Tudo sobre a linha Zenfone 5! Primeiro Android notch de qualidade!

A MWC desse ano guardou boas surpresas, inclusive pra Asus que trouxe ao mercado sua nova linha de smartphones, os novos Zenfone 5.

Apesar de causar uma certa confusão em utilizar o nome da primeira geração de smartphones da empresa, a campanha #backtofive é estrelada por três novos modelos. Zenfone 5Z, Zenfone 5 e Zenfone 5 Lite.

Vamos conversar um pouco mais sobre eles?

 

Zenfone 5 Lite

O primeiro a dar as caras foi o Zenfone 5 lite, que no Brasil vai receber o nome de selfie. Ele é o aparelho mais básico dos três, e virá em opções com snapdragon 630 ou o snapdragon 430 além de combinações com três e quatro gigas de ram e trinta e dois e sessenta e quatro de armazenamento.

O grande diferencial desse modelo é ter quatro câmeras pelo seu corpo e bem, o que é uma novidade e tanto para um modelo dessa categoria.

A frontal, que é a principal câmera desse equipamento aqui é um sensor Sony IMX376 com abertura de f/2.0 e 20MP e a outra com uma lente com ângulo mais aberto, de cento e vinte graus, para as selfies em grupo.

 

A câmera traseira principal possui de 16MP com abertura de f/2.2 para fotos com abertura normal e também wide, aquele de cento e vinte graus. Resta saber se a Asus deu um jeito na exposição dessas câmeras porque no zenfone 4 você e o céu ficavam brancos nas selfies.

A tela é de 6” com resolução FullHD e uma proporção de 18:9. Ele usará tecnologia IPS, que eu gosto bastante e contará com 3300mAh de bateria.

Nessa nova geração, o leitor de impressão digital foi parar na parte de trás, que agora é toda de vidro, o que favorece, por exemplo, o uso do sensor NFC, que é ótimo para pagamentos mobile e vem se popularizando cada vez mais.

Um ponto interessante é que o Zenfone 5 Lite também usa a bandeja tri-chip, que pode ser usada com dois chips de operadora mais um cartão de memória.

Infelizmente não sabemos ainda dos preços, mas a promessa é que esteja desembarcando por aqui no segundo semestre desse ano.

ZENFONE 5

Depois, quem apareceu no palco foi o Zenfone 5 nas mãos do diretor global de marketing da Asus, Marcel Campos.

O aparelho é bem bonito, com 90% da sua frente composta por tela. Masss pera! Temos algo estranho aqui, um notch! E não é só o notch, o zenfone 5 também tem um par de câmeras em pé que fica no lado esquerdo do aparelho! Que coincidência hein…

Seguindo com o aparelho, O Zenfone 5, é, segundo o Marcel, um aparelho que preza pela Inteligência!

Ele por exemplo, tem um modo que deixa o volume do toque de chamada mais alto quando o ambiente tá mais barulhento ou mais baixo quando está quieto. Inclusive, para manter o mote de We Love Photo, tal inteligência foi implementada na câmera, que conta com diversos truques para reconhecer até 16 cenários automaticamente e favorecer a sua foto.

Nessas apresentações é sempre difícil ter uma dimensão de quão boa é a qualidade da câmera dos aparelhos porque todas elas parecem ter um tratamento. Mas o Marcel publicou diversas fotos no seu Instagram pessoal nos últimos dias e bem, ele não é um fotógrafo profissional e ainda assim as fotos estão legais. Vale dar uma olhada.

No lado técnico, ela conta com uma combinação de dois sensores de 12 megapixels e lente com abertura f/1.8 utilizando o sensor Sony IMX363 junto com o sensor secundário de cento e vinte graus de abertura e os truques de inteligência que comentei ali atrás.

Na câmera frontal um sensor de 8 megapixels com abertura f/2,0 garante, inclusive o reconhecimento 2D para os Zenimojis, que nada mais é do que os animojis da Asus, permitindo criar seu avatar no mundo virtual com cara de Zenny, que pode ser usado até mesmo em live streams.

Além disso, você também consegue desbloquear seu aparelho pelo reconhecimento facial ou utilizar o sensor de impressões digitais que agora tem suporte a alguns gestos para controlar a gaveta de notificações. Apesar de ter achado que a traseira ficou meio feia por conta dessa solução eu gostei muito do fato do sensor ter esses gestos.

Pra fechar, o processador é um Snapdragon 636 com quatro ou 6GB de RAM e 64GB de armazenamento, expansível com um cartão de memória.

Com o modo Ai Boost e a combinação com uma adreno 509, ele promete ter um desempenho em aplicativos e jogos que deve ser parecido com o que vemos no Zenfone 4 com snapdragon 660, porém, consumindo menos energia. Isso é bem bom porque o zenfone 4 660 foi provavelmente um dos celulares mais rápidos que usei até hoje.

Por falar nisso, o Zenfone 5 vem com a mesma 3300mAh com carregamento rápido via USB-C com o auxílio do AI Charging, que segundo a Asus maximiza a vida útil, ajustando a taxa de carregamento e monitorando os hábitos do usuário. Um exemplo é deixar a bateria em 80% até chegar perto do horário de você acordar. Bem legal isso ai!

O preço também não foi divulgado e assim como o Zenfone 5 Lite, deve chegar por aqui no segundo semestre desse ano.

ZENFONE 5Z

Por último, apareceu o Zenfone 5Z, que é o topo de linha da marca.

Ele conta com as mesmas características de inteligência artificial, tamanho de tela, bateria e design do modelo anterior, porém, guarda uma pequena surpresa por baixo do capô.

Isso porque o processador é um snapdragon 845, que pode chegar em uma configuração de até oito gigabytes de memória ram com duzentos e cinquenta e seis de armazenamento. Outras versões com 4GB e 6GB e 64 e 128GB de armazenamento também estarão disponíveis.

Com preços que começam em 479 euros, o Zenfone 5Z estará disponível na europa a partir de junho, o que é um pouco frustrante, já que até lá já saíram One Plus 6 e o Mi 7.

No brasil, é bem provável que apareça por aqui no segundo semestre desse ano custando algo perto de três kinder ovo, ou talvez nem chegue, porque se seguir o padrão de operação da Asus no Brasil vai ser bem caro e vão acabar não trazendo mesmo. De qualquer forma, o 5 vai estar por aqui para os doidos pelo notch e já entregar um desempenho bem legal.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=bHgZPGuodTU

 

1 Comment
  1. Pô meu caro muito obrigado!Forte abs

Leave a reply