser realizada sem que algum material fique preso à panela. A faixa interna de silicone que ajuda na vedação e a válvula de pressão podem ser retiradas e colocadas de volta sem muito esforço.
Na parte de dentro da tampa é possível ver um acabamento todo em aço inox que entra em contato com o ferro presente na borda da panela. Por isso, apesar do entorno ser de plástico, não existe dúvida de que onde precisa o material aguenta a pressão.
A parte interna não ficou suja em nenhum de nossos testes, o recipiente interno que leva a comida tem uma curva na borda que protege justamente contra qualquer tipo de vazamento. Se um acidente derrubar algum alimento ou líquido ali, um pano úmido deve dar conta do recado. Só lembre de deixar secar completamente antes de usar.
Apesar de ser grande e um tanto pesada, é bem provável que você não queira deixar na pia ou bancada de forma definitiva, afinal, ela ocupará bastante espaço. Por isso, é interessante ver que ela tem um cabo de 10A, aquele modelo mais fino e compatível com qualquer tomada, que pode ser removido e facilita bastante na hora de você guardá-la no armário.
Reparamos que as medidas internas da panela não bateram com alguns medidores que usamos, e nem mesmo com o próprio copo que acompanha a panela. Portanto, use apenas como uma referência, porque na verdade não dá para usar de maneira precisa.
Outro ponto de atenção é na capacidade. Sempre lembramos para não considerar os 6L informados pela fabricantes, porque quando a medição foi feita, pudemos perceber que fica próximo de 5,7 L, que obviamente não podem ser usados em sua totalidade. Então na prática a capacidade é de pouco mais de 3,4 L, já que eles declaram que o limite é de 3/5 da capacidade da panela.
O único ponto que poderia melhorar, e bastante comum em eletroportáteis, é a qualidade do material antiaderente da panela, onde já foi possível observar alguns locais em que o produto perdeu um pouco do acabamento mesmo usando por pouco tempo.
Não se destaca como algo ruim, mas seria interessante as fabricantes começarem a levar isso mais em conta para que o produto possa durar e não tenha seu funcionamento comprometido, até porque não é nada que tenha um tamanho universal. Até para preservar esse acabamento a Electrolux inclui dois pegadores de plástico para você mexer na panela sem danificar o produto.
Preparo de alimentos
Como esse modelo aqui está entre os mais completos, temos a vantagem de ter um total de 15 receitas já configuradas, onde a panela basicamente faz tudo pra você, controlando o tempo e nível de pressão necessários para o preparo do alimento.
A maior vantagem desse tipo de uso é sem dúvida a praticidade, até porque é comum repetirmos o preparo do mesmo alimento diversas vezes, como é o caso do feijão. A outra vantagem é o preparo consistente, uma vez que é tudo controlado por diversos sensores internos que deixam sempre o interior da panela com exatamente a mesma temperatura.
Uma coisa que muita gente não sabe é que a panela de pressão elétrica, apesar de ter 1000W de potência e puxar realmente toda essa potência quando está no processo de aquecimento, não puxa toda essa carga durante o preparo todo. Mesmo na pressão mais alta, ela não consome mais que 400W durante uma hora.
Outro parâmetro que usamos foi no preparo do feijão, que considerando valores comuns da conta de energia aqui no Brasil, ficou com um custo total de R$0,20 por receita, considerando o limite da panela.
Esse modelo ainda oferece uma funcionalidade muito interessante, onde você pode colocar um timer de até 24 horas para o produto começar a efetuar o preparo. Dessa maneira você consegue sair cedo de casa e voltar com a comida pronta a qualquer hora do dia.
Nesse modelo são diversos sensores de pressão e temperatura que regulam tudo. No caso da tampa, ela precisa estar completamente fechada para que a panela possa iniciar o aquecimento, e também é travada acima dos 93ºC.
No momento do preparo ela também não deixa a desejar, praticamente sem esquentar a tampa na parte externa. Dessa maneira, você consegue manusear tudo sem se preocupar em se queimar.
O único ponto de atenção é na hora de tirar a pressão, porque dependendo da quantidade de água que você colocou e pelo fato de não haver perda de líquido, a quantidade de vapor com respingos de água fervendo pode ser maior do que o normal.
Se você precisar de um preparo específico, também é possível controlar tudo manualmente. São 3 níveis de pressão e você pode configurar o timer para encerrar o preparo do alimento.
A única limitação mesmo dessa panela é que ela não atinge uma temperatura muito alta se você quiser refogar algum alimento com a tampa aberta, mas é o suficiente para a maior parte dos alimentos.
No entanto, essa desvantagem traz consigo o benefício de poder manter o alimento aquecido com a panela fechada, preservando bastante o calor para o momento que você quiser servir, e não deixando cozinhar demais o alimento devido ao controle da temperatura.
Conclusão
A panela de pressão elétrica é muito mais segura que modelos comuns, e como vimos nesse teste, a conta de energia também não vai sofrer, graças à eficiência no preparo dos alimentos.
Sabendo que a única diferença no tempo de preparo é que os modelos elétricos precisam de mais tempo para pegar pressão, em torno de 15 minutos, o restante é exatamente igual, ainda com a vantagem de não perder água durante o preparo e ser extremamente silenciosa.
A Electrolux conseguiu trazer para o mercado uma panela de pressão elétrica que atende bem qualquer tipo de necessidade do consumidor, e que tem nossa indicação de compra por ser um produto que passa a segurança necessária e tem o nível de acabamento e funcionalidades bastante competitivos quando colocamos de frente com a concorrência.
JACQUELINE diz
Olá, estas informações foram muito esclarecedoras para mim, pois estou pretendendo comprar uma panela de pressão elétrica.
Muito obrigada.
Luciana diz
Preciso colocar água quando quiser assar um pedaço de carne inteiro?
Manoel Bebezeta diz
Infelizente a minha antiga queimou. acho que essa pode ser uma boa substuição.