Tablet Samsung Galaxy Tab A P585 vale a pena?

Eu sou um cara que gosta de escrever. Não tipo um escritor, mas do tipo que gosta de pegar uma caneta e fazer anotações, listar o que preciso fazer no dia, tirar o que está na minha cabeça e colocar no papel. Por isso, eu já vinha com a ideia de pegar um tablet com caneta.

Depois que eu testei o Galaxy Tab S3 e consegui testar um tablet com caneta, isso ficou na minha cabeça. Mas um Tab S3 seria demais para minha carteira e para as minhas necessidades.

Por isso que eu peguei o Galaxy Tab A 2016 de 10,1 polegadas, que vou analisar mais a fundo hoje.

Design

Olha, eu já tinha um Galaxy Tab e 9,6 há algum que se tornou o teleprompter oficial do canal e eu fiquei surpreso ao abrir o Tab A porque em sua parte frontal ele é extremamente parecido com o modelo mais barato e antigo que tenho, as bordas são até maiores do que eu esperava, tornando esse modelo aqui de 10 polegadas um pouco mais pesado, com 525g.

Na sua traseira eu já senti um pouco mais de diferença, afinal diferente do plástico mais simpré e com textura que temos no Tab E, esse plástico tem um acabamento mais premium. É tudo lisinho e a ligação com a tela é boa. O que me chamou bem mais a atenção do que o Galaxy Tab A do ano passado.

Um ponto que me incomodou um bocado não só por não ser muito útil como por ser feio – são os alto falantes, que ficam na base do tablet. Depois de testar um Tab S3 por um tempo é difícil voltar para um modelo mais barato e achar o seu som bom, mas ok, é aceitável.

Tela e bateria

A tela de 10,1 polegadas utiliza tecnologia TFT LCD e resolução Full HD, com resolução de 1920x1200px. Eu devo dizer que ela tem cores e contraste melhores do que eu esperava, mas o diferencial está no seu brilho que passa fácil de 500 nits, me permitindo trabalhar facilmente em lugares mais iluminados. Só vale lembrar que deixar a tela no máximo de brilho vai puxar bastante da bateria.

Se bem que não será problema algum, afinal esse equipamento aqui tem 7300mAh, o equivalente a 7 horas de uso de tela no máximo ou quase 15 horas de streaming com a tela em uns 50, 60%. Na boa.. isso é bom pra caramba! Se eu usar o tablet só para fazer minhas anotações com a canetinha e assistir uma coisa ou outra a noite, consigo tranquilamente uns 5 dias de uso.

Desempenho

Até porque o processador desse tablet aqui não deve exigir muito – ele é um Exynos 7870, que equipa também o J7 Prime do ano passado, o J7 Pro desse ano e outros modelos. Não dá para dizer que ele travou com os aplicativos de produtividade que eu uso, mas também não é rápido pra caramba, nem permite jogos muito pesados, coisa que sinceramente eu nem testei muito.

Até porque apesar de contar com 3GB de RAM, esse modelo aqui só tem 16GB de armazenamento. Sim, 16GB por um equipamento de R$1400 em 2017. Caramba, e deu até raiva de saber disso, mas eu não tinha escolha.. Todos os modelos chineses “parrudões” que eu peguei tinham a caneta ativa toda cagada..cagadas. Eu nem sei que outra palavra. Elas simplesmente não funcionavam, era pega trouxa.

Então, se você está procurando um tablet para escrever nele, não tem jeito, pelo menos até o que eu testei agora é só Samsung. Se escolher por esse daqui, já tem de pegar um cartãoSD separado porque você só tem 10GB livre.

Recursos

Até porque, pode não ser o seu caso, mas como o equipamento tem uma entrada pra chip de telefonia com o intuito de você utilizar a internet 4G – coisa que de novo, é bem raro encontrar em modelos chineses – você pode querer ter algumas redes sociais também instaladas.

Outro ponto bastante interessante desse tablet e que pode ser um ponto de compra é a presença de um GPS, coisa que de novo, é difícil encontrar em modelos importados. Com isso, ele se torna uma ótima opção para virar uma central multimídia de carro!

No quesito escrever com a canetinha – temos um ponto bom e um ruim quando comparado com o S3. O bom é que existe um espaço específico para a S Pen no corpo do equipamento, facilitando levá-la para qualquer lugar. O lado ruim é que a caneta não é tão sensível quando a do modelo mais caro, limitando mais a vida daqueles que querem desenhar e não apenas escrever, como eu.

O software já é atualizado com o Android Nougat, então já conta com os atalhos para a caneta, no mesmo estilo que o S3. Ele também liga o modo de escrever com a tela preta assim que você tira a caneta do corpo do aparelho. Como a tela não é amoled, no entanto, ela não está realmente apagada, apenas preta.

Isso resolve o problema que eu tenho com o fato do menu ficar aparecendo quando eu começo a escrever, já que sou canhoto e apoio a mão no topo da tela. Uma forma fácil de resolver isso foi sempre apoiar a outra mão no tablet antes de começar a escrever para dar uma enganada nele.

Uma forma um pouco mais complicada mas 100% útil é entrar no modo de controle de interação, que te deixar remover o toque de algumas áreas do tablet. Para ativá-la basta apertar o botão de diminuir volume e home juntos, mas isso também desativa muitas outras coisas que reduzem a produtividade, então fiquei com essa tática de colocar a outra mão.

Eu consegui um teclado muito bacana para ele. O Logitech Universal Folio serve para tablets entre 9 e 10 polegadas, se adaptando a qualquer equipamento que você precise. Como ele não é muito pesado, consegui montar um setup, que dá para ser usado no colo e em vários locais, com menos de 1kg. Não é um Samsung S50 da vida, mas pelo menos custa bem mais barato.

Câmera traseira e frontal

As câmeras tem 8MP na traseira e 2MP na frente. A traseira serviu muito bem para aulas, quando eu queria tirar uma foto de conteúdo para colocar automaticamente naquela nota que eu já estava escrevendo com a canetinha. A frontal é para você fazer vídeo conferencia então é bem ruim. Enfim, são bem fraquinhas, mas é mais para serem úteis do que lindas, então eu aceito.

Para fechar, vale comentar que ele tem suporte à OTG, só que você tem de comprar o cabo separadamente. Com isso, é possível conectar um mouse daqueles com transmissores. Consegue colocar também um HD externo ou pendrive, o que também é legal. Eu consegui também parear com a minha TV através do Smart View, e a experiência foi legal, apesar de um pouco atrasada – mas dai você já começa a depender de equipamentos estarem atualizados. É mais para mostrar uma coisa ou outra pra família, não para conseguir trabalhar usando o Smart View.

Conclusão

O Tab A P585 entrega algumas configurações que nenhum outro tablet entrega nessa faixa de preço ou abaixo – uma resposta boa da caneta ativa, GPS e 4G que funciona no Brasil. Para algumas pessoas – as que querem escrever, transformá-lo em um centro multimídia para carro ou simplesmente ter a segurança de usar a internet móvel de qualquer lugar, ele pode ser uma boa ou única opção por entregar uma experiência boa com software e tela.

Agora, eu acho um ultraje, sei lá que outra palavra usar, o fato de você pagar 1400 reais em um equipamento com 16GB. Se ele tivesse 32GB eu já estaria ok, mas 16 é muito pouco. Todo o resto me serviu muito bem, mas eu já estou quase sem espaço com poucas semanas de uso, então tive de pegar um cartão microSD.

8.5 Total Score

User Rating: 3.6 (5 votes)
8 Comments
  1. Oi… um Galaxy Tab A Note P585 16GB Android 7 Proc. Octa Core roda sem lentidão os jogos? Especificamente o The Sims??

  2. Pessoal, comprei o tablet e é uma maravilha. O único problema que eu tive até agora é um chiado na caixa de som quando eu uso o S pen. Parece ser algo bem incomum, e não achei nada sobre isso na internet, mas está realmente acontecendo. Vocês sabem algo sobre? Acontece aí também?

    • Erro meu, é só o barulho que o pincel deveria fazer na folha. O aplicativo que eu estou usando pra desenhar reproduz ¬¬ hehe

  3. Olá! Sou estudante de pós graduação em Física e professor. Eu estou interessado num tablet com dois objetivos. Quero eliminar os papéis da minha vida, fazer todas minhas anotações e contas a mão no tablet e vez ou outra usá-lo como lousa digital para aulas via Skype, o que pode exigir alguns desenhos não muito elaborados. Minha preocupação maior é quanto a s pen, para esses objetivos você julga esse modelo suficiente, ou investir num S3 pode ser mais vantajoso? Muito obrigado desde já.

  4. Olá, boa tarde!
    Consigo usar hd externo nele? Tem energia suficiente pra ligar?
    Obg

  5. Boa noite. Esse tablet atualiza para o android 7?

    • Sim. Ele vai atualizar pro Android 8.1.

    • Comprei faz 1 dia e estou estudando com ele. Realmente a s-pen é ótima e imagino que a s-pen do S3 seja um pouco melhor. Atravéz de um cabo otg consigo conectar capa com teclsdo, mouse, carregar enquanto uso e um HD externo ou pen drive. ( Tenho praticamente um notebook com Android 7.0) o som é bom, razoável. Melhor de que muitos celulares intermédiarios da mesma faixa de preço. (Ex: moto g6 plus etc). Achei tudo muito prático e já comprei uma película + capa de transparente pra ele.

      O contra: é que já estou acostumado com o carregamento turbo ou Quick charger. O carregamento custa pra completar mas também custa muito tempo pra acabar

Leave a reply