Eu já vi airfryers de diferentes tipos e vários tamanhos, funções e capacidades. Mas uma mini airfryer é uma novidade para mim, e por isso a gente correu pra trazer aqui. Eu estou falando da Freestyle AFM2, da Black+Decker. O que ela é capaz de fazer com esse design compacto e 1,5L de capacidade? Fica aqui que eu te conto.
Construção e design
Logo que eu vi essa fritadeira pela primeira vez, eu fiquei pensando nos tipos de uso que ela faz sentido. E eu logo pensei em pessoas que moram sozinhas e não precisam de preparos maiores que uma porção.
E quem mora em espaços super pequenos, como estúdios ou lofts, precisa economizar no espaço. E, convenhamos, airfryers são equipamentos grandes de modo geral.
Deixa eu começar pelas medidas dela. São 29 cm de largura por 21 cm de altura e 24 cm de profundidade, e ela pesa apenas 3kg. E para dar essa cara jovem e diferente das fritadeiras maiores, a Black+Decker escolheu uma combinação de cores que sai um pouquinho do padrão.
O cinza em plástico brilhante se une a um laranja bem chamativo na parte superior, em volta do botão de temperatura e da parte interna do puxador. E esse laranja é fosco, o que dá um contraste interessante.
Por ser compacta, algumas coisas funcionam de um jeito diferente do que a gente está acostumado. A primeira delas é a bandeja coletora, que é bem menor. Ela é quadrada, medindo 15cm, com altura de 6cm. E, no lugar de um cesto, a solução foi colocar uma grelha removível antiaderente. É fácil de destacar e de limpar, e não dá tanto trabalho na manutenção.
O puxador é pequeno também, a ponto de só caberem três dedos meus na parte interna, e o dedinho sempre sobrava. Ele não tem nenhuma trava de segurança, mas funcionou com firmeza todas as vezes que eu precisei abrir e fechar.
E para manter o tamanho menor, a Black+Decker sacrificou o botão seletor de temperatura. Então você vai fazer receitas sempre a 200 graus, simples assim. O único botão seletor que ela tem é o temporizador, que vai até 30 minutos.
Ter mais opções de temperatura é importante, mas a verdade é que a maior parte dos preparos convencionais acabam trabalhando com a temperatura máxima de 200 graus, então foi um sacrifício que até fez sentido no final das contas.
Sobre o botão, ele é feito de plástico cromado e tem um alto relevo com o indicador do tempo. No desenho, a fabricante colocou círculos brancos entre as marcas de cinco em cinco minutos, então você consegue enxergar com facilidade se a receita precisar de tempos “quebrados”, vamos dizer assim, como 12 ou 17 minutos.
A Freestyle ainda tem um aviso sonoro de desligamento e uma luz indicadora de funcionamento. Aliás, esse aviso sonoro é parte de um sistema de desligamento automático, que é acionado quando o tempo de preparo termina. Por outro lado, ela mantém o funcionamento se você retira o cesto durante o cozimento.
Faltou dizer que ela tem potência de 700W, o que é bem condizente com o seu tamanho, e consome 0,7kwh. Ela usa tomada de 10 ampere e tem versões de 127V ou 220V.
Para orientar quem precisa de uma ajudinha extra, ela conta com algumas sugestões de preparo desenhados no topo, com seis opções. Batatas congeladas ficam prontas entre 12 e 16 minutos, enquanto as naturais precisam de mais tempo, entre 18 e 25.
Os nuggets demandam de 10 a 15 minutos de preparo e o frango precisa de até 22 minutos, com tempo mínimo de 15. Bifes são mais rápidos, e ficam prontos entre 8 e 14 minutos, e os pães de queijo fecham seu preparo entre 5 e 8 minutos.
Preparo de alimentos
Mas deixa eu falar sobre a vida real com essa fritadeira, e isso começa pelo cesto. Para os pães de queijo de tamanho coquetel, que normalmente precisam de um espaço de 2cm entre eles para não grudar, eu consegui colocar seis deles de um jeito confortável.
Depois dos 8 minutos recomendados pela pré-configuração, ele ainda estava cru, e foram necessários mais cinco minutos para eles chegarem no ponto que a gente gosta, amarelinho, com uma casquinha por fora e macio por dentro.
Por ser menor e trabalhar com alta temperatura, ela esquenta bastante, mesmo num preparo de pão de queijo, que demanda pouco tempo dela. Não chega a queimar a mão ao encostar nela, mas ela fica consideravelmente mais quente que outros modelos de tamanho convencional que eu já testei.
O tamanho menor do cesto aguenta bem uma porção pequena de batatas fritas, ideal para acompanhar um prato com arroz, feijão e uma proteína, ou ainda seis nuggets. Não mais que isso.
Para quem quiser preparar proteínas, o cesto aguenta um bife do tipo steak, ou um filé de frango. Um filé de tilápia, por exemplo, que costuma ser grande, já ficaria desajeitado nesse cesto.
Conclusão
Eu vou aproveitar para te falar o que eu achei da airfryer Fresstyle da Black+Decker, e eu vou tentar ser bem cuidadoso nesse racional.
Porque ela tem um uso muito específico, que é para pessoas que moram sozinhas, em pequenos espaços, e não precisam de preparos grandes, como uma carne maior, um bolo ou nada do tipo.
Ela foi feita para pequenas porções, seja de batatas fritas, nuggets ou pão de queijo, e no máximo um bife ou filé de frango. Então, a funcionalidade dele acaba no momento que você precisar de um preparo, por exemplo, de dois bifes ao mesmo tempo.
Então você não pode receber ninguém na sua casa e contar com ela para preparar o jantar.
E aí, com todas essas limitações que não são nem da qualidade da fritadeira, mas da sua proposta, eu preciso te falar do preço dela. E o melhor que eu achei foi de R$250 à vista ou quase R$300 parcelado.
O problema é que, por esse preço, você consegue achar outras fritadeiras, com maior capacidade, potência e possibilidades de preparo, que no final garantem mais versatilidade no seu dia a dia.
Sendo assim, a não ser que você realmente precise de um modelo ultracompacto como essa Airfryer, ou não tenha espaço na sua cozinha para nada além do tamanho que a Freestyle tem, é difícil recomendar ela.
Não por ser ruim ou por ter problemas, mas porque ela presume um tipo de uso muito peculiar, e seu preço não é mais barato o suficiente para justificar as limitações de tamanho que ela tem. Se você tiver tamanho na sua cozinha, vai acabar se beneficiando das possibilidades que fritadeiras maiores podem dar.
Marcio Silva diz
Eu vi uma dessas e, como sou sozinho, me parece bom negócio.