Se você está pensando em dar um tablet para uma criança, o Positivo Vision Tab 7 é uma opção pequena e fofa. Eu estou com a versão Stitch do tablet, que vem com vários outros acessórios e quero te explicar do que ele é capaz. Afinal esse realmente é um tablet focado para crianças ou pode ir além disso?
Positivo Vision Tab 7
- Processador Allwinner A532
- 64GB com 3GB RAM
- Tela IPS 7″ 60Hz (1024 x 600 px)
- Câmera frontal de 2MP
- Bateria de 3.100 mAh
- Android 14 Go
Embalagem e acessórios
Dessa vez eu vou começar diferente porque esse modelo e essa caixa estão bastante legais e depois que a gente tirar tudo da caixa, vamos falar direto dos produtos.
Então, dá pra notar que essa é uma caixa bem grande, não é mesmo? Aqui na frente já mostra qual o tema do Vision Tab 7, nesse caso o Stitch! Na parte de trás tem todas as especificações dele como tamanho de tela, bateria e outros dados para os pais apaixonados por tecnologia.

Abrindo a caixa vemos que o tablet mesmo não segue esse volume todo, mas espera um pouco que eu já falo mais dele, porque na parte de baixo, além do carregador e do cabo USB-C, que é a porta de carregamento mais comum nos aparelhos de tecnologia, ele também traz uma capa de TPU, essas molinhas transparentes, com essa estampa bem legal.
E, aqui é bom não só para as crianças, mas para qualquer público que está procurando um tablet pequeno e muito barato para fazer algumas atividades bem básicas sem se distrair com as coisas no celular. Claro, para isso você tem que ter um objetivo claro, mas a temática infantil não te impede de também usufruir dele.
Agora, a coisa mais fofa do mundo é esse estojo para o seu tablet. Ele tem uma estrutura firme, com espaço para colocar a alça e transformar em uma bolsa e vira simplesmente o Stitch! Tem a cara dele aqui na frente e, para quem gosta dessas experiências sensoriais, vai adorar que tem os pelinhos das costas dele aqui atrás, em veludo.
Agora que eu já mostrei tudo o que tem na caixa, também vale falar da própria caixa, porque aqui na parte interna da tampa também tem uma atividade pensada para os pequenos, que precisa ser feita com a supervisão de um adulto e, claro, ajuda a ir menos lixo para o meio ambiente.

Você também consegue usar uma outra parte para fazer um suporte para o tablet, mas essa ideia não sei se vai funcionar tanto, porque criança, papelão e suco sempre são uma receita boa para algo dar errado.
Além do Stitch, temos algumas outras opções temáticas como Homem Aranha, Minions, Moana, Mundo Bita e Lady Bug. E cada caixa vem com experiências diferentes para cada tema.
Construção
Falando agora do tablet, apesar dessa textura parecer couro, ele é de plástico. Não cabe em um projeto tão barato um material diferente, porque iria encarecer muito o tablet no fim das contas.
Mesmo assim, esse modelo não parece mal feito e tem um acabamento bem legal, sem arestas ou brechas que podem acabar machucando as crianças.
A linha da traseira, com o nome positivo, indica que nessa região também poderia ter uma câmera traseira, até porque ele tem quase o tamanho de um smartphone, as crianças poderiam querer usar ele para tirar fotos dos brinquedos, dos coleguinhas, além de ser útil para escanear algum trabalho da escola ou documento.

Claro, isso não é um problema, porque estamos falando de um tablet voltado para o público infantil.
Agora, se todo modelo com dez polegadas ou mais sempre traz câmera traseira, por qual razão o modelo menor não tem? Daria sim para colocar e eu acho que faz sentido o modelo trazer uma lente traseira, talvez na próxima geração eles enxerguem essa possibilidade.
Ainda sobre a traseira, ele tem uma saída de som que não deveria estar aqui na parte de baixo. Se nas laterais é fácil de tampar, aqui fica bem mais fácil, porque crianças não tem a mesma preocupação que um adulto em posicionar o tablet na mesa para assistir. Eles vão colocar no chão, no colo, em cima do cobertor, da manta, do sofá.
Olha quanto lugar para abafar essa saída e ainda encher ela de sujeira, prejudicando ainda mais a qualidade do som que já é bem ruim.
Nesse caso, pensando como um engenheiro, uma sugestão seria colocar uma saída frontal, como as saídas de telefone, que usam o mesmo espaço do falante para ligação.

Em todo caso, uma saída lateral seria mais interessante, já que também tem um modelo sem tema infantil, que pode ser usado por adolescentes e adultos. Não precisa elaborar muito, só pensar nas possibilidades e a escolhida dessa vez não foi a melhor.
Para finalizar a parte de construção, preciso falar para você que é adulto e talvez tenha pensado em aproveitar esse modelo, que ele não tem leitor de biometria. A criança não vai se importar com isso, até porque você que vai controlar a senha e os acessos para os pequenos.
Esclarecido isso, na lateral esquerda está a conexão USB-C, que está em praticamente todos os equipamentos mais modernos, facilitando as nossas vidas e usando o mesmo cabo para recarregar todos os aparelhos eletrônicos.
Junto com a porta USB-C ele também tem uma entrada para cartão de memória e, se você está procurando um tablet para o seu filho, sobrinho ou neto, talvez você se lembre da era de expansão de memória nos vídeos games ou mesmo nos celulares. Hoje isso é cada vez mais raro nos smartphones, mas para um tablet faz muito sentido, principalmente com os 64 GB desse modelo.

Em 2024, os 64 GB já é pouco para armazenar tantos dados, ainda mais jogos que ocupam cada vez mais espaço. O cartão Micro SD ajuda a aliviar um pouco esse gargalo, e o limite que ele aceita é de 512 GB de armazenamento.
Considerando que a logo da Positivo está na posicionada em modo retrato, eu assumi que a área onde estão os botões do tablet é a parte de cima dele. E, curiosamente a saída de fones de ouvido, P2, de 3,5 milímetros, que é um padrão para produtos mais baratos, está quase na quina do tablet.
Mesmo que não seja você que vá usar o tablet, eu tenho certeza que uma coisa importante para é uma câmera selfie. Algumas escolas continuam fazendo atividades EAD com os alunos, mesmo que com menos frequência, mas, uma coisa que sempre acontece é das crianças quererem ligar em chamada de vídeo para os avós, tios e amigos.
Essa lente de 0,3 megapixels não é a ideal, vai quebrar um galho, mas não é a câmera selfie que talvez você esteja acostumado a usar no seu celular. Os vídeos gravados com ela não é nem HD, com resolução 480p. Isso é só para fazer vídeo chamadas mesmo, sem muita qualidade.

Também vale lembrar que esse tablet custa R$ 629 e a versão dele sem temas infantis está ainda mais barata, ou seja, ele cortou muitos gastos com coisas que só vamos encontrar nos modelos mais caros.
Não sei se vai ser fácil mostrar isso para vocês, mas a lente não está centralizada, ela fica meio de cantinho e isso dificulta os ângulos tanto em modo paisagem como no modo retrato, com o tablet sendo usado como se fosse um celular. A garotada não vai achar isso ruim, mas me incomodou um pouco.
Tela
A parte frontal do tablet geralmente tem bordas grandes para que seja possível pegar no equipamento sem bater na tela – e por aqui a Positivo realmente não economizou – ele tem mais de um centímetro nesse quesito. Eu acho que dava pra deixar a tela um pouco maior, mas até que funciona.
Essa tela tem resolução HD num painel IPS LCD com 7 polegadas que entrega qualidade aceitável, ou seja, a resolução mais baixa não impacta tanto a experiência como em um tablet com telas maiores.
O Positivo Vision Tab 10, por exemplo, vem com a mesma quantidade de pixels na tela e você consegue enxergar esses quadradinhos na imagem e em volta dos ícones do sistema.

Ela também não é tão fluida, ou seja, quando você passa o dedo na tela ela não desliza a imagem, parece dar algumas travadinhas, embora não tenha percebido esse problema sempre.
Se você ver a criança forçando a mão aqui, é porque a tela deve ter começado a dar essas travadas e a molecada não é muito de esperar.
Eu percebi que esses engasgos acontecem mais na hora de ler, seja num site, num aplicativo de texto qualquer coisa desse tipo. Nos vídeos ele vai bem e durante a uma hora e meia que eu deixei ele rodando YouTube na minha frente ele não teve esse comportamento.
Se você está pensando nesse tipo de uso, com vídeos, vai ser tranquilo. Apesar do tamanho menor não animar tanto pra consumir conteúdo a verdade é que ele é bem fácil de transportar, cabendo até no bolso da calça, ou em uma bolsa pequena.
Desempenho
Ele traz um SoC que eu ainda não conhecia bem, confesso. O Allwinner A532 vem com oito núcleos de processamento focados em economia de energia, todos com 1,8 GHz de velocidade de processamento. Esse chip é bem básico e, como esse Vision Tab vem com o Android 14 Go.
Essa é uma versão mais simples e mais leve do Android que é pensada para esse tipo de tablet, com hardware mais fraco. O processador dele é pensado para tarefas bem básicas e um sistema completo não vai funcionar aqui sem travar. Por isso a versão Go do Android consome menos recursos da memória RAM, que é a responsável por manter o aplicativo rodando tranquilo na sua tela.

O ponto negativo disso, por exemplo, é que ele não permite encontrar todos os mesmo aplicativo na Play Store, que é a loja de aplicativos da Google. Dos jogos que nós costumamos rodar em nossos testes, só Wild Rift foi compatível. Asphalt Legend, Genshin Impact e Call of Duty não apareceram nas pesquisa, mas podem receber compatibilidade com o Andoid Go em algum momento.
Os títulos que vão rodar aqui são os mais fraquinhos, Temple Run, Subway Surfers, Candy Crush, Roblox, Angry Bird, Brawl Stars, além de vídeos do Youtube, Google Chrome e PDF.
Só lembrando que os jogos demoram muito para abrir e isso é comum em tablets na faixa de preço do Vision Tab 7.
Pré-instalado ele traz só os aplicativos do sistema como Youtube, Google Chrome, Meet, Maps, relógio e Google TV. Não tem um app específico para controle parental, para indicação de jogos para o público infantil ou algo do tipo. É o sistema puro e simples mesmo.
Mas, para quem está se perguntando se tem alguma forma de fazer alguma coisa para definir camadas de proteção para a família, principalmente crianças, o tablet conta com um recurso chamado Trava Infantil, que está dentro das Configurações > Sistema > Interruptor de modo criança. Nele você define um tempo de uso do tablet e uma senha. Passado esse tempo, a criança só poderá destravar o tablet com a senha pré definida.

Outro recursos dentro do próprio Android, e isso vale para qualquer celular Android, é o Bem-estar Digital e Controle da Família, que mostra o tempo de uso, limita o uso de aplicativos, gerencia notificações, entre muitas outras atividades como o modo atenção, que sabe quando você está caminhando e envia notificações para evitar acidentes.
Isso é bom para adultos e irritante para as crianças, então, se você for ativar esse recurso, é importante explicar para o dono mirim do Vision Tab 7 o que essa notificação significa.
Bateria
A bateria desse cara não é a melhor do mercado, que é um dos maiores problemas de um tablet para o público infantil. Vira e mexe eu vejo um pai ou mãe procurando uma mesa com tomada perto, ou com um carregador portátil para manter o tablet da criança ligado.
São apenas 3.100 mAh, o que é pouco, principalmente para uma tela de 7 polegadas, que é maior que um celular. Eu falo isso porque os celulares estão chegando com pelo menos 5.000 mAh e a Samsung tem alguns modelos com 6.000 mAh.

Ele também demorou bastante para recarregar a bateria, cerca de quatro horas. O carregador também não ajuda muito, já que ele tem 7 W de potência e demora bastante para completar essa recarga.
Mas, olha, manter a tela ligada por muito tempo e jogar, seja no tablet, no celular ou qualquer outro dispositivo com tela e bateria, vai consumir muita bateria. Como esse modelo é mais fraco, não tem tanta diferença de tablets concorrentes com baterias maiores. Quanto mais poder de processamento, mais bateria ele vai consumir.
Conclusão
No Mercado Livre esse cara está R$ 629, que é mais ou menos a soma do tablet, do estojo personalizado, capa e todo o custo envolvendo um personagem da Disney.
Ele está abaixo do preço dos seus principais concorrentes, com uma margem bastante condizente e pelo preço que a empresa cobra, ele faz sentido.
Se eu fosse reclamar de algo aqui, seria da falta da câmera traseira para escanear algum documento e também porque, nesse tamanho de produto, ainda faz sentido usar o tablet como usamos o celular para fazer uma foto ou outra.
Fora isso, a tela está legal, a construção está muito boa e as escolhas dos temas infantis vão agradar muito essa galerinha. Eu só acho que você precisa tomar cuidado com a bateria dele que não é tão boa, mas a maioria dos concorrentes faz o mesmo – é um problema do segmento.
Boa noite! Sabe dizer se nesse tablet roda o jogo Stumble Guys? Estou na dúvida se compro. Obrigado
para criança vale muito o custo benefício
Achei o modelo normal (sem personagem) por preço bem melhor. Ai acho que vale.
Ola! No tablet de vcs veio instalado um app chamado hardware check? Aparece quando vai em apps do sistema, porém não consigo desinstalar do meu e tem acesso a todas permissões.
Comprei um para meu neto, e no YouTube, a tela não fica cheia, somente pequena, é normal?
É normal esquentar tão rápido?
Sim
Amigo, existe sim uma maneira de moderar o sistema android 100% através do app google family link, ele é perfeito e o meu filho até para abrir um site tem que solicitar autorização. Modera ele em sua totalidade, liberando e restringindo apps, tempo de uso, modo escola etc etc.