A LG S40T é a nova soundbar de entrada da marca para o ano de 2024. Ela quer te ganhar trazendo potência alta para uma barra nesse valor, e também maior integração – principalmente com TVs da LG. Mas, ainda temos cortes, então será que vale a pena pegar essa barra mais simples ou ficar com o som da TV mesmo?
Design e conectividade
Quem conhece a linha de soundbars da LG do ano passado, vai perceber que o modelo mais básico do ano está bem diferente.
A comparação aqui é contra a SQC2, a barra de entrada de 2023. Contra ela, a S40T é totalmente diferente. É até difícil falar que uma substitui a outra, pois muda tudo.
Primeiro que a S40T é uma barra bem pequena. Eu nomeei a SQC2, então vamos usar ela como exemplo. O modelo mais antigo tinha 95 cm de largura, e estava dentro da média. A S40T tem 72 cm.
São mais de 20 cm de diferença, e uma queda de um 1 kg mais ou menos, do peso da barra principal. Isso aumenta um pouco a maleabilidade da barra, que cabe debaixo de TVs menores. Se é assim que você pretende posicionar sua barra, a S40T tem vantagem.
Já o subwoofer, que é a peça principal de toda barra 2.1, está igual entre os dois. Mesmo tamanho, mesma potência, driver de polegada igual. Não é uma peça particularmente grande, mas mostra que a intenção foi mudar apenas a barra principal, mantendo o subwoofer igual.
Aliás, a presença do subwoofer é o grande diferencial de uma soundbar. Como as TVs não possuem graves presentes, é ele que vai causar o maior impacto, quando você instalar sua barra.
Ele se conecta com a barra sem fio, para facilitar a instalação, e pode ser posicionado em praticamente qualquer lado – desde que esteja no chão.
Já na conexão entre a barra e um dispositivo, a S40T tem 3 opções por fio, e uma wireless. São elas as portas HDMI, USB e a entrada óptica. Tudo dentro do padrão.
Na conexão sem fio, eu reclamei da SQC2, porque ela tinha apenas Bluetooth 4.0. Agora temos uma super transformação, porque a S40T utiliza um módulo Bluetooth 5.3.
O salto do Bluetooth 4 para 5 é muito grande, ele possibilita uma quantidade grande de novos recursos, todos bem úteis. Por exemplo, dá para conectar o celular e a TV ao mesmo tempo na barra.
Não precisa fazer aquele processo de tirar um, ou desligar o Bluetooth do celular, para você conseguir parear a soundbar com novos dispositivos. É uma conexão mais inteligente, além de ser mais rápida e mais estável, conforme a expectativa para versões mais novas.
Eu considero essa uma grande vantagem da S40T, por conta do tanto de dor de cabeça que eu já tive com conexão Bluetooth no passado. Era sinal ruim, dificuldade para encontrar dispositivos, e tudo isso melhora muito da versão 5 para frente.
Display e retorno por voz
Por outro lado, algo que não melhorou muito foi o visor. Aliás, pode ser considerado melhor que a SQC2, porque pelo menos ela comunica algo mais complexo, mas ainda não é o que eu prefiro, que é o display tradicional, com letras e números.
O que a S40T traz são 3 LEDs coloridos e uma voz. A voz é um método bastante usado por soundbars como forma de avisar o que está sendo alterado. O que eu posso colocar como um ponto positivo aqui, é que ela fala bastante coisa.
Já explico quais configurações a S40T tem, mas a barra diz no que você está mexendo, qual modo de som você entrou e qual método de comunicação ela está usando. Só o que ela não fala mesmo é o volume, que também não precisa.
No caso dos 3 LEDs coloridos, aí é uma comunicação mais diferenciada. Para eu não passar o dia inteiro aqui, vamos resumir, entendo só que as cores significam intensidade ou modo, e a direção que as luzes acendem, indicam se você está aumentando ou diminuindo algo.
Por exemplo, elas ficam laranja quando você aperta o mudo, e o volume sobe ou desce com a intensidade da luz verde.
Eu achei bem engenhosa essa técnica. Realmente consegue passar bastante informação com apenas 3 LEDs. Mas se não tivesse a voz junto, aí a gente teria que fazer um curso para aprender a usar a soundbar.
Até porque, geralmente, soundbar sem display não tem muita configuração. Mas a LG te permite mudar muita coisa.
Para acessar essas configurações, você aperta um dos dois botões do topo direito do controle, usa as setas para a esquerda e direita e a voz vai indicar no que você está mexendo.
No botão do alto falante, você acessa o equalizador, com 4 opções. Graves, médios, agudos da barra, ou a força do subwoofer. As opções da barra variam de -6 até +6, e o subwoofer tem 21 níveis, de -15 até 6.
Depois, o botão da engrenagem, são algumas opções não relacionadas ao som. São três: Auto Power, Night Time e Display. Normalmente eu não entraria muito a fundo no que elas fazem, mas eu não achei tão claro, então vale comentar.
O Auto Power, que é a primeira opção, habilita a função da barra ligar ou desligar junto de um dispositivo conectado via saída óptica.
Eu imaginei que seria o tempo para ela desligar sozinha, mas isso não muda, são sempre 15 minutos. Também pensei que seria o fato de você conseguir ligar a barra pelo Bluetooth. Por exemplo, com um celular que já tinha sido pareado com a soundbar antes.
Você abre a janela de Bluetooth e aperta em S40T. Mesmo se a barra estiver desligada, com o LED na cor vermelha, o celular vai se conectar e ligar a barra. Isso também não dá para alterar.
Acaba que, das minhas considerações, o que você muda aqui é o menos útil, mas tudo bem. É legal que ela tenha todos esses recursos, mesmo se você não consegue alterar eles.
Depois, o Night Time reduz a intensidade do volume e reduz a presença do subwoofer também. Tudo certo, é o que faz sentido para o night time mesmo.
E por último, o Display, controla o que acontece com o LED sinalizador da barra passados 20 segundos do último comando. No desligado, ele apaga, no automático, ele reduz o brilho, e no ligado, ele não desliga nunca. Essa opção também não estava muito clara para mim, mas, de novo, legal que tem.
A LG, então, conseguiu dar um jeito de fazer uma barra bem rica em recursos, mesmo sem o display. Tem o equalizador, que é o mais importante, mas eu ainda imagino que seria mais simples, só ter os numerais e as letras aqui.
Funções e qualidade de som
Na parte de sistema, um último recurso que vale a pena comentar, é a compatibilidade da S40T com o WOW Interface. Essa é uma conversa entre a TV LG e a Soundbar LG, que aprimora alguns aspectos do som.
Não é o recurso mais completo, chamado WOW Orchestra, mas você consegue fazer alguns ajustes. É algo que a SQC2 não tem, nem soundbars que não são da LG.
Pelo WOW Interface, basicamente, você sincroniza o áudio da sua TV e da soundbar. Dito isso, não funciona de uma forma tão automática, como é o caso do WOW Orchestra.
São dois métodos de sincronia, o surround e a soma de alto falantes. A soma é auto explicativa, enquanto que o surround simula uma posição diferente dentro de um sistema com mais caixas. Por exemplo, você joga ela para trás, para servir como caixas traseiras.
No surround, eu não consegui fazer a S40T funcionar tão bem. Estava testando ela com a LG C4, e o som da TV era muito melhor, considerando os médios e agudos da barra. Mas na soma funcionou legal, intensificou o áudio, apesar de ter sido necessário arrumar o atraso do som.
É um diferencial para quem tem uma TV moderna da LG, que pode até funcionar melhor numa 4K básica ou numa Nanocell.
Isso abre também o assunto qualidade de áudio, que como eu já dei a pista aí, pode ser um ponto positivo ou negativo, dependendo da TV que você tem em casa.
Aliás, em partes. O Subwoofer separado terá um grave mais forte que qualquer TV. O tamanho do driver influencia muito a capacidade dele, e nenhuma TV consegue chegar perto.
O volume também é bom, ela consegue mostrar seus 300 W, com um som forte e que alcança níveis altos. A S40T é uma das barras mais altas na sua faixa de preço.
Mas na questão de agudos e médios, o S40T tem suas limitações. Não é ruim, porém é onde ela fica para trás, na comparação com TVs, outras barras superiores e também algumas com valor parecido, mais antigas. Ter apenas 2 canais também limita a experiência com ela, pois ela não consegue fazer o mesmo surround.
Apesar da S40T ser uma barra um pouco mais cara que a SQC2, nesse ponto de qualidade de áudio, ela é parecida, se não tiver igual.
Como é um problema de definição, de alto falantes mais limitados, mexer na equalização não ajuda tanto, mas pode aliviar um pouco. Melhor que mexer na equalização, na verdade, é fuçar um pouco nos modos.
Entre eles temos o modo AI Sound Pro, que é como se fosse o modo inteligente, que muda sozinho de acordo com o conteúdo, depois o padrão, o cinema e o game.
No geral, não temos tantas diferenças entre eles, mas dá para fazer alguns comentários. Nem sempre eu gosto do resultado do AI Sound Pro. Às vezes ele deixa o som muito estridente, como se fosse aquele modo voz de algumas TVs, e isso me incomoda.
O standard é o modo que você vai usar sempre, e ele está até que bem equilibrado, enquanto que o game tenta aumentar a espacialidade do som, mas só com 2.1 canais, não dá para fazer muita coisa.
Você muda os modos pelo controle, são quatro botões diferentes, o que facilita. E voltando um pouco lá para a sincronia dela com a telas LG, o WOW Interface não permite que você mude os modos pelo sistema da TV, a única opção é mesmo o controle remoto, o que seria diferente para barras mais avançadas.
Conclusão
Mas é esse o grande ponto. Para uma soundbar de entrada, a S40T entrega o que é esperado em alguns pontos, e um pouco mais em outros. Qualidade de som é algo bastante nivelado entre as barras 2.1, e se você só liga para isso, a melhor sempre será a mais barata.
Mas em usabilidade, a S40T é muito boa, principalmente por conta do Bluetooth 5.3. Ela também tem mais configurações e uma pequena vantagem para quem tem TV LG. Então é uma questão de “o que você valoriza mais”.
Só quer saber de qualidade de som e não se importa tanto com volume? Dá para buscar algo mais barato com 2.1 canais. A S522W da TCL, por exemplo. Mas se você quer usabilidade e conectividade boa, que são fatores importantes para a experiência, ou mais volume, aí a LG S40T passa a ser mais interessante.
Deixe um comentário