Samsung Expert X50: mudanças incrementais em 2018

A Samsung acaba de renovar sua linha de notebooks com a linha Expert, onde traz equipamentos de entrada com um desempenho mais razoável e agora com um design mais clean. Mas será que vale a pena? É com esses olhos que eu faço o review do notebook Samsung Expert X50, ou como eu vou explicar, dos modelos X40 e X55 também.

Design

O primeiro e mais perceptível upgrade que a linha Expert teve foi o design, ele ficou bem mais discreto, tanto nas suas linhas externas quanto nas internas, onde ganhou um pequeno degrau para o teclado – menos ressaltado que na geração anterior.

Temos também uma cavidade frontal para facilitar a abertura do notebook, que sim, vocês já sabem de onde vem a referência. Eu gostei e achei que o notebook ficou estiloso mesmo começando em uma faixa de preço bastante competitiva.

Aliás, por estar nessa faixa de preço, todo o acabamento é em plástico, que apesar de bem bonito, é um pouco mais maleável. Se você aperta a carcaça, tudo mexe.

Está difícil de achar algo muito melhor perto dos 2, 3 mil reais e o Ideapad 320 fez também algumas concessões para entregar um desempenho melhor, coisa que a linha Expert também tenta fazer com os modelos X40, X50 e X55.

Gostei bastante do quão fino é esse equipamento. Ele tem menos de 2 centímetros e mesmo com 15,6 polegadas de tela ainda consegue ser leve, pesando 2,9kg.

Trackpad e teclado

O trackpad pode ser bastante confortável, mas faz um negócio que me irrita se eu clico muito no canto. Ás vezes eu clico e ele fica travado por um tempo e solta sozinho depois. Mas no geral eu gostei, não me incomodou.

Eu sei que não é exatamente a resposta que vocês querem ouvir, mas esse é um trackpad condizente com o preço. Se você pegar um Samsung Style vai ter algo um pouco melhor, e se pegar um Essential, vai ser mais simples.

O teclado não é retroiluminado e, como na maioria dos notebooks com tela 15,6 polegadas, conta também com as teclas numéricas no lado direito. Também por ter um corpo um pouco maior, o Expert X50 tem também maior espaçamento entre as teclas, coisa que me desagrada um tiquinho, mas que eu já senti em outros modelos grandes.

Depende realmente do seu costume, mas a resposta é boa e depois dos primeiros minutos onde acaba errando um pouco mais, você certamente se acostuma.

Conectividade

Ele conta com um bom numero de conexões, englobando dois USB 3.0 na lateral esquerda em conjunto com a entrada de energia que é bem fina, entrada de fone de ouvido e uma porta de rede que estranhamente é só de 100 mega por segundo. Apesar de ser um “downgrade”, dificilmente temos mais de 100 mega aqui no brasil, né?

Senti falta também de uma entrada de cartão SD para facilitar a transmissão de dados de vídeo, já que do lado direito temos apenas mais uma conexão USB de menor velocidade e o suporte para cadeado.

Tela

Uma coisa que me incomodou foi a tela da linha Expert. Fica claro que para cortar custos e conseguir entregar um desempenho superior por um preço ainda competitivo, a Samsung teve de colocar um painel TN, que não só tem pouca fidelidade de cores, chegando a 55% do espectro sRGB, como tem um brilho baixo.

O fato de ser Full HD ajuda a ter um pouco mais de definição, mas se você quer trabalhar com imagens, Photoshop e até vídeo, eu recomendaria pegar um monitor externo de qualidade ou pular para um modelo melhor nesse quesito.

Bons exemplos são os próprios 2 em 1 da Samsung ou a linha Style que podem entregar um hardware pior pelo mesmo preço que o Expert ou vão custar mais caro, tal como o Inspiron 7000 que tem uma das telas que eu mais gosto aí perto dos 3 mil reais.

Desempenho

Um dos principais diferenciais desses novos modelos fica pra presença do processador atualizado, um Core i7 8550U. Com a AMD fazendo uma pressão um pouco maior nos últimos anos, a Intel teve de pular daqueles poucos avanços incrementais para algo mais relevante, então o salto para a oitava geração foi bom.

Em comparação com o Core i7 7500u que era o processador utilizado em notebooks da geração passada, temos o acréscimo da velocidade para 4Ghz no modo turbo, aumento no número de núcleos – que agora são 4 – e aumento de memória cache em vários níveis.

Com isso, temos um incremento de 60% em desempenho lá no Cinebench R15. No 3DMark e em alguns testes voltados pra CPU os ganhos variam entre 15% e 48%.

A média entre os benchmarks segundo o pessoal do notebook check é de 32% acima do modelo anterior e é perceptível logo que você liga o PC e na transição entre aplicativos.

Você vai conseguir rodar tudo de boa, Photoshop, editar vídeos em 1080P – sofrer pra trabalhar um pouco com 4K -, mas está muito mais fácil conseguir ter um desempenho legal.

Para renderizar, pegamos o mesmo vídeo de 20 minutos em 4k e colocamos sem cortes pra renderizar, mais pra criar um padrão. Esse notebook fez o trabalho em 36 minutos, o Inspiron 7000 com mesmo processador e placa de vídeo melhor fez em 32 minutos.

Com essa mesma carcaça você encontra o X30, que vem com processador Core i5 8250U, sem placa integrada, mas já com 8GB de RAM, o X40, que adiciona a MX110 e o X50 já vem com a mesma placa de vídeo mas com o processador i7 que já vai melhor. E por fim, temos o X55 que vem com 12GB de RAM. 4GB soldados e mais 8 livre para ser feito um upgrade.

O mesmo vale para o X50 que temos aqui. Ele já vem com 4GB soldados mais 4GB separados e o acesso é extremamente fácil, você não precisa nem desaparafusar a tampa, é só tirar mesmo e com isso você mantém a garantia.

O mesmo ocorre com o HD. Você tem um acesso rápido à conexão sata através de outra tampa. O Problema como sempre desses modelos de entrada e intermediários é o gargalo que é formado com o HD. Felizmente, é fácil de fazer a troca do HD por um SSD por essa gaveta externa.

Você vai conseguir entre 3 a 4 vezes de velocidade na leitura e escrita de arquivos. Vale até mais a pena pegar um modelo com um processador pior e investir o resto em um SSD que vai sair aí uns 400 reais.

A placa de vídeo é a GeForce MX110, que é basicamente a GTX 920m com outro nome para ficar com a nomenclatura nova das placas de notebook.

Vale lembrar que até por não ter um sistema complexo de ventilação ou bateria maior, o processador sempre se limita em questão de temperatura e de gasto energético para atingir apenas 15 watts, com isso o Expert não usa toda capacidade do processador, mas até que vai bem.

Fortnite por exemplo roda só no low e com resolução HD. O mesmo vale pra Battlefield 1. Eu consegui o meu LOLzinho de sempre no médio em Full HD, mas com uma quedinha ou outra de frames, então preferi descer toda a configuração pro low para não ter chance de morrer por causa disso.

Overwatch em 720P também vai no low, e o mesmo ocorre com GTA V. São mais coisas mais novas que não vão rodar. Pelo visto, Witcher 3 não chega a 20 frames.

Com relação ao resto das features eu não tenho do que reclamar, o Wi-Fi já é AC, então pega redes 5Ghz, a câmera é acima da tela, tem resolução 720p e é o padrão de webcam e os típicos softwares de segurança e de funcionalidade da Samsung estão por aqui sem fazer muito alarde.

alias.. se quer saber sobre elas eu comentei sobre todas no vídeo de lançamento dessa linha que tá no card, na descricao e no fim desse video aqui.

E para fechar eu preciso falar de bateria! Todos os modelos dessa linha trabalham com 3 células e 43watts hora – o que dá umas 4 horas de uso médio para ele – algo bem padrão para essa faixa de preço.

Conclusão

Resumindo tudo, o Samsung Expert vale a pena? Olha, fica claro que a empresa economiza em alguns pontos como construção, falta de cartão SD e porta de rede mais lenta, bem como na falta de iluminação do teclado e na tela. Mas você consegue um notebook com melhores configurações – o que pode ser sua intenção.

O Ideapad 320, por exemplo, faz exatamente o mesmo e peca quase nas mesmas coisas e a Samsung tem outras linhas como a Style que preza por tela e acabamento em detrimento de desempenho. É questão de escolha mesmo!

Eu gostei bastante do design, peso e do desempenho já imaginando que eu colocaria um SSD nele, com HD realmente não dá.

Se você procura uma tela de melhor qualidade, o Style 2 em 1 é uma opção na mesma faixa de preço mas com configuração um pouco abaixo. Para melhorar em acabamento e tela, um Dell Inspiron 7000 entrega por uns R$3800 uma placa de vídeo ligeiramente melhor em troca de um processador i5.

Enfim, tem jeito não, escolhe uma coisa ou escolhe as duas e paga mais.

7 Total Score
Samsung Expert X50

Com algumas mudanças o notebook Samsung Expert X50 chega em 2018 com melhorias que podem não convencer o consumidor a escolher essa linha intermediária da fabricante coreana.

User Rating: 2.38 (8 votes)
11 Comments
  1. Excelente post.
    O modelo Expert x50 8 gb vem com 1 chip de 8gb soldado ou 4gb soldado + 4 gb sem solda?

  2. Oi, obrigado pelo artigo mas fiquei com 2 dúvidas. Uma é sobre o peso, pois em tds os outros lugares consta 1,9 kg e não 2,9. Outra coisa é sobre o hd, necessáriamente eu preciso trocar? Ou daria para manter os dois? (Ssd + hd). Obrigado

  3. Segundo outro fóruns ele tem entrada M.2 SSD. Daria para colocar 2 um HD tradicional e 1 SSD e onde pesquisei ele tem 2,0kg.

  4. Olá,

    Pessoal, como vocês tiraram essa tampa do acesso ao HD? Estou tentando há horas e não consigo.
    Pleeease, help.

  5. Reply
    Rudney Oliveira Albuquerque novembro 24, 2018 at 6:43 am

    Olá amigos, eu comprei um e espero chegar. Tenho duas dúvidas.

    – Ele tem uma segunda entrega para sssd (M2) podendo deixar o HD + SSSD?

    – Se a resposta da primeira for sim, é fácil migrar o OS do HD para o SSD?

    Obrigado.

  6. @Rudney, pagou quanto e em que loja?

  7. Olá pessoal, comprei um Samsung X50 nessa black friday, e chegou no sábado dia 01/12. Não tive a oportunidade de usar mas parece ser muito bom. Paguei R$ 2.699,00 no submarino. Ótimo custo benefício. Comprei junto também um ssd m2 de 240 GB mas estou com dúvida para abrir o notebook, pois parece ser de encaixe e como é novo estou com medo de forçar e quebrar. Alguém já abriu o notebook ?

Leave a reply