Qual a melhor lava e seca do mercado? | Análise

As máquinas lava e seca se tornaram uma opção incrível para quem tem pouco espaço e pouco tempo para ficar trocando as roupas de uma máquina.

Eu, por exemplo, demorava um dia inteiro para conseguir lavar roupa, já que deixava lavando pela manha e chegava em casa a noite para colocar a roupa para secar, que ficava pronta só de madrugada. Atualmente, eu já programo todo o processo pela manha e já chego com tudo pronto!

Incrível, não? ( eu acho!)

Eu consegui fazer uma compra muito boa, mas nem todo mundo pode ter a mesma sorte. Por conta disso elaboramos um guia sobre como é uma boa forma de organizar seu processo de escolha, quais devem ser os pontos observados , quais são as melhores marcas e um comparativo de especificações de cada modelo, para você ter certeza alguns dos melhores modelos que temos aqui no mercado brasileiro.

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!

O QUE SABER ANTES DE COMPRAR

#1 – Levante suas necessidades

Esse é um ponto que eu repito bastante aqui no site, justamente porque é o mais importante de todos! Levante exatamente o que você precisa e provavelmente eliminará um monte de opções de máquinas que te pareciam interessante anteriormente, já que terá uma visão muito mais clara do que serve para atender suas necessidades e o que não serve.

  • Quanto espaço você tem para alocar a sua máquina lava e seca?
  • Você lava coisas muito pesadas? (A função de secar aguenta menos peso que a função lavar na maioria dos casos!)
  • Qual é o tamanho da sua mangueira de entrada e saída de água? É possível melhorar o suprimento, se necessário?
  • Qual é a voltagem e o posicionamento da tomada?
  • Quem vai usar esse equipamento? Ele é intuitivo o suficiente?
  • Qual é o seu orçamento? O que você toparia pagar um pouco mais para ter?

#2 – Dê uma olhada em novas tecnologias!

qual-a-melhor-lava-e-secaApesar de sua mãe ainda se virar com a antiga máquina dela e um varal de roupas que você lembra que existe desde sempre, existem diversas novas opções tecnológicas que diminuem a necessidade de você ficar se preocupando com o estado da sua roupa depois de lavada.

Existem várias opções de equipamentos com novos tipos de sensores, telas sensíveis ao toque e que são capazes de checar o nível de água ou calor necessário para lavar sua roupa com qualidade, tirando toda essa carga de você.

Ao comparar a sua necessidade com o preço dos equipamentos que oferecem estes benefícios, você chegará em um meio termo que vale a pena para você!

 

O QUE DEVO FICAR DE OLHO?

#1- Abertura Frontal vs. Abertura Vertical

Atualmente, grande parte das máquinas lava e seca se tornaram de abertura frontal. As melhores tecnologias e os modelos mais caros e funcionais estão nessa sessão, que ficou famosa a alguns anos atrás por conta da sua maior capacidade de lavagem.

Campanha 2012 - Eletrolux Modelo LTP15As verticais tem alguns problemas de amassar excessivamente a roupa na hora da secagem, principalmente as que estão no fundo. No entanto, tem como principal vantagem sua menor largura e comprimento e além disso, possibilitam que você adicione alguma peça de roupa depois que o ciclo já começou.

DICA: Opte pela vertical apenas se tiver problemas de espaço.

 

#2- Ciclos diferenciados e Ajuste de Temperatura

Segundo pesquisa do site WireCutter, o que as pessoas mais procuram em uma lava e seca é a eficiência do equipamento em lavar a e secar a roupa (jura? nem desconfiava), seguido por preço, capacidade e outros pontos.

Sabendo que existem diversos tipos de roupa e diversos tipos de coisas que pudemos derrubar ou usar para sujá-las, fica claro que um único tipo de lavagem/secagem não funcionará para todo mundo.

E é por isso que quanto mais opções reais de lavagem tivermos, melhor!

Máquinas mais simples possuem opções de lavagem pesada, lavagem delicada e alguns tipos de materiais. Como as lava e seca normalmente usam tecnologias mais avançadas, você encontrará opções de regulagem de temperatura e adições de alguns tecidos menos comuns, como roupas de bebê, camisas (que são um saco de passar quando secadas de forma errada) e até mesmo uma opção para travesseiros.

Enfim..se você aprender a usar, um grande número de opções só te fará utilizar melhor o seu equipamento!

 

#3- Ciclos Antibactericidas

Os ciclos antibactericidas estão presentes nos modelos top de linha e usam água quente na temperatura ideal para matar as bactérias, sem danificar ou modificar as peças de roupa durante o ciclo. Considere fortemente essa função se você tiver crianças ou pessoas alérgicas na família.

#4- Consumo de Energia

Se você se acostumar a utilizar a função de secagem com muita frequência, sentirá a conta de luz aumentar rapidinho. Por conta disso, é sempre importante ficar de olho na taxa de consumo da máquina que está sendo comprada. Modelos com melhor rendimento não perdem em desempenho para modelos mais dispendiosos.

Aqui no Brasil é fácil fazer essa checagem através da etiqueta de consumo presente em todos os modelos.

 

COMPARAÇÃO DOS MODELOS

 

Para conseguirmos fazer uma análise mais completa dos modelos de lava e seca, foi necessário ir atrás de informações técnicas sobre cada uma delas. Nós selecionamos 7 dos modelos mais vendidos e nos aprofundamos nos dados fornecidos pelo Inmetro.

O único dos modelos que teve uma nota discrepante foi o modelo de topo da Electrolux, única marca que oferece esta opção de equipamento. Ele também não possuí água quente, que o deixou um pouco mais para trás.

  • Ps1: Se você quiser saber as informações abaixo para algum outro modelo, acesse o links do Inmetro no final da postagem!
  • Ps2: Só lembrando que a análise foi feita com base nos modelos de 127v! Ah! e os preços são de fevereiro de 2016 e estão sujeitos à alterações!

 

Comparação de Modelos de Lava e Seca - Qual é a melhor

ANÁLISE DETALHADA DOS MELHORES MODELOS

Melhor Custo Benefício

Samsung WD85 e WD10J

lava e seca samsungEu posso ser um pouco tendencioso ao falar desta lava e seca porque depois de muita pesquisa ela foi a minha escolha quase um ano atrás e até agora só me trouxe alegrias!

Em nossa análise, vimos o modelo de 8,5kg (que teve a melhor nota) e o modelo de 10,1kg ( que ficou em terceiro lugar, bem pouco atrás do modelo da LG).

Esse equipamento tem como diferencial as opções de lavagem a seco, que pode ser utilizado para roupas delicadas, como blusas, roupas de cama, ternos, travesseiros ou mesmo bichos de pelúcia, que não podem encolher ou danificar.

A função EcoBubble dissolve o sabão com ar e água antes do início do ciclo, e distribui o limpador de maneira uniforme no cesto de roupa. Existem também opções de lavagem rápida, roupas de bebê e parada da secagem no momento exato para ser passada.

O barulho dela é mínimo, já vem com 10 anos de garantia e dentre todas as funcionalidades descritas, a opção de lavar a seco foi a que fez o maior diferencial na minha vida. RECOMENDADÍSSIMO!!!


lg-lava-e-seca-big-door-wd-1485atb-frontal-8-5-kg-branco_600x600-PU96955_12ª colocada – ótimo custo benefício!

LG WD1412RT

A segunda colocada em nossa análise foi o modelo da LG, que tem um design muito parecido com o anterior, 10,2kg de capacidade e um motor diferenciado que promete economia de energia de até 24,5%.

Tal como o modelo anterior, a água utilizada é determinada com base no montante de roupas e em um dos 14 programas selecionados.

Uma ótima opção para quem não quer gastar muito!

 


Design

LG Prime Touch 6 Motion

lava-e-seca-lg-wd1412rt-10-2kg-aco-escovado-prime-touch-6-motionApesar do nome enorme, se você está a procura de uma lava e seca em aço escovado, para trazer um design mais “classudo” para a sua lavanderia, a LG Prime Touch 6 motion pode ser a opção.

O modelo que você encontrará no link abaixo trabalha com 10,2kg de peso máximo para lavagem e conta com cerca de 14 programas diferentes de lavagem, que vão desde edredons até roupas de bêbe, passando por diversas temperaturas.  Este modelo também detecta a quantidade de carga e a temperatura da água e adapta a quantidade necessária de água para otimizar o seu uso.

O grande diferencial desta máquina é a capacidade de fazer 6 tipos diferentes de movimentos, que auxiliam a distribuir uniformemente a roupa na máquina, melhorando o desempenho, segundo a marca.


Precisa de muito espaço?

LG Titan 16kg

lava-e-seca-lg-titan-16kgSe é possível montar um time completo de futebol com a sua família, talvez você precise de uma lava e seca como a LG Titan. Com 16KG (9kg para secagem) e a mesma tecnologia 6 motion que a lava e seca anterior, você consegue ter uma lavagem de qualidade mesmo com uma grande quantidade de roupa no cesto.

Um dos pontos interessantes é que a máquina faz um diagnóstico de uso para que o SAC da empresa tente resolver seu problema sem você precisar pedir para eles virem até sua casa. Além disso, tem uma funcionalidade de lavagem rápida de 15 minutos para até 3kg de roupa.

Por fim, a empresa foca bastante na funcionalidade ColdWash, que realiza lavagens na mesma qualidade que as lavagens quentes, mas com uma grande economia de energia.

 

Fontes:

  • http://www.cnet.com/topics/washing-machines/buying-guide/
  • http://thesweethome.com/reviews/the-best-washer-and-dryer/
  • http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/lavadoraFrontLoad.pdf
  • http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/lavadorasTopLoad.pdf
  • http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/lavaSecaTopLoad.pdf
  • http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/lavaSeca.pdf

 

adescolhaseguratv
14 Comentários
  1. Reply VANESSA COSTA novembro 1, 2015 at 4:41 pm

    AEEEEE…VALEU…CONSEGUI ME DECIDIR…OBRIGADA.

  2. Reply Henrique novembro 26, 2015 at 10:40 am

    Infelizmente as máquinas de hoje são feitas para que você troque o quanto antes, inclusive as da Samsung e não acredite nos adesivos que vem na máquina falando de 10 anos de garantia que isso é somente uma propaganda para chamar a atenção dos clientes, esses 10 anos só servem para o motor, se a máquina começar a sair água pelo compartimento de sabão, não funcionar a função secar etc você tem que ouvir do SAC que se o motor parar ok se for outro problema procure a assistência.
    Minha máquina? Samsung WD10, infelizmente!
    Posse ter dado o azar com o produto acredito que isso pode realmente acontecer porém, o que me deixou bem insatisfeito foi mesmo a tal propaganda dos 10 anos.

  3. Reply Rafael dezembro 7, 2015 at 7:35 am

    Belo artigo.
    Obrigado.

  4. Reply Ricardo fevereiro 1, 2016 at 8:26 pm

    Ainda não sei qual comprar. Cada um que diga uma coisa :-))))))))

  5. Reply RICARDO fevereiro 18, 2016 at 6:17 pm

    eu tenho uma LG 8,5KG so tive um problema com barulho assistência veio pegar e devolveu com 2 dias sem barulho, já tenho ela há quase 3 anos.

  6. Reply dennys fevereiro 19, 2016 at 9:42 am

    Todas as que eu vi tem reclamações terríveis em sites de reclamações. Estou tentando achar uma que não dê tantos problemas mas está difícil!

  7. Reply Claudio A. Lima fevereiro 29, 2016 at 3:33 pm

    Estamos na 2a. máquina LG, primeiro uma de 8,5Kg (2X no conserto) e agora uma 10kg (4X no conserto e agora = sucata). São muito eficientes, QUANDO FUNCIONAM! Quando comprar, adquira sem sombra de dúvidas, a GARANTIA ESTENDIDA, porque com certeza vai usar ao menos 3X. O maior problema está na HONESTIDADE das assistências credenciadas, que alegam inúmeras peças para troca e na maioria das vezes, não trocam… E o fabricante NÃO se incomoda com isso, vai acabar com sua imagem (ainda mais) por não tratar esta extensão do produto (assistência), como parte do produto. LG! Se liga! Hoje não existem mais consumidores sem conhecimento.

  8. Reply Wadja março 5, 2016 at 1:44 pm

    Gostaria de saber se essa da máquina lav/seca da samsung as roupas saem secas ou ainda úmidas e se o ciclo demora muito.
    Onrigada

  9. Reply Maria Helena abril 29, 2016 at 8:46 pm

    Tive problemas de todos os tipos com a da Samsung. Ela fez bolinha em todas as roupas, até em tecidos que geralmente não fariam. Rasgou peças, esgarcou golas e elásticos de roupas íntimas, as roupas estão ficando encardidas pq, aparentemente, ela usa água “de menos”. Muutas peças encolheram sem uso de secagem e água quente.
    Sinceramente não sei o que estamos fazendi de errado, mas sei que nenhuma maquina que tive antes fazia isso….
    Chamei os técnicos e agora estou esperando um parecer, mas já posso imaginar que não vai dar em nada.

  10. Reply Lea junho 27, 2016 at 2:57 pm

    Eu comprei uma samsung, lava bem mais pra secar não presta, a roupa roda horas e sai toda embolada ,amassada e molhada. Desisti de usar
    Não sei se a minha veio com defeito ou se e assim mesmo.

  11. Reply Miriam agosto 20, 2016 at 10:31 am

    Estou realizando a compra da segunda máquina, a primeira foi da Eletrolux LSE09 dois anos de uso , problema no painel, a assistência chegou na minha casa pasmem sem nenhuma análise com a peça de reposicao para realizar o conserto $1.125, a garantia é só do motor !!! Pesquisei em vários sites e descobri q há um problema de qualidade , vicio oculto q só aparece depois de 2 anos , atendimento ao cliente péssimo!!! Eletrolux jamais , comprei 3 máquinas , dei presentes para mãe e sogra , todas tiveram o mesmo problema !

    • Reply escolhasegura setembro 5, 2016 at 9:29 am

      Miriam, tudo bom.

      Realmente os modelos da LSE (09, 11 e 13, se não me engano) não temm uma nota muito boa de avaliação justamente porque dão esses problemas. Boa informação!!

  12. Reply Fabiana agosto 22, 2016 at 10:19 am

    ola. nao entendi a diferenca das 2 LGs (segunda e terceira colocadas). Qual o codigo para eu localizar no site da LG?

  13. Reply FERNANDO SA outubro 8, 2016 at 9:14 am

    Caras, obrigado pela reportagem. Atual e inteligente. Me ajudou na escolha. Abraços e parabéns.

Deixe seu Comentário!