Qual o Melhor Climatizador de Ar do Mercado?

Você precisa de um equipamento para refrescar sua casa ou apartamento mas não quer ter o trabalho de instalar um ar condicionado ou um ventilador de teto? Um climatizador é, provavelmente, a melhor opção.

Condicionadores de ar são unidades móveis destinadas esfriar e muitas vezes desumidificar uma pequena área. A maioria dos equipamentos são programáveis para determinadas temperaturas e tempos de funcionamento, assim como um sistema de ar condicionado comum, que fica preso em janelas.

Eles podem ocupar um bom espaço, mas possuem designs projetados para serem bonitos e discretos ao mesmo tempo. Como não necessitam de instalação, estes equipamentos também são mais baratos que ar condicionados de parede.

Aliás, é realmente um climatizador que eu preciso? Para descobrir isto, é necessário que você ainda se faça algumas outras perguntas:

Depois, fomos atrás de informações sobre atendimento, avaliação de usuários e preço para entender qual é realmente a melhor marca ou o melhor equipamento de climatização… preparados?

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!


Antes de começar

Um Climatizador de Ar servirá para mim?

como funciona climatizador

Fonte: Ecobrisa

Climatizadores de ar trabalham com a redução do calor de um ambiente através da umidificação do ar. Eles são recomendados para áreas onde a umidade do ar é menor do que 70% ou 75% e necessitam de suprimentos de água conforme são utilizados.

O ar-condicionado, por sua vez, tira a umidade do ar, tornando-o mais seco, o que pode irritar as vias respiratórias.

Se você está em uma área muito úmida (principalmente regiões litorâneas) um climatizador fará pouca diferença, tendo como sua principal função a ventilação. Se você tem problemas respiratórios, o equipamento ajudará tanto na sensação térmica como na respiração.  

Além disso, climatizadores conseguem reduzir entre 2 a 3 graus de um recinto de até 30m quadrados. Para locais maiores ou que necessitem de maior redução, o ar condicionado deverá ser a opção.

 

COMO ESCOLHER O MEU CLIMATIZADOR?

 

Nem todos os climatizadores de ar são iguais. Os principais pontos a serem olhados, além do preço e da avaliação dos usuários é a relação Vazão de ar por Potência ( que é o gasto de energia por hora). Depois disso, você pode começar a se preocupar com outros pontos, tal como:

Tamanho/Mobilidade

Quando se trata de um climatizador, maior não é necessariamente pior. Equipamentos com rodas e puxadores podes ser facilmente manejados mesmo quando estão com o reservatório cheio.

É importante ficar de olho em travas de segurança nas rodas – para que o equipamento não se mexa sem que você queira – e se ele possuí a opção de controle remoto, para que você não precise ficar indo até ele para realizar alterações.

multiclimatizador-de-ar-quente-e-frio-electrolux-cl08r---branco

Compartimento de Água

O compartimento de água deve ter, em média, mais de 8 horas de capacidade, já que deverá se manter funcionando durante a noite, enquanto você está dormindo. Um espaço de 6 a 7 litros dura de 8h a 9h, em média.

Equipamentos que desligam quando não possuem mais água no reservatório são outro ponto bastante interessante, já que o uso sem água pode reduzir a durabilidade.

Filtro de Ar (Ionizador)

A função de Ionização é o que trás a capacidade de filtragem de um climatizador de ar. Fabricantes afirmam que o ar fica até 30% mais puro após passar por esse sistema de filtragem que consegue reter pólen, ácaros e fungos. É difícil encontrar comprovações do funcionamento de tal apetrecho, mas não custa nada deixá-lo ligado se você já tem um equipamento com ele!!

É importante ficar atento para a capacidade e a facilidade de acesso para a realização da limpeza do filtro.

Eficiência Energética

Não adianta você comprar um equipamento potente se não puder usá-lo, já que a conta de luz ficou alta demais. Climatizadores podem ser muito mais econômicos do que ar condicionados, mas ainda gastam uma boa energia por hora. A melhor opção é ficar de olho na etiqueta de eficiência energética.

Como funciona? – Quando menor for a letra, mais eficiente será a unidade, ou seja, equipamentos com a letra A são melhores do que os com a letra B. O maior nível possível é o AA.

Opção de Calor

Se você está planejando comprar um climatizador com opções de resfriamento, saiba que com um investimento um pouco maior, também é possível comprar um equipamento capaz de esquentar o recinto. Com isso, é possível utilizá-lo durante o ano inteiro.

 

ANÁLISE COMPARATIVA

1ª Parte

Análise de Atendimendo do ReclameAqui

Para nossa primeira análise, fomos atrás de dados de atendimento das empresas. O padrão do site é extrair as informações do site ReclameAqui, onde é possível reclamar e detalhar problemas com uma marca específica e resolver este problema diretamente com a empresa. Conforme o problema é resolvido, você pode classificar a empresa.

Os valores listados ao lado representam as notas gerais de cada uma das marcas, considerando todos os equipamentos vendidos pela empresa.

Nesta análise, a Cadence e Consul lideram, com notas acima de 6,5. A Elgin e Midea também possuem uma nota bastante aceitável, enquanto a Spring Carrier, apesar de ser a empresa inventora do ar condicionado, não consegue sair da lanterna.

2ª Análise

Comparação de Avaliação dos Usuários e Preço!

qual-o-melhor-climatizador-de-ar

Para continuar nossa análise, levantamos os principais equipamentos que são vendido no mercado e como os usuários avaliam esses equipamentos em sites de e-commerce e no Buscapé. Levantamos também informações específicas e importante, tal como a vazão de ar ( que alguns modelos não informam), a potência, capacidade e é claro, preço!

Enfim…

Com cada uma dessas notas em mente, geramos uma nota final, que considera os pilares de atendimento, avaliação, preço e configuração de equipamento.

A ideia aqui não é que você siga à risca a nota final do equipamento, mas que defina se prefere maior vazão, menor preço ou melhores avaliação. Na verdade, você pode escolher que critério.

De qualquer forma analisamos mais a fundo alguns dos modelos abaixo!

 

MELHORES MODELOS DE CLIMATIZADOR DE AR

Midea Liva AKAF

qual-o-melhor-climatizador-de-ar-midea-liva-akafO Liva AKAF foi o equipamento mais bem avaliado e um dos mais potentes presentes em nossa análise, já que conta com uma vazão de ar de 350 metros cúbicos por hora.

Ele também tem um preço bastante mediano, o que colocou em primeiro lugar entre todos os equipamentos.

De qualquer forma, o equipamento também surpreende pelos 7 litros de capacidade de água, 3 níveis de filtragem, opção de refrescar através do uso de gelo e rodinhas para dar comodidade.

Enfim, uma ótima opção!

 


Consul C1F07AB

climatizador-de-ar-quente-consulO Consul é um dos únicos modelos no mercado capaz de realizar 5 funções:umidificar, aquecer, refrescar, ventilar e filtrar.

Apesar dos 7,5kg do equipamento, para ajudar na mobilidade ele conta com rodinhas que giram em 360º e uma alça fixa, bem como controle remoto, que vai até 20m³.

O equipamento possui alarme sonoro que alerta quando o filtro precisa ser limpo e filtragem com tecnologia de íons. O timer tem um limite de 8 horas e o recipiente tem capacidade de 5,5Litros, que possibilita mantê-lo ligado pelo período noturno.

Ele é muito bem avaliado pelos usuários, mas é bom lembrar que sua vazão é menor que o do Mídea! Então compre-o por suas funcionalidades e não pela potência!

Uma ótima opção!

 


melhor climatizador de ar

Electrolux CL07R

Este climatizador Eletrolux tem como seu principal diferencial a capacidade de esquentar e esfriar no mesmo equipamento. Funciona muito bem para ambientes até 20m quadrados e é equipado com um sistema de tripla filtragem.

O equipamento tem 8kg, mas tem mobilidade acentuada por conta da alça expansível. Este modelo também conta com Timer para até 9 horas de utilização, sendo que a bandeja móvel de 5,5 litros também facilita encher o equipamento com água, mas não consegue manter a função refrescar durante todo o período noturno.

Infelizmente, o seu preço é acima dos outros equipamentos, o que o colocou um pouco mais para baixo na nossa análise final.

 

 

 Se você gostou da nossa postagem ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo!
Conheça também nosso guia sobre ar condicionado portátil e nosso guia sobre ventiladores de teto!

 

Fontes:

  • http://www.hagah.com.br/roteiros/saiba-quais-sao-os-pros-e-contras-dos-climatizadores-de-ambientes
  • http://www.portaleletricista.com.br/climatizador/

 

 

adescolhaseguratv
21 Comentários
  1. Reply Saulo Guizelini setembro 24, 2015 at 10:42 am

    Achei que avaliar somente dois produtos é muito pouco, queria informações do Climatizador Springer Carrier Wind, talvez tenha um custo benefício melhor mas o site não me ajudou a decidir.

    • Reply escolhasegura setembro 24, 2015 at 11:30 am

      Saulo, tudo bem?
      Obrigado pelo comentário! Iremos adicionar mais alguns climatizadores, entre eles o Carrier Wind.

      Sobre o Springer Carrier Wind, ele está com um custo bem mais baixo que os outros por conta das promoções. Operacionalmente ele é muito parecido com os outros modelos comentados, sendo que o grande problema são as rodinhas, que dão problema com facilidade. Além disso, ele não tem opção de esquentar, mas se essa não é essa intenção, ele entrega um bom custo benefício!

  2. Reply Elvane Rocha janeiro 26, 2016 at 12:41 pm

    bom dia, os climatizadores acima são os mais comuns, não sendo de longe os melhores (são fracos), ele tem que ter uma vazão de ar bem acima dos informados (possuo um com 1.600M3 de ar hora), senão não valerá a pena o investimento. Com esta vazão, a velocidade do ar que passa pela cortina de água (este atrito) fará com que a água por si resfrie. Uso um produto de qualidade, tendo interesse é só fazer contato que darei a dica. Abraços a todos.

    • Reply Max janeiro 27, 2016 at 3:07 am

      Elvane, de qual marca??
      Poderia dar mais.detalhes???

    • Reply Lorena fevereiro 4, 2016 at 8:54 pm

      Qual é esse climatizador ao qual se refere???
      Quero muito saber…

    • Reply Pablo fevereiro 8, 2016 at 2:26 pm

      O Elvane Rocha qual a marca do seu climatizador?

    • Reply izabel fevereiro 29, 2016 at 10:24 pm

      Elvane, qual é a marca desse climatizador?

    • Reply Wellington março 27, 2016 at 1:56 am

      Todo mundo quer saber a marca Elvane

    • Reply denise julho 7, 2016 at 3:55 pm

      gostaria de saber a marca deste climatizador.

    • Reply Vânia outubro 18, 2016 at 7:01 pm

      Elvane Rocha- Poderia dar mais informações sobre o climatizador de 1600M3 de ar.
      Desde já agradeço

  3. Reply SOLANGE FRANCO março 16, 2016 at 4:33 pm

    Oi Elivane,
    Em minhas pesquisas na internet, o que li confirma seus comentários. Já experimentei um climatizador com vazão na faixa dos 200m3/hora e é muito ineficiente para climas quentes como de alguns lugares do Nordeste. Estou procurando um acima dos 800 m3/hora para comprar. Qual a marca do seu? Agradeço a dica.

    Solange

  4. Reply Flavia março 19, 2016 at 4:08 pm

    Oi Eliane!
    Tbem gostaria da marca e modelo
    Tenho interesse.
    Obrigada

  5. Reply Flavia março 19, 2016 at 4:09 pm

    Elvane… Me desculpe… Escrevi seu nome errado acima.

  6. Reply Tatiane março 30, 2016 at 8:49 am

    Elvane Rocha qual o climatizador q vc se refere?

  7. Reply Camilla março 30, 2016 at 9:23 pm

    Olá Elvane!
    Tenho interesse, pode me dizer a marca e modelo?
    Obrigada.

  8. Reply Bruna Ferreira abril 1, 2016 at 9:01 am

    Artigo excelente! Parabéns!

  9. Reply JULIO abril 8, 2016 at 9:31 am

    Parabéns, As informações me ajudou em muito a escolher o equipamento.

  10. Reply Eduardo maio 7, 2016 at 10:46 am

    1600 m3 por hora só em climatizador “pesado” , industrial ou semi industrial/office. Destes portáteis não existe nenhum com esta vazão. (Várias empresas fabricam algo do tipo ,são grandes, inviável ou grotesco botar num ambiente residencial como quarto ou sala

  11. Reply Karin Suenaga outubro 20, 2016 at 8:08 pm

    Gostaria de saber qual dos 3 é o mais silencioso. Obrigada, achei excelente a comparação.

  12. Reply Odilon novembro 2, 2016 at 11:31 am

    Muito boa a avaliação; ajudou bastante; porém o item que mais me interessa seria saber QUAL O MAIS SILENCIOSO.
    Muito obrigado!

  13. Reply arlindo novembro 28, 2016 at 8:47 am

    Bom dia,
    Encontrei um modelo de climatizador que a vazão corresponde com a especificação da Elvane.
    Marca: Rotoplast
    Modelo: Roto10 de 1.600 m de vazão.

Deixe seu Comentário!