Ainda existem muitas pessoas que precisam de um celular bom, baratinho e que dê pra usar WhatsApp. Para ajudar nessa hora, é sempre bom ter um modelo em mente, por isso eu trouxe hoje o review do Galaxy A04e, um modelo básico da Samsung que te deixa usar o WhatsApp e ainda roda um Free Fire. Fica comigo que eu te conto o que achei dele nesse período que eu usei o celular.
Design e construção
O Galaxy A04e chegou bastante parecido com o Galaxy A13, com a diferença apenas por ter duas lentes traseiras, ao invés de 4.
O corpo de plástico brilhante pega bastante marca de dedo e tende a riscar muito fácil, então, assim que puder, coloque uma capinha.
Esse modelo que testamos tem uma cor escura, que evidencia a sujeira, mas também tem uma pintura, com efeito texturizado, mas que no toque é bastante liso. Ele é bem brilhante e reflete tudo.
![](https://escolhasegura.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Samsung-Galaxy-A04e-Design-1024x576.jpg)
Diferente do Galaxy A23 e Galaxy A13 que traziam um frame separado da tampa traseira, o corpo desse carinha é uma peça única, o que dá para ele um acabamento e uma pegada mais confortável que a dos irmãos mais velhos.
As câmeras são rentes ao corpo do aparelho, não fazendo volume, o que ajuda bastante em manter o celular discreto. Pode ser uma boa para quem não quer chamar a atenção com o celular na rua.
Ele ainda conta com entrada de 3,5 milímetros para fone de ouvido com fio, que é sempre bem vinda.
Talvez você tenha notado, mas não custa ressaltar a falta de um leitor biométrico, seja na traseira, ou no botão de energia. Não temos um modo seguro aqui, apenas o desbloqueio facial que funciona bem mal.
Tela
Não só pela categoria básica, mas também pela tela, que é uma PLS LCD de 6,5 polegadas. Sendo assim, nada de sensor biométrico debaixo da tela.
Além disso, a tela continua HD+, com 720 por 1600 pixels, num formato 20:9.
Ela é colorida, tem um brilho bom para a categoria, mas é bem básica. O design é mais ultrapassado, com esse sensor em gota, bordas largas e bastante vazamento de luz na parte inferior da tela.
A Samsung já foi melhor nesse quesito, mas atualmente ela está deixando a desejar nos modelos mais básicos e até em intermediários, como o Galaxy A23 4G.
![](https://escolhasegura.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Samsung-Galaxy-A04e-Tela-1024x576.jpg)
Eu gostei da qualidade da tela, das cores, mas o vazamento de brilho me incomodou um pouco ao assistir vídeos à noite. Ele é muito perceptível nessas situações específicas, em que o ambiente tem menos luz e quando ficam as faixas escuras dos dois lados do vídeo. Em conteúdos mais claros o vazamento nem aparece e isso foi um fator para eu usar o smartphone sempre no modo claro.
Primeiro que, por ser PLS LCD, o modo escuro não ia trazer nenhuma economia, pois os pretos não são pixels apagados. Segundo que o azul que fica na tela está bem longe de parecer preto, então eu desencanei.
Mais uma vez, a tela é boa para a categoria, mas não podemos esperar muito.
Desempenho
Falando agora de processamento, o Galaxy A04e conta com um MediaTek Helio P35. Esse é um SoC bem antigo e mais fraco, que não entrega tanto desempenho como um Unisoc da vida.
Aqui temos ainda uma RAM de apenas 3 GB, com 64 GB de armazenamento interno! Ou seja, mais uma vez a Samsung deixando bem claro que esse é um smartphone modesto, com foco em usos mais básicos, como um mensageiro, suas redes sociais, calculadora e coisas simples.
Eu tentei rodar jogos nele, mas não foi a melhor experiência. Free Fire até foi bem, Genshin Impact foi péssimo e Asphalt 9 ficou no meio do caminho. Às vezes ele ia bem, outras vezes ia mal.
![](https://escolhasegura.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Samsung-Galaxy-A04e-Games-1024x576.jpg)
Mas, o que me incomoda são as engasgadas que o telefone dá sempre que eu preciso abrir o teclado. Ele pensa uns dois ou três segundos até responder.
Ele também demora um pouco para abrir os aplicativos e jogos, mostrando que esse celular já chega datado.
Ele não vai te atender em praticamente nenhum jogo, mas vai sim dar conta de te acompanhar em mensageiros, redes sociais e apps de banco.
Pode ser uma boa até para quem trabalha como motorista de aplicativo. Assim, você guarda seu telefone pessoal, de maior qualidade e coloca esse basiquinho para se arriscar na profissão. Quem mora em grandes cidades como São Paulo sabe do que eu estou falando.
Bateria
Bom, em questão de uso da bateria, eu fiquei decepcionado com alguns gastos, mas basicamente eu fui teimoso.
Antes de eu explicar o que aconteceu, deixa eu te dizer os números dele. São 5.000 mAh de bateria e um carregador de 7,5 W! Sim, em pleno 2023, ano da tecnologia e tudo isso daí e a Samsung me manda um carregador de 7,5W na caixa de um celular de 5.000 de bateria!
![](https://escolhasegura.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Samsung-Galaxy-A04e-Carregador-1024x576.jpg)
Mas, o que aconteceu que me deixou com o pé atrás com essa bateria, além desse carregador? Bom, eu fui teimoso e rodei todos os jogos que costumamos testar no canal. Desde Wild Rift, até Genshin Impact e o consumo da bateria foi bem alto para um SoC como o Helio P35.
Na sequência, do mais econômico para o mais gastão tivemos: LoL Wild Rift, Free Fire, Asphalt 9 e Genshin Impact. Ficamos entre 15% e 20% de consumo em uma hora de jogo, com todos os gráficos no mínimo.
Mesmo assim o celular engasgou e esquentou, mostrando que esse chip da MediaTek não dá mais conta do recado.
![](https://escolhasegura.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Samsung-Galaxy-A04e-Bateria-Games-1024x576.jpg)
Porém, o Youtube também consumiu bastante energia, levando 11% em uma hora de vídeo, mesmo com um brilho mais fraco e uma resolução baixa!
Para você ter uma noção, os únicos que caminharam conforme o esperado foi o teste de navegação no Chrome e redes sociais, mais o teste de gravação de vídeo. Foram 7% em navegação e 14% em vídeos 1080p, cada um com testes de uma hora.
Mas, como eu venho falando ao longo de todo o review, você precisa entender que esse telefone não é indicado para quem quer jogar. Entre esse e o A03 com Unisoc, pega o modelo com Unisoc.
![](https://escolhasegura.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Samsung-Galaxy-A04e-Bateria-Apps-1024x576.jpg)
Eu insisti e consumiu bastante energia. E, o problema agrava depois que vem a necessidade de recarregar essa bateria com o adaptador de 7,5 W. Foram necessárias uma hora e meia para ir até 50% de energia e três horas e quarenta e seis minutos para completar os 100% da carga.
Ou seja, nada de inventar de colocar esse cara para carregar no meio do dia. Todos as noites, religiosamente, você precisa colocar ele na tomada, se não quiser passar raiva.
Câmera
Indo para o final, ainda precisamos falar de fotografia e, vou confessar uma coisa, eu esqueci de colocar essa parte no review. Tive que voltar e fazer depois.
Isso porquê o smartphone tem uma lente de 13 megapixels na traseira, como lente principal e outra de 2 megapixels para efeito retrato.
![](https://escolhasegura.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Samsung-Galaxy-A04e-Camera-Traseira-Foto-1-768x1024.jpg)
![](https://escolhasegura.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Samsung-Galaxy-A04e-Camera-Traseira-Foto-2-768x1024.jpg)
Poxa Samsung, dava para colocar uma lente de 5 megapixels Ultrawide, não daria? Ah! Não, não daria, porque essa eles colocaram na frontal.
Sim, o conjunto é bem básico e vai bem mal em fotografia. É como se você pegasse um telefone de 2018 e colocasse para vender agora. Isso podia ser razoável para 2018, mas todos os outros telefones básicos evoluíram, agora seria necessária uma configuração mais eficiente.
Gente, sério, eu roubei nesse review, eu tirei fotos com a luz de estúdio ligada e nem assim o celular conseguiu ir bem. Ainda dá para ver ruído, dá para ver imperfeições, porque o telefone não foi pensado para isso. Sem contar que ele tem um atraso entre capturar a foto, processar uns segundos e entregar a imagem.
![](https://escolhasegura.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Samsung-Galaxy-A04e-Camera-Frontal-Foto-1-768x1024.jpg)
![](https://escolhasegura.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Samsung-Galaxy-A04e-Camera-Frontal-Foto-2-768x1024.jpg)
Se você gosta de fotografia, investe um pouco mais e aposta no M23. Não é perfeito, mas por 1500 reais, vai te atender bem. Outros que vão bem em fotografia e estão o mesmo preço são o Redmi Note 11s e o Galaxy A33.
Agora, se seu orçamento se limita a mil reais, continua difícil achar qualquer telefone que faça algo bom, mas o A03 tem fotos melhores.
Conclusão
Por fim, faltou falarmos de preço né? Bom, esse celular chegou salgado para o mercado, por mais de 1300 reais, mas já está sendo encontrado na faixa dos 600 reais.
Por esse valor o celular já faz mais sentido e começa a valer a pena. Por enquanto esse review serve mais para você conhecer o aparelho e avaliar se ele realmente se encaixa no que você precisa. Fora isso, não dá para indicar.
O Galaxy A03 vem com o Unisoc T606, uma câmera melhor e um carregamento menos lento. Porém, ele sai por 699 reais no varejo online, sendo mais vantajoso, já que eu consegui rodar jogos com esse cara.
Deixe um comentário