Se tem uma um equipamento que se tornou fácil de conseguir foram as smartbands, mas para aqueles que acham que elas não são o suficiente e querem algo mais realístico, existem algumas opções simples e baratas que fazem o básico de um smartwatch. Uma delas é o Microwear X2, que tem uma carinha mais esporte.
Construção e conforto
Ele é basicamente de plástico e borracha, e tem o lado bom de ser totalmente “molhável”, com proteção IP68. Isso quer dizer que você pode pegar, chuva, tomar banho, deixar cair na piscina, mas não nadar, é ficar paradinho para não dar muita pressão.
De qualquer forma, isso é legal porque você pelo menos não vai se preocupar de tirar para lavar a mão e ir no banho, importante para aqueles que como eu querem contar os seus passos, principal funcionalidade desse modelo aqui.
Você pode escolher entre três cores diferentes – azul, que é a que eu tenho aqui, vermelho e verde. Em todos os casos receberá uma pulseira adicional que mescla a cor principal com preto. Já vem uma chave na caixa para fazer essa troca, e a pulseira tem buracos em toda sua extensão, se adaptando bem a diversos tamanhos de pulso.
Ele ficou bem confortável no meu braço, até por não ser muito grande, então nesse ponto está aprovada. A única coisa que é brega mesmo é esse botão vermelho, que deixa com uma cara mais de brinquedo.
A tela é de quase 1 polegada, então é pequenininha e é preto e branco. Os pontos se acendem para criar as informações na tela. A resolução é bem baixa e tende a ser simples mesmo, até porque a ideia é que esse relógio gaste bem menos energia que qualquer outro smartwatch.
Bateria e usabilidade
Em stand by, a empresa promete uma duração de até 180 dias – coisa que eu não tentei chegar, mas já passou de 2 semanas de uso sem problema. Deve sei lá, fechar um mês. Demora tanto que já é o suficiente. Ele carrega em 2 horas e o chato é que isso é feito através de um cabo proprietário. A desvantagem é que se perder, tem de comprar outro e as chances de você perder carregando-o uma vez por mês não são pequenas, pelo menos para mim.
Para regular o horário, umas das principais funções – é necessário parear com o celular e baixar o aplicativo do aparelho, o FunDo. Com isso, todos os dados do pedômetro e de sono são enviados para o celular.
Como você só tem em mãos os dois botões laterais e um capacitivo na frente, não tem muito jeito, um mexe, outro volta e outro seleciona.
A coisa mais fácil é ver os dados do pedômetro, que são muito precisos, sem brincadeira. O chato é que mesmo que você mude o seu tamanho e peso no app, o número de passos e calorias não parece mudar e fazer tanto sentido. É mais uma forma de você conseguir comparar vários dias de treino e ver se está indo no caminho certo.
O equipamento te avisa de mensagens e atualizações que chegaram no seu celular, permite receber SMS, e outras funções bem bacanas, como aviso de sedentarismo por ficar muito tempo parado ou lembrete para tomar água, coisas que já vimos na Mi Band 2 também.
Ele te avisa de ligações e é possível com o aplicativo transformar o relógio em um disparador de fotos da câmera do celular. Ainda vibra pra te acordar junto com o despertador. Isso daqui é o básico, a maioria das smartbands tem, só que a Microwear quis incrementar.
A empresa promete com a luz verde calcular sua pressão sanguínea, batimentos cardíacos e oxigênio no sangue. No caso dos batimentos cardíacos não tem muito jeito, esse e qualquer outro relógio ou equipamento que utilize luz verde sempre terá uma margem de erro grande, passando fácil de 20 a 50 batimentos por minuto.
Se você está com 90 batimentos, pode ser uns 60 ou 120. Não sei se isso é um problema para treinos mais específicos, e ao comparar com os dados da esteira da academia, parecia que o X2 estava sempre 20 bpm atrás.
No caso da pressão sanguínea e oxigênio é pior ainda. Eu fiz testes sem o equipamento no braço e ele me dava o resultado de 115 por 75 e 96% consecutivamente, mas não estava nem no meu braço! Ele tinha de dar erro, sei lá. Porque esses são valores saudáveis.. Eu podia estar infartando e o bagulho ia dizer que eu estava bem. Então reprovadíssimo.
O aplicativo apesar de estar em português está mal traduzido, então você pode se confundir com um monte de coisa. Felizmente é fácil de conectar e ver as informações, que são apresentadas de uma forma bonita e até que completa, mas sem chance de ser exportada para outros aplicativos.
Conclusão
Sabendo de tudo isso, vale comentar que o aparelho se parece muito com a Mi Band 2 em suas funções principais e que custa quase o mesmo, perto dos 30 dólares. O seu design e tempo de bateria no entanto chega muito mais perto do Amazfit Bip, que custa cerca de 80 dólares, e apesar de ter uma bateria menor entrega mais funcionalidades. O chato é só que para colocá-lo em português tem um “esqueminha” lá.
Se você curte gadgets esse pode ser um relógio bem legalzinho, mas se está se aventurando no mundo dos esportes de forma mais séria, melhor pegar alguma coisa mais confiável.
Tenho o x2 ele parou de carregar, noque pode ter acontecido ?