TV Samsung QLED Q7F: vale a pena pagar caro?

Investir em uma TV nova é sempre um processo complicado, afinal, os valores são altos. Mas vamos ser sinceros, ela é a principal tela para a maioria das famílias e como o mercado já tá bastante maduro, você só vai trocar daqui uns 10 anos.

E o topo de linha em qualidade de imagem da Samsung é a sua linha QLED. A Q7F é a mais barata entre elas e deixa bem claro o posicionamento da Samsung: qualidade, design e funcionalidade.

Tela

No quesito tela a briga desse último ano está entre a QLED, que é um modelo avançado do mesmo LED que já vemos há algum tempo no mercado só que com adição de pontos quânticos, e o OLED, que tem como diferencial se auto iluminar e com isso conseguir uma taxa de contraste infinita.

O painel QLED tem como diferencial não se deteriorar com o tempo, e apesar da LG falar que seriam necessárias cerca de 100 mil horas de uso para reduzir em 50% o brilho de um televisor OLED, a Q7F já sai da caixa com uma taxa de brilho maior do que a concorrente.

Ela promete até 1500 nits de brilho com o HDR 1500, e segundo testes da Rtings, uma empresa especializada em testes de TVs e outros equipamentos, ela chega perto disso em algumas situações bem específicas.

Em nossos testes a TV lidou bem com a janela aberta, ambientes iluminados e até reflexões de lâmpadas.

A Samsung também parece ter feito um bom esforço para manter as cores mesmo em brilho alto. Afinal, é difícil a imagem ficar mais esbranquiçada para conseguir lidar com ambientes mais claros.

No geral, eu gostei bastante da imagem, e o contraste agradou.

Neste quesito é uma questão de escolha. Se você assiste filmes escuros e assiste TV em um lugar fechado, com uma cara mais de cinema, a OLED levará a melhor por gerenciar melhor as cores escuras.

Já em ambientes bem iluminados é a Samsung que vai se sobressair, afinal, em todos os nossos testes abrindo e fechando cortinas tivemos uma imagem agradável e com pouca reflexão.

Funcionalidades

Mas não é só de imagem que vive uma TV. Um ponto interessante da Q7F é o baixo input lag, que somado ao painel de atualização de 120hz, é uma opção bastante completa para aqueles que querem jogar.

Se você desliga a opção de jogo, começa a ver alguns borrões em movimentos rápidos, mas quando a função é ligada, fica tudo perfeito.

Um ponto ruim é que essa configuração para jogos ficou atrás de alguns menus, dentro de configurações de dispositivos externos.

Se você quer jogar com HDR no Playstation 4 é necessário também ligar o HDMI UHD Color na entrada HDMI em que está conectado o console e desligar o Auto Motion Plus settings para ter a melhor experiência possível.

Aliás, a imagem fica muito boa para jogar depois de ajustar essas configurações, mas é chato ter de resolver isso tudo manualmente, um ponto negativo.

Em contrapartida, o sistema operacional Tyzen é bem fácil de ser usado e deixa a maioria das tarefas cotidianas de entrar em aplicativos, trocar canais e escolher programas para assistir, à poucos toques, principalmente porque ele identifica as entradas HDMI e consegue te levar para dentro de seriados que você já assistiu no Netflix, por exemplo.

Você pode fazer pesquisas por voz que englobam todos os aplicativos da TV, o que facilita encontrar filmes. A conexão com smartphones através do aplicativo SmartView permite que você transmita fotos, vídeos e músicas direto para TV, além de transformá-lo em um controle. Função muito legal para mostrar fotos pros amigos ou algo que não está em aplicativos.

Acessórios e design

O controle remoto é um ponto a parte para esse equipamento. Se você já viu algum dos nossos vídeos anteriores sobre o tema sabe que ele se conecta através de Wi-Fi para funcionar com outros tipo de equipamento como Apple TV, Blu-ray player e video games.

Como precisa de Wi-Fi, equipamentos antigos não funcionam. Mas convenhamos, se você pagou uma bagatela dessas em uma TV, é esperado que tenha equipamentos atualizados.

Isso só é possível por conta do One Connect, que centraliza todas as conexões da Q7F. Além de ser capaz de trocar esse equipamento para atualizar as entradas da TV sem precisar trocar o equipamento inteiro, o One Connect serve para o pilar final dessa TV, o estilo.

Como o cabo de fibra óptica que liga o One Connect à TV é extremamente fino e quase transparente, é possível planejar situações onde parece que a TV não tem nenhuma ligação aparente e a própria Samsung já proporciona isto.

Primeiro com o suporte de parede proprietário que a deixa rente à parede ou com opções de suporte para mesas e um tripé para a TV ficar no chão. O preço de cada um desses acessórios não é baixo, mas abre possibilidades para a TV, que conta com um layout bastante clean e bem acabado tanto nas laterais quanto na traseira.

Áudio

O som da TV é de boa qualidade, com uma média de 77 decibéis à alguns metros de distância, atingindo um máximo de 81 decibéis. Com uma qualidade melhor do que a de um Home Theater Philips que temos por aqui e que custou uns 1000 reais.

Devo dizer que a configuração padrão é meio fraquinha, mas na hora em que você coloca a opção de ajuste automático ele se adapta bem tanto para filmes quanto para músicas.

Conclusão

A Samsung QLED Q7F é uma TV de ótima qualidade para ambientes claros e que tem um sistema operacional que é fácil e útil, na minha opinião.

O design e as funcionalidades são ótimos para quem quer alguma opção para a casa e o One Connect pode dar uma vida útil maior para o equipamento ao poder trocar as entradas com o tempo.

Um belo competidor para um mercado que vem crescendo bastante, o 4K. Agora é ver os sistemas e produções adotarem esse padrão.

9 Total Score
Televisor Samsung QLED Q7F

O preço alto dessa TV é justificado com um dos pacotes mais completos e de qualidade da Samsung, com poucos pontos negativos e várias opções de tamanho.

User Rating: 4 (3 votes)
3 Comments
  1. Muito bom, mas há informações de que este modelo será descontinuado e será lançada a Q7FN.
    Existe previsão para este lançamento?

    • Pelo q sei a Q7FN é a versão 2018 da Q7F, é praticamente igual, com alguns ajustes e o Modo Ambiente. Esse mês de setembro já começou a ser vendida em alguns sites brasileiros e em um preço até q bom.

  2. Comprei a Q7F e não me arrependo. Assim economizei mais de 2000 reais em relação ao modelo novo. A diferença investi em uma soundbar que deixou o áudio fantástico. A TV é maravilhosa e assistir a filmes e séries em 4K (na Netflix já tem um bom acervo de produções em 4K) é maravilhoso.

Leave a reply