Qual é a melhor impressora multifuncional? | Análise e guia

As multifuncionais, também conhecidas como All-in one são impressoras que não só realizam impressões como são capazes de copiar, escanear e algumas vezes enviar fax (não tenho ideia de quem usa isso ainda!). Outro grande diferencial destes modelos é que geralmente possuem funcionalidades de impressão direto do cartão de memória ou até mesmo a partir de pendrives.

Existem modelos que são focados em usabilidades empresariais e outros voltados para uso caseiro – e que tem foco tanto em preço quanto em qualidade, em detrimento da velocidade.

Abaixo, vamos passar sobre as principais características que você deve considerar na hora de comprar uma multifuncional e analisar os principais modelos, focando sempre no melhor custo benefício.

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!

 

O que você precisa ficar de olho!!

 

#1. Qualidade de Impressão

Quanto pensamos em multifuncionais a sua principal função está em imprimir documentos ou fotos. Por conta disso, a qualidade das impressões, que é medida em “resolução” é o mais importante. Para imprimir documentos escritos em preto e branco, por exemplo, uma impressora de 600 DPI (dots per inch – pontos por polegada) é o suficiente, mas para fotos e arquivos coloridos, o mínimo de 1200 DPI é o requerido.

Se você precisa trabalhar especificamente com fotos, tente modelos de 1200 x 2400 dpi ou mais para obter boa qualidade!

 

 

 

 

comparacao-de-dpis

 

#2. Velocidade de Impressão

A velocidade de impressão está diretamente ligada com o número de pessoas que irão usar o equipamento simultaneamente. Se você trabalha em um escritório, será necessário uma velocidade de pelo 15 páginas por minuto em preto e branco e 10 páginas coloridas para que trabalhos não sejam acumulados.

Outra funcionalidade que agiliza o processo de impressão é a capacidade de uma impressora imprimir frente e verso automaticamente. Esta é um funcionalidade que trás bastante comodidade, então vale a pena escolher um equipamento capaz de fazer isto mesmo que você não tenha a necessidade!

 

#3. Qualidade de digitalização

A qualidade de digitalização também é medida através da escala de DPI. Procure equipamentos que trazem a qualidade mínima de 600DPI, mas tente sempre pegar modelos que tem 1200 DPI para conseguir escanear de forma bastante profissional. Observe se o equipamento possui algum tipo de armazenamento interno capaz de guardar grandes quantidades de páginas – muito útil se você precisar fazer longas digitalizações de arquivos.

Outra funcionalidade bastante interessante é checar se existe a funcionalidade de alimentador automático de documentos – particularmente útil quando se usa bastante a funcionalidade de digitalização.

#3. Conexões

Algumas multifuncionais são capazes de imprimir arquivos direto de um USB ou cartão de memória de câmera fotográfica. Além disso, existem também tecnologias de impressão sem fio que o equipamento deve ser capaz de se conectar com. Se você usa apple, por exemplo, fique ligado se ela é capaz de se conectar com o AirPrint. Se você usa Android, por outro lado, o equipamento pode se ligar tanto com o Google Cloud Print como com outros aplicativos através do Wi-Fi ou de um Roteador.

#4. Ajuda e Assistência

Impressoras são equipamentos que vivem quebrando, ficando com papel preso ou com o cartucho de tinta entupido, e nem sempre a culpa é da empresa! E quando vamos tentar arrumar, sempre quebramos mais um pouquinho, não é?

A ideia aqui é checar se a empresa do equipamento que você está cogitando comprar possuí garantia de pelo menos um ano (padrão do mercado), assistência técnica online (fóruns, chats ao vivo e call center), bem como assistência física perto da sua casa.

 

#5. Cartuchos

O mercado de impressoras trabalha com margens baixíssimas em seus equipamentos, faturando em cima das reposições de cartucho.

Por esse motivo, se você não ficar atento ao valor dos cartuchos de reposição na hora da compra, pode levar gato por lebre.

No geral, equipamentos mais baratos possuem cartuchos mais caros e vice-versa. Vale a pena pegar equipamentos mais caros se você imprime muito. 

No nosso vídeo, fazemos uma conta bastante interessante sobre o custo das impressões conforme diversos cenários de impressões! dá uma olhada lá!

 

 

custo-por-impressao-qual-e-a-melhor


Para sua casa!

Canon Pixma MG3510

multifuncional-canon-pixma-mg-3510A Canon Pixma é o modelo mais barato entre os apresentados aqui. Consequentemente, ele tem uma menor velocidade de impressão e um custo de impressão um pouco maior, de 14 centavos por impressão.

Felizmente, ela serve muito bem para utilizações caseiras, já que mantem uma boa qualidade de impressão e digitalização, bem como é capaz de utilizar o Google Cloud Print e o airprint.

  • Resolução máxima de Impressão: 4800 x 1200 dpi
  • Resolução máxima de digitalização: 1200 x 2400 dpi
  • Velocidade: 8,8ppm (preto e branco) e 4,4ppm (colorido)


multifuncional-hp-officejet-pro-6830-eprinter---pretoPara sua Empresa

HP Officejet 6830

A officejet 6830 é uma impressora voltada para o público corporativo, mas que funciona muito bem em casa. Eu particularmente acho o design dela incrível, mas não é só de classe que essa impressora sobrevive: ela conta com uma velocidade de impressão em preto e branco de 18ppm (páginas por minuto) ou 10ppm para impressões coloridas. Para folhas de rascunho, ela chega a até 29ppm.

Este modelo também trabalha com a funcionalidade de impressão frente e verso automatizada e é capaz de se ligar na rede wi-fi para receber arquivos através da rede.

  • Resolução máxima de Impressão: 600×1200 dpi (preto e branco) – 4800x1200dpi (colorido)
  • Resolução máxima de digitalização: 1200 x 1200 dpi


Para quem imprime MUITO!

Epson Ecotank

qual-melhor-impressora-ecotankEm nossa análise comparativa (que está no vídeo!) o modelo ecotank foi o que ficou com a melhor nota de avaliação dos usuários.

O que mais surpreende nele, no entanto, é o seu custo por impressão, que fica pouco acima de 1 centavo, muito a frente de qualquer outro equipamento.

Sua velocidade de impressão e qualidade também são ótimas, tornando este o equipamento certo para quem imprime muito ou para pequenas empresa, que tem uso contínuo.

O único ponto ruim deste equipamento o seu preço, que pode afastar alguns usuários logo de cara.

  • Resolução máxima de Impressão: 5760 x 1440 dpi
  • Resolução máxima de digitalização: 1200 x 2400 dpi
  • Velocidade: 33ppm (preto e branco) e 14 ppm (colorido)


Quer imprimir apenas em preto e Branco?

impressora-laser-mono-brother-hl-1212w-wirelessBrother HL12-12W

Se você precisa realizar apenas impressões monocromáticas, a brother é uma opção com ótimo custo benefício, já que ela não só conta com uma qualidade de impressão maior do que o padrão para esses equipamentos como trabalha com uma velocidade de impressão de 20ppm, um ótimo ritmo para quem necessita realizar um grande número de cópias.


Outra Opção Barata para sua casa!

multifuncional-epson-xp-231-jato-de-tintacolorida-wi-fi-214490700Expression XP-241

Este modelo da Epson é outra grande opção se você quer investir pouco inicialmente e não liga para gastar um pouco mais no custo de impressão, já que vai imprimir pouco.

O lado positivo deste equipamento é a sua velocidade de impressão, que beira as 26 folhas por minuto quando em preto branco ou 13 páginas coloridas. Sua resolução de impressão e de cópia também é bastante boa para o uso caseiro.

Novamente, o único problema são os 23 centavos de custo de impressão. Se isso te incomoda, vai com a Pixma XP231, que é quase 10 centavos mais barata.


29 Comments
  1. infrmacao errada sobre esse impressora PIXMA MG3510.

    segundo o site do fabricante e varios outros reviews ela imprime sim frente e verso.

    pesquisem mais antes de cometar sobre algo.

    obrigado.

  2. A impressora MG3510 da Canon não imprime frente e verso! A não ser que você vire a página!
    Tenho uma e estou tentando me desfazer! É um lixo…

    • Fernanda pensei em comprar uma dessas, pode me falar porque achou um lixo? Pois eu estou com uma HP de modelo teoricamente ótimo e quero tacar pela janela… Obrigada!

      • É péssima, atola com frequencia o papel, muito trabalhosos para ela voltar a funcionar. Mesmo retirando o maldito papel ela acha que está atolada e não imprimi nada. Quando manda ela imprimir mais de 20 folhas, engasga novamente. Desconfigura com facilidade, atualmente estou pesquisando outra por não suportar mais ela me deixar na mão. Ela imprime frete e verso, mas nunca consegui usá-la como scaner. Não consigo entender como ela foi bem avaliada. Talvez eu tenha azar e comprei justo a mais problemática.

  3. Tive uma multifuncional Epson office tx620fwd por 4 anos, nunca me deu dor de cabeca. No ultimo ano eu coloquei cartuchos recarregaveis e ai, volta e meia acusa falta de um, mas era so abrir o compartimento e fechar e ia de boa… bom, no ultimo fim de semana ela apresentou um problema, nao reconhecia mais nenhum cartucho, fazia um barulho estranho… concerto ficou inviavel, entao estou a procura de um nova multifuncional.
    Poderia indicar algum modelo que seja como um upgrade da TX620FWD, mesmo que outra marca?
    Obrigado

  4. Oi gostaria de saber se fiz uma boa escolha, comprei uma impressora epson xp-231 .

  5. Oiii querido tudo bem? Estou meio perdida porque no seu vídeo você indica três modelos diferentes do que você indicou aqui no site, a propósito, estou em dúvida em comprar a Canon MG3510 ( que foi substituída pela MG3610, entrei em contato pela Canon pois estava tendo dificuldade em encontra-lá, e aí eles me informaram) ou a Canon E481, me ajuda, rsrsrsrsr , sucesso sempre!!! A se não for pedir muito faz um comparativo de máquina de lavar louças, não compro nada sem comparar com vocês antes! Obrigada.

    • Oi Luana, tudo bom??
      Eu iria com a Canon Pixma E481.. o custo por impressão dela está bem mais baixo do que a MG3610. Me parece que as características são parecidas, mas tem de ver se não tem alguma funcionalidade importante pra você em alguma delas.

      Um abraço e a lava louça vai demorar mais um pouquinho mas vai sair, hahahah!

    • fiz o comparativo entre elas vou ficar com a E481 Obrigada =)

  6. Tenho um HP pro 8600.Simplesmente nota 11!

    • Tenho HP 8600 quebrou o cabeçote de impressão o reparo ficou $1400 impressora ótima mais sem reparou.
      Quebrou vai para lixo conserto inviável.

  7. Faltou a informação do valor por folha da HP

  8. Encontrei o “Escolhasegura”, porque estou pesquisando a aquisição de uma impressora para substituir a HP 6830, que com apenas 15 meses de uso passou a apresentar um defeito não identificado na cabeça de impressão.

    Apesar das funcionalidades do equipamento e da qualidade da impressão, parece-me haver um erro de projeto, visto que é a HP fez um recall justamente por esse erro, e é enorme a quantidade de reclamações na internet por conta desse defeito, cujo conserto custa o mesmo que uma impressora nova.

  9. ola boa noite estou a procura de um multifuncional a laser com custo e beneficio baixo, com o toner barato ou de fácil pra recarregar e pra muito uso, e pra empresa obrigada

  10. Gostei dessa Canon Pixma E481, pois procuro uma impressora para casa com bom custo benefício. O problema é não possui o recurso de scanner. Não achei uma impressora desta linha com este recurso.

  11. Ah! Esqueci de mencionar que preciso que seja compatível com AirPrint da Apple. Verifiquei a opção Epson Expression XP-231, mas não localizo na lista disponibilizada na Apple.

  12. Alguma sugestão para Windows 10?

  13. Vi a matéria e fazem uma pesquisa de preços achei a mg 3610 canon a 229,90 já os cartuchos esses são um tanto quanto caro.
    A questão volume de impressão é baixo, mas estou num dilema. ..

  14. estou querendo comprar uma impressora multifuncional para uso doméstico. poderia mi indicar alguma boa e barata. Não imprimo muito

  15. Tenho uma canon 3510 e me desculpem a sinceridade mas foi uma decepção ela foi um lixo desde que comprei.A opção frente e verso nunca funcionou vivia se desconfigurando o cartucho um absurdo o preço e pra finalizar queimou a placa de comunicação e acabei descobrindo que a placa wifi e por cabo é a mesma então ela não funciona de jeito nenhum e o valor do conserto e maior que de uma nova.De positivo apenas o SAC por telefone que é muito bom.

  16. multifuncional Brother com wifi modelo MFC-J430W é boa? ou a canon e481 é melhor?

  17. Olá galera. Eu pretendo comprar a Multifuncional Brother DCP 2520nw, será que é um bom investimento? Obrigado.

  18. Reply
    Luiz Carlos Querido outubro 3, 2017 at 8:00 am

    Fujam das Canon. Cara manutenção, cartuchos então nem se fale. Estou literalmente jogando fora uma MX721 que paguei mais de 500 reais e não durou um ano e meio.

  19. obrigada pelo comentario Luiz C arlos Querido, foi muito util

  20. Epson nunca mais, entope com facilidade cabeçote, cartuchos não duram nada mesmo com tinta ainda acusa vazio, em cidade pequena ninguém presta assistência. Enfim impressora com pouco mais de ano vai ir pro lixo. Já tive Canon que durou 8 anos o problema dessa é o preço dos cartuchos um absurdo. Acho que vou de HP na próxima.

  21. Quantas marcas de impressoras multifuncionais nós temos no mercado?
    E que trabalhem apenas com cartuchos de tinta?
    Chato é ficar sem ter como comprar os cartuchos nas lojas quando as marcas mais conceituadas param de fabricar os cartuchos necessários para a impressão. o atendimento poderia ser melhor.
    Se tivéssemos uma fábrica de cartuchos de tinta no Brasil, o custo de aquisição para os consumidores poderia baixar, sem ficar reféns das lojas virtuais que competem pelo preço.

  22. Boa tarde,

    O último parágrafo da matéria me deixou na dúvida, acho que está errado:

    “Novamente, o único problema são os 23 centavos de custo de impressão. Se isso te incomoda, vai com a Pixma XP231, que é quase 10 centavos mais barata.”

    PixmaXP231?

    Bem estou procurando uma impressora para um pequeno estabelecimento comercial, mas estou com duvidas. Não vou imprimir tanto assim máximo umas 100 páginas/mês aprox.), pretendo usar cartuchos originais (pra evitar problemas no equipamento), porém não quero estar gastando com troca de cartuchos com frequência.

    Estou em dúvida entre a Epson XP231 e a Canon E481. Elas até parecem se encaixar no meu cenário, (pelo vídeo que vi de vocês). Mas pesquisando na Internet, muita gente reclama desses modelos. No caso da Epson por ser muito gastador (cartuchos não rendem), e no modo rascunho sai muito fraca a impressão, citam que sai quase apagado. Dei uma olhada então na Canon E481 e vi reclamação de problemas ao digitalizar, impressão pelo wifi, mas principalmente muita reclamação com atolamento de papel que ocorre com muita frequência, igualmente ao alto consumo dos cartuchos nessa Canon.
    Será que só me resta partir pra Epson Ecotank L375, mesmo eu não tendo todo esse volume de impressão, mas pela economia em cartuchos?

Leave a reply