Qual é a melhor cafeteira? | Guia & Melhores Modelos

Na minha casa sempre foi tradição ter café pronto todas as manhãs,  e o gosto estava sempre em primeiro lugar em nossa pequena maquina a base de coador. Minha mãe sabia extrair o máximo daquela cafeteira simples, mas mesmo assim, enquanto meus pais escolhiam café puro, eu me limitava a tomar um café com leite xexelento (com bastante leite, de preferência) e com o máximo açúcar possível, para disfarçar o café.

Ao ficar um pouco mais velho, continuei com o preconceito contra a bebida e decidi usá-la como um remédio, abusando de “shots” fortes e curtos para me manter acordado, mas sempre odiando o gosto amargo e é claro, piorando ainda mais meu conceito referente a bebida, já que fazia o processo com o maior desleixo possível.

Com o tempo, felizmente, fui apresentado a grãos de qualidade (nada de café gourmet do norte da Europa, só um cafezinho melhor mesmo) e outras opções de cafeteira (na boa, a french press fez a minha cabeça!!) e comecei a me ver procurando melhores opções de café, não mais para me manter acordado, mas pelo prazer de saborear (hoje em dia eu fico louco para comer um bolo de cenoura com café!!)

Enfim, esta não é uma grande história de descobrimento e amor pela bebida, mas serve para provar que você pode estar perdendo a chance de aproveitar uma incrível experiencia como café por não estar utilizando a cafeteira e o grão correto para você!

E não é que você precise rever todos os seus conceitos e gastar uma enorme quantia trocando tudo o que você tem em casa, é só saber escolher melhor! Com essa ideia em mente, elaboramos um guia completo de modelos de cafeteira e seus melhores modelos. Preparado?

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!

 

Café Coado

coffee-snobO café coado é o que está mais presente nas casas brasileiras. Você pode utilizar um processo bastante simples com um coador de papel ou de pano, água quente e café. Outra opção são as cafeteiras elétricas, que fazem todo o processo de esquentar a água e passá-la pelo coador, reduzindo ainda mais o seu trabalho.

Nos dois modelos – tanto na cafeteira como no processo manual – você pode ir regulando o volume de pó utilizado e da água utilizada para conseguir chegar até a composição adequada para você – mais suave ou mais forte. De qualquer forma, tanto o processo como a utilização do café em pó tornam este café mais fraco do que os feitos em outros tipos de cafeteiras. Estes modelos também transitam entre a produção de 4 a 12 xícaras por processo.

Uma boa dica, ao fazer o café manualmente é não deixar a água ferver ao esquentá-la. Outro boa dica é prestar atenção para o tipo de coador, já que o de pano deixa o café com melhor gosto (mas pode ser que você goste mais com coador de papel. Não tem problema!!)


cafeteira-eletrica-com-jarra-termica-inox-ri7546---philips-walitaPhilips Walita RI7546

A Cafeteira Elétrica RI7546 da Philips é provavelmente um dos melhores modelos para máquinas que utilizam a tecnologia de coadores. Ela possui um recipiente em inox que mantém o café aquecido e que suporta até 40 xícaras de café. Além disso, ela desliga sozinha quando acaba o processo e te mantém informado do nível de água do recipiente. Para fechar com chave de ouro, a Philips conseguiu com que as partes da cafeteira fossem bastante fáceis de serem lavadas, uma das grandes dores dos clientes.

Britânia CP15 Inox 

qual-melhor-cafeteira-eletrica-britania-cp15-ioxSe você não quer gastar tanto assim,  este modelo da britânia não só é um dos equipamentos mais baratos como também é um dos mais bem avaliados pelos usuários.

Capaz de fazer 15 xícaras de café, ou 700ml, o diferencial deste modelo esta na sua base de inox, que ajuda na manutenção da temperatura e redução de gostos.

Simples, prática e bem recomendada. 


Café Espresso

O café espresso pode ser encontrado nas principais cafeterias, restaurantes ou em qualquer lugar que precise fazer um café rápido e em grande quantidade justamente porque a máquina faz cada copo de café por vez ( ou duas xícaras por vez) permitindo que você sempre tenha um café quente preparado na hora.

Estes modelos são normalmente maiores, mais caros e claramente mais complexos que os outros modelos, já que necessitam que você preencha com café moído ou que moem os grãos sozinho e já fazem todo o processo.

Este tipo de máquina vem da palavra italiana “com pressão”(e não “rápido” – expresso) e trabalha com café mais intensos e encorpados do que os realizados com coador. Nela, você tem uma liberdade maior para a utilização de café mais grosso, mais fino, prensado entre outros.


Mondial C08

melhor-cafeteira-eletrica-espressomondial-coffee-cream-premium-c-08Se você quer um equipamento com um preço baixo que entra uma ótima qualidade de café, a Mondial C-08 é unanimidade. Com um preço no mínimo 2x menor que as outras concorrentes, esse equipamento é perfeito para locais pequenos e escritórios.

O único porém é que a máquina trabalha apenas com café já moído enquanto modelos mais caros moem na hora.

 

cafeteira-automatica-expressa-prima-latte-para-cafe-e-capuccino-aco-escovado-–-oster

Oster PrimaLatte

Este modelo de cafeteira expresso da Oster é capaz de fazer três tipos de bebida: café, cappuccino e latte e conta com dois modos: café moído ou em sachê. Para trabalhar desta forma, a máquina possui um recipiente de 300ml para leite e 15bar de pressão, que proporciona uma ótima cremosidade em todas as bebidas preparadas. Além disso, o preço do equipamento é bastante amigável e seu tamanho excelente para ter em pequenos estabelecimentos e em casa.


Cafeteiras de Capsula

As cafeteiras que utilizam a tecnologia de capsulas cresceram bastante no mercado recentemente por conta de sua facilidade de uso. Basicamente, você não precisa fazer nada! Basta tirar a capsula da caixa, completar o recipiente da cafeteira com água e apertar o botão de início!

Além disso existem várias opções de café já prontos, bem como combinações de chá, café com leite, capuccino e etc.

O lado ruim destes equipamento é que neste processo, grande parte do sabor e da experiência de preparar um café são perdidos. Então se você está disposto a abrir mão de qualidade para focar em praticidade e eficiência, essa é sua opção! Eu particularmente possuo um deste modelo para dias em que estou com muita pressa!


cafeteira nespresso c50Nespresso U – C50

A Nespresso U-C50 é provavelmente a melhor cafeteira de capsulas (pensando no custo benefício). Ela possui botões sensíveis ao toque que regulam 03 medidas: Ristretto (25 ml), Espresso (40 ml) e Lungo (110 ml). O equipamento também conta com tecnologia corta pingos, que elimina o gotejar 4 segundos após o fim do processo. Por fim, ele consegue realizar até 14 processos com um único reservatório de água.

 

cafeteira-nescafe-dolce-gusto-mini-me-automatica-roxaDolce Gusto Mini Me

A Dolce Gusto é uma empresa bastante conhecida no mercado de cafeteiras de Capsulas. A Mini Me é um dos modelos de entrada que trabalha com uma capsula por vez, mas que não deixa nada a desejar. Com seu reservatório para 800ml de água, é possível preparar até 20 cafés espressos sem ter de realizar alguma troca na máquina, que já é capaz de produzir bebidas quentes e geladas com a mesma temperatura desde a primeira xícara. O diferencial deste modelo para os da nespresso é que na Dolce Gusto você é capaz de controlar o quanto de líquido você deseja, fazendo com que o café possa ficar mais fraco ou forte.


Cafeteira italiana

A cafeteira italiana  tem sido por décadas uma das melhores e mais populares opções para se fazer café em todo o mundo (apesar de ter perdido um pouco de sua força com a presença das máquinas automáticas). Criada em 1930 pela marca Moka, ela ganhou popularidade por conta de sua facilidade de uso – basta um pouco de fogo para conseguir esquentar a cafeteira – do resultado – um café consistente – e do delicioso processo requerido para fazer este café – tanto o borbulhar do café como a atenção para que não passe do ponto tornam essa cafeteira uma das preferidas pelos doídos por café.

O processo é bem simples: basta você forrar o fundo da cafeteira com água e preencher o outro compartimento com café mais grosso do que o utilizado em uma cafeteira de coador. Conforme a água esquenta, a pressão faz com que ela suba até o compartimento principal, passando diretamente pelo compartimento do café.

Existem diversos tamanhos de cafeteira Italiana, que vão desde 2 xícaras até mais de 10 xícaras, sendo que o design não muda em nada, apenas o tamanho do equipamento. Além disso, como ela não possui nenhum tipo de tratamento para manter o calor, o café deve ser consumido na mesma hora.


Bialetti – 6 xícaras

cafeteira italiana bialettiApesar da Moka ter sido a primeira empresa a criar o modelo, a patente foi perdida e muitas outras empresas começaram a criar modelos parecidos. O grande problema de modelos de baixo custo são a baixa durabilidade de seus componentes, sendo que a alça de plástico é a que dá mais problema, já que derrete no fogo alto se não for de boa qualidade. Os modelos da bialetti contam com peças de qualidade, que mantém a segurança do equipamento, mais uma válvula auto-limpante. Este produto em especial conta com capacidade de 180ml (ou 6 xícaras).


French Press

A French Press, foi até o momento, a cafeteira que eu mais gostei. Ela não só é um dos processos mais simples entre todos os equipamentos do mercado como é provavelmente o modelo que libera mais cheiro ( o café fica realmente muito cheiroso) e provavelmente o melhor sabor. O processo de preparação não é tão rápido quanto o de uma máquina espressa, mas também não demanda tanta atenção quando o da cafeteira italiana.

Nele, você primeiro deve esquentar a cafeteira utilizando água quente. A intenção é que não ocorra um choque térmico na hora de fazer o café. Depois, basta forrar o recipiente com um café de moagem grossa e adicionar Água quente. Por fim, basta pressionar a tela para manter o café no fundo e retirar apenas o líquido, bem como para retirar um pouco mais de sabor de cada grão moído.

Infelizmente, este tipo de cafeteira não funciona para grandes públicos, já que normalmente os modelos transitam entre 4 e 8 xícaras de café.


cafeteira-french-press-bialetti-1-litroBialetti French Press 1Litro

A bialetti também manda bem nos modelos de french press, que contam com aço inox, vidro resistente e cabo em nylon que não aquece. Este modelo possui capacidade para 1 Litro (20 xícaras de café) e conta com um design bastante elegante. Vale a pena!


 

Fontes:

  • http://www.theguardian.com
  • http://www.elhombre.com.br
  • http://mulher.uol.com.br
  • http://www.buscape.com.br

 

bot-descontech

6 Comentários
  1. Reply Leila Ferro outubro 12, 2016 at 10:13 pm

    Adquiri uma cafeteira Bialetti e estou, totalmente, decepcionada! O pó passa para o recipiente superior com grande intensidade.
    Já tive uma italiana, no passado, que era super satisfatória , mas não me ocorre mais a marca.
    Então, desaconselho a todos a aquisição dessa Marca.

    • Reply Paulo Kerber outubro 13, 2017 at 6:01 pm

      A moka da bialetti é a melhor existente, tenho duas, 6 e 9 xícaras, uso café de moagem média e não fica resíduos do pó. Faço todos os dias o cafezinho, estão sempre como novas.

  2. Reply Luis outubro 21, 2016 at 9:48 am

    A prensa francesa da bialetti requer uma moagem mais grossa do café. Não é recomendado usar o pó de café tradicional comprado no mercado. O ideal é comprar um grão e um moedor ( eu uso um moedor manual) e fica excelente.

  3. Reply Luiz Cleive junho 3, 2017 at 7:00 pm

    Péssima as suas considerações. Eu tenho uma da Britania na minha casa, e ela não segura o café quente como deveria ser. Uma bela porcaria. Comprar ela, ou deixar dentro de uma Garrafa térmica, é a mesmíssima coisa.
    Seria muito salutar, se a opinião suas fossem desprovidas do nome, da marca, etc. Simplesmente testassem o produto de fato e de direito, por uma semana, um mês, e depois dessem uma opinião bem verídica.
    Parece opinião comprada.

  4. Reply Wanda Abrantes Franqueira agosto 14, 2017 at 11:10 am

    Todas as avaliações que vi nos sites de vendas da cafeteira Philips Wallita foram péssimas,, a garrafa não conserva, vaza café enquanto coa, derrama ao servir, enfim, muito ruim.

  5. Reply José Luiz Berber outubro 3, 2017 at 5:11 pm

    Depois de mais de 05 anos de uso, por puro descuido, perdi minha cafeteira italiana Cadence CAF103. O sabor do café nela é incomparável e se conserva quente por muitos minutos. Estou procurando outra cafeteira e pelo que vejo vou comprar outra Cadence. É bem mais cara, mas vale a pena, pelo sabor, durabilidade e capacidade, sem contar a fácil limpeza. Cheguei a levar para casa uma Walitta que tenho no escritório, do modelo sugerido, mas sabor do café nem se compara, sem contar que não conserva o calor e realmente derrama.

Deixe seu Comentário!