Nós decidimos atualizar a impressora aqui do estúdio e hoje vamos falar da Epson EcoTank L3250. Um modelo pensado para pessoas que usam bastante impressora no seu dia a dia, seja no escritório ou para os estudos. Por fora parece que continua tudo igual, mas temos algumas coisas bem interessantes nesse novo modelo que vamos contar nesse review.
Epson EcoTank L3250
- Sistema de recarga: garrafa de tinta
- Impressões em preto: ~4.500 páginas
- Impressões em cores: ~7.500 páginas
- Conexões: USB, Wi-Fi e Wi-Fi Direct
- Resolução máxima: 5.760 x 1.440 dpi
Construção
Por fora, a Epson L3250 não mudou muita coisa, continuando com a alimentação e saída de papel nos mesmos lugares, assim como os botões para conexão Wi-Fi, copiadora e cancelar.
O tanque para abastecimento de tintas também está na mesma posição e cabe a mesma quantidade de tinta da anterior. A diferença aqui é que ela não precisa do sistema de aquecimento antes da utilização, uma grande vantagem no tempo de inicialização e uso.
E, assim como em toda multifuncional, ela também tem espaço para escanear documentos. Mas o grande diferencial da construção é a abertura extra na parte do scanner da impressora, que facilita na hora de retirar um papel engasgado, ou mesmo para fazer manutenções, caso seja necessário.
Eu não tive problema com entupimento ou papel engasgando na saída, mas é sempre bom ter acesso fácil de manutenção, pois isso garante um preço mais acessível na hora de levar numa assistência.
E para você não se preocupar mesmo com esse tipo de coisa, a Epson dá dois anos de garantia na L3250. Mas fica esperto, porque você tem 30 dias a partir da data de recebimento do produto para fazer a ativação do ano extra.
Inclusive, no momento em que você está configurando o equipamento, já aparece essa opção no final para a ativação da garantia.
Conectividade
Seguindo para as conexões, a impressora traz o padrão para esse tipo de equipamento: uma porta USB com padrão proprietário e a conexão de energia. Todos os cabos estão na caixa, então é menos uma coisa para se preocupar.
A conexão Wi-Fi é só 2,4 GHz, o que pode ser um problema se você usar num ambiente com grande quantidade de equipamentos que usam essa conexão.
Tudo isso é necessário para você decidir como vai configurar sua impressora. Se for em casa, não tem problema ela ficar conectada em um PC ou Notebook via cabo, para quando for necessário.
Mas, a configuração ideal para um escritório, como é nosso caso, é que ela esteja conectada no Wi-Fi. E como ela não tem uma tela auxiliar de configuração, o único meio é fazer isso na hora da instalação.
Após fazer todos os passos para abastecer a tinta, alinhar o cabeçote e ela estar pronta para instalação, eu comecei a fazer o procedimento no meu computador. Mas atenção, a instalação foi feita no Mac OS, o que foi tranquilo. Só que eu sei que grande parte dos usuários tem máquinas com Windows em casa.
Então, vale avisar que ela não está reconhecendo automaticamente no SO da Microsoft, pedindo o número de série em alguns casos para seguir com a configuração. Esse código está na parte interna da tampa, por onde sai o papel, basta colocar esse número no programa e seguir com a instalação. Após isso eu acredito que sua experiência vai ser igual à minha no MacOS.
Mesmo com o cabo instalado, o software reconheceu que a L3250 tem compatibilidade com o Wi-Fi e perguntou se eu queria seguir a configuração. Dessa forma eu decidi seguir assim, pois fica mais fácil para todos usarem, sem precisar concentrar tudo em um único equipamento.
Lembra que eu disse que ela não tem uma tela? Então, sem isso é necessário deixar uma folha impressa com a senha do Wi-Fi Direct, mas quem disse que ela fica onde tem que estar? Por isso, usar o Direct é bem complicado!
O processo era tão chato que dos sete que sempre estão no estúdio, só o meu telefone, e de mais duas pessoas, ficavam configurados.
A conexão Wi-Fi no processo de instalação é na faixa 2,4 GHz e se mantém conectada na rede e pode ser usada por qualquer computador conectado também na rede. Parece besteira, mas depois de um ano sem configurar a L3150 corretamente, fazer isso na L3250 é um alívio.
Já para smartphones é preciso instalar o aplicativo Epson iPrint ou o Epson Smart Panel, que é o recomendado para esse modelo.
Os dois possuem interfaces bem diferentes, mas a maior diferença é que o Smart Panel só detecta a L3250, enquanto o iPrint encontra a L3150 e a L3250. Se você não tem um notebook ou PC e quer instalar a impressora para fazer impressões direto do smartphone ou tablet, vai precisar do app com maior compatibilidade para fazer a configuração.
Basta ir no símbolo de “+” no canto superior direito, escolher a opção “Configurar novo produto” e seguir os passos indicados. Eu não posso dizer que esse processo é rápido, mas seguindo o passo a passo se torna fácil.
Qualidade de impressão
Apesar de impressoras não fazerem verdadeiras revoluções entre gerações, não tenho do que me queixar. A qualidade da impressão é boa e a resolução também.
A maior diferença fica para o fato dessa tinta não precisar ser aquecida antes de começar a imprimir seus documentos e fotos. Assim, a L3250 consegue iniciar o trabalho mais rápido, economizando energia e tempo.
Só que, outra vantagem nisso é que temos uma peça, ou um conjunto de peças a menos para possíveis defeitos, dando uma longevidade maior para o produto.
Podemos observar que a Epson buscou melhorar pontos básicos para a manutenção do produto e o resultado é uma impressora melhor do que a que tínhamos antes.
O sistema antivazamentos para abastecer a impressora é o mesmo nas duas gerações, o que nos levou a economizar, pois ainda tínhamos conteúdo nos frascos antigos. E a forma como ele funciona é intrigante.
Esse frasco tem uma membrana que só abre ao ser pressionada pelo tanque e o encaixe é certo, pois ela tem essas travas que indicam a posição correta. Assim o ar sobe do tanque, a tinta sai e você não precisa nem se preocupar em espremer nada ou ficar de olho.
Menos sujeira, mais economia. Mas tem um ponto que pode te assustar e eu quero falar com você agora.
Preço da recarga
O preço da tinta de uma Ecotank não é baixo. Cada garrafinha dessa está saindo por volta de 54 reais. Multiplica isso por quatro e temos um custo com cartucho de 216 reais.
Se compararmos com as impressoras HP, que utilizam o mesmo cartucho há anos, o modelo XL está custando 112 reais -preto ou colorido-, mas cada um tem uma capacidade de folhas impressas diferente.
O cartucho colorido imprime cerca de 300 folhas e o preto 490 folhas, segundo a fabricante. Isso dá mais ou menos 800 impressões por cada conjunto de 224 reais!
Já a Epson tem uma promessa de impressão de até 7500 páginas gastando menos. Se você tem uma alta demanda, essa faz muito mais sentido para você. E, dependendo da quantidade que você imprime por mês, essa carga dura por meses, como foram os relatos de vários usuários do modelo mais antigo.
Conclusão
Ainda existe aquele velho “depende” para você decidir se uma impressora Ecotank ou jato de tinta é melhor para você. Mas, pela experiência que tivemos com a L3150, a expectativa é que a nova geração seja ainda melhor.
Com a MicroPiezo Heat-Free, a impressora estará sempre pronta para uso instantâneo, sem necessidade de esperar aquecer as tintas. O preço está parelho com as concorrentes e o custo por cada impressão é menor que um centavo!
Por todo o conjunto é quase impossível deixar de indicar essa impressora.
E se você ainda tem alguma dúvida, podemos destacar: o modo de rascunho vívido, que entrega impressões econômicas e com qualidade superior; tons de preto aprimorados, que melhoram a qualidade da impressão das suas fotos; e a criação de tinta preta combinando o magenta, cyano e amarelo para fazer tinta preta, que é muito útil para aquele momento que você ficou sem tinta preta e precisa fazer uma impressão com certa urgência.
Claro que não vale um upgrade, caso você tenha a L3150, mas se você está sem impressora e está procurando um modelo novo, a L3250 está mais barata e mais interessante nesse momento.
Jorge diz
A mha ecotank L3250 está com todas as luzes acesas, piscando e não está imprimindo. O que fazer para resolver essa questão?
Carlos Fernandes diz
Parece sintomas de tinta “pirata”
Vc tem certeza que sua tinta é original?
Herbert missão diz
Eu comprei uma impressora l3250 e com quatro mil páginas já entupiu o cabeçote não aconselho é para uso home não aguenta impressão em escritório
Crystiane diz
Imprime até qual gramatura?
Imprimi 230 a 260g??
Tania diz
Comprei a L3250 e tem 114 páginas impressas e está saindo com riscos.
Já fiz a limpeza de bico e não resolveu.
Flavio José diz
Eu tenhoum dessas. Melhor compra que eu fiz em anos. Super confiável!