Se você está procurando um micro-ondas branco, compacto e básico para a sua cozinha, já deve ter se deparado com o Electrolux MTD30, ou provavelmente já tem ele em casa, afinal, ele está entre os mais vendidos e entre as primeiras opções nos varejistas. A gente fez algumas receitas com ele pra entender porque todo mundo está comprando e se vale a pena comprar esse modelo.
Micro-ondas Electrolux MDT30
- Capacidade: 20 L
- Potência: 1130 W
- Consumo real: 1350 W
- Nível de ruído: 50 dB
- Dimensões: 46,1 x 34,1 x 28,9 cm
O micro-ondas talvez esteja para os anos 90 como a Airfryer está para os anos 2020. Sim, na época era revolucionário ter um eletrodoméstico capaz de esquentar comidas e fazer receitas usando tecnologia e eletricidade ao invés do gás. Mas mesmo hoje, que é bem comum ter um em casa, muita gente ainda usa apenas para esquentar aquela marmita do dia anterior.
Construção e painel
Mas falando especificamente sobre esse modelo aqui, a gente pode dizer que ele é bastante compacto e tem uma construção mais básica mesmo, e que agrada aqueles que não precisam de nada muito avançado num microondas.
Eu testei a variante com voltagem de 110V, mas existe também o modelo de 220V. Nas dimensões, são 46,1cm de largura, 28,9cm de altura e 34,1cm de profundidade, com capacidade de 20 Litros. Isso faz com que ele caiba com tranquilidade na sua cozinha, mesmo que ela seja planejada. São 1130W de potência, e dá para escolher até dez níveis manualmente.
Mas embora ele caiba em qualquer cozinha no tamanho, ele talvez não agrade quem tem um estilo mais minimalista. Isso porque ele tem uma confusão de cores no seu painel.
Toda a construção é branca, mas a parte do painel tem fundo cromado, e pelo menos quatro cores nos botões: azul claro para descongelar, verde para o dia a dia, vermelho para sobremesas, amarelo para a sobremesa, teclado na cor preta e os botões de ligar e cancelar são azul e vermelho, um ao lado do outro.
Mas como ele não é um forno voltado aos minimalistas, mas sim um eletro voltado ao custo-benefício, dá para entender a opção por esse colorido no design.
Outra coisa que vale comentar é que a alça para abertura de porta, além de complementar bem o design do microondas, ainda é firme o suficiente para que crianças não abram com facilidade, mas também não é dura a ponto de quebrar a praticidade do modelo.
Na prática você manuseia um micro-ondas de duas formas, apertando os botões e abrindo a porta para colocar e tirar o alimento da parte interna, então esse manuseio precisa ser ágil, até porque esse é o tipo de eletro que serve pra que a gente ganhe tempo no dia a dia.
O MTD30 é um modelo custo-benefício, feito exatamente para ser popular, e pra isso alguns cortes são necessários. Por isso, falta aqui uma função de desodorização, que não é fundamental, mas ajuda muito entre um preparo e outro.
Modelos mais caros também contam com funções extras, como desligar do display em inatividade e silenciar os sinais sonoros também não estão por aqui. Mas tem algo que eu gosto muito, que é o botão “aquecer refeição”. Coloca seu arroz ali, pressiona e pronto.
Também me ajudou bastante no dia a dia ter quatro botões diferentes para descongelar alimentos, como carne, frango, peixe e feijão. São pré-configurações que o próprio aparelho faz, por exemplo, um hambúrguer precisa de três minutos para ficar pronto, já para o macarrão instantâneo são cinco, e tem também bolo de caneca e outros preparos, que são divididos entre menu kids, comidas, sobremesas e os congelados. Aliás, a gente ainda vai falar sobre duas dessas receitas.
Preparo de receitas
Eu confesso que meu uso de micro-ondas é mais para esquentar as comidas que eu preparei em outros dias, e provavelmente para a maioria também, mas nesses testes eu descobri que dá pra fazer algumas receitas bem bacanas nele. E outras, nem tanto…
Começando pela pior delas, o hambúrguer, e eu usei um congelado desses de supermercado.
A pré-configuração da Electrolux diz que dois minutos, virando na metade do tempo, são suficientes para que ele fique pronto. Mas na hora que eu abri a porta, ele ainda estava longe de ter aquela cor que a gente conhece.
Então decidi duplicar o preparo, com mais um minuto de cada lado e a cor na parte externa até que ficou ok, mas ele ficou muito passado, meio endurecido por dentro. Sobre o gosto, eu posso dizer que ele é comestível, mas longe de ser gostoso.
Como é um preparo relativamente rápido, não foi o suficiente para tirar conclusões mais sólidas sobre ele, então optei por um doce que é difícil alguém não gostar, e é um dos acompanhamentos ideais para maratonar uma série ou alguns filmes no seu streaming preferido, o brigadeiro.
Teste do brigadeiro
A receita é tão simples que até mesmo eu, que não sou lá muito bom de fazer doces, consegui fazer, e vou compartilhar com você.
São só quatro ingredientes: uma lata de leite condensado de 395g – e é bom evitar usar uma menor -, uma colher de sopa de margarina sem sal e duas de chocolate em pó ou achocolatado, e se você for na segunda opção, ele vai ficar um pouco mais doce.
Nas pesquisas que eu fiz tinha uma divergência de tempo, de seis a oito minutos, dependendo da potência. Mas aqui a Electrolux indica onze minutos, com uma pausa após seis minutos.
Voltando à receita, você vai precisar de uma tigela de vidro alta, e você vai entender o motivo no meio da receita. Coloque todos os ingredientes e mexa bem, com um fuet ou uma colher, até que ele fique bem homogêneo, sem nenhuma pelotinha de margarina ou de chocolate.
Como são 11 minutos, eu deixei por quatro minutos observando o comportamento do preparo sem tirar o olho, porque quando o brigadeiro começa a borbulhar, ele sobe. Por isso é importante um recipiente alto.
Depois dos quatro minutos, o ideal é tirar e mexer pra manter tudo homogêneo, tirando das laterais e devolvendo para o meio da tigela. E aí, até chegar o tempo exato, eu fiz olhando a cada um minuto e meio, tirando pra mexer e evitando que a comida transborde. Mas como eu vou saber o ponto do brigadeiro? O ideal é que, se você começar a mexer e ver o fundo da tigela, é porque está pronto.
No MTD30 eu precisei de dois minutos a mais que o tempo do manual, e pra evitar que ele fique muito pegajoso, tem um truque que eu deixei para o final da receita. Repararam que eu falei que eram quatro ingredientes e só citei três? É porque o último é o creme de leite. Meia caixinha é o suficiente pra garantir a cremosidade e, pra quem gosta, deixar ele menos enjoativo.
Está bem, mas por que eu passei esse tempo todo te passando receita de brigadeiro em um canal que testa produtos? Porque o preparo é longo e nesse período ele foi super silencioso, e essa foi uma das coisas que eu mais gostei no MTD30.
Foram, em média, 50 decibéis em um preparo de 30 segundos em potência máxima. Ah, e eu já ia esquecendo de dizer que o brigadeiro ficou igual ao que a gente faz na panela.
Outra coisa que eu gostei é a facilidade da limpeza. É fácil de alcançar até os cantos do fundo, e você não precisa de nada além de um pano úmido pra deixar ele novo depois de algum preparo que deixe alguma sujeira.
Aliás, por falar nisso, algumas dicas são boas para que você não danifique o seu micro-ondas. Primeiro, nunca use nenhum objeto de metal, também não é recomendável esquentar nada com embalagem de papel ou isopor e fique atento aos plásticos, use somente aqueles indicados para micro-ondas e lembre de usar sempre uma tampa especial, que ajuda a dar calor sem expor diretamente o alimento. Por fim, tome cuidado com preparos de líquidos, especialmente molhos.
Conclusão
Todo mundo está comprando o microondas Electrolux MTD30 porque ele é um excelente custo-benefício. Seu design não é um ponto que chama a atenção, mas ele consegue ser potente e silencioso, e compacto o suficiente pra caber em qualquer cozinha.
É aquele eletro ideal para sua casa que vai facilitar seu dia a dia sem pesar na sua conta de luz. E quem mora sozinho e tem cozinha pequena. Quando eu preparei esse roteiro, o melhor preço que eu achei pra ele foi de R$ 414,80 à vista no Magazine Luiza. É claro que ele não conta com recursos premium de modelos mais caros, mas a proposta aqui é outra.
Fabiosilva diz
👍