A startup alemã, Emma, é de longe a mais conhecida no Brasil por trazer colchões embalados a vácuo. Recentemente, eles aumentaram o número de opções disponíveis por aqui! Além do Emma Original, que já testamos, existem mais 4 opções que podem servir para as mais diferentes necessidades. A ideia desse guia, feito em parceria com a Emma, que nos enviou todos os modelos para teste é de explicar a diferença entre eles, para você já sair sabendo exatamente qual é a melhor opção para você!
Esse artigo é um publieditorial apoiado pela empresa Emma e tem o intuito de apresentar toda tecnologia e qualidade da linha de colchões Emma.
Antes de começar, eu quero só comentar rapidamente sobre os benefícios que todos esses colchões dividem. Primeiro, como eu já falei, todos chegam enrolados na sua casa, ocupando pouco espaço.
Na caixa, já temos um cortador que facilita a abertura, então com relação a instalação, é tudo muito tranquilo. Para colchões queen e king mais altos, no entanto, recomendo que tenham pelo menos duas pessoas, já que eles começam a ficar mais pesados.
A Emma também permite que você faça o teste por 100 noites e retorne o colchão se não gostar, com frete de volta gratuito e reembolso. Agora, se você ficar com eles, tem garantia de 10 anos para defeitos ou deformação natural da espessura da espuma.
Com isso em mente, chegou a hora de falar um pouco dos modelos, e como sempre eu gosto de ir desde o mais básico até o mais completo, que dai a gente vai colocando e explicando as características novas.
Emma One Light
- Material do colchão: espuma
- Altura do colchão: 18 cm
- Espuma Airgocell
- Espuma de Suporte
Esse é um colchão totalmente de espuma, com 2 camadas e a empresa promete a mesma durabilidade e conforto de todos os demais modelos.
Para vocês entenderem um pouco mais, eu preciso só explicar um conceito importante: quando falamos de colchão, ele precisa entregar conforto, garantido pela camada de topo, que te abraça, que faz a gestão do calor, e também garantir suporte, que geralmente é a camada de base, é ela que mantém estável durante à noite.
Então, você pode ter um colchão duro sem suporte ou um colchão que afunda mais no topo, mas que te dá uma base boa. Essas duas características funcionam separadas. É por isso que o Emma One Light tem duas camadas de espuma, uma pra cada função.
Onde eu quero chegar aqui é que com essas 2 camadas, ele faz o que é esperado. Eu senti que ele ofereceu suporte, mas a camada de conforto é muito mole para quem gosta de colchões que afundam pouco, como eu. Esse é um modelo pra quem prefere a sensação de colchão “molinho” ou para pessoas mais leves.
Na construção ele traz a capa fixa hipoalergênica, que conta com um tecido macio e respirável – isso é importante principalmente no calor, dá uma baita diferença!
Abaixo da capa fica a espuma Airgocell que promete conforto e frescor, além de se moldar ao seu corpo, se comprimindo sem afetar a estrutura do colchão e nem sua coluna.
Na parte debaixo fica a espuma de suporte, que é o que traz toda a sustentação para o produto. Seja qual for sua posição de dormir, o produto gera uma contrapressão que suporta sua lombar.
Com isso, esse colchão é indicado para pessoas entre 50 a 130 quilos – para colchões de casal isso vale para cada um dos lados e para o de solteiro é referente a uma pessoa só.
É só importante lembrar que quanto mais pesado você for, mais cada um dos colchões irá afundar, então a sensação de uma pessoa de 70kg para uma pessoa de 100kg é diferente. Então, existe a relação de gosto e de peso.
Emma One Plus+
- Material do colchão: espuma
- Altura do colchão: 18 cm
- Espuma Airgocell
- Espuma de Suporte
O colchão Emma One Plus+ tem quase todas as características do One Light, mas ele traz uma camada a mais de espuma.
A capa de elastano fixa é do mesmo material, assim como a espuma Airgocell, mas, antes de chegar na espuma de suporte, existe uma camada de viscoelástico, mais conhecida como espuma da NASA, que promete distribuir melhor o peso na superfície e consequentemente aliviar a pressão em pontos específicos.
O que isso quer dizer na prática? O que eu senti utilizando esse colchão foi que ele afundou menos em pontos de pressão, ou seja, que ele manteve minha coluna mais alinhada tanto quando deitava de frente ou de lado.
Eu, por exemplo, com 80 quilos e com minhas próprias características, sinto que o One Light, quando estou deitado de lado deixa meu quadril um pouco mais abaixado, enquanto que o One Plus+ me mantém com uma postura mais correta. Minha namorada, com pouco mais de 50 quilos já se sente bem nos dois modelos.
Outro ponto onde essa camada adicional ajuda é na hora de se levantar – quando sentamos na cama, o peso fica concentrado em um local só, e parece que o Plus+ devolve um pouco mais da força.
A medida desse modelo é a mesma do One Light, são 18 centímetros de altura, o que facilita no transporte e instalação. São duas opções bem legais pra quem não gosta de camas muito distantes do chão ou precisa economizar.
Com relação à escolha entre o Light e o Plus+, a dica é: se você tem dores lombares, ou geralmente sente quando o colchão pressiona sua coluna como foi o meu caso, o melhor é apostar no segundo modelo. Mas calma que tem mais 3 opções ainda que incrementam bastante a experiência!
Emma Duo Comfort
- Material do colchão: espuma
- Altura do colchão: 18 cm
- Capa removível
- Espuma de alto conforto
- Espuma de alto suporte
O próximo upgrade é para aqueles que são indecisos ou para quem quer colocar um colchão na casa de praia e quer dar a opção para os hóspedes.
O Emma Duo Comfort é capaz de ser usado dos dois lados – ou com o lado mais macio pra cima ou com o lado mais firme. É um colchão bem versátil, o que podemos chamar de híbrido.
Ele segue a lógica do Emma Light com duas espumas, mas nesse caso, elas tem alturas muito parecidas. No Light, o suporte era maior e o conforto menor. Aqui é meio que 50/50.
Diferente dos dois anteriores, esse colchão traz a capa removível – que conta com um zíper e que pode ser lavada. Para trocar a densidade que fica em cima, o melhor é sempre inverter essa capa pro lado que será usado. E é por isso que ela precisa ser simples de ser usada.
Essa capa conta com as tecnologias hipoalergênica e respirável, igual aos outros dois. Benefício que já nem dá mais pra ficar sem em um colchão.
Com relação ao uso, eu acabei usando mais do lado macio pra cima, que é o de cor azul. Eu falo isso por que o lado mais firme no topo pode deixar o colchão um pouco mais instável – e como eu me mexo muito durante à noite, minha companheira reclamou que sentiu mais a minha movimentação. Se eu estivesse sozinho usaria o lado firme pra cima mesmo.
Emma Original
- Material do colchão: espuma
- Altura do colchão: 25 cm
- Capa removível
- Espuma Airgocell
- Espuma BlueFlex
- Espuma de suporte
Só que olha, um belo upgrade que você pode fazer é pegar direto o Emma Original – aquele “primeirão” que chegou aqui no Brasil e muita gente conhece.
A primeira diferença do Original para os outros três é a altura, que passa de 18 para 25 centímetros. Outra é que ele tem três camadas de espuma, ou seja, a Airgocell, que produz conforto, a viscoelástica, que traz a memória adaptável e a terceira espuma, que é a de suporte. Mas é nela que está o principal diferencial – já que ela é diferente das demais que citamos no começo desse guia.
Para começo de conversa, ela é maior, temos 7 centímetros adicionais, além disso, essa camada conta com alguns furos na sua estrutura, o que proporciona maior firmeza e absorção de impactos. Ela também traz a função de contrapressão e no geral consegue entregar uma individualidade melhor do que todos os outros modelos que falamos até agora.
Aliás, esse é outro conceito importante. Individualidade é conseguir se mexer sem que a outra pessoa sinta que você está virando de um lado para o outro.
Anteriormente, essa qualidade estava atrelada aos colchões de mola ensacadas individualmente, mas com o avanço da tecnologia, até mesmo os colchões de espuma como o Emma Original conseguem realizar tal feito. A empresa até usa os termos tecnologia de zoneamento e bloqueio de movimento no seu site – e é bem isso mesmo.
E na minha opinião uma coisa que rola por aqui é que eu tenho a individualidade, ao mesmo tempo que tenho um colchão bastante macio.
Essa é uma qualidade legal, e como eu me mexo muito, o Original já começa a ser uma opção mais acertada. Afinal, ele tem o melhor suporte de coluna por conta da camada viscoelástica e a individualidade. É esse segundo fator onde ele avança bastante perante os outros modelos.
Vale comentar também que a capa é mais robusta e possui duas camadas diferentes, o que dá uma cara mais bonita pra ele, além de ser bem fácil para tirar e lavar, e é um pouco mais confortável, então o Original avança nesse ponto também.
Emma Premium Hybrid
- Material do colchão: espuma e molas
- Altura do colchão: 25 cm
- Capa removível e à prova d’água
- Espuma Airgocell
- Espuma BlueFlex
- Espuma de suporte
- Molas ensacadas AirFlex
Para fechar, precisamos falar dele, que também foi bastante citado no review do Emma Original, o colchão Emma Premium Hybrid.
Esse é o colchão mais completo que você pode comprar no site da fabricante, já que ele traz 6 camadas no total. E aqui temos duas novidades, que ainda não vimos nos demais colchões Emma.
A primeira é a capa premium à prova d’água, que traz tecnologia DryFlex. Ela torna essa cobertura impermeável, mas mantém o conforto e a maciez. Ele, aliás, tem bem mais textura do que os outros colchões, e olha, eu gostei bastante de ficar encostado tanto sem o lençol como com ele.
A segunda maior diferença são as molas ensacadas AirFlex, que tem como principal atribuição melhorar ainda mais o zoneamento. Na boa, nesse quesito o colchão é realmente muito bom, dá pra esquecer que tem outra pessoa dormindo junto com você.
A empresa ainda comenta sobre a tecnologia Airgocell, que otimiza a ventilação do ar no colchão – solução bastante importante para períodos mais quentes.
Eu não consegui testar essa característica em específico por que estava frio nas semanas que usei o colchão, mas minha experiência anterior com o modelo Original já me faz perceber que só a espuma de topo já ajudava muito a manter ele fresco – então se tem mais alguma tecnologia adicional dá pra confiar.
Só que envolta nessas molas ensacadas temos mais duas camadas novas. Existe uma espuma premium em cima para tornar tudo nivelado e uma base de apoio 5G que também dá maior estabilidade e proteção para todo o colchão.
Então de cima para baixo o colchão é composto pela capa premium à prova d’água, espuma Airgocell de conforto, camada viscoelástica ComfortFlex pra aliviar a pressão, espuma premium de suporte com as molas ensacadas AirFlex para zoneamento e base de apoio. Um colchão extremamente completo!
Apesar disso, vale lembrar que esse colchão tem um limite de recomendação de 130kg e que não é por que ele tem mais suporte que ele é mais duro no seu topo. No próprio site da Emma eles fazem uma comparação interessante em uma nota de 0 a 10, onde 0 é mais macio e 10 é mais firme, a empresa classifica o Original como 8 e o Premium Hybrid como 7.
Só que eu tenho certeza que se você deitar nele vai achar que o Hybrid parece mais duro, mas é questão do suporte. Ele é mais estável, ele afunda um pouco menos, mas a capa premium e a forma como ele te abraça fazem dele um modelo mais confortável, apesar de mais estável. É essa a diferença entre conforto e suporte! E claro, chegou a hora do resumo e das indicações!
Para quem é cada um deles?
O One Light e o One Plus+ são bem parecidos entre si – se você tem algum incômodo na lombar ou é um pouco mais pesado(a), eu iria direto com o Plus+. Eles são ótimos por serem mais baratos e mais finos, opções pra uma casa de praia, quarto de hóspedes ou até mesmo para um momento que você quer dormir melhor mas não pode investir muito.
O Emma Duo Comfort é basicamente para quem já sabe que precisa dele. Sua mãe te visita uma vez por mês e adora um colchão firme, mas você só gosta do macio? Pronto, problema resolvido! Ele é ótimo para ter versatilidade.
Mas na boa, o modelo Emma Original é o mais fácil de ser recomendado. Ele atende a maioria dos perfis, já que combina uma altura boa, com conforto, firmeza, maciez, sustentação de qualidade, mesmo tendo uma estrutura só de espumas.
Para quem se importa com individualidade e prefere uma estrutura mais robusta mesmo com um topo mais confortável, a opção é pegar o Emma Premium Hybrid que conta com molas ensacadas. O grande diferencial é também a sua capa impermeável.
Carlos Roberto diz
Poxa. Valeu por esse review copletaço! Eu to pensando em trocar de colchão e esse Emma Premium Hybrid parece ser uma excelente ideia!
Mario diz
Qual seria o melhor colchão para quem tem problema de coluna?