Quando o calor chega, a gente já sabe que é a época em que você começa a ficar suado e pregando de tanto calor. Para resolver isso, selecionamos os melhores modelos de ar condicionado split, de janela e inverter mais vendidos do mercado pra te ajudar na escolha do seu novo melhor amigo.
Antes de começar, é sempre importante entender qual é o número de BTUs necessários para o espaço que você tem. Pegue as informações que colocamos na imagem abaixo e faça as medições do seu ambiente, porque assim você não erra no dimensionamento do seu ar condicionado.
Além disso, nós dividimos os modelos em três categorias distintas. Ar condicionado de janela, que não costuma exigir qualquer tipo de reforma, mas gasta um pouco mais. O split que é mais eficiente em termos energéticos que o anterior, mas requer uma instalação um pouco mais complicada e o modelo split inverter, que também requer essa instalação profissional, mas consome ainda menos energia e sai um pouco mais caro no momento da compra.
Uma pesquisa rápida no Reclame Aqui mostrou que Samsung e Consul tem notas mais baixas na nossa classificação, puxado pelo grande número de reclamações em variados segmentos. Vale lembrar que ar condicionado é o 4º produto mais vendido da Consul, e também que a Samsung vende muito smartphone.
Entre todas as outras marcas, fuçando um pouco mais nas reclamações vemos que não tem nenhuma fora do padrão, só a Electrolux que aparece com mais reclamações de assistência técnica do que de produto, e todos os outros são o contrário. Produto e depois assistência. Essa análise serve apenas para observar alguma discrepância ou um número exagerado, que felizmente não encontramos.
Springer Midea QCI075BB

O primeiro modelo da nossa lista é o ar condicionado de janela da Springer Midea, que se destaca pelo seu preço e pela eficiência energética analisada pelo Inmetro. Desembolsando menos de mil reais você consegue encontrar este produto com potência de 7.500 BTUs. Investindo mais um pouco, tem disponível o modelo de 10.000 BTUs que já dá conta do recado em um ambiente de mais ou menos 8m².
Sua instalação é facilitada por ser do tipo janela e possuir filtro de odores, mas por ser de uma linha mais básica, não oferece controle remoto para temperatura, sendo necessário ir até o equipamento para alterar qualquer coisa que você queira.
Consul CCB/CCN/CCS/CCO

Para quem quer opção, os modelos da Consul tem quase tudo, mas são complicados. CCB é o mais barato, CCN tem os controles eletrônicos, CCS é quente e frio manual, CCO quente e frio eletrônico que dispensa moldura. Todos os eletrônicos, já acompanham um controle, e sim, quente e frio é importante pra região sul do país. Todos tem o modelo de 7.500 e 10.000 BTUs.
Electrolux Hi Wall Ecoturbo R410

Caminhando para os modelos split, tem alguns fabricantes e modelos que chamam atenção, a começar pelo Eco Turbo da Electrolux. O diferencial deste modelo é justamente a função ECO, que segundo o fabricante, economiza energia adequando-se a variação de temperatura do corpo durante o sono, que é basicamente reduzir a potência.
Esse equipamento ainda tem o filtro de tripla filtragem com proteção ativa, controle remoto e função brisa, mas o legal mesmo é a função “siga-me”, que através de um sensor no controle remoto, permite que a temperatura desejada seja mantida onde está localizado o controle remoto.
Consul Split High Wall CBP

Já o modelo Split HW da Consul tem basicamente a mesma eficiência, mas menos vazão de ar. Isso não é problema porque ele compensa trazendo algumas funções adicionais. Ele conta com a função Sono-Bom, o Super Turbo, que dá aquela tunada durante um tempo pra chegar a uma temperatura programada mais rápido, e um filtro HEPA com auto-limpeza, que bloqueia 99% de particulados do ar.
Você consegue encontrar versões de até 22.000 BTUs, então vai ser fácil encontrar um de acordo com sua necessidade. Diferencial mesmo é esse turbo aí e condensadora compacta pelo preço. Para fechar, o modelo CBP faz quente e frio.
Elgin Split Eco Inverter

Apesar de números de consumo e vazão parecidos com os anteriores, os modelos inverter conseguem economizar ao não precisar ficar ligando e desligando toda hora.
O modelo da Elgin é basicamente o mais barato desse segmento, tem bons números, já conta com um controle para não precisar ir até ele e vira uma ótima recomendação para quem deseja economizar na conta de luz e não gastar tanto com o aparelho.
LG Split Dual Inverter

Se você topar investir um pouco mais, tem o modelo dual inverter da LG que gasta ainda menos energia através dessa nova tecnologia. Segundo a empresa, é possível ser até 70% mais econômico e 40% mais rápido que um equipamento comum sem a tecnologia inverter.
Novamente, você acaba investindo um pouco mais na compra inicial, mas pode ganhar no longo prazo conforme usar mais. Legal que pode ser encontrado em diferentes potências, que vão de 9.000 a 22.000 BTUs. A diferença de preço entre esse modelo e o Libero E+ da própria LG é pequena, fazendo valer a nova tecnologia dual inverter e um modelo mais atualizado.
Samsung Digital Inverter

O Samsung Digital Inverter oferece tudo que você precisa em um equipamento dessa categoria e é ofertado em diversas potências, inclusive com as opções de quente e frio.
Esse modelo acaba tendo o melhor custo benefício se você preferir optar por um Samsung, já que possui a tecnologia inverter que economiza bastante luz e não chega a ter todas as firulas e novidades que o modelo a seguir possui, o que impacta positivamente no preço para o Digital Inverter.
Samsung Windfree Inverter

O modelo Windfree da Samsung também é split dual inverter que se destaca pela tecnologia Wind-Free, que gela o ambiente sem aquele jato de ar direcionado e contínuo que não agrada todo mundo. A gente já falou dele lá no canal e na demonstração funcionou feito mágica. Você acaba pagando mais caro por conta da tecnologia, mas é um dos equipamentos mais avançados do mercado.
Além disso, este modelo da Samsung é um dos poucos já preparados para os sistemas de casa conectada. Através do aplicativo Smart Home da Samsung você consegue ajustar remotamente temperatura, timer e velocidade do ar, além de programar sua operação do jeito que você quiser. Este é o modelo que eu gostaria de ter na minha casa porque o meu celular já conseguiria identificar e controlar tudo.
Gree Eco Garden Split Inverter GWC

Deixa eu comentar sobre os modelos da Gree Eco Garden, que segundo eles, de cada três aparelhos fabricados no mundo, um é da Gree. Ou seja, os caras são grandes mesmo fora do país.
Ele não se destaca em nenhuma função muito específica que o diferencia dos demais, mas oferece diferentes potências para todas as necessidades e mesmo não sendo um dos mais econômicos dessa categoria, já é bem mais eficiente que os modelos de janela que comentei.
Qual é o melhor ar condicionado do mercado?
Deixa eu dar uma resumida nesse guia pra vocês. Se você não tem grana vá com os mais baratos, fato. Considerando os modelos de ar condicionado de janela, eu prefiro ir com os custo benefício. Para janela o da Consul faz mais sentido e o Elgin Eco inverter vale o investimento entre os splits para economizar no longo prazo.
Entre os splits, eu recomendo ir direto com o LG Dual Inverter, que oferece um ótimo custo benefício pelo baixo ruído. Agora, se você tem condição e quer ter mais tecnologia embutida no seu aparelho de ar condicionado, sem dúvida o Samsung Windfree fica à frente de seus concorrentes e acaba sendo a opção super completa.
Faltou a imagem para ajudar no dimensionamento dos BTUs
nao entendi a diverença entre inverter e dual inverter.
Comprei o Springer Midea QCI075BB e devolvi imediatamente. Até tive que acionar procon e reclame aqui.
o aparelho é MUIT BARULHENTO. o Assitencia veio e falou que o ruído era normal, mas era muito barulhento, impossivel dormir tranquilo.
nao recomento.