Ar condicionado portátil é bom? Análise dos melhores modelos

Possuir um ar condicionado portátil virou uma febre nesses últimos anos, seja pelo calor acima da média neste ano e no ano passado, pela maior oferta de equipamentos de qualidade ou simplesmente pela versatilidade de movimentar para todo lado.

Apesar deste aumento das vendas, muita gente ainda tem a seguinte dúvida: vale a pena um modelo portátil? A resposta padrão é que depende das suas necessidades.

Para responder esta pergunta de uma forma bem mais detalhada, vamos passar por um guia rápido de compras. Assim você pode determinar se o ar condicionado serve para o seu tipo de usoSe este for o equipamento certo para você, apresentaremos para vocês os melhores modelos de ar condicionado portáteis, e no final temos uma análise comparativa das marcas.

Qual é o seu tipo e motivo de uso?

1 – Não posso / Não quero alterar a estrutura da minha residência

Seja por morar de aluguel, não poder alterar a fachada do seu prédio/condomínio ou simplesmente estar com preguiça de fazer uma grande reforma em sua casa, uma das principais motivações para se comprar um ar condicionado portátil é não ter de realizar a complexa e incomoda instalação de um ar comum.

2 – Minha casa é pequena

Os modelos de ar condicionado portáteis são bastante indicados para ambientes até 20 m². Você irá encontrá-los com potências que variam entre 7.000 BTUs e 12.000 BTUs. Se você precisar utilizar o equipamento em lugares maiores, será necessário comprar mais de um ou optar por um equipamento de parede.

3 – Quero usá-lo em mais de um cômodo

Outro grande motivador de compra de um aparelho portátil é a capacidade de movimentá-lo para diferentes cômodos, fator que ia ser impossível com um equipamento de parede. Neste caso, é importante que você foque em encontrar equipamentos de fácil mobilidade e com rodas de qualidade.

Para ficar de olho!

ar condicionado portatil splitPara produzir ar gelado, todo ar condicionado – incluindo o portátil – precisa também eliminar ar quente. A ideia básica é que o ar frio deve ser levado para dentro da casa, enquanto o ar quente deve ser levado para fora. Como cada equipamento irá fazer isso é que torna modelo diferente do outro.

O Ar Condicionado Portátil faz esse processo através de um tubo que deve ser acoplado à sua janela. Todos os equipamentos já vem com este adaptador.

É importante lembrar que para ter melhor eficiência a janela tem de ficar fechada, ok?

Outro ponto importante é que todos os equipamentos necessitam eliminar água durante o processo de resfriamento do ar. A maioria dos modelos possuem cerca de 20 litros de armazenamento, o que torna necessário a eliminação a cada 3 dias. Se o equipamento possuir um tanque maior, o processo demorará mais para acontecer, mas é sempre bom ficar de olho.

Análise comparativa das marcas

ReclameAqui

Como vocês podem ver, a Delonghi é disparada a que tem a melhor nota, com um atendimento bem rápido e todas as reclamações respondidas no ReclameAqui. A Elgin tem os mesmos problemas típicos, mas apesar de resolver os problemas demora um pouco mais para atender os usuários.

A Phaser e a Olimpia Splendid tem poucas avaliações e por conta disso sua nota pode não retratar direito a realidade da empresa. As reclamações vão de ar condicionado barulhento ao mal funcionamento do equipamento, só que muitas reclamações são antigas e não fica claro se foi um problema pontual ou de má operação do usuário.

No caso da Olimpia, ainda tem o agravante da marca ser de origem italiana e comercializada no Brasil pela Mcassab, o que pode dificultar um pouco a assistência, já que você tem que entrar em contato diretamente com a loja e não com o atendimento especializado da marca.

Pra fechar, a Consul-Brastemp também tem uma nota baixa, mas pelo fato de venderem todo tipo de eletrodoméstico, faz com que a nota seja calculada de uma forma mais generalista. Na lista de reclamações estão problemas com prazo de entrega, mal funcionamento do equipamento e excesso de ruído.

Qual é o melhor ar condicionado portátil?

Elgin Mobile MAF

O ar condicionado portátil mais barato que você irá encontrar no mercado é o Elgin Mobile MAF, que está um pouco abaixo dos mil reais e tem uma potência de 9.000 BTUs, suficiente pra deixar um ambiente de 12 m² bem climatizado. Esse modelo ainda conta com o ar quente, o que pode ser útil também na época do frio e um ponto negativo sobre esse modelo é que ele é meio barulhento, segundo os usuários.

Tem também o fato que sua construção ser quase toda em plástico, então fica claro que ele é um modelo realmente mais simples. Sobre o consumo de energia ele fica na média dos demais modelos que vou comentar ainda. Inclusive, vale dar uma olhada nesse número porque tem alguns equipamentos portáteis que não são tão otimizados e vai fazer você gastar mais energia elétrica. Todos eles ficam na faixa dos mil watts de potência, mas quanto menor este número, melhor.

Especificações:

  • Potência: 9.000 BTUs
  • Dimensões: 62,5 x 50,5 x 30 cm
  • Consumo de energia: 1.100 W
  • Peso: 26 kg
  • Observações: Ar quente e frio; controle remoto.

Phaser PH10AIR

O mesmo vale para o Phaser PH10AIR que é uma outra opção perto dos mil reais com basicamente as mesmas especificações do modelo anterior. São mil btus a mais e três quilos a menos, mas o barulho também gera uma reclamação frequente desse modelo.

Um ponto positivo em relação ao anterior é que mesmo sendo mais potente, o consumo energético é menor, o que acaba sendo mais eficiente se fizer o cálculo de BTU por Watts. Enfim, são modelos mais básicos dessa categoria e não tão otimizados pra um uso frequente.

Especificações:

  • Potência: 10.000 BTUs
  • Dimensões: 41 x 87 x 38 cm
  • Consumo de energia: 1.060 W
  • Peso: 23 kg
  • Observações: Ar quente e frio; controle remoto.

Gree GPC12AH

O modelo Koobes da Gree é outro modelo mais em conta que apesar de ter alguns pontos superiores em relação aos anteriores, como potência maior e peso menor, ainda não é tão otimizada por conta do seu consumo energético. A vantagem é que ele pode ser encontrado em uma potência maior, de 12000 BTUs, que é o suficiente para deixar uma quarto de até uns 20 m² bem confortável.

Sua avaliação não é tão boa quanto os demais, mas acaba sendo a opção mais potente abaixo dos 1.500 reais. Teve gente reclamando que o duto do exaustor é um pouco curto, então se certifique que você vai ter um espaço bem bom embaixo da janela antes de escolher este modelo.

Especificações:

  • Potência: 10.000 e 12.000 BTUs
  • Dimensões: 34,5 x 30 x 79 cm
  • Consumo de energia: 1.250 W
  • Peso: 21 kg
  • Observações: ar quente e frio; controle remoto.

Delonghi PACC 105

Já o Delonghi PACC 105 pode ser uma opção mais completa em equipamentos na faixa dos 10.000 BTUs de potência. Apesar do tamanho maior e um consumo de 1.200 Watts, ele tem a capacidade de climatizar bem um ambiente de até uns 15 m² com baixo nível de ruído e filtro anti-poeira.

Além disso ele tem uma função de auto-fan, que ajusta automaticamente a velocidade do ventilador conforme a temperatura desejada e otimiza o consumo de energia durante um longo período de uso. Ele não possui a função de ar quente como os outros que já comentei, mas é o modelo mais bem avaliado da nossa lista, mesmo tendo reclamações quanto ao seu barulho de operação.

Especificações:

  • Potência: 10.500 BTUs
  • Dimensões: 77,3 x 37,2 x 43 cm
  • Consumo de energia: 1.200 W
  • Peso: 28,8 kg
  • Observações: auto fan; controle remoto.

Olimpia Splendid Nano Silent

O Olimpia Splendid Nano Silent, é mais silencioso e bem mais compacto, como seu próprio nome diz. São 10.000 BTUs e funções que se assemelham a outros modelos maiores e também conta com o controle remoto e funções bem interessantes, como a função Turbo que define o resfriamento a 16º C e a velocidade da ventilação no máximo, daí gela seu ambiente mais rápido.

Um ponto muito positivo desse modelo é seu baixo nível de ruído e o consumo de energia mais eficiente pra essa faixa de potência.

Especificações:

  • Potência: 10.000 BTUs
  • Dimensões: 36,5 x 45 x 63,5 cm
  • Consumo de energia: 1.000 W
  • Peso: 23 kg
  • Observações: bem compacto; controle remoto.

Consul C1A12BB

Agora, se sua necessidade é resfriar um ambiente um pouco maior, o Consul C1A12BB é bem interessante. Isso porque ele conta com uma potência de 12.000 BTUs, suficiente pra um ambiente de até uns 20m² e muitas avaliações indicam que ele gela o ambiente bem rápido e sem fazer muito barulho, então, ponto positivo pra ele.

O consumo desse modelo fica em 1.250 Watts, que é bem gastão, mas também temos que considerar aqui que são 12.000 BTUs, que até agora, é o mais potente entre os equipamentos. Ainda tem os modos de operação Automático, de Resfriar, Desumidificar e Ventilar o Ambiente.

Especificações:

  • Potência: 12.000 BTUs
  • Dimensões: 75 x 45 x 40 cm
  • Consumo de energia: 1.250 W
  • Peso: 31 kg
  • Observações: Filtro HEPA.

Consul C1A12BT

O modelo BT desse mesmo equipamento não muda nada, com exceção da cor, que é um preto mais discreto, pra combinar com seu ambiente. Ele também pode ser encontrado com opção de vento quente e frio. Inclusive o filtro lavável, antibactérias e HEPA está presente nos quatro modelos, o que ajuda e muito no caso de você ter alguma pessoa alérgica ou com problemas de respiração na família. Este filtro HEPA é uma tecnologia de alta eficiência na separação de partículas que pode chegar numa eficiência de até 99,99% de retenção de partículas de poeira e ácaros.

Especificações:

  • Potência: 12.000 BTUs
  • Dimensões: 75 x 45 x 40 cm
  • Consumo de energia: 1.250 W
  • Peso: 31 kg
  • Observações: Filtro HEPA.

Olimpia Splendid Piu Silent

E pra fechar nossa lista tem o Olimpia Splendid Piu Silent, que segundo a empresa é o mais silencioso na categoria, com uma taxa de ruído média de 38 dB, ou seja, bem silencioso mesmo. O equipamento acompanha o controle remoto e funções comuns a todos os equipamentos da mesma categoria como timer e função sleep, mas é um dos poucos a possuir a classificação A de consumo de energia na sua potência de 12.000 BTUs. Essa classificação é dada pelo INMETRO e mede a eficiência energética pra esses equipamentos. Bem interessante pra quem não quer ter muita surpresa com a conta de energia no final do mês sem deixar de gelar o ambiente.

Especificações:

  • Potência: 12.000 BTUs
  • Dimensões: 46 x 76 x 40 cm
  • Consumo de energia: 1.050 W
  • Peso: 26 kg
  • Observações: controle remoto.

Veredito

Se você precisa de um equipamento suficiente pra gelar um ambiente de até 12 m², você vai precisar de um ar condicionado que forneça, no mínimo, 9.000 BTUs de potência e por conta disso, o mais indicado da nossa lista é o Elgin Mobile, que inclusive, é o mais barato dela.

Sendo bem sincero com vocês, vale mesmo a pena pegar um mais potente, mesmo que custe mais caro porque a eficiência energética vai ser melhor e você vai acabar gastando menos energia, que é o caso do Olimpia Splendid Nano, que ainda tem a vantagem de ser mais silencioso e compacto que os demais.

Agora, se você tem um ambiente maior e precisa de mais potência, o mais indicado mesmo é a linha da Consul C1A12 que entrega a melhor relação de preço por potência, mesmo gastando um pouco mais de energia e ainda tem muita função que vale a pena.

Agora, se você tem uma grana a mais pra investir e definitivamente quer o equipamento mais silencioso, aí não tem muito pra onde fugir senão o Olimpia Splendid Piu Silent, que oferece a menor taxa de ruído entre todos os que comentamos aqui na nossa lista. Ainda tem a vantagem de ser mais econômico em termos energéticos, então, tem que colocar na ponta do lápis se o tanto que você vai usar vai justificar gastar um pouco mais caro na hora de adquirir o equipamento.

Como calcular a quantidade de BTUs necessária?

São necessários entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. Você pode usar a base de 600 BTUs quando o ambiente não tiver incidência de sol. A quantidade de pessoas que frequenta o local também influenciará no resultado final. Recomenda-se somar 600 BTUs, ou 800, se houver incidência de sol, a cada usuário adicional do espaço, o primeiro não conta, blz?.

Segue um exemplo: usando um local sem incidência de sol, de 15m² cujo uso é de duas pessoas: (600 x 15) + 600 = 9600. Ou seja, você adquire um aparelho que comporta, aproximadamente, essa capacidade e poderá usufruir de um ar condicionado na medida certa. Nesse caso, o aparelho sugerido é o de 10.000 BTUs. É sempre melhor arredondar pra cima.

5 Comments
  1. Tem como fazer uma nova analise entre olimpia, delonghi e consul

  2. Eu gostaria de saber mais sobre o COMFEE MPS-09CRV.
    Ele evapora a água mesmo? Eu vi que ele possui dreno, inclusive algumas pessoas já deixam a mangueira acoplada ao dreno ou então compram mangueiras maiores para deixarem pra fora de casa. O manual peca em informações. Lá diz para usar a mangueira para tirar a água pelo dreno, porém diz para fazer isso “quando necessário”. O aparelho avisa? Como eu vou saber que precisa retirar a água??
    Outra coisa que percebi é que ele consome muita energia elétrica.
    É preciso usar com moderação, ainda mais nesse calor louco que tem feito ultimamente… O relógio daqui de casa começa a rodar muito rápido quando o aparelho está em modo de resfriar. Por isso eu deixo ele uns 15 minutos para resfriar o quarto e depois mudo para o modo de ventilar.
    Poderia por gentileza fazer ou indicar um review do aparelho?
    Obrigado!

  3. Quais possuem “Inverter”?
    Qual o gás utilizado?
    E as características do filtro utilizado.

  4. O modelo Olímpia 12.000 btus tem rodinhas sim. É bastante leve, fácil de transportar e tem um baixo ruído comparado à outros. E muito fácil de instalar o adaptador à janela do apartamento.
    Comprei três há aproximadamente 2 anos e considero o mais eficiente e econômico até agora. Moro em Brasília e como aqui é muito seco nunca precisei drenar manualmente. E ele resfria perfeitamente um ambiente de até 25 ou 30m.
    Considero o Olimpia melhor do que o Springer, apesar da vazão deste ser superior.

  5. Eu sinceramente comprei e não gostei. Achei barulhento, um trambolho dentro do cômodo, para quem mora em casa com quartos pequenos ou apartamento será complicado, vai por mim.
    Vou comprar um normal mesmo, vi umas promoções boas com frete grátis para o Dia das Mães – https://www.portafolhetos.com.br/ricardo-eletro/dia-das-maes-de-quinta-feira-25-04-2019/
    Acho que vale mais a pena, o único problema é que tem que pagar para instalar. Gostaria que o blog fizesse uma avaliação de ar condicionado convencional também. Obrigada!

Leave a reply