D-Link DIR-878: um roteador acima da média

Há 5 anos o seu roteador certamente era suficiente, mas provavelmente não só sua família aumentou, como o número de equipamentos conectados a ele. Para manter a estabilidade e velocidade não tem jeito, é preciso investir mais e o D-Link DIR-878 é provavelmente uma das opções que vale a pena para casa ou pequenos escritórios.

Mas para que pagar um pouco mais em um roteador? Eles não fazem tudo a mesma coisa? É o que eu vou te explicar hoje.

Pra começar, a gente precisa entender um pouco mais o que um roteador bom pode fazer. Se você pegar 50 mega de conexão para sua casa, nem que você compre um roteador de 10 mil reais ele vai entregar mais velocidade do que isso.

Na caixa do DIR-878, por exemplo, você vai ver ele falando que consegue transferir até 1300mbps, mas isso não quer dizer que dá para contratar qualquer pacote de internet e que ele vai aumentar a conexão para 1 giga de velocidade.

A grande questão por aqui, é que você pode ter sei lá, 10 aparelhos simultaneamente acessando sua rede – e quem já tentou fazer isso em um roteador barato ou um daqueles que o provedor de internet deixa com você sabe que instabilidades começam a ocorrer.

Uma pequena empresa ou uma casa com mais gente, que agora tem não só computadores, mas também diversos celulares e vários outros equipamentos inteligentes, pode começar a precisar de algo melhor para gerenciar todas essas conexões e nesse caso esse equipamento traz várias tecnologias para te ajudar. Ele não é o único, mas esse review serve um pouco pra falar mais dessas tecnologias.

A começar pela carcaça, você vê que ele já tem um acabamento melhor e um design que aparenta mais potência. Todas as sinalizações estão no topo do aparelho, o acabamento é clean e com botões fáceis de acessar na traseira, tanto montado na parede quanto em cima de uma mesa, já que ele está preparado para isso.

São 4 antenas permeando os lados e a parte traseira, onde você encontra mais 5 entradas RJ45 – que são os cabos de rede. Uma delas é para o seu provedor e as outras 4 pra distribuir a internet. A ausência tem mais saídas demonstra o foco desse D-Link no Wi-Fi.

Recursos e tecnologias

Até por isso, nada mais justo do que o DIR-878 já trabalhar com um padrão mais moderno, o 802.11ac. Isso significa que além de algumas outras coisas que eu já vou comentar, ele é dual band, oferecendo a já tradicional banda de 2,4 GHz e também a nova de 5 GHz, que suporta velocidades maiores e é bem menos congestionada. O aumento na frequência, no entanto, significa que o sinal não consegue chegar tão longe e não consegue atravessar paredes tão bem.

Por experiência própria, em prédios onde está todo mundo e tudo usando 2,4 GHz, o 5 GHz consegue cobrir distâncias até maiores. O sinal fica realmente melhor. Mas é de casa pra casa, existem vários detalhes que podem influenciar. Espelhos, construção, número de andares, interferência e a própria construção. A resposta nunca é única e infalível.

Para ajudar na distância máxima, a D-Link colocou as tais 4 antenas de alta potência e ganho de 5dBi que garantem um alcance em ambiente aberto de até 200 metros quadrados, no nosso caso aqui, como a casa é antiga e tem umas paredes bem grossas, não deu pra conseguir ir muito longe lá fora, mas dentro de casa a cobertura foi completa.

Esse roteador também traz mais inteligência do que um basicão, começando com a tecnologia Smart Beaming, ou em tradução livre – direcionamento inteligente. Com ela, o roteador não vai espalhar o sinal para todos os lados e torcer que ele chegue até você. Ele direciona o sinal para cada um dos equipamentos que estão conectados e ainda tenta adivinhar pra onde você está se mexendo, tudo isso para garantir estabilidade e velocidade.

Outra função importante é que você não precisa se preocupar em configurar uma rede para frequência de 5 GHz e outra pra de 2,4 GHz, pois o Smart Connect identifica automaticamente qual a banda ideal para conectar seu dispositivo dependendo se ele possui suporte, distância, consumo e mais algumas variáveis. É possível, inclusive, diminuir a frequência sendo enviada caso você fique muito longe dele, ele faz essa transição para você.

O bom é que você também tem a opção de configurar separadamente as duas redes – coisa que fizemos para testá-las. Mas eu recomendo realmente deixar o roteador gerenciar isso aí sozinho. Equipamentos mais caros, por exemplo, podem ser até tri band para alocar melhor o que cada usuário está puxando de banda.

Outra tecnologia que você encontra nesses roteadores um pouco mais caros é o MU-MIMO 3×3, que significa Múltiplos Usuários com Múltiplos Inputs e Múltiplos Outputs, ou seja, ele é capaz de enviar e receber dados simultaneamente para até 3 dispositivos por vez, então você não vai ter problemas se muitas pessoas estiverem conectados na sua rede.

Velocidade e estabilidade da conexão

Nós usamos ele aqui no escritório há algumas semanas e deu pra notar uma boa diferença, o sinal fica bom em cada aparelho independente do uso dos outros.

Alguns exemplos são o fato de conseguir que mais de um PC baixe jogos pela Steam enquanto outra pessoa assiste um vídeo. Ele vai ser em 4k? Não, mas dá pra fazer mais coisas em paralelo. É só aquela separação de banda máxima mesmo.

A internet aqui é de 100mb, e pra ter uma base, utilizamos o Speedtest Ookla com somente um aparelho, ficando com um download entre 110 e 120 mbps e upload com um pouco mais de 55 mbps, numa situação real isso significa baixar um arquivo de 1GB em 3 minutos.

Pra comparar com esse resultado, rodamos o teste simultaneamente em 3 aparelhos, assim conseguimos chegar entre 35 e 55 mbps de download e entre 15 e 35 mbps de upload, somando até um pouco mais do que o valor de base, na hora de baixar o mesmo arquivo anterior, com o tempo entre 6 e 8 minutos.

Depois fui para 6 aparelhos e o resultado foi mais bagunçado. Os downloads ficaram em qualquer lugar entre 10 mbps e 50 mbps, e pra baixar Hearthstone demorou uns 10 minutos no mais rápido e 13 no mais lerdo, mas olha, pareceu tudo bem estável e as velocidades ficaram parecidas.

Finalmente, quando saímos do cômodo e fomos até a parte de fora da casa que fica a 2 paredes e 10 metros de distância, conseguimos uma velocidade média perto da metade quando comparado com o interior da sala. Ou seja, entre 50 e 60mbps.

Então já dá pra ver que o roteador não é capaz de multiplicar a velocidade que você contrata da operadora,
mas ele dá uma maior estabilidade ao sinal, todos os dispositivos conseguiram se manter conectados e em velocidades até que boas, recebendo dados constantemente.

Muito disso é influenciado pelo fato dele possuir um processador dual-core. E daí você me pergunta, mas pra que um roteador tem um processador? Muita gente esquece que esse rapazinho aqui é um computador. É ele que processa tudo que entra e sai da sua casa pela internet, então dá pra imaginar o tanto de dados que passa por aqui. Se ele tem um core único as coisas ficam na fila. Com o dual core dá para otimizar o processo.

Configuração do D-Link DIR-878

Um ponto que eu gostei bastante foi a parte de configuração e opções do equipamento. Primeiro que ela pode ser feita pela web ou por um aplicativo no celular e não precisa de um cabo ethernet para isso. O D-Link DIR-878 já vem com uma rede pronta pra arrumar tudo pelo Wi-Fi mesmo. Outro ponto bem legal é que você consegue definir priorização de computadores só arrastando.

Não é um processo complexo e quem entende mais do tema vai perceber que a maioria das ferramentas por aqui são mais simples, mas isso é característica de toda a linha D-Link, eles priorizam produtos de fácil uso, pra quem quer tirar o aparelho caixa e usar.

Provavelmente um usuário que quer mais opções vai precisar procurar um produto de outra empresa como a Asus, por exemplo.

Vale a pena?

O Wi-Fi aqui no escritório ficou muito melhor depois do upgrade para o DIR-878, justamente porque pegamos ele em uma situação onde se dá muito bem, muitos dispositivos em uma sala única.

Se você tem uma casa ou negócio em um cenário parecido, com maior número de equipamentos, ele pode ser sim uma opção com bom custo benefício, principalmente se você só está interessado em plugar e já ter tudo funcionando.

8.5 Total Score

User Rating: Be the first one!
Diga o que você achou

Leave a reply