Xiaomi Redmi Airdots: os chineses acertaram dessa vez

O Xiaomi Redmi Airdots é um fone em formato de cápsula, também conhecido como true wireless que tem um preço bem bacana e um design minimalista. Apesar de toda a raiva que passei no review do Xiaomi Mi Airdots Pro, que teoricamente é uma versão melhor que essa aqui, eu gostei do Redmi Airdots. Não que ele seja incrível, mas tal como o Blitzwolf FYE2, ele resolveu a maioria dos meus problemas do dia a dia.

Para começo de conversa, precisamos discutir quem precisa ou quem deveria usar um fone de cápsula. Se você quer um fone para esportes, vai precisar de algo que resista a suor e que fique preso de uma forma mais consistente, então se você sua ou chacoalha muito, melhor escolher outra opção.

Construção e bateria

O Redmi Airdots até que é ergonômico e ficou confortável na minha orelha, mas se você chacoalhar muito ele cai e se não chacoalhar tanto você vai ter a sensação de que ele vai cair, apesar de ficar bem preso em exercícios leves. Lembrando sempre que estamos considerando que você pegou a borrachinha que mais se adapta ao seu ouvido e não saiu usando a que veio com ele.

Sobre o suor, bem, ele não tem proteção mesmo. É resistente à respingos de água, mas suor, só aqueles modelos de esporte. E é por isso que ele vai quebrar rapidinho se você usar com essa finalidade.

Outra situação onde você não vai querer usar só o Redmi Airdots será durante o dia inteiro no trabalho. Para esses casos os headphones tradicionais que cobrem a orelha são a melhor opção. Ele é bacana sim, mas com apenas 4 horas de bateria, não vai aguentar o dia inteiro.

Você até consegue carregar ele no almoço, já que a caixinha faz até duas recargas em pouco tempo, mas vai faltar música para voltar pra casa. Felizmente, dá para carregar só uma vez por dia, já que apesar de durar entre 12 e 15 horas no total, a caixinha carrega em apenas 3 horas via Micro USB, coisa que você pode fazer de noite.

Essas são realmente ótimas marcas para o segmento, mas ainda não chegam nem perto das 80 horas que o Edifier W830BT tem, nem o conforto do fone de ouvido.

Conectividade e qualidade de áudio

O que sobra para ele é ser funcional. Você pode usar durante o dia em diversos momentos e colocar na caixa de volta para dar uma carga. Geralmente ando com ela no bolso para não perder as cápsulas.

Todos os controles são realizados no próprio fone, que por ser Bluetooth 5.0, se conecta de forma bem fácil com qualquer aparelho, um alívio para quem já teve a decepção de testar o Airdots Pro com Bluetooth 4.2 e todo problemático.

Isso não quer dizer que uma vez ou outra um dos lados não perca o sinal depois de eu pausar um podcast ou de eles simplesmente perderem a conexão aleatoriamente, é só que isso ocorre com bem menos frequência.

É possível realizar chamadas com uma qualidade bem razoável e o sinal é até que forte. Dá para andar e quase sair do cômodo onde está o aparelho transmissor sem se preocupar. Mas o destaque fica para o fato de você conseguir ligar o Assistente do Google ou a Siri apertando e segurando. Seria bom se fosse verdade, porque o assistente só fala chinês, e eu não falo chinês. Então, nada feito.

Por falar nisso, todos os controles dos fones estão em chinês. Para tentar facilitar um pouco, pegue alguma de nossa ótimas “traduções” para ver se ajuda: “Kai Ji” (ligar), “Guan Ji” (desligar), “Pei Dui Mo Shi” (modo de pareamento).

Vale notar que o áudio dele é bastante aceitável, no entanto. Usei para ouvir música e podcast e a falta de punch e graves é algo que você vai encontrar em qualquer modelo mais barato como esse. Só de não ter me incomodado esse modelo aqui já me chamou atenção, mas vale ressaltar que ele não é muito alto não – algumas vezes ele estava no máximo e faltou volume. Infelizmente, ele também não oferece suporte a múltiplos dispositivos.

Conclusão

O engraçado é que apesar de eu ter reclamado, usei bastante o Redmi Airdots e vou continuar usando até outro fone chegar para testes. Sua bateria é grande, ele é bonito, e apesar de legal, as funções de assistente, múltiplas entradas e qualquer coisa minimamente complicada, não são pra mim.

Se você está interessado, eu pensaria bem com relação aos comandos apenas em chinês, mas ele é claramente muito melhor que a versão “Pro”.

7.5 Total Score

User Rating: Be the first one!
Diga o que você achou

Leave a reply