Samsung Galaxy J5 Pro | Análise Completa!

PRÓS:
  • Boa construção e ergonomia na pegada
  • Super Amoled com bom contraste e ângulo de visão
  • Performance satisfatória e autonomia de bateria
CONTRAS:
  • Modo automático da câmera deixa a desejar
  • Resolução 720p da tela, abaixo de concorrentes
  • Possui apenas 2GB de RAM

Nós também temos um REVIEW em Vídeo!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos o review completo em vídeo! E ainda tá cheio de imagem bonita, hahahaha.


[offer_product class=”offer-product-review”]

A linha Galaxy J é uma das mais vendidas no Brasil e é bastante requisitada pelo seu preço de entrada. O J5 Pro, último lançamento da linha, no entanto, se posicionou com características mais completas, se aproximando bastante da linha A da própria samsung – tanto em preço quanto em qualidade. Mas será que vale a pena?


DESIGN

2017 foi o ano em que os celulares perto da faixa dos 1000 reais evoluíram bastante em sua construção. Tanto o Moto G5S quanto o J5 Pro partiram para uma peça única em metal, que realmente dá uma sensação que o celular está uma categoria acima. Está tudo muito bem acabado e com uma cara da linha A, que aliás, dispensa comentários também.

Na traseira, essas duas linhas em cima e em baixo servem para o sinal conseguir passar pela carcaça e apesar de nos renders e na publicidade eu ter achado meio feio, depois que eu peguei o aparelho na mão, principalmente essa versão aqui mais escura, eu achei ele bem simpático e bonito.

Apesar de escorregadio, o equipamento tem uma ergonomia bem legal na mão, mas me confundiu um pouco o fato de que no lado direito fica apenas o botão de ligar, enquanto no lado esquerdo é que ficam os botões de volume. É questão de se acostumar só!

TELA

A tela de 5.2 polegadas com acabamento 2.5D me surpreendeu porque eu só fui descobrir que ela contava com resolução apenas HD, de 720p depois de um tempo usando. Isto porque o painel de Super Amoled conta com uma qualidade muito boa, tanto em questão de cores – que infelizmente são um pouco saturadas – e podem ser ajustadas – quanto em contraste e ângulo de visão, que não é perfeito, mas mantém bem as cores em diversas posições.

Eu assisti outros reviews que reclamaram da resolução e olhando especificação por especificação é de se ficar bravo, mas eu passei 2 semanas usando esse equipamento aqui e a verdade é que o único momento em que eu senti um pouco de diferença foi na hora de assistir vídeos no youtube ou no netflix, onde a resolução máxima bate nos 720p. E na verdade nem foi incômodo não. Os próprios iPhones 6S e 7 contam com essa resolução e a gente adora a tela deles!

DESEMPENHO

Pode não parecer, mas ter uma tela com menor resolução também ajuda no consumo de bateria e no desempenho do celular. É até engraçado, porque quando se compara esse modelo com o A5, que tem um processador mais potente, os aplicativos do dia a dia demoram apenas um pouco mais para abrir , mas quando chega nos jogos, o J5 Pro consegue manter o desempenho e até mesmo carregar um pouco na frente que o A5, justamente porque os jogos ficam mais leves em 720p.

E isso é ótimo porque o J5 Pro já consegue rodar muita coisa pesada como Unkilled, Breakneck, Asphalt Extreme e por aí vai, coisa que o J5 anterior não fazia.

O processador aqui é um Exynos 7870 com 2GB de RAM e 32GB de armazenamento. No dia a dia funciona bem, eu eu tive também uma experiência bem “legalzinha” pelo lado da produtividade mas senti um pouco na hora de executar várias tarefas ao mesmo tempo. Ter só 2GB de RAM também pode limitar ele um pouco daqui uns anos, mas é o que tem na faixa de preço mesmo, só investindo mais para conseguir mais.

SISTEMA E FUNCIONALIDADES

O software aliás, evoluiu muito nos últimos anos e entrega agora não só um layout muito mais bonito como ferramentas pré instaladas que podem ajudar bastante, principalmente se você quiser ficar dentro do ecossistema Samsung.

Um ponto bastante anunciado nesse equipamento aqui e que pra mim foi particularmente muito útil é a duplicação de aplicativos de comunicação. Basta apertar e segurar um whatsapp que ele te dá a opção de duplicar o aplicativo e te possibilita usar duas contas ao mesmo tempo.

E tem para outros aplicativos de comunicação importantes – Telegram, Messenger e por aí vai. E poxa, não adianta ter isso se a bandeja não fosse dedicada, né? No lado esquerdo do celular você encontra uma bandeja só para o cartão MicroSD e outra com os dois chips.

A própria Samsung posicionou bastante esse modelo aqui como um celular útil, tanto para o usuário comum que precisa ter mais de uma conta, quanto o corporativo e poxa, olhando o contexto geral dá para concordar.

CÂMERA TRASEIRA

Até porque o par de câmeras dele dá “bem pro gasto”. A traseira conta com uma resolução de 13 megapixels e uma abertura de 1.7, que ajuda em fotos com baixa luz. A qualidade da câmera no geral é boa para sua faixa de preço, mas é perceptível que existe um processamento muito forte que alisa as fotos, isso faz com que situações com menos luz fiquem menos granuladas, mas até mesmo em boa luz continua funcionando – e em alguns momentos dá uma sensação que sua foto não está focada.

Isso, aliado ao fato de que o equipamento demora um pouco para focar podem fazer com que você precise tirar mais do que uma foto sempre para ter a segurança de que alguma vai sair boa. Por outro lado, o HDR até que funciona bem para dar um pouco mais de faixa dinâmica para fotos e não demora tanto assim.

O sistema de câmeras está bem intuitivo e conta tanto com modos úteis quanto com alguns filtros, e a verdade é que se você tirar um tempo para ajustar os controles vai conseguir um resultado muito bom. Na boa. É mais essa parte de foco e processamento que incomoda se você for tirar com pressa.

CÂMERA FRONTAL E BATERIA

Agora, a câmera frontal mandou bem demais. Com 13 megapixels de resolução e abertura de 1.9, ela desbancou quase todos os celulares que eu tinha em mãos no momento e de novo funcionou bem no escuro ao dar uma alisada para tirar o granulado.

O ângulo dela é muito fechado e na gravação isso pareceu ajudar em algum tipo de estabilização de software, o que é bom! Então se você gosta de selfies sozinho(a), temos uma opção para você já que as câmeras frontais dos principais concorrentes diretos como o G5S e até G5S Plus podem ter um ângulo mais aberto mas perdem para essa daqui.

Os fones que acompanham o equipamento são bem fraquinhos, mas é legal o fato de a saída de som ficar do lado do botão de ligar, no lado direito. Pode parecer estranho mas esse é provavelmente um dos últimos locais que você vai tampar. O som, aliás é o que se espera de um equipamento dessa faixa de preço.

E para fechar, deixa eu comentar sobre bateria. O J5 Pro conta com os típicos 3000 mAh e conseguiu se sair melhor nos nossos testes de navegação na internet, jogos e streaming do que o G5S gastando um pouco menos do que a média dos aparelhos que já testei até agora chegando geralmente acima dos 20%.

[offer_product class=”offer-product-review”]
8 Total Score
CONCLUSÃO!

Lançado com preço sugerido de 1299 reais, o J5 pro já caiu um pouco de preço e nesse novo cenário me surpreendeu bastante tanto pelo layout quanto pelo software e pelas câmeras, que infelizmente podem demandar um pouco mais de tempo para você conseguir uma foto legal, mas dá para conseguir. O hardware vai servir para a maioria dos usos e poxa, eu já falei que ele está muito "bonitinho"?

User Rating: 4.4 (1 votes)

4 Comments
  1. Por favor, disponibilize os wallpapers que vcs usaram nesse vídeo. São muito belos e não consegui descobrir na internet. Estou interessado principalmente no que tem as montanhas.

    Grato

  2. olá boa noite gostaria de saber como faço para desativar a função na parte de acessibilidade visão para acender a tela quando chega uma notificação.

    o Samsung j5 pro acende ou não acende a tela quando chega uma notificação.

  3. meu zap para me tira a duvida pois quando chega uma notificacao a tela de bloqueio na acende será que o j5 pro não vem com esta função de fábrica

  4. Vale a pena, a partir do preço de 899 reais para baixo.
    Acima desse valor, é melhor procurar aparelhos como moto g5s Plus, ou até mesmo o moto x4.

Leave a reply