Qual a melhor impressora a laser? | Guia + TOP #3

Se você está procurando uma impressora a laser é porque provavelmente precisa de um equipamento mais robusto e que precisa entregar tanto qualidade de impressão, velocidade e baixo custo.

Para isso é necessário estar atento a alguns pontos, já que estes equipamentos possuem um rendimento maior do que as impressoras de cartucho, bem como um preço maior!

Para isso, trouxemos um guia rápido e alguns dos melhores modelos existentes (pensando em custo benefício) no mercado atualmente.

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!

Porque comprar uma impressora a Laser?

PRÓS:
  • Impressoras a laser conseguem imprimir em maiores velocidades do que impressoras de cartucho. Esse ponto não importa muito se você realiza a impressão de poucas folhas por vez, mas faz uma grande diferença para “heavy users”;
  • Impressoras a laser produzem impressões de texto preto bastante precisão, então se suas impressões possuem bastante tabelas e gráficos, com detalhes pequenos, um modelo a laser é a sua opção.
  • São feitas para lidar com altos volumes de impressão.
  • Possuem um custo por impressão menor do que as impressoras deskjet em documentos não complexos.
CONTRAS:
  • Apesar de trabalharem mais rápido, os modelos a laser demora um pouco para “aquecer”
  • Apesar de serem mais baratas a longo termo, os equipamentos a laser são mais caros no geral.

 

Pontos à serem considerados antes de comprar!

#1. Qualidade de Impressão

A principal funcionalidade de uma impressora a laser é imprimir (jura?), só que só imprimir não basta.

É necessário ter uma boa qualidade de impressão. Para definir essa qualidade foi criada a métrica DPI (dots per inch – pontos por polegada).  Para imprimir documentos escritos em preto e branco, por exemplo, uma impressora de 600 DPI (dots per inch – pontos por polegada) é o suficiente, mas para fotos e arquivos coloridos, o mínimo de 1200 DPI é o requerido.

Se você precisa trabalhar especificamente com fotos, tente modelos de 1200 x 2400 dpi ou mais para obter boa qualidade!

#2. Velocidade de Impressão

A velocidade de impressão é um fator importante para impressoras conforme ela é utilizada por um maior número de pessoas. Para escritórios, por exemplo, você precisará de uma velocidade maior do que em sua casa. Como as impressoras a laser são mais rápidas do que as impressoras que utilizam cartuchos, elas acabam sendo bastante recomendadas para utilização corporativa.

Equipamentos com mais de taxa de impressão de + de 15 páginas por minuto em preto e branco e 10 páginas coloridas já são o suficiente para trabalhar bem em um grande escritório. 

Outra funcionalidade que agiliza o processo de impressão é a capacidade de uma impressora imprimir frente e verso automaticamente.

#3. Conexões

Se você irá utilizar o seu equipamento em seu escritório, é bom que ela seja capaz de se tornar uma central de recebimento de arquivos através de WiFi ou cabo de rede. Existem também tecnologias de impressão sem fio que o são interessantes que o equipamento possua. Para equipamentos Apple, o serviço se chama AirPrint, enquanto para Android existe o serviço Google Cloud Print. 

Além disso, opções de impressão através de USB ou cartão de memória também podem ser interessantes, mas não essenciais.

#4. Ajuda e Assistência

Impressoras são equipamentos que vivem quebrando, ficando com papel preso ou com o cartucho de tinta entupido, e nem sempre a culpa é da empresa que produziu o equipamento! (sim! nós não somos os usuários perfeitos!)

A ideia aqui é checar se a empresa do equipamento que você está cogitando comprar possuí garantia de pelo menos um ano (padrão do mercado), assistência técnica online (fóruns, chats ao vivo e call center), bem como assistência física perto da sua casa.

#5. Ciclo mensal de Trabalho

Segundo o site tudosobreimpressão.com.br, o ciclo de trabalho mensal é “uma recomendação do fabricante para a quantidade de páginas que podem ser impressas por mês sem que o equipamento apresente problemas, ou tenha a sua vida útil reduzida.”

Neste caso, é importante que você compre um equipamento que vá além da sua necessidade, já que se ficar jogando ali no limite, poderá ter problemas.

 

#6. Ela é multifuncional?

É muito comum que impressoras a laser já possuam outras funcionalidades além da impressão. A capacidade de tirar xerox, escanear documentos e enviar fax são opções muito úteis e devem ser consideradas se este for o único equipamento de impressão que será utilizado. Se já existir outro equipamento capaz de fazer estas funcionalidades, compre uma impressora simples!


 

Melhor Custo Benefício

HP multifuncional-hp-laserjet-pro-mfp-m127fnLaserJet Pro MFP m127fn

Apesar do nome complicado, este modelo da HP é provavelmente o melhor custo benefício de impressora a laser que você encontrará no mercado. Com uma velocidade de impressão em preto e branco de 20 folhas por minuto e impressão colorida de 9,5 impressões em qualidade de 1200 dpi e ciclo de trabalho de 8.000 páginas, você estará bem coberto nas funcionalidades básicas.

O modelo é uma multifuncional que conta com opções de digitalização, cópia e fax e pode trabalhar com diversos aparelhos através da HP ePrint, Apple AirPrint™ e outros aplicativos de impressão.


Quer imprimir apenas em preto e Branco?

impressora-laser-mono-brother-hl-1212w-wirelessBrother H1212W

Se você precisa realizar apenas impressões monocromáticas, a brother é uma opção com ótimo custo benefício, já que ela não só conta com uma qualidade de impressão maior do que o padrão para esses equipamentos como trabalha com uma velocidade de impressão de 20ppm, um ótimo ritmo para quem necessita realizar um grande número de cópias.


Para quem precisa de mais impressões mensais

HP LaserJet MFP M476dw

multifuncional-hp-color-laser-jet-pro-mfp-m476dw-wireless-memoria-de-256mb-usb-branca-e-pretaSe você precisa de um equipamento que funcione por mais tempo sem ter de realizar substituições de papel e tinta e que aguente um ciclo mensal de trabalho maior, a MFP M476dw pode ser sua opção.

Com uma capacidade de impressão de até 21 páginas por minuto em preto e colorido, o modelo possui ciclo mensal de 40.000 páginas impressas. A bandeja de entrada com capacidade para até 250 folhas e de saída para até 150 folhas, também facilita bastante a vida.

Ela também conta com ligação através de rede sem fio e Ethernet, bem como ligação com smartphones, tablets e notebooks através de aplicativos e ligação USB.


 

Fontes:

  • http://printers.toptenreviews.com/laser/
  • http://www.ebay.com/gds/Laser-Printers-Buying-Guide-/10000000177635642/g.html
  • http://www.apartmenttherapy.com/inkjet-vs-laser-printers-which-is-better-for-home-use-176198
  • http://www.tudosobreimpressao.com.br/2013/08/15/o-que-e-o-ciclo-de-trabalho-mensal/

adescolhaseguratv
Nenhum Comentário

    Deixe seu Comentário!