Qual a melhor internet banda larga do Brasil? | Descubra!

Com grande oferta e pouca diferenciação de internet banda larga no Brasil, fica difícil saber qual é a melhor. Felizmente, ao unir informações presentes em diversos meios de comunicação, somos capazes de analisar e chegar a diversas conclusões sobre estes provedores.

O dado que usaremos como base é a análise realizada pela Netflix mensalmente, junto com os dados do Reclame Aqui.

O MERCADO

O Brasil é atualmente o terceiro melhor país da América Latina no quesito velocidade da banda larga, com 2,53 Mbps. O Chile é o segundo, com velocidade média de 2,57Mbps e o Uruguais é o primeiro, com velocidade de 2,68Mbps. Este é um dado interessante para provar que existe pouca diferença entre os provedores de toda a América Latina.

Quando visualizamos o mercado internacional – o Netflix analisa cerca de 26 países – encontramos uma discrepância maior com o cenário encontrado no país. A Suiça, país melhor classificado, possui velocidade média de 3,81Mbps, seguido pela Bélgica (3,77 Mbps), Áustria (3,64 Mbps), Luxemburgo (3,58 Mbps) e Holanda (3,58 Mbps).  O Brasil está na 18ª posição do ranking.

ANÁLISE

MARÇO – 2014

marco 2014 - velocidade de internet

MARÇO – 2015

velocidade de conexao de empresas de internet marco 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

No ano de 2013, o principal proveor de internet do mercado brasileiro era a GVT, seguida pela Live Tim, em uma competição muito próxima e pela Net Virtua, que acompanhava um pouco mais de longe os dois primeiros provedores.

Em um ano ( os dados analisados nas imagens ao lado refletem o mercado de Março 2014 e Março 2015), as empresas aumentaram, em média, 12% de sua velocidade média, com exceção da Telefonica, que manteve a velocidade de 1,45Mbps em sua base ativa.

A Live TIM, que aumentou em 18% a velocidade de sua conexão, ultrapassou a GVT – que cresceu apenas 10% – e assumiu a liderança. a Net Virtua teve um crescimento maior que as duas primeiras empresas – 26% – mas não foi o suficiente para subir do 3º posto.

Número de Reclamações

Velocidade da Conexão

Tim (Internet, Telefonia e TV) 49649 3.46
Gvt 24985 3.33
Net Serviços (Internet, Telefonia e TV) 83117 2.91
Algar 1912 2.38
 Oi (Internet, Telefonia e TV) 69197 1.64
Vivo (Internet, Telefonia e TV) 80404 1.45
CONCLUSÃO
A GVT e a live Tim são claramente as melhores opções de internet Banda Larga. Opte por qualquer uma das duas dependendo dos planos oferecidos e da acessibilidade da linha de fibra ótica à sua região.  Elas não só entregam melhores velocidades como possuem taxas de reclamação menores do que a dos concorrentes – considerando que algumas delas também incluem os serviços de tv e telefonia nos valores de reclamações.

15 Comments
  1. É isso, nem sempre a GVT poderá pagar para se manter na “LIDERANÇA” fui funcionário dela e sempre as pesquisar eram feitas com os próprios funcionários dela. Como pode ser a melhor banda larga do Brasil por 5 vezes consecutivos se outros não podem dar suas opiniões? Fica a pergunta.

    Abraço!

  2. Tínhamos um contrato com a NET, de 30mbps. Apesar da boa estabilidade, recebíamos apenas 1,5 a 8mbps. Para melhorar a velocidade e qualidade da internet, após muita insistência da NET, resolvemos aderir ao plano de levar o celular da claro para a NET, aumentar o valor da fatura mensal, mas dobrar a velocidade de 30 para 60mbps. Nos demos muito mal! Caiu a estabilidade do sinal e a velocidade, mesmo após várias e várias reclamações, longas esperas nas ligações telefônicas e enganações, temos hoje a velocidade média aproximada de 12,5mbps, enquanto deveríamos receber no mínimo 48mbps, de acordo com as normas da ANATEL, isto é, 80% da velocidade contratada, que atualmente é de 60mbps. Eu, que pago as contas da minha casa, me sinto lesado toda vez que pago uma fatura da NET. Pergunto: A NET não tem capacidade técnica para entregar o produto na qualidade e quantidade contratada, ou simplesmente lhe interessa mesmo é lesar a sua clientela? Assim a gente foge dela, né?

  3. Sou cliente do combo da Gvt, desde de maio de 2015. Com uma banda larga de 50 megas bem estável, porem no mês de janeiro de 2106 tive a infeliz notícia que a empresa não fornecerá 50 megas em minha região, e sim 35 megas.

  4. Concordo com essas conclusoes mas me sinto mal por que pago minha internet e quando vou medir ela, nao chega nem perto do que eu pago e principalmente das minhas expectativa!

  5. Contratei o combo da claro o serviço da internet , faz 30 dias e não ligaram o sinal da mesma…, ou seja , nao temos escolha…

  6. Uso GVT aqui no MS, nunca tive problemas grandes, sempre fui bem atendido, chega a velocidade contratada quase 100% do tempo, nao tenho oq reclamar

  7. tinha gvt. A vivo comprar a gvt esta horrivel

    • Reply
      Daniel A. C. Ferreira maio 10, 2016 at 8:21 am

      idem comigo tbm w varios amigos tbm afirmam q depois q a gvt virou vivo ficou uma bosta pra nao falar coisa pior

  8. eu sou sair dessa vivo, caiu a qualidade da gvt

  9. Exatamente! GVT agora é VIVO e está de péssima qualidade!!

  10. Não vou deixar a gvt por diferença tão inexpressiva.

  11. Vou permanecer com a gvt. Não encontrei motivos para mudar.

  12. GVT virou VIVO piorando totalmente o serviço. A pergunta é; mudar para qual operadora??

  13. a net é um imgroglio.Nao cumpre o que esta no contrato. Sinal da internet de pessima qualidade. Fiquei 3 anos sofrendo com a NET. Sai..estou a procura de outra…..

  14. atualmente estou tendo problemas com a NET. Dos 15M contratados, sò recebo 7M. Estou procurando outra operados. Quem souber deixa a dica para o pessoal.

Leave a reply