TCL S6500: modelo de entrada com Android TV

A TCL S6500 é uma opção de TV de entrada com foco em um bom sistema inteligente e opções de comandos de voz. Claro que nesse segmento não dá para ser tudo do melhor, então algumas trocas precisam ser feitas. Sabendo disso, esse modelo é bom? Isso que vou tentar responder nesse review e dizer se vale a pena comprar.

Para começo de conversa, a TCL me decepcionou um pouco no ano passado com seu modelo 4K de sistema próprio, que simplesmente era ruim. Então, quanto à S6500 eu não sabia o que esperar. Felizmente, fomos surpreendidos novamente com um sistema Android TV com uma boa fluidez.

Sistema

Aliás, com Android TV não tem o que errar, além de uma interface padrão para todos os equipamentos e com um design comum para quem já usou um Chromecast alguma vez na vida, o interessante desse sistema é a possibilidade de atualizações mais frequentes e por mais tempo, a familiaridade de uso e os aplicativos disponíveis, geralmente em um número maior por aqui.

Eu, por exemplo, consegui baixar o Twitch, que não está presente nem no WebOS nem no Tizen da Samsung. Isso também se aplica a outros aplicativos que valem além de consumo de mídia.

Se estivéssemos falando de uma TV box mais parrudinha, daria para jogar uma boa seleção de jogos, mas com processador de TV não dá para fazer muita coisa. O Minion Rush é um joguinho super simples que roda só com o controle da TV que as crianças ou você já conseguem se divertir.

Existem outras opções de jogos leves que você pode se aventurar, até porque temos uns 4 GB sobrando para tais implementações. Infelizmente, o Google Play Jogos não ajuda muito a escolher os melhores joguinhos.

Qualidade do painel e som

A tela tem um bom nível de brilho e cores para o segmento e felizmente já conta com decodificação de sinal HDR10, o que ajuda bastante, mas a iluminação lateral fica bastante aparente se você parar em uma tela com fundo flat – coisa bastante comum nos menus principais do Android TV. Em filmes ou assistindo qualquer outra coisa não me incomodou muito, mas na situação anterior fica bem aparente.

Outro ponto de atenção é o áudio, e a TCL S6500 têm duas saídas de 8 W RMS. Não que você vá conseguir algo muito melhor nessa faixa de preço, mas vale comentar que dependendo da configuração, não faz diferença alguma passar do volume 40 ou coisa do tipo.

Isso pode te dar a impressão de que a TV pode ficar muito alta, mas depois de um certo valor, nada muda. Sinceramente, eu achei a qualidade do som condizente com o preço, nenhuma surpresa.

Com relação às conexões, temos novamente o padrão: 2 HDMI, uma entrada AV ou componente através de conexão P2 que necessita de um adaptador, que por um acaso vem na caixa, saída de som auxiliar, saída de som Digital, entrada de cabo de rede e 1 entrada USB. Enfim, nada demais.

Conclusão

A TCL S6500 é uma televisão extremamente competitiva. Com um bom sistema operacional, imagem e som consistentes, ela consegue ficar na frente de modelos mais antigos como a J520 da Samsung.

O legal é que outras marcas também implementaram funções parecidas, então por quase o mesmo preço dá pra pegar uma LG com ThinQ com AI implementado e painel IPS, bem como por um pouquinho a mais já dá para investir em uma Samsung NU7100 4K de mesmo tamanho. Com isso você terá uma lista de aplicativos um pouco mais limitadas e no caso da Samsung ficará sem os comandos de voz, então sempre é uma troca.

7 Total Score

User Rating: 3.59 (22 votes)
Diga o que você achou

Leave a reply