O Kabum Smart 700 é um aspirador robô capaz de fazer mapeamento da sua casa, e que não custa tão caro quanto outros concorrentes que fazem a mesma coisa. Será que nós estamos falando do melhor custo-benefício dentro dessa faixa de preço?
Kabum Smart 700
- Recipiente de sujeira: 600 ml
- Reservatório de água: 350 ml
- Diâmetro: 330 mm
- Altura: 96 mm
- Peso: 2,7 kg
- Poder de sucção: 2.000 pa
- Bateria de 3.000 mAh
- Recarregamento Automático
- Compatível com Alexa e Google
Eu falei sobre preço e características logo na abertura porque, se você não conhece bem, e está procurando seu primeiro robô aspirador, vale entender.
Os modelos mais básicos são aqueles que contam com pouquíssimos acessórios. Não têm controle remoto, nem base carregadora, e você não consegue definir quando o eletro muda os modos de limpeza. Ele pode passar do modo de cantos para o espiral sozinho e você não consegue fazer nada pra mudar isso.
Claro que, por serem modelos de entrada, eles não são tão caros, custando por volta dos 400 reais ou até mais baratos.
Num segundo patamar, estão os aspiradores-robô que já contam com controle remoto para auxiliar nos ciclos de aspiração. Eles já contam com uma base carregadora, pra que ele volte quando estiver próximo de acabar a bateria, e recarregue mesmo sem você estar em casa. Esses modelos custam entre 800 e 900 reais.
Numa prateleira mais alta, existe a possibilidade de encontrar modelos com aplicativo dedicado, comando de voz ou outros diferencias, que já se aproximam dos 4 dígitos em preço.
Um aspirador com sensores, capaz de mapear a casa de forma inteligente e executar a limpeza era algo restrito a uma faixa de preço praticamente proibitiva para a maior parte dos brasileiros. Eles custam alguns milhares de reais, e podem ser mais caros que uma geladeira ou máquina de lavar.
Mas o Kabum Smart 700 custa pouco mais de 1.000 reais, o que não é exatamente barato, e tem justamente esse mapeamento como característica. Isso me deixou intrigado. Como será esse mapeamento, e como o Kabum Smart 700 trabalha?
Design e construção
Ele tem uma construção bem padrão. É um disco, como praticamente todos os outros. A gente pegou na cor preta e ele mistura dois tipos de acabamento: o plástico mais brilhante no topo, e um mais fosco no círculo lateral. Se você não curte eletrodoméstico preto, tem a opção branca também.
Nos testes de airfryer, eu reclamo do acabamento nesse tipo de plástico pela facilidade de riscar. E isso é especialmente preocupante em um eletro que vai naturalmente se chocar com as paredes e móveis da sua casa. Talvez não sejam tantos choques assim por conta dos sensores, mas isso eu explico ao longo dessa análise.
Os choques devem acontecer na lateral, onde o acabamento é fosco, mas é possível que ele enrosque em algum móvel, pela altura, e sofra algum arranhãozinho. Aconteceu comigo. E mesmo no manuseio simples, essa parte brilhante vira um ímã de impressões digitais. Então vale tomar cuidado.
A Kabum manda ainda dois pares de vassourinhas, o que eu achei um acerto, porque esse acessório é um dos primeiros a se desgastar com o tempo. Essas vassourinhas têm a função de trazer a sujeira para a área de sucção do robô, especialmente as que estão mais nos cantos.
A fabricante também manda um filtro HEPA reserva, o que ajuda bastante no momento da manutenção. Vai demorar mais pra você comprar outras peças, e isso é muito positivo.
Na parte inferior, ele conta ainda com duas rodas maiores, que tem amortecimento para que ele consiga mudar de piso com facilidade se encontrar algum desnível. E tem também uma roda boba, entre as duas, que vai ser importante nas curvas e no espiral.
Depois, tem a escova que vai entrar em contato com a sujeira e o reservatório, mas eu falo dele, ou melhor, deles, daqui a pouco.
Aliás, eu já quero adiantar aqui que tirar os acessórios é muito fácil, e isso é uma mão na roda na hora de limpar o aspirador. Tudo sai com um clique e se encaixa fácil, desde as vassourinhas, até a escova e os reservatórios.
Voltando para a construção, ele tem 33 cm de diâmetro, o que é até ok, um pouco maior que os modelos de entrada. Só que ele tem 9,6 cm de altura, e isso faz dele um pouco mais alto que outros aspiradores.
O que isso quer dizer? Que nem sempre isso vai bater com a altura dos seus móveis. Pela minha experiência testando aspiradores robô, usando em casa, 8 cm de altura é o máximo para que ele entre embaixo de cama, sofá ou rack.
Capacidade de limpeza
E tem um detalhe, porque pra poder mapear a casa ele precisa do sensor infravermelho, ou 360º, como a Kabum chama, e esse sensor fica acima do corpo do aspirador. Então não espere que ele consiga passar por baixo dos seus móveis, especialmente se eles não forem bem altos, fechado?
O compartimento todo para água tem 600 ml, mas o espaço do reservatório de poeira tem 350 ml. Ele tem bateria de 3.000 mAh e uma autonomia de uso de até 1 hora e 50 minutos, dependendo do modo que você escolher. E aqui, por experiência, eu digo que você precisa de uma casa bem grande ou bem suja pra drenar a bateria dele em um único uso.
No meu apartamento, que tem 96 m², ele conseguiu me entregar um bom resultado em pouco mais de 1 hora.
Só que tem um porém. Reparou que eu falei do compartimento de água e do compartimento de poeira? É porque são dois, mesmo. Então você não consegue aspirar e passar pano ao mesmo tempo.
Se você quiser fazer as duas coisas, aí sim a bateria pode não durar os dois ciclos de limpeza. Pelo menos não deu na minha casa.
O aspirador trabalha nos modos de cantos, zigue-zague, ambiente indicado, ponto específico e umedecida.
Mas como ele tem um modo de limpeza inteligente, você pode programar tudo pelo celular e não precisa de um controle remoto para controlar nada, até porque o sensor vai saber caminhar pelos ambientes, vamos dizer assim.
Aplicativo
E como assim, programar tudo pelo celular?
Ele tem um aplicativo, o Kabum Smart, que está disponível para Android e iOS, que te permite fazer algumas configurações, como os modos de limpeza, o nível de sucção – econômico, padrão e forte – os três níveis de ajuste de liberação de água e várias outras configurações.
Ainda tem suporte a Alexa e Google Assistente, pra que você use por comandos de voz. Eu habilitei, mas não usei.
Só vale um detalhe de uso: existe o aplicativo do Kabum, que é um grande varejista de eletrônicos, mas o aplicativo do aspirador é diferente. Só que, especialmente na Play Store, dá pra se confundir, porque a loja do Google promove o app da varejista.
Eu mesmo baixei primeiro o aplicativo da loja, fiz o cadastro, pra só depois ver que o app é outro. E o cadastro feito na loja é diferente do login do Kabum Smart.
Mas olha, o modo de conexão entre aplicativo e smartphone é basicamente o de qualquer dispositivo inteligente. Como ele usa Wi-Fi de 2,4 GHz, vai fazer a busca pela rede e ativar o modo de pareamento. Comigo funcionou super rápido, pareou em questão de segundos.
Deu pra fazer tudo pelo smartphone. Os menus são simples e intuitivos, e mesmo uma pessoa que não está acostumada a manusear eletrodoméstico conectados vai se dar bem com o aplicativo.
Mapeamento
Mas eu quero voltar para o sensor infravermelho, porque é aí que está a diferença do Kabum 700 para os aspiradores com mapeamento supercaros.
Eu já testei aqui no canal modelos de aspirador que usavam o sensor LiDAR, que é extremamente preciso para calcular distâncias, tanto que a Apple chegou a usar nos seus iPhones da linha Pro.
Esses sensores conseguem criar um mapa preciso do ambiente e têm uma ótima noção de distância. Inclusive, para voltar para a base quando a bateira acaba.
O infravermelho é bom, mas não tem o mesmo poder do LiDAR, por isso a volta para a base é feita ainda com uma dose de tentativa e erro. Vou falar disso com mais detalhes daqui a pouco.
Fora isso, o mapeamento é bem eficiente. O sensor conseguiu registrar com precisão todos os cômodos acessíveis da minha casa e, no app, ainda é possível definir barreiras virtuais e pontos que ele não deve acessar.
É interessante, porque dá para ver o sensor girando acima do aspirador, como uma sirene. É esse movimento que gera o mapa que você vê no aplicativo.
Aliás, é na primeira limpeza que o aspirador cria o mapa da sua casa, e a tendência é que, quanto mais ele passe por ela, mais ele entenda por onde andar e quais trechos evitar.
Funcionamento
Ainda sobre a eficiência dele, eu tenho uma cachorra bem peluda e uma filha de dois anos que adora bichos de pelúcia. Então, é natural que minha casa tenha bastante poeira e pelos no chão, e o aspirador deu conta mesmo no modo de sucção padrão.
Eu senti falta do controle remoto, mesmo tendo a opção de usar no celular. Por exemplo, se eu quero controlar com mais precisão onde o aspirador deve passar, mas meu celular está carregando, eu perco essa opção. Um não deveria excluir outro. Pode ser chatice minha, mas o controle remoto não seria uma adição que aumentaria tanto o preço final.
E o fato de o aspirador ter o mapeamento não te impede de preparar o ambiente antes da limpeza. Por mais que o recurso faça um bom trabalho, se você tirar aquilo que pode atrapalhar a eficiência dele, vai ter um resultado melhor. Então, subas as cadeiras para cima da mesa, tire tapetes que puder tirar pra tudo fluir melhor.
Eu preciso te falar também que é bom ajustar as expectativas em relação a ele passar pano. Por aqui, a gente tem o costume de entender que o chão está limpo quando vê que ele está bem úmido.
Mas nenhum robô aspirador libera água na quantidade que a gente espera pra dizer que ele realmente passou pano. Nem mesmo colocando o modo de liberação máxima de água.
Ele avisa por mensagem de voz quando a bateria está fraca. Um aviso insistente, aliás. E ele também avisa quando começa a carregar, quando inicia a limpeza ou quando há algum problema que o impede de trabalhar, seja quando enrosca em algum móvel ou quando trava a escova.
Outra coisa que eu achei bacana nele foi o baixo nível de ruído, que variou entre 54 e 56 decibéis. Não é algo que atrapalha no dia a dia, e dá pra aspirar mesmo à noite, enquanto você assiste algo na TV.
O aviso de bateria fraca começa com 20% de carga. Nesse momento, não adianta insistir. Você pode estar em modo de limpeza, mas o aspirador já pede para você recarregar, e começa o processo de voltar para a base.
E eu preciso falar sobre isso, porque é o ponto negativo do sensor infravermelho. Na primeira vez que eu usei, o aviso de bateria fraca aconteceu quando ele estava justamente no canto da casa oposto à base. Eu a posicionei no meu quarto, que é o último da casa, e o aspirador estava na sala, praticamente na porta.
E ele demorou muito tempo, e mesmo assim não encontrou o caminho para chegar até lá. Eu confesso que me irritei e peguei na mão, depois deixei o eletro perto da base, pra que o processo fosse mais rápido. Só que mesmo assim demorou. Ele saiu do quarto, e eu precisei voltar a pegar na mão, e foi só aí que ele se finalmente se conectou à base.
Conclusão
Bom, eu perguntei no começo do vídeo se o Kabum Smart 700 é o melhor custo-benefício do mercado, certo? Então, a resposta é sim, e não.
Se você pensar no mercado de aspiradores robô mesmo, que é o que esse modelo entrega em relação aos seus concorrentes, e ao que os modelos mais caros que o Kabum Smart 700 são capazes de fazer, a resposta é sim.
Poxa, pensa bem. Um iRobot da vida pode chegar a R$ 5000, e não faz 4 ou 5 vezes mais do que esse robô da Kabum é capaz de fazer, pra justificar um preço tão alto.
E na outra ponta, você tem muito mais independência no Kabum Smart 700 do que um modelo de entrada, que vai te fazer ficar ali ajudando o robô a trabalhar.
Como é bom lembrar, quanto mais caro é o aspirador, mais independente ele é do seu proprietário, e mais funções ele vai ter que não precisam de ação humana.
Só que, não importa o quanto você pague num aspirador robô, ele não vai substituir a limpeza manual da sua casa, aquela com vassoura, rodo e pano.
Então, a conta é: você vai pagar caro no aspirador, e o melhor preço que eu achei foi na casa dos R$ 1200 no próprio site da Kabum, e ela não vai te fazer pular a etapa de fazer faxina na sua casa.
E tem outro ponto que eu preciso ponderar com vocês é que o Kabum Smart 500 tem mapeamento e faz quase tudo que o 700 faz, e dá pra achar abaixo dos R$ 1000. Nesse cenário, vale pagar esse valor? A decisão é sua.
Eu que não tenho aspirador robô em casa, me senti tentado a ficar com esse para mim pela independência, só que eu vou continuar tendo que limpar minha casa regularmente, para que o aspirador apenas mantenha ela sem pó.
Sergio diz
Meu aspirador robô smart 700 desconecta frequentemente do aplicativo. E toda vez tem que refazer a configuração tanto no app da kabum quanto no Alexa. Isso é irritante.
Não recomendo o aparelho por este eterno retrabalho.
Jane Cintra diz
Kabum smart 700, p mim é excelente, tanto q agora comprei o terceiro, minha casa é grande, fico com 2, e 1 p limpeza no apartamento… realmente muito bom.
Cristiane diz
Comprei e nunca consegui que ele se conecta-se ao wi-fi, pedi o $ devolta. Irritante demais.
Maria Conceição Duarte Vieira diz
Comprei gostei muito
Só q deu q o sensor tá bloqueado, tem uns 8 dias q comprei.
Thiago diz
É um lixo não comprem, enrosca em tudo, uma porcaria
Cristiane diz
Eu amo meu robô. Aqui em casa deu super certo, pq é plana. Uso pra aspirar e passar pano. Inicialmente eu passo pano nos cantos que ele não alcança, depois solto ele e vou fazer minhas coisas. Cada um fazendo a sua parte rsrsrs. Tem.dias que ele vai de boa, outros dá uma enroscada e precisa de mim, mas mesmo assim auxilia muitoooo, principalmente pq vassoura e rodo acabam com minha coluna. Não vivo mais sem !😊
Gilvan diz
O robô é bom mas precisa melhorar o app. Desconecta é perde os mapas salvos tendo que refazer todo o mapeamento várias vezes.
Brunno diz
Pesquisei muito e todos os robôs tem problemas. Pela tecnologia que esse kabum tem e pelo valor, vc não encontra outro. Comprei e me serviu muito. Gostaria que não precisasse trocar o recipiente do aspirador e pano, mas tudo bem pelo valor que comprei ele.
Esse é o robor com melhor custo beneficio do mercado. Acreditem. Tem seus problemas de aplicativos, mas todos tem problemas. Se quiserem pagar acima de 3 mil para terem um com a mesma tecnologia, talvez algo besta um pouco melhor, vão em frente.
Karina diz
Em 10 meses desde minha aquisição, trocaram meu robô 3 vezes, por sempre apresentar o mesmo problema. Ele começa a girar feito um louco, fica batendo nas paredes e não consegue retornar à base; ainda vive desconectando do wi-fi e dá um trabalhão pra reconectar. Após tanta decepção, devido devolvê-lo de vez e pedir reembolso da quantia paga. Agora estou pesquisando novamente para escolher outro modelo que substitua esse, que só me causou estresse e dor de cabeça!
diogenes santana diz
Comprei um em 2023, o produto não conectava no wi-fi, fiz a troca, demorou um pouco mas trocaram por outro , veio com o mesmo problema, fiz outra troca, este veio bom, mas com apenas 3 meses estragou outra vez, está desorientado fica rodando e batendo em tudo e não
aspira, liguei outra vez na Kabum, mas dessas Indas e vindas já deu um ano , e eles falaram q eu perdi a garantia. Não acho correto, mas n tive mais retorno, n recomendo esse produto, gastei 1300 reais e não tenho o produto funcionando em casa 😔
Leonardo diz
Após 3 meses de uso parou de funcionar por conta do sensor de altura, msm estando limpo. O robô está parado sem uso, fora que a conexão wifi é péssima.
Dada diz
Da mto problema de reconexao, chato p caraleo
Silvana diz
Eu tenho um kabum smart 700 desde 2022! E o único problema que tive até agora foi um barulho ensurdecedor que consertei fazendo a troca das duas escovas que veio na caixa como reserva!
No mais, excelente compra, uso todo dia, a quantidade de poeira fina que ele remove é impossível tirar com vassoura e com outros aspiradores portáteis manuais!!
E minha coluna agradece! Aposentei todas as vassouras! O mapeamento é ótimo e o robô limpa todo o cômodo sem repetição! Só comprem e sejam felizes!