Qual o melhor antivírus gratuito atualmente? | Top #3

Se você está tendo problemas com vírus ou simplesmente quer se prevenir contra ataques, provavelmente estará desesperado para saber qual é o melhor antivírus gratuito atualmente.

Para nossa felicidade, existem alguns grandes institutos que realizam testes comparando as principais ferramentas no mercado e trazendo um relatório detalhado.

As duas maiores autoridades quando se trata de teses de antivírus são o www.av-comparatives.org e o www.av-test.org. Neste post, passaremos por cada uma das análises e depois falaremos um pouco mais sobre os principais softwares.

Preparados?

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!

AV-TEST
melhores antivírus gratuitos

Em pesquisa realizada em Julho de 2015 utilizando o Windows 8.1 em versão 64bits a AV-tes chegou no seguinte resultado.

Pensando em uma escala de proteção, podemos considerar a ordem dos seguintes antivírus grátis – lembrando que ao lado estão mesclados antivírus pagos e grátis, enquanto alguns que tem versão grátis estão sendo análismesclado pela sua versão mais completa.

  1. Panda Security 15.1
  2. Avast 2015
  3. AVG 2015

 


Av-Comparatives

av comparative testeReal World Protection Test Agosto 2015

Uma das principais análises realizadas pela AV-Comparatives é o teste de Real-Word Protection, Em último teste realizado em Agosto de 2015, a empresa trouxe alguns dados bem interessantes, sendo que o 3 principais antivírus que chegaram até 100% de bloqueio das ameaças listadas:

  1. Avira (Versão paga analisada)
  2. BitDefender (Versão paga analisada)
  3. Panda

 

#1

Panda

panda-antivirus-layout-portuguesApesar de um pouco mais desconhecido aqui no Brasil, o Panda Software vem contando com excelentes notas tanto nas análises da Av-test como da AV-comparatives. O software, lançado em 1990 na Espanha está criando tanto nome no mercado que existem hackers especializados em tentar driblar-lo.

Esse esforço ocorre porque o software possui uma defesa contra alterações do próprio código, que previne com que malwares alterem seus dados para que possam passar desapercebidos.  Além disso, o sistema possui um sistema de detecção de ataques centralizado em nuvem, que faz com que todos os novos ataques sejam enviados para um servidor central. Essa ação torna a identificação novas ameaças mais rápida do que o comum.

A interface, muito parecida com os blocos do Windows 8, e bastante fácil de ser compreendida. O Software consegue passar uma sensação de segurança melhor do que seus concorrentes ao ter transparência de mostrar de forma muito clara como está protegendo seu computador e quais atualização recentes foram realizadas.

Apesar do programa ser muito bom, para se manter rentável ele trabalha com anúncios na plataforma e sugestão de toolbars e softwares adicionais durante a instalação. Tome bastante cuidado para não acabar instalando essas funcionalidades e se sentir lesado depois!

PRÓS:
  • Proteção USB;Monitoração WEB;
  • Software aprende com através de outros computadores utilizando o dispositivo, isso produz menor tempo de resposta para novas ameaças;
  • É capaz de escanear arquivos comprimidos;
CONTRAS:
  • Propagandas na plataforma (temos de pagar de alguma forma, não?);
  • ToolBars e softwares adicionais na instalação são um pé no saco! Tome cuidado!;


#2

Avast Free

avast-free-antivirus
O Avast conta com antivírus, antispyware e proteção no browser/internet. Além disso, ele conta com scanner de desktop e scanner do Dropbox. Você pode também utilizar algumas funcionalidades em seu celular, já que o avast conta com apps mobiles, que vão desde antivirus, como dispositivos anti-roubo e gerenciadores de bateria.

A interface do Avast Free evoluiu bastante nos últimos anos para um design mais clean e chapado, que eu particularmente gosto bastante. As diferenças de layout para a versão paga são poucas, contando com a adição de funções no mesmo padrão.

Um ponto positivo do software é a facilidade com que se pode iniciar uma escaneamento do sistema padrão ou customizado – sendo que o avast tem bastante opções neste quesito.

O software também é bastante competente em manter atualizado as definições de vírus., fator que ajuda na manutenção da capacidade do software. Segundo análises da Av-comparatives, no entanto, o Avast ainda tem problemas para se defender contra malwares novos, diferente do Panda, por exemplo, que tem um tempo de reação mais efetivo.

Dentre as funcionalidades do browser, existe a capacidade de  eliminar plugins ou “add-ons” nocivos que foram instalados automaticamente, fazer checagens em sites e alertar para possíveis endereços nocivos – segundo a empresa, este tipo de análise tem como base de conhecimento a experiencia de mais de 230 milhões de usuários do avast.

PRÓS:
  • Ferramentas de análise e prevenção para browsers;
  • Integração com Mobible: Versão Desktop serve como um Hub para aplicativos mobile;
CONTRAS:
  • Software ainda tem problemas para se defender contra malwares novos;

#3

AVG

lavout-avg-portuguesO AVG sempre foi um dos antivírus gratuitos de maior “prestigio”. Nos últimos ano, no entanto, ele perdeu um pouco da força que tinha, seja por focar MUITO em tentar vender a versão paga para seus usuários ou simplesmente por esquecer de se posicionar como o software melhor anti-malware gratuito.

Ainda na instalação do software, a AVG tenta te fazer escolher entre o “trial” da versão paga ou a versão grátis.  É claro que a versão paga é o padrão escolhido, então muita gente pode acabar se enganando. Além disso, todas as páginas do software possuem o anúncio “Maximize sua proteção”, indicando a versão paga novamente.

Atualmente, a AVG está em terceiro lugar na nossa lista por ter um desempenho pior no teste da Av-Comparatives do que o Avast!, mas ainda bastante acima de outras plataformas grátis (dica: fujam do baidu!).

Por outro lado, o software possui grande capacidade de customização, que permite análises agendadas, scan de áreas específicas e alteração de opções de notificação e sons. Muito em linha com os outros antivirus que mostramos, o AVG conta com uma interface baseada no Windows 8.

Outro grande problema da plataforma é que na versão grátis estão incluídas apenas as funcionalidades básicas. Se você precisar de um firewall ou um sistema antiSpam, precisará pagar por isso. Além disso, se você quer usar proteção Web, precisará instalar o add-on do software, que muda sua homepage e sua ferramenta de pesquisa principal sem ao menos te perguntar se você realmente que usar isto.

PRÓS:
  • Altamente customizável;
  • É capaz de escanear diversas páginas da Web, assim como Facebook;
CONTRAS:
  • Add-on de proteção Web
  • Enorme pressão para adquirir a versão paga incomoda;

 

Fontes:

  • https://tecnoblog.net/177590/melhor-antivirus-abril-2015/
  • https://www.av-test.org/en/antivirus/mobile-devices/
  • http://anti-virus-software-review.toptenreviews.com/panda-review.html
  • http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2388652,00.asp
  • http://www.pcadvisor.co.uk/review/anti-virus-software/avast-free-antivirus-2015-review-3612439/

7 Comentários
  1. Reply Everson Ferreira outubro 1, 2015 at 4:16 pm

    Olha, o melhor eu não sei, mas o pior com certeza é aquele lixo da Baidu chamado Du Speed. Maior enganação da história

  2. Reply Michel Suarez outubro 16, 2015 at 8:54 pm

    Du Speed é um lixo inventado pela Baidu. Sò detona celular

    • Reply Everson Ferreira outubro 26, 2015 at 7:07 pm

      Qualquer coisa que a Baidu lança dá zica. Não sei como consegue ainda se estabelecer

  3. Reply Guilherme Machado outubro 22, 2015 at 3:47 pm

    Não sendo a porcaria do Du Speed da baidu, tá valendo

  4. Reply Rosana Alencar outubro 25, 2015 at 11:32 am

    Esse Du Speed é muito ruim mesmo

    • Reply Guilherme Machado outubro 26, 2015 at 7:28 pm

      Só por ser da Baidu já é lixo

  5. Reply Denise Sansil maio 15, 2017 at 11:34 pm

    Excelente conteúdo, foi de grande valia, obrigado.

Deixe seu Comentário!