Qual o melhor ar condicionado portátil? | Guia Completo!

Comprar um ar condicionado é uma decisão importante para qualquer casa. Não só o preço do equipamento faz com que a decisão seja planejada como muitas vezes vem acompanhada da decisão de realizar alterações estruturais.

Para diminuir essas mudanças, foi criado o ar condicionado portátil, que apesar de possuir um desempenho menor, é móvel e não necessita de instalação complicada.

De qualquer forma, muitas pessoas continuam com a dúvida: qual é o melhor ar condicionado portátil?

Para responder isso, é necessário que você compreenda cada uma das escolhas que tem de tomar para comprar o equipamento certo para você.

Por fim, com bases nesses conceitos, fizemos algumas comparações de marcas, modelos e entramos mais a fundo nos que tiveram melhor performance nas análises.

Nós também temos um vídeo!!

Se você está com aquela bela preguiça de ler todo o conteúdo, nos fizemos uma análise em vídeo de todas as marcas.

Depois, é só você voltar aqui para conhecer mais alguns modelos interessantes!!

 

Um ar condicionado portátil é o correto para você?

Qualquer tipo de ar condicionado – seja ele o Split, de parede ou portátil – possui elementos e mecânicas comuns, e certamente precisam de um certo tipo de instalação, já que é necessário trocar o ar do local para que ele seja efetivo.  O que muda entre cada um deles, é a portabilidade, o nível de instalação necessário, e é claro, a capacidade ou não de transporte.

Essas simples diferenças, no entanto, fazem com que o preço e a capacidade de cada equipamento seja diferente.

Para sabermos se o ar condicionado portátil realmente se adequa a suas necessidades, é necessário se questionar os seguintes pontos:

Esta é uma solução permanente ou momentânea? Desejo alterar a estrutura da minha residência?

Se você está procurando por um ar condicionado que estará presente em sua casa por um longo tempo, uma versão de parede pode ser a melhor opção. Ela tem uma performance melhor e não ocupa espaço em sua casa, já que estará na parede ( como o nome já diz). Por outro lado, como você terá de fazer um buraco em sua parede, é necessário mão de obra especializada e um pouco de trabalho para limpar tudo depois da obra.

Os equipamentos Split, ou de janela, trabalham com um sistema parecido, onde não é necessário fazer um buraco enorme na janela, apenas passar um cano e fazer com que o equipamento fique posicionado do lado de fora do apartamento ou da casa, apenas sustentado por alguma braçadeira de ferro. Dentro do cômodo fica instalado apenas a parte do equipamento que “dispara” o ar. Isso dá mais mobilidade para o equipamento.

qual-melhor-ar-condicionado-portatilEm caso de prédios, no entanto,  pode ser necessário obter autorização para mudar a fachada do prédio, tanto no caso do equipamento de parede quando no Split. Como existem locais onde não é possível realizar estes tipos de instalação, existe uma opção a mais para possuir um ar condicionado: o equipamento portátil.

Eu desejo utilizar o equipamento em mais de um cômodo?

Outro ponto que você deve se perguntar na hora de escolher o tipo de ar condicionado é se existe a necessidade de utilizá-lo em mais de um cômodo.  Se você precisar mover o equipamento de um cômodo para outro ou está se preparando para mudar de casa e quer levar seu equipamento, o ar condicionado portátil é a melhor opção. No entanto, se você precisa de menos potência, (redução de até 2º apenas), está em uma região seca e quer mais mobilidade ainda, um climatizador de ar pode ser a opção. 

Além disso, é bom estar atento na distância entre os locais de uso, já que a mobilidade será um dos fatores de escolha que vamos analisar depois.


Qual é a potência que eu preciso?

Como já comentei anteriormente, independente do modelo de ar condicionado que você deseja/quer comprar, você precisará definir qual é a potência do equipamento. No caso de ar condicionado esta medição ocorre em BTUs.

BTU é uma sigla para British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica, em tradução direta. Ela indica a quantidade de energia necessária para elevar ou baixar a temperatura, e pode ser associada com outras medidas, tal como a caloria (1BTU = 252,2).

No caso de equipamentos de ar condicionado, esse valor indica a capacidade do equipamento de resfriar uma certa quantidade de área.

Para definir sua necessidade, é possível usar o cálculo abaixo. Nele, considera-se locais com pé direito entre 2,60m e 3,20m, bem como situações onde o comodo não está diretamente exposto a luz do sol. Vamos lá?

Calculo BTU
• Para cada metro quadrado, considere 600 BTU
• Cada pessoa adicional soma 600 BTU (a primeira pessoa não é contabilizada)
• Cada equipamento eletrônico soma 600 BTU
*Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol, aconselha-se considerar 800 BTUs para cada medida.

EXEMPLO: Uma sala com 10m² para duas pessoas e um computador

  • Sala = 10x 600
  • Pessoas = 1×600
  • Computador = 2x 600
  • TOTAL = 6000 + 600 + 1200 = 7800

O que devo olhar na hora de comprá-lo?

Mangueira de Exaustão

Todos os tipos de ar condicionado necessitam retirar o ar quente do local para que o ar gelado possa ter algum efeito dentro do cômodo. Para isso, equipamentos portáteis utilizam mangueiras de exaustão como parte do processo de resfriamento.

Normalmente, esses equipamentos já vem acompanhados de suportes que permitem que as mangueiras sejam acopladas em janelas, seja na posição vertical ou horizontal. Você precisa estar atento se ele é capaz de cobrir toda a extensão de sua janela, sendo que os fornecedores normalmente trazem soluções para isto. 

Com relação as mangueiras, a única decisão que você tem de tomar é se deseja um equipamento de exaustão único ou com mangueira dupla:

Mangueira de Exaustão Única: este tipo de equipamento trabalha extraindo ar de fora do cômodo, resfriando isto e retornando-o para o cômodo. Um pouco deste ar será utilizado para resfriar o equipamento e sofrerá exaustão para fora da casa.
Mangueira Dupla: Enquanto uma das mangueiras capta ar externo para resfriar o equipamento, a outra mangueira retira o ar quente que foi transformado. Este tipo de equipamento não diminui a pressão interna de um cômodo, mas é mais eficiente que uma mangueira única. Infelizmente, dependendo do design do equipamento, ele utiliza dois ventiladores internos, que podem provocar um gasto energético um pouco maior. É bom ficar de olho!

 

Tipo de Drenagem

O ar condicionado atua como um desumidificador de ar, então essa água vai para algum lugar. Um importante ponto na hora de escolher o seu equipamento é identificar a forma como você é capaz de remover este excedente de água. As opções são:

Auto-evaporação completa: Alguns equipamentos conseguem realizar a exaustão completa da água, fazendo com que você não precise realizar nenhum tipo de ação.

Auto-evaporação parcial: algumas unidades consegue realizar a evaporação da água adicional de forma parcial. Isto ajuda na hora de diminuir o número de drenagens necessárias se comparado com outros modelos, mas ainda necessita que você realize intervenções manuais.

Dreno: A maioria dos equipamentos portáteis possuem a opção de um dreno permanente de água através de uma mangueira. O único ponto é que você precisa que o local onde a água será despejada deve estar pelo menos um nível abaixo do ar condicionado, já que este depende da ação da gravidade.

Recipientes: Equipamentos mais baratos possuem apenas um local onde a água é acumulada. Normalmente é um recipiente de plástico simples

Outras funcionalidades para ficar de olho

Existem algumas funcionalidades que não são essenciais, mas que podem melhorar o uso e a eficácia do seu ar condicionado portátil. É de preferência que você encontre um equipamento com essas opções, mas se a grana estiver curta, dá para abrir mão. São elas:

Barulho: Modelos portáteis de ar condicionado produzem barulho porque utilizam ventiladores internos e compressores para gelar e fazer o ar circular. A maioria das pessoas considera esse um “bagulho de fundo”, mas alguns equipamentos podem extrapolar esse conceito.
Controlador direcional de ar: este tipo de funcionalidade é muito usual para aqueles que precisam resfriar um lugar especifico, ou que desejam tirar o jato de ar de onde estão posicionados, para tornar o ambiente mais confortável;
Controle Remoto: você não quer ter de ficar levantando;
Filtros laváveis: Filtros laváveis são uma mão na roda para quem quer ter pouco problema com a manutenção do seu equipamento ou quem tem problemas alérgicos.
Rodinhas ou alças para mobilidade: Se você precisa de um equipamento que seja capaz de ser movido entre cômodos, procure equipamentos com rodas maiores e mais firmes;
Timer programável: Para quem utiliza o ar condicionado durante o sono, esta opção ajuda a ter um melhor período de descanso, já que diminui ou desliga durante o meio da noite.
Múltiplas velocidades e modos de ação: Múltiplas opções de temperatura e de modos de ação ( quente, frio, eficiencia energética) são opções que ajudam a adequar o equipamento às suas necessidades;

ANÁLISE COMPARATIVA

1ª Parte

ReclameAqui

Para entender um pouco as características de cada marca, começamos nossa análise comparando quais são as notas de atendimento de cada uma delas no site ReclamaAqui, que consolida diversos tipos de reclamações e intermedeia a resolução dos problemas.  Se o seu problema for resolvido ( ou não), você pode dar uma nota para a marca. Essa é a nota que utilizamos aqui.

A Marca De’Longhi é a primeira colocada de nossa análise com uma boa nota de atendimento e um número de reclamações baixo. Depois temos a Cadence, Consul e Olimpia ( que é administrada pela MCassab) com notas acima de 6 – o que é bastante bom também. A Carrier e a Electrolux decepcionam um bocado com sua taxa abaixo de 50% de voltariam a comprar.

qual-o-melhor-ar-condicionado-portatil-analise2

2ª Parte

Comparação dos Modelos

Para nossa análise de modelo, fomos atrás dos equipamentos mais vendidos e comparamos quais foram as avaliações dos usuários, seu preço e algumas configurações para você ter uma ideia de qual equipamento que se adapta melhor a você.

No geral, é possível encontrar preços entre R$1000 e R$2000, sendo que os equipamentos mais baratos geralmente possuem uma vazão de ar menor, apesar de ter o mesmo gasto energético (potência). Alguns modelos de baixo preço também são mal avaliados pelos usuários, então é bom ficar de Olho.

PS: O Electrolux PO10F, apesar de ser o equipamento mais potente analisado possui muitas reclamações de barulho.

PS2: O Consul Facilite C1A12AB apesar de ser um modelo mediano, não possui um método bom de esvaziar a água que fica no equipamento, então foram relatados incômodos!!

qual-o-melhor-ar-condicionado-portatil-analise

Comprar um ar condicionado é uma decisão importante para qualquer casa. Não só o preço do equipamento faz com que a decisão seja planejada como muitas vezes vem acompanhada da decisão de realizar alterações estruturais. Para diminuir essas mudanças, foi criado o ar condicionado portátil, que apesar de possuir um desempenho menor, é móvel e não necessita de instalação complicada. De qualquer forma, muitas pessoas continuam com a dúvida: qual é o melhor ar condicionado portátil? Para ...
7.2 Pontuação Final
Principais Equipamentos

As notas abaixo foram retirados do índice de recomendação de cada produto realizado por avaliação de consumidores no site Buscapé em 29/09/2015.

Olimpia Splendid Piú
8.2
Springer Carrier Nova MPN-12CRV
7.8
Philco PH11000F
7.4
Comfee MPS-09CRV
7.2
Electrolux PO10F
7.2
Cadence Nevada AIR300
7.1
Elgin MAF-9000
6.4
Consul Facilite C1A12AB
7.9
Phaser PH10
6
Midea Liva MPB-12CRV
6.3
User Rating: 3.2 (4 votes)

 

Olimpia Splendid Piú Portátil – 8,3

ar-condicionado-portatil-olimpia-splendid-piuEste modelo de ar condicionado é um dos mais vendidos e que tem melhor análise nas plataformas de compra. Com uma potência de 12.000 BTU, é possível utilizar este equipamento com uma boa eficiência em locais com até 18m quadrados.

Ele conta com um controle remoto, timer e apenas uma mangueira de exaustão de ar. Este equipamento também trabalha com um selo de consumo energético A e conta apenas com a refrigeração de ar, mas com um investimento um pouco maior é possível encontrar a versão que também esquenta. A empresa afirma que o equipamento possui um limite de 38db quando está ligado no modo ventilação e 48db quando utiliza seu compressor.

Os principais problemas encontrados por alguns clientes foi o barulho do equipamento ser maior do que o informado.


Consul Facilite C1A12AB – 6,9

ar-condicionado-portatil-consul-c1a12abEste equipamento da Consul tem opções bastante interessantes: são 3 opções de velocidade e opções de temperaturas que vão de 18º à 32º. Ele usa tecnologia de duto único, já acompanha réguas para a janela e possui controle remoto com a função siga-me, que direciona o jato de ar para o local onde o controle está posicionado.

O equipamento possui Timer e a empresa afirma que faz 54db de ruído. Seu único problema é que na hora de drenar sua água dos reservatórios ( que dua 9 horas), ele acaba derramando água. )

 


Comfee MPS-09CRV

comfee 9k ar condicionado portatilEste modelo de Ar Condicionado possui 9.000 BTUs de potência, tornando-o ideal para locais com até 15m². Com um design bastante robusto o Comfee 9K tem como grande diferencial o Ultra Filter, que retém até 99% das bactérias, e a função ECO, que economiza energia e adequa-se à variação de temperatura do corpo durante o sono.

Outra grande façanha deste equipamento é que ele não precisa de dreno, pois possui um sistema de auto-evaporação da água, onde o próprio produto elimina a água gerada.

Com um preço e uma vazão de ar menor do que os outros modelos, ele é a melhor opção para aqueles que não precisam de um equipamento tão potente, mas com preço barato!


Springer Nova MPN-12CRV

115883325_1GGEste equipamento da Springer é um modelo bastante potente ( com vazão de ar de 448m³/h), mas que tem um gasto energético mais alto do que os outros analisados (1,4Kw/h).

De qualquer forma, este é um modelo bastante avaliado e que possui um design bastante interessante.

 

Fontes:

  • http://portable-air-conditioners-review.toptenreviews.com/
  • http://www.sylvane.com/tips-for-buying-airconditioner.html
  • http://www.sylvane.com/portable-ac-buying-guide.html
  • http://homeenergypros.lbl.gov/profiles/blogs/warnings-about-portable-air-conditioners
  • http://www.lowes.com/cd_Portable+Air+Conditioner+Buying+Guide_1398887328945_
  • http://www.webarcondicionado.com.br/calculo-de-btu

 

adescolhaseguratv
1 Comentário
  1. Reply Fernanda agosto 21, 2016 at 8:57 pm

    Revisão super útil – obrigada!!!

Deixe seu Comentário!